Os artigos sobre Estudos Judaicos e Israel sempre atualizados você encontra aqui.
Destaque
Lançada a WebMosaica v.1 n.2 – julho-dezembro 2009
O Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lança o segundo número da WebMosaica. Publicada exclusivamente online, com periodicidade semestral, a WebMosaica pode ser acessada gratuitamente, na íntegra, no endereço www.seer.ufrgs.br/webmosaica
Entre os destaques deste segundo número está o dossiê Scholem Aleichem e o humor judaico, incluindo textos de Jacó Guinsburg, Dina Lida Kinoshita e David Roskies. Na seção de temas livres, entre outros, Berta Waldman analisa a obra do escritor israelense Daniel Grossman e o filósofo Marcelo Dascal trata do conflito árabes vs judeus em Israel. A revista também traz uma entrevista com o escritor Moacyr Scliar, feita pela professora Regina Zilberman, numa forma de diálogo. As seções Memória – com relatos pessoas – e Resenhas completam o volume. Confira o sumário completo abaixo.
A revista já está aceitando artigos para os próximos números. Um deles será publicado em junho de 2010, com um dossiê sobre o tema Judeus: Memória e História. O número seguinte, a ser publicado em dezembro de 2010, contará com um dossiê sobre o tema Os Judeus e as ideologias. Além de artigos para os dossiês, a revista também está recebendo textos para a seção de temas livre, resenhas, entrevista e para a seção Memória. Os artigos podem ser enviados pelo site da revista ou diretamente para o e-mail webmosaica@hotmail.com. Os prazos para envio de originais, em 2010, são 15 de abril para o terceiro número e 30 de setembro para o quarto número.
O Globo (02/02/2010)
- Mulher-bomba mata 54 em Bagdá: A um mês das eleições, radicais tentam reacender violência sectária
- Exército de Israel admite uso de fósforo branco na Faixa de Gaza
FSP (02/02/2010)
- Impasse Nuclear: Amorim defende "chance para diálogo" com regime iraniano: Um dia após a revelação de que os EUA resolveram engavetar a política de "engajamento" com o Irã, o ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) defendeu, em Paris, que seja dada "oportunidade para discussões" com Teerã.
Para o chanceler brasileiro, "há a possibilidade de se chegar a uma solução pacífica" ao impasse nas negociações sobre o programa nuclear iraniano -que o Ocidente diz visar a bomba atômica, e Teerã nega, alegando ter fim exclusivamente civil.Segundo informações divulgadas anteontem, os EUA decidiram acelerar a instalação de um sistema de defesa no golfo Pérsico, na prática relegando a via diplomática. Amorim negou, no entanto, que o Brasil esteja reivindicando papel de mediador, embora tenha ressaltado as boas relações brasileiras com as duas partes. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá visitar Teerã até junho. Amorim ressaltou ainda a necessidade de evitar solução que cause "sofrimento ao povo" iraniano, em uma aparente referência à aplicação de novas sanções contra o país, defendida pelos EUA. - Israel diz ter punido 2 por ataque contra ONU: Dois altos oficiais israelenses foram repreendidos pelo comando do Exército por aprovar o uso de bombas incendiárias contra uma área densamente habitada durante a sua ofensiva militar na faixa de Gaza, no início do ano passado. A informação, até agora desconhecida, consta da longa e detalhada resposta do governo israelense ao relatório Goldstone, no qual a comissão da ONU que investigou a operação militar acusa Israel de crimes de guerra, entre eles o uso de munição proibida. A reprimenda recebida pelos dois oficiais representa a primeira admissão por parte de Israel de que o uso irregular de artilharia colocou civis em risco durante os ataques na faixa de Gaza. Até agora a posição israelense vinha sendo a de negar com veemência as alegações do relatório Goldstone, o qual acusa de má-fé. (...) A revelação causou surpresa e irritação no Exército israelense, além de novos desmentidos. O comando militar negou que os dois oficiais tenham sido punidos ou mesmo repreendidos, como consta da resposta oficial de Israel.
- Guerra sem fim: Atentado no Iraque deixa 54 peregrinos xiitas mortos
FSP online (02/02/2010)
- Mundo
- Oriente Médio
- Hamas diz que negociação para soltura de soldado israelense foi interrompida
- Berlusconi e Netanyahu presidem hoje 1ª reunião de seus governos
- Irã diz que executará em breve mais nove manifestantes da oposição
Estadão (02/02/2010)
- ISRAEL - Notícias, Fotos e Vídeos sobre Israel
- Diálogo por troca de prisioneiros está paralisado, diz Hamas
- Rebeldes xiitas do Iêmen dizem querer trégua com Exército
- Líder da oposição no Irã diz que lutará pelos direitos do país
- Autoridade Palestina atenua exigência para negociar com Israel
JB (02/02/2010)
JB online (02/02/2010)
CB (02/02/2010)
Paraná online (02/02/2010)
Terra (02/02/2010)
G1 (02/02/2010)
Último Segundo (02/02/2010)
- Mundo
- Irã diz que mais nove serão enforcados por protestos pós-eleição
- Irã culpa Israel pelo assassinato de líder palestino em Dubai
- Nahum Sirotsky (01/02/2010): Americanos armam aliados do Oriente Médio contra o Irã
Aurora Digital (02/02/2010)
- Mundo Judío
- Oriente Medio
- Nacional (Israel)
Zenit (01/02/2010)
- Jornal israelense “Haaretz” publica coluna em defesa de Pio XII: Enquanto ainda não cessava a repercussão internacional do artigo do escritor francês de origem judaica, Bernard-Henri Lévy, em defesa de Pio XII e da sua atuação durante a 2ª Guerra Mundial, o jornal israelense Haaretz publicou, em sua edição do dia 24 de janeiro, um artigo do escritor americano independente Dimitri Cavalli, seguindo a mesma linha. O artigo foi publicado também pelo L'Osservatore Romano, em sua edição de hoje. >>> Leia mais, clique aqui.
- Supostas revelações sobre Pio XII não apresentam novidades: As supostas revelações de arquivos britânicos, que acusariam Pio XII de silêncio ou inclusive de indiferença diante da perseguição dos judeus, não oferecem novidades, considera um artigo publicado pelo jornal vaticano. >>> Leia mais, clique aqui.
BBC Brasil (01/02/2010)
- Israel
- Oriente Médio
- Guila Flint: Israel pune oficiais por uso de fósforo branco durante ofensiva em Gaza
- Abbas ameniza exigências para retomar negociações com Israel
Jornal das Dez (01/02/2010)
- Israel admite uso de arma química em conflito na Faixa de Gaza: O fósforo branco produz uma espécie de cortina de fumaça e é proibido pelas leis internacionais em áreas residenciais, porque provoca queimaduras profundas.
Em Cima da Hora (01/02/2010)
- Israel admite uso de substância proibida em armas na Faixa de Gaza: O uso de fósforo branco, substância empregada na fabricação de fogos de artifício e que serve para camuflar movimentos de tropas em operações militares, é proibido pela Convenção de Genebra.
Jornal Nacional (01/02/2010)
- Governo israelense admite uso de fósforo branco em ofensiva contra civis palestinos: O ataque aconteceu há um ano na Faixa de Gaza. Na ocasião, a artilharia atingiu um prédio das Nações Unidas e feriu três pessoas. Dois comandantes receberam punição disciplinar.
Jornal da Globo (01/02/2010)
- Morte de terrorista do Hamas em Dubai ainda é mistério: Um dos fundadores da ala militar do Hamas, Mahmoud Mabhoub, passou três dias em Dubai, até seu corpo ser encontrado num luxuoso quarto de hotel. A polícia investiga as possíveis causas da morte.
Leia mais:
- Viajantes do Tempo
- Vaad Hashoa Brasil - Comitê do Holocausto Brasil
- ROITBLOG
- AJN
- CIDIPAL (El Centro de Información y Documentación de Israel para América Latina)
- El Reloj
- Iton Gadol
- Aurora Digital
- Haaretz (inglês)
- Israel News Now
- Israel21
- Israelinsider
- Jerusalem Post
- Newseum
- Yediot Achronot (inglês)
Veja mais:
01/02/2010
31/01/2010
30/01/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário