Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Jornalismo judeu no Brasil - Alberto Dines e Henrique Veltman


Os artigos sobre Israel sempre atualizados você encontra aqui.



Destaque 1

  • Biblioblogs: Biblioblogs ou Blogs sobre Estudos Bíblicos são blogs que têm como foco principal pesquisas bíblicas realizadas por exegetas. Visite os Biblioblogs para saber o que está acontecendo no mundo dos estudos bíblicos.


Destaque 2


Destaque 3

  • Boletim ASA – Número 120 - set/out de 2009: O Boletim ASA foi lançado em agosto de 1989. Desde então, é editado bimestralmente sem interrupção. Os artigos abordam, sob diferentes enfoques, as questões que mobilizam a comunidade judaica e a sociedade brasileira.
  • Israel: O sim dele, o que significa ? - Uri Avnery
  • Jornalismo judeu no Brasil - Alberto Dines e Henrique Veltman: Um desfile de reminiscências envolvendo os principais nomes da imprensa judaica do Brasil e sobretudo do Rio de Janeiro, acrescido de um estudo sobre os patriarcas dessa mesma imprensa, foi o que os jornalistas Alberto Dines e Henrique Veltman ofereceram ao público que esteve na ASA, na noite de 5 de agosto, para comemorar os 45 anos da Associação e os 20 anos do boletim ASA. Depois de sublinhar que “quem poderia fazer um congresso sobre a imprensa judaica” era o professor Nachman Falbel, de São Paulo, em virtude de sua extensa pesquisa sobre a matéria, Dines fez uma exposição enriquecida com termos em ídish. “Ídish é a língua mais importante do mundo. Quando eu posso e onde eu posso, eu falo. Hoje eu vou abusar.” Contou casos marcantes da vida dos personagens e fez um desafio: “Eu vim aqui para incomodar. Não adianta lembrar apenas hoje. Tem que fazer um ízkor todo dia.” Henrique Veltman, que é colaborador deste boletim desde 2005, acrescentou alguns casos vividos por ele e está preparando outras histórias para a sua coluna, o Beco da Mãe. Os dois convidados foram apresentados pelo diretor Jacques Gruman, que falou algumas palavras sobre a ASA e seu boletim e apresentou cada um dos colaboradores permanentes. Leia abaixo uma condensação do que disseram Dines e Veltman. >>> Leia mais sobre imprensa judaica em “Imprensa Iídiche em São Paulo: Vivência e Dinamismo "San Pauler Idiche Tsaitung" (A Gazeta Israelita de São Paulo) 1937
  • Nosso caminho para as Índias - Fany Sechter Ruah: É impossível assistir a qualquer trecho do núcleo indiano da novela global Caminho das Índias e não morrer de rir das semelhanças com os costumes judaicos. Isso aguça a curiosidade, e se pode buscar na Internet uma surpreendente presença judaica na Índia desde os tempos de Judá e das doze tribos perdidas. >>> Veja os melhores sites – clique aqui.


Destaque 4

  • Revista Época (20/09/2009): “Aprendi a extorquir o povo”: Um ex-pastor da Igreja Universal do Reino de Deus relata como o bispo Edir Macedo o instruía a tirar dinheiro dos fiéis e a depositá-lo em contas no exterior. >>> Leia mais, clique aqui.


FSP (21/09/2009)


FSP online (21/09/2009)


Estadão (21/09/2009)

  • Muçulmanos celebram o fim do Ramadã
  • Marcos Guterman (20/09/2009): Como identificar um terrorista: O Departamento da Segurança Interna dos EUA mandou desenvolver um mecanismo que identifica más intenções de pessoas em aeroportos e outros locais de grande concentração de gente. A idéia é ampliar a possibilidade de detectar terroristas muito além da simples identificação visual ou de documentos. O programa, chamado Future Attribute Screening Technology, vai medir pulsação e alterações de expressão facial e dos olhos, coisas que, segundo os cientistas, indicam que o camarada pode estar escondendo alguma coisa. Então, o suspeito é mandado para uma segunda verificação, esta sim mais direta, para saber quais são suas intenções. A empresa que está desenvolvendo o produto diz que, no futuro, será desnecessário fazer perguntas nos aeroportos – bastará escanear os passageiros.


CB (21/09/2009)


GP (21/09/2009)


Terra (21/09/2009)


G1 (21/09/2009)


Último Segundo (21/09/2009)


Uol Internacional / Mídia Global (21/09/2009)



Deutsche Welle (20/09/2009)


Aurora Digital (Israel)


Leia mais:


Veja mais:

20/09/2009

19/09/2009

18/09/2009

Nenhum comentário: