Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Carregando...

Total de visualizações de página

Google+ Followers

Follow by Email

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Doutora - Categoria: Associado III - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (214) .... Israel não tem uma política de extinção física da população árabe

Revista Época

Blog Paulo Moreira Leite: Lula e o lugar do Holocausto

Lula não precisa insistir em colocar o Brasil como mediador no Oriente Médio. Se é coisa para consumo interno, o recado já foi dado. Se a idéia é para valer, é perda de tempo. Poucos países tem relevância nas conversas entre árabes e israelenses e o Brasil não é um deles.


O presidente Lula agiu corretamente ao participar da homenagem às vítimas do Holocausto. A compreensão dos direitos dos palestinos e a crítica aos ataques a Gaza não pode levar ninguém a confundir as coisas. A violência do Estado de Israel pode produzir reações indignadas. Mas essa comparação com o Holocausto é errada. Ao contrário da Alemanha nazista, Israel não tem uma política de extinção física da população árabe. Não construiu campos de extermínio. Há um conflito político no Oriente Médio, que envolve interesses concretos.


Muitas pessoas tem feito essa comparação como uma forma de atacar a política de Israel. Além de condenável, do ponto de vista ético, é politicamente contraproducente. Toda vez que você lança uma mentira contra alguém, só ajuda a transformá-lo numa vítima. Não é a melhor idéia no momento.


Jornal Hoje (28/01/2009)

FSP online (28/01/2009)


G1 (28/01/2009)


JB online


Aurora (28/01/2009)


Road90


Martin Kramer


Ynet (28/01/2009)


Jpost (28/01/2009)


Veja mais:

28/01/2009

Nenhum comentário: