Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Israel x Gaza x Oriente Médio (16)...Brasília: protesto contra ataques à Faixa de Gaza

Correio Braziliense (31/12/2008)

Os manifestantes saíram da frente da Catedral de Brasília e seguiram em carreata até a Embaixada de Israel. Lá, queimaram bandeiras do país e levantaram faixas com frases como Massacre em Gaza diante do silêncio do mundo e Resistência sim, desistência não.


Um manifesto foi entregue na portaria da Embaixada de Israel. Os manifestantes criticaram “os acordos de paz que propõem a devolução de apenas 8% do território palestino para seu povo” e lembraram que a “força bélica usada pelo Estado de Israel [no conflito] é a quarta mais poderosa do mundo”.


A manifestação começou de forma pacífica, mas terminou com briga entre dois palestinos, que se agrediram por divergências políticas. Segundo relatos de testemunhas, um deles teria defendido a Autoridade Palestina, contrariando o posicionamento do outro. A briga foi contida por outros manifestantes.


Safiah Ali, palestina que mora no Brasil a 40 anos, disse que tem se comunicado com os parentes que moram na Cisjordânia, área livre dos bombardeios. Segundo os relatos recebidos por ela, a situação é de desespero na Faixa de Gaza. “Quado cai uma bomba, ela não escolhe se o atingido é um guerrilheiro, se é civil, criança ou idoso”.


Para ela, só será possível construir um acordo de paz com a participação ampla de diversos países. “Precisa que muitos que estão sentados nas cadeiras de todo o mundo entrem em ação", disse, referindo-se aos presidentes de diferentes nações.


Cerca de 100 pessoas participaram da manifestação, segundo a PM. O protesto foi convocado pelo Movimento Democracia Direta (MDD).


Jornal Nacional (TV Globo)

Veja mais:

Nenhum comentário: