Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Humor Judaico

WebMosaica Vol. 1, No 2 (2009)

  • Anita Brumer: O humor judaico em questão: Este texto consiste numa introdução ao Dossiê Scholem Aleichem e o humor judaico. Fazem-se considerações sobre a noção de humor, contrapondo-a às noções de piada e riso. Abordam-se também as características do humor judaico, com base em autores que examinaram esta questão, diferenciando-o de outros tipos de humor. Finalmente, à guisa de apresentação, tecem-se comentários sobre os artigos incluídos no dossiê temático que tratam deste assunto.
  • Liana Ribemboim Feldman: Humor judaico: o sorriso entre lágrimas: Este artigo expõe características marcantes presentes no humor judaico, com o propósito de compreendê-lo e situá-lo como uma modalidade de narrativa judaica. Para tanto, é preciso partir de um referencial teórico sólido e, entre as várias disciplinas pelas quais se poderia estudar o humor judaico, optou-se pela psicanálise freudiana. Para tratar desse tipo de humor, é necessário expor a grande quantidade de narrativas orais e piadas presentes nas comunidades judaicas. Sendo assim, teoria e cotidiano se fundem num objetivo comum – o de apreender, descrever e propagar o humor judaico.

Nenhum comentário: