O Dia Internacional de Lembrança das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro), como ficou conhecido o extermínio de milhões de judeus e outros grupos considerados indesejados pelo regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial, é celebrado oficialmente em 27 de janeiro.
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005, para lembrar o dia da libertação dos prisioneiros do campo de concentração nazista de Auschwitz-Birkenau, no sul da Polônia, ocorrida em 27 de janeiro de 1945.
As Nações Unidas adotaram nova resolução, em janeiro de 2007, condenando as declarações que negarem a ocorrência do Holocausto. O documento, aprovado por consenso por mais de 100 países, teve o Brasil como co-patrocinador.
O texto da resolução rejeita qualquer questionamento de que o Holocausto foi um evento histórico, enfatiza o dever dos Estados-membros de educar futuras gerações sobre os horrores do genocídio e condena todas as manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou crença.
A resolução pede também ao Secretário-Geral que crie um programa de comunicação sobre o tema "O Holocausto e as Nações Unidas" e que incentive a sociedade civil a promover a memória do Holocausto e iniciativas educativas.
A iniciativa da ONU tem importância no sentido histórico e igualmente pedagógico. Veja o link elaborado pela ONU, clique aqui.
Jan Elliasson, que na ocasião da criação da resolução presidiu a Assembléia Geral, lembrou que parte da missão original da ONU, criada após a Segunda Guerra, era assegurar que atrocidades como o Holocausto não voltariam a acontecer.
Veja mais:
- Aurora (05/01/2011): La UNESCO prepara homenaje a las víctimas del Holocausto: Las víctimas del Holocausto serán homenajeadas el 26 de enero en la UNESCO, con ocasión del 66 aniversario de la liberación de los campos de concentración nazis el 27 de febrero de 1945, anunció la Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. >>> Leia mais, clique aqui.
- Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro)
- O mito do 'Isso nunca mais': Ensino do Holocausto não deve se limitar à memória da tragédia; devemos usá-lo para evitar novos genocídios
- ARQSHOAH: Arquivo Virtual Arqshoah. Holocausto e Antissemitismo
- Ciberracismo: entre el odio y la militancia
- Dia do Holocausto - Ban Ki Moon (CTV 1238, em 25/01/2009)
- Enciclopedia del Holocausto
- Entenda o Holocausto (CTV 1238, em 25/01/2009)
- Holocausto (álbum de imagens)
- Holocausto, memória e identidade social: a experiência da Fundação Shoah
- Kristallnacht 70 anos CTV especial (nov/2008)
- Links de Ódio – o racismo, o revisionismo e o neonazismo na internet
- Nazismo tropical? O partido Nazista no Brasil
- Nazismo: a legitimação da irracionalidade e da barbárie
- Negacionismo no Brasil: as obras de S.E. Castan
- Neonazismo, Negacionismo e Extremismo Político (Coord. Luis Milman & Paulo Fagundes Vizentini)
- O Holocausto: verdade e preconceito
- ONU - Memória do Holocausto
- Os anacronautas do teutonismo virtual: uma etnografia do neonazismo na internet
- Portal Rumo à Tolerância (LEI/USP)
- Shoah Education Project Web
- USHMM: United States Holocaust Memorial Museum (português)
- Vaad Hashoa Brasil - Comitê do Holocausto Brasil
- Yad Vashem no YouTube (inglês)
- Yad Vashem: The Holocaust Martyrs'and Heroes' Remembrance Authority
Nenhum comentário:
Postar um comentário