Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Papa na Sinagoga de Roma: homenagem às vítimas do Holocausto


Os artigos sobre Estudos Judaicos e Israel sempre atualizados você encontra aqui.



Polêmica


Destaque 1 Festividade Judaica


Destaque 2 Vaad Hashoa Brasil

  • Comitê do Holocausto Brasil: Vaad Hashoa Brasil - Comitê do Holocausto Brasil - é um centro de informações e notícias sobre o Holocausto e o antissetmismo atual e histórico. O material deste blog pode ser reproduzido sem fins comerciais desde que citada a fonte e autor do material.


Destaque 3 Sheila Sacks


Destaque 4 Israel Antigo

  • História social do antigo Israel: A obra introduz o leitor na História Social de uma região que nos é estranha e conhecida ao mesmo tempo, por causa das tradições bíblicas. O interesse do autor encontra-se, sobretudo, na explicação da estrutura social do povo do antigo Israel, ou seja, em vez de olhar, exclusivamente, para os maiores acontecimentos políticos e, com isso, para a elite da sociedade, ele estuda, sobretudo, a convivência entre as pessoas comuns e a luta do povo simples por sua sobrevivência. Assim, perpassa mais do que mil anos de história: ao começar com o período das tribos israelitas, a partir do século XII a.C., estende sua pesquisa até a época do helenismo. A obra é inovadora. Ainda não temos maiores pesquisas sobre a história social do antigo Israel publicadas no Brasil.


FSP (14/01/2010)


FSP online (14/01/2010)


Estadão (14/01/2010)


Terra (14/01/2010)


G1 (14/01/2010)


Último Segundo (14/01/2010)


Uol Internacional / Mídia Global (14/01/2010)

  • HT: O destino de um jihadista: Sob certo ponto de vista, foi um sucesso operacional espetacular para os extremistas islâmicos. Convencer não apenas a CIA, mas a melhor agência de espionagem no mundo árabe, o Departamento Geral de Inteligência da Jordânia, que o agente deles estava realmente trabalhando para o Ocidente, demonstrou uma capacidade superior na área. O médico jordaniano, Humam Khalil Abu-Mulal al Balawi, que explodiu a si mesmo juntamente com um jordaniano e sete agentes da CIA, forneceu apenas informação de baixo nível para manter a CIA e a inteligência jordaniana interessadas e animadas com a possibilidade de que ele poderia levá-las ao coração da jihad. Em vez disso, na fórmula clássica do agente duplo, ele as levou à própria destruição. O pai de Balawi, em Amã, levantou uma pergunta chave a respeito de seu filho: "Quem foi que o transformou de um médico humano em alguém que executa algo assim?" O pai responsabilizou a inteligência jordaniana e americana. "Ele lidou com as piores pessoas em malícia e as matou, e elas o mataram." >>> Leia mais, clique aqui.
  • LM: Shebab somalis sonham em exportar seu jihad


IHU (14/01/2010)

  • Papa na Sinagoga de Roma: homenagem às vítimas do Holocausto: "Uma etapa ulterior no irrevogável caminho de concórdia e de amizade entre judeus e católicos". É o desejo "convicto" que Bento XVI formula para o rabino chefe de Roma, Riccardo Di Segni, em vista da esperada visita que ele fará, neste domingo, à Sinagoga de Roma (foto), a segunda visita de um Papa, depois daquela feita no dia 13 de abril de 1986 por João Paulo II, que foi o primeiro Pontífice da história – depois de São Pedro – a entrar em um templo judeu. Ratzinger fala a respeito no telegrama, assinado pelo cardeal secretário de Estado Tarcisio Bertone, enviado ao rabino chefe Di Segni em resposta aos seus votos natalícios. A reportagem é de Orazio La Rocca, publicada no jornal La Repubblica, 13-01-2010. A tradução é de Moisés Sbardelotto. >>> Leia mais, clique aqui.


Aurora Digital (14/01/2010)


GP (13/01/2010)


Deutsche Welle (13/01/2010)


Carta Maior (11/01/2010)


Em Cima da Hora (11/01/2010)


Big Brother Brasil (11/01/2010)


Em Cima da Hora (10/01/2010)


Leia mais:


Veja mais:

13/01/2010

12/01/2010

11/01/2010


Um comentário:

Marcello de Oliveira disse...

Shalom!

Dra. Cláudia, uma alegria conhecer seu ótimo blog. O Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti.

Chadesh Iameinu Keedem!

Ani Ohev et ha Torá!

abraços, Pr. Marcelo

Visite>> http://davarelohim.blogspot.com/

e veja a matéria inédita:

Antiga inscrição hebraica é decifrada.

Em tempo, a sra tem estudos no livro de Shir ha Shirim?