Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Samuel Rawet - A alma que sangra

Samuel Rawet - A alma que sangra

Perola Engellaum

Tese de Doutorado em Ciência da Literatura (Teoria Literária), Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

Resumo: Esta tese tem como um dos objetivos fazer renascer o interesse pela leitura da obra de Samuel Rawet, cuja obra foi em parte republicada em finais de 2004 pela editora Civilização Brasileira. E despertar nos meios acadêmicos o desejo de melhor entendê-la. Na primeira seção lançamos as diretrizes básicas que nortearão nosso enfoque, do ponto de vista teórico , no qual tentamos combinar sempre que possível, elementos histórico sociais da época em que nosso escritor viveu com as questões pertinentes da expressão da identidade judaica diaspórica na referida obra. No segundo capítulo abordamos a fortuna crítica de Rawet, que não é vasta. Na terceira seção apresentamos conjugação entre vida e obra. Na quarta seção apresentamos reflexões minuciosas sobre a novela Abama. Na quinta seção com o mesmo cuidado escrevemos sobre Viagens de Ahasverus. É claro que estão presentes as necessárias Introdução, Conclusão e Bibliografia. Apresentamos ainda um Anexo, que julgamos enriquecer a compreensão das segunda e terceira seções.


Veja mais:

Convite para mesa-redonda sobre Samuel Rawet

Lançamento do Livro "Samuel Rawet - fortuna crítica em jornais e revistas"

Samuel Rawet: Vida e escrita extremadas

2 Canção do exilado: pioneiro da ficção judaica no Brasil, Samuel Rawet ganha uma edição digna de sua estranha obra

Canção do exilado: pioneiro da ficção judaica no Brasil, Samuel Rawet ganha uma edição digna de sua estranha obra

Leia trechos do livro Ensaios Reunidos, de Samuel Rawet

Ética e literatura na obra de Samuel Rawet

Samuel Rawet: profeta da alteridade

Nenhum comentário: