Os artigos sobre Israel sempre atualizados você encontra aqui.
Destaque 1
- Youtube: Pilar Rahola en Israel: Entrevista de Henrique Cymerman a Pilar Rahola, galardonada "Orden del Presidente de la Universidad de Tel Aviv".
Destaque 2
- Beetle Jewish (23/07/2009): CRISTÃOS-NOVOS, MUÇULMANOS-NOVOS, CRIPTO-JUDEUS
Destaque 3
- Blog do Besserman (23/07/2009): Racismo... Cadê os outros ?
Destaque 4
- Dr Jim West (23/07/2009): More Rabbinic Depravity: The Public Corruption Edition
- BBC Brasil (23/07/2009): Mais de 40 rabinos e políticos são presos por corrupção
Destaque 5
- Blog do David Bor (22/07/2009): Negando o Holocausto, uma vez mais...
Destaque 6
- Estadão: Gustavo Chacra (21/07/2009): Atentado contra a AMIA (Parte 2) - As hipóteses discutidas na Argentina
- Estadão: Gustavo Chacra (18/07/2009): AMIA Parte 1 - O suposto envolvimento do Hezbollah no ataque em Buenos Aires
Destaque 7
- Mídia@mais (12/07/2009): Irã: longe dos olhos... da mídia e do Ocidente
Embaixada de Israel no Brasil (23/07/2009)
Ministro das Relações Exteriores Avigdor Liberman: Considerando a importante posição do Brasil no cenário internacional, nós esperamos que o país adote uma firme posição contra a nuclearização do Irã que ameaça não somente o Oriente Médio, mas todo o mundo.
O Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Relações Exteriores, Avigdor Liberman, se reuniu ontem em Brasília com o Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva e com o Ministro das Relações Exteriores Celso Amorim.
O Ministro Liberman afirmou durante as reuniões que o Brasil tornou-se um importante participante na arena internacional e que o Presidente Lula é um dos mais estimados líderes da comunidade internacional. Liberman relembrou que uma das suas primeiras decisões após assumir o cargo era o de reabrir o Consulado Israelense em São Paulo.
O Ministro das Relações Exteriores de Israel declarou que o Brasil poderia possivelmente utilizar de sua influência para persuadir os palestinos e os sírios a se unirem a Israel à mesa de negociações sem condições prévias. Liberman acrescentou que espera uma posição mais equilibrada do Brasil sobre os assuntos relacionados a Israel que surgem para debates na ONU e outros fóruns internacionais. O Chanceler também afirmou que, considerando a importante posição do Brasil no cenário internacional, espera que o país adote uma firme posição contra a nuclearização do Irã que ameaça não somente o Oriente Médio, mas todo o mundo.
Durante a visita, os Ministros Celso Amorim e Avigdor Liberman assinaram um acordo na área de aviação. Foram discutidas as relações econômicas entre os dois Estados e Liberman comentou que os laços comerciais são prósperos, com mais de 200 empresas israelenses operando no Brasil e o comércio anual ultrapassando 1,6 bilhões de dólares.
As conversas mantiveram um tom amigável e Liberman observou que o Brasil tem desfrutado do apreço de Israel desde que o país apoiou a criação do Estado Judeu em novembro de 1947 e também em função do tratamento positivo que as mais de 100.000 comunidades judaicas tem recebido no Brasil. O Ministro também mencionou sua pessoal admiração e a afeição de Israel pela seleção brasileira de futebol.
Na data, o Ministro Liberman convidou o Presidente Lula e o Ministro Celso Amorim a visitarem Israel. O Presidente Lula respondeu positivamente que pretende visitar o paí e o Chanceler Celso Amorim aproveitou a ocasião para afirmar que os brasileiros dão as boas vindas à primeira visita de um Ministro das Relações Exteriores de Israel no Brasil em 22 anos.
FSP online (23/07/2009)
- Guila Flint: Comercial que mostra muro na Cisjordânia gera polêmica em Israel: Um comercial de TV da maior empresa israelense de telefonia celular, a Cellcom, está provocando polêmica no país por utilizar como cenário o muro construído por Israel na Cisjordânia. No filme, no ar há duas semanas, um grupo de soldados é surpreendido por uma bola de futebol vinda do outro lado do muro (o lado palestino), e um deles a devolve com um chute. A bola volta para os soldados, criando um jogo entre os palestinos "invisíveis" e os soldados. No fundo, uma música diz "afinal, só o que queremos é nos divertir". >>> Youtube: Propaganda da Cellcom no Muro de Separação (postado no blog EJ, em 19/07/2009)
- Lula deve visitar Israel no primeiro semestre de 2010: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar Israel no primeiro semestre de 2010. A intenção de Lula foi confirmada nesta quinta-feira pela Conib (Confederação Israelita no Brasil). Segundo a entidade, o presidente afirmou que não deseja terminar seu mandato sem uma visita a Israel. Antes da visita de Lula, o presidente de Israel, Shimon Peres, deverá vir ao Brasil em novembro. A intensificação das relações entre os dois países começou nesta semana, com a vinda do ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, a primeira visita ao Brasil de um chanceler israelense em 22 anos.
- Guila Flint: Israel exclui versão palestina para criação do país de livros escolares: O ministro da Educação de Israel, Gideon Saar, decidiu excluir a narrativa palestina sobre o conflito entre israelenses e palestinos do currículo escolar. De acordo com as instruções do ministro, a explicação sobre a Nakba (catástrofe), termo usado pelos palestinos para descrever a criação do Estado de Israel, será retirada dos livros escolares. O estudo da Nakba foi introduzido nas escolas árabes de Israel em 2007, durante o governo de Ehud Olmert, quando a ministra da Educação era Yuli Tamir, do Partido Trabalhista. Depois da vitória de Binyamin Netanyahu nas eleições de fevereiro, o político Gideon Saar, do partido de direita Likud, assumiu a pasta da Educação. "Não há razão alguma para que, no currículo escolar oficial do Estado de Israel, a criação do Estado seja apresentada como uma catástrofe", afirmou o ministro.
- Premiê de Israel diz querer alcançar a paz com palestinos: O premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, disse nesta quinta-feira que espera firmar a paz com os palestinos, mas não deu mais detalhes de como isso pode ser alcançado.
- ONG acusa Israel de transformar Jerusalém Oriental em outra Hebron: A ONG israelense Ir Amim acusou nesta quinta-feira o governo de Israel de promover um processo de "hebronização" em Jerusalém Oriental ao apoiar os colonos que tentam expandir suas posições no bairro de Siloé.
- Guila Flint: Comercial com barreira na Cisjordânia gera polêmica em Israel
- Guila Flint: Israel exclui versão palestina para criação do país de livros escolares
Leia mais:
- AJN
- CIDIPAL (El Centro de Información y Documentación de Israel para América Latina)
- El Reloj
- Iton Gadol
- Aurora Digital
- Haaretz (inglês)
- Israel News Now
- Israel21
- Israelinsider
- Jerusalem Post
- Newseum
- Yediot Achronot (inglês)
Veja mais:
23/07/2009
22/07/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário