Globo News (23/01/2010): ‘Nunca vou perdoar os nazistas’, diz a sobrevivente do Holocausto Eva Schloss: Uma mulher de 81 anos encontra disposição para fazer uma campanha permanente contra a intolerância: Eva Schloss foi capturada pela temida Gestapo, a polícia secreta do regime nazista, justamente no dia em que completava 15 anos. Austríaca, ela passou por vários esconderijos na Holanda. Viveu dois anos num sótão. Levada no Trem da Morte para o campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, ela caiu nas mãos do Dr. Joseph Mengele, o médico que escolhia quem iria morrer e quem iria viver. Eva estava viva quando os russos finalmente liberaram o campo, em 1945, mas perdeu o pai e um irmão. Depois de décadas de silêncio, ela resolveu contar suas experiências num livro chamado "A História de Eva".
Veja mais:
- Jacob Richman: Educational Resources for International Holocaust Remembrance Day (Jan. 27)
- Comunidade na TV nº 03- 16/01/2011 Parte 02
- Eu poderia ter...: E se as crianças vítimas do Holocausto tivessem sobrevivido?
- 2011: Dia Internacional de Lembrança das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro): O Dia Internacional de Lembrança das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro), como ficou conhecido o extermínio de milhões de judeus e outros grupos considerados indesejados pelo regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial, é celebrado oficialmente em 27 de janeiro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005, para lembrar o dia da libertação dos prisioneiros do campo de concentração nazista de Auschwitz-Birkenau, no sul da Polônia, ocorrida em 27 de janeiro de 1945. O texto da resolução rejeita qualquer questionamento de que o Holocausto foi um evento histórico, enfatiza o dever dos Estados-membros de educar futuras gerações sobre os horrores do genocídio e condena todas as manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou crença. A resolução pede também ao Secretário-Geral que crie um programa de comunicação sobre o tema "O Holocausto e as Nações Unidas" e que incentive a sociedade civil a promover a memória do Holocausto e iniciativas educativas. A iniciativa da ONU tem importância no sentido histórico e igualmente pedagógico. Veja o link elaborado pela ONU, clique aqui.
Educar contra a barbárie: Você que nasceu nos anos 1960 sabe onde fica Auschwitz? Sabe o que aconteceu? E a geração dos anos 1980, será que aprendeu o significado de Auschwitz? Sabemos cultivar nas mentes e corações dos jovens a indignação diante da barbárie em Auschwitz e outros campos de concentração nazistas?
- EJ: Anti-semitismo
- EJ: Antissemitismo
- EJ: Auschwitz
- EJ: Holocausto
- EJ: Holocausto e Anti-semitismo
- EJ: Nazi-fascismo
- EJ: Nazismo
- EJ: Nazismo e Holocausto
- EJ: Nazismo no Brasil
- EJ: Negacionismo
- EJ: Neofascismo
- EJ: Neonazismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário