Os artigos sobre Israel sempre atualizados você encontra aqui.
Destaque 1
- Encyclopaedia Judaica Online: A Enciclopédia Judaica está disponível online. The Jewish Community Association of Austin is proud to offer public access to the all-new second edition of the Encyclopaedia Judaica, thanks to a generous donation from Sharon and Richard Kammerman. The print edition will be housed temporarily in the JCAA's Corporate Offices in the Westpark complex off Mopac and Steck until the opening of a new Judaic Library Resource Center on the Dell Jewish Community Campus as part of future expansion efforts. The Encyclopaedia Judaica is also now available online, and can be accessed by following the instructions below.
Destaque 2
- Almanaque (22/11/2009): Saiba sobre a vida de correspondente no Oriente Médio: Aos 16 anos ele saiu de casa e se mudou para Israel. Hoje, há mais de 30 anos no meio do conflito, é o repórter que mais entrevistou líderes árabes e também radicais de movimentos islâmicos.
Destaque 3
- Globo News Painel (22/11/2009): Veja entrevista exclusiva de Willian Waack com o presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad: O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad deu uma entrevista exclusiva para William Waack. Ele afirmou que pretende fazer acordos bilaterais com o Brasil para atender necessidades econômicas.
- Globo News Painel (22/11/2009): Especialistas debatem sobre a entrevista de Mahmoud Ahmadinejad: Depois de assistir a entrevista de Willian Waack com Mahmoud Ahmadinejad, especialistas debatem sobre os pontos mais importantes. Dentre eles, o programa nuclear do Irã.
Destaque 4
- RJ TV (21/11/2009): Avião exibe faixa com protesto contra visita do presidente do Irã: Quem foi à praia neste sábado (21) viu no céu um protesto contra a visita do presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad ao Brasil. O avião fez um sobrevoo na orla exibindo uma faixa que pedia que Ahmadinejad respeite os direitos humanos e não venha ao país. O presidente do Irã chega ao Brasil na segunda-feira (23) para se encontrar com o presidente Lula. Os dois presidentes devem assinar acordos de cooperação em pelo menos oito áreas. >>> Veja o vídeo, clique aqui.
Destaque 5
Revista Época (20/11/2009)
- Valter Pomar: Ahmadinejad no Brasil: o que de fato está em jogo: Rejeitar a visita do presidente iraniano implicaria considerar verdadeiras todas as críticas que os EUA fazem ao Irã. >>> Leia mais, clique aqui.
- Meir Javedanfar: O Brasil deve evitar Mahmoud Ahmadinejad: Recepcionando Ahmadinejad, o presidente Lula estará passando a mensagem de que endossa a política do presidente iraniano, de ideologias fundamentalistas e apocalípticas e de desprezo pelos direitos humanos. >>> Leia mais, clique aqui.
O Globo (22/11/2009)
Pág.38
Pág.40
FSP (22/11/2009)
- São Paulo - Clóvis Rossi: Irã teste maturidade de Lula: O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad chega ao Brasil, amanhã, no momento mais oportuno para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstre que atingiu a maturidade no jogo internacional. Oportuno pelo seguinte: a grande questão global que envolve o Irã é o seu programa nuclear. No dia 1º de outubro, técnicos iranianos aceitaram proposta do G6 que em princípio acomodava a questão: o Irã enviaria seu urânio para enriquecimento na Rússia e na França e o receberia de volta enriquecido na porcentagem necessária para uso medicinal, como o governo do Irã diz ser o seu objetivo. Ficaria, em princípio, afastada ou, no mínimo, postergada a possibilidade de obter urânio no grau de enriquecimento para a bomba. Acontece que os técnicos foram desautorizados pelas autoridades políticas, que estão enrolando uma resposta ao G6 desde então. Na sexta-feira, os peritos do G6 expuseram publicamente sua "decepção" com a enrolação iraniana. A diplomacia brasileira não precisa ficar com medo de alinhar-se, no caso, com o G6. Ele é composto por dois dos três parceiros brasileiros no BRIC (Rússia e China, faltando só a Índia, portanto) e por dois países (EUA e França) com cujos presidentes Lula já definiu as chamadas "relações estratégicas". Completam o grupo o Reino Unido e a Alemanha, com cuja chanceler, Angela Merkel, Lula se reúne no dia 3. Acresce notar que a China defende em relação ao Irã o mesmo que o Brasil: dialogar em vez de punir. E reiterou tal posição diante de Barack Obama, na sua recente visita ao país, o que prova, se necessário fosse, que anfitrião pode, sim, discordar do hóspede em público. Aliás, neste caso, é obrigatório criticar a negação do Holocausto que Ahmadinejad faz, uma e outra vez. Não se trata de questão diplomática, mas do limite entre civilização e barbárie.
- Brasil corteja Irã por voz no Oriente Médio: Ao receber polêmico presidente iraniano amanhã, Lula põe à prova pretensão de assumir mediação em questões globais. Ahmadinejad busca romper isolamento político devido a programa nuclear; críticos veem equívoco do Brasil em querer "ser amigo de todos".
- Visita culmina três anos de flerte bilateral
- Brasil entra em rota de atrito com americanos: Visita de Ahmadinejad, crise hondurenha e base colombiana complicam relação. Funcionário dos EUA refuta afirmação de Celso Amorim sobre Colômbia e diz que Washington preferia que iraniano não fosse recebido.
FSP online (22/11/2009)
- Mundo
- Oriente Médio
- Irã busca na América do Sul alívio para pressão internacional
- Dez palestinos ficam feridos em bombardeios israelenses contra Gaza
Estadão (22/11/2009)
- Jerusalém sofre com ultraortodoxos: Uma das mais famosas canções israelenses, Jerusalém de Ouro, define poeticamente a cidade sagrada para judeus, cristãos e muçulmanos como um lugar idílico, onde "o ar da montanha é claro como o vinho". Mas, muito além do clima puro das montanhas, Jerusalém respira tensão. Além do antagonismo entre judeus (64% da população de 760 mil pessoas) e árabes (35%), a cidade tem testemunhado um aumento na fricção entre judeus ultraortodoxos, os chamados haredim, e o restante dos moradores. O que está em jogo é o caráter de Jerusalém como uma cidade moderna, aberta a todos os estilos de vida, ou ultraconservadora, regida por leis religiosas. >>> Leia mais, clique aqui.
- Relações entre EUA e Israel são as piores em 53 anos
JB (22/11/2009)
ZH (22/11/2009)
- Mundo
- “O Brasil não pede licença” (página 20)
- VISITA POLÊMICA (página 22)
Terra (22/11/2009)
G1 (22/11/2009)
Em Cima da Hora (22/11/2009)
- Israel faz maior ataque dos últimos dez meses contra a Faixa de Gaza: Forças do país conseguiram atingir três alvos em diferentes pontos do território. Aviões israelenses bombardearam duas supostas fábricas de armas e um túnel na fronteira com o Egito.
Último Segundo (22/11/2009)
Uol Internacional / Mídia Global (22/11/2009)
- EP: "Sem apoio regional, os EUA nunca vencerão no Afeganistão" diz conselheiro do governo chinês
- NYT: Clérigo usa religião para atacar as fundações da teocracia do Irã
Aurora Digital (22/11/2009)
- Mundo Judío
- Oriente Medio
- Nacional (Israel)
JB online (21/11/2009)
Deutsche Welle (21/11/2009)
Leia mais:
- Viajantes do Tempo
- Vaad Hashoa Brasil - Comitê do Holocausto Brasil
- ROITBLOG
- AJN
- CIDIPAL (El Centro de Información y Documentación de Israel para América Latina)
- El Reloj
- Iton Gadol
- Aurora Digital
- Haaretz (inglês)
- Israel News Now
- Israel21
- Israelinsider
- Jerusalem Post
- Newseum
- Yediot Achronot (inglês)
Veja mais:
21/11/2009
20/11/2009
19/11/2009
18/11/2009
17/11/2009
16/11/2009
15/11/2009
14/11/2009
13/11/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário