Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Papa conversa com biblista e rabino americano Jacob Neusner


Os artigos sobre Estudos Judaicos e Israel sempre atualizados você encontra aqui.



Destaque 1

  • Sheila Sacks (20/01/2010): Israel no Haiti: O estado de Israel mais uma vez se lança de imediato ao socorro da população do Haiti. Três dias após o terremoto que arrasou a capital do país caribenho(12.01.2010), equipes médicas e de resgate já estavam em Porto Príncipe realizando cirurgias e salvando vidas. São dezenas de profissionais israelenses que se empenham em ajudar, da melhor forma possível, o sofrido povo da América Central. Hoje vivem 25 judeus no Haiti e o rabino Shimon Pelman, do Beit Chabad da vizinha República Dominicana, deslocou-se em um jipe para Porto Príncipe, horas depois da tragédia, para mobilizar associações judaicas de todo o mundo a se engajarem no socorro às vítimas do que está sendo considerada a maior fatalidade sísmica dos últimos 200 anos. >>> Leia mais, clique aqui.
  • Youtube: Haiti Day 6 - No one but the Israeli's have come to help any of our patients that are dying
  • Israel envia equipes de salvamento para o Haiti: Do Oriente Médio também seguiu ajuda para o Haiti. Os israelenses, que têm vasta experiência em situação de emergência por causa de atentados, mandaram médicos e equipes de resgate. >>> Ainda sobre a participação de Israel no Haiti, clique aqui, aqui, aqui e aqui.
  • Pletz (19/01/2010): Israel salva mais vidas no Haiti e Haiti: bebê prematuro sobrevive no hospital israelense


Destaque 2

  • Dead Sea Scrolls Staying in Israel: Israel Radio is reporting that according to the Israeli newspaper Maariv, a decision has been made to not ship the Dead Sea Scrolls abroad for any exhibitions because of the recent legal steps taken by Jordan and the Palestinians to try and get possession of them. See here for some background.
  • Qumran Hebrew: Considerações gerais sobre os Manuscritos do Mar Morto e breve apresentação das características do hebraico de Qumran.


Destaque 3

  • Aurora (17/01/2010): “Zohar para el Pueblo'': Muchos libros han sido escritos antes de El Libro del Zohar (Libro del Esplendor) y muchísimos más fueron escritos después, pero jamás hubo otra obra con tanta fuerza espiritual. El proyecto de “Zohar para el Pueblo'' le permite a cualquier persona que esté dando sus primeros pasos en El Libro del Zohar y en la Sabiduría de la Cábala, sentir y experimentar estos escritos con todo su esplendor, profundidad y autenticidad. >>> Leia mais, clique aqui.


FSP online (20/01/2010)


Estadão (20/01/2010)


JB (20/01/2010)


Terra (20/01/2010)


G1 (20/01/2010)


Último Segundo (20/01/2010)


Uol Internacional / Mídia Global (20/01/2010)


Pletz (20/01/2010)


Aurora Digital (20/01/2010)


Zenit (19/01/2010)

  • Gestos de Bento XVI em sua visita à sinagoga de Roma: A visita de Bento XVI à comunidade judaica de Roma incluiu vários gestos significativos, entre eles a comemoração da deportação de 1954, do atentado de 1982, da visita de João Paulo II em 1986, um emotivo encontro com o rabino Toaff e a referência à história dos judeus e dos Papas, uma peregrinação de alegrias e tristezas abertas à esperança.
  • Rabino de Roma: Papa na sinagoga, “um sinal importante”: Riccardo Di Segni, rabino-chefe da comunidade judaica de Roma, considera que a visita deste domingo de Bento XVI à sua sinagoga constitui um passo “importante” no caminho de entendimento e reconciliação entre judeus e cristãos. Em uma entrevista concedida a Zenit, ele faz este balanço: “Acho que foi um acontecimento importante, muito além de todas as polêmicas que se deram e que de certa forma continuam presentes de maneira inevitável. Pensávamos que era o momento necessário em um caminho, um sinal de continuidade importante. E o fizemos”. Segundo o rabino Di Segni (Roma, 13 de novembro de 1949), neste cargo desde 2001, a visita do Papa “demonstra a existência de um fundamento de boa disponibilidade por ambas as partes, que constitui a base sobre a qual podemos discutir com toda franqueza, sem renunciar a nada, mas continuando adiante”.
  • Papa conversa com biblista e rabino americano Jacob Neusner: Seus últimos e respectivos livros se converteram no tema da conversa que Bento XVI teve no Vaticano com o rabino americano Jacob Neusner, considerado um dos grandes biblistas do panorama internacional. “Falamos dos nossos livros e ele me confessou que terminou de escrever o segundo volume sobre Jesus”, explicou o rabino, considerado um dos escritores mais prolíficos da história (escreveu 950 livros, ainda que, como ele esclarece, alguns reeditam escritos já publicados). Joseph Ratzinger e Neusner (a revista Time o batizou, em 24 de maio de 2007, como the Pope's favorite rabbi), estão unidos por uma amizade epistolar há muitos anos, mas só puderam conhecer-se pessoalmente por ocasião da visita do Papa, em abril de 2008, à sinagoga de Nova York. Na audiência, realizada hoje, o rabino esteve acompanhado por sua esposa, Suzanne. A conversa entre o bispo de Roma e um dos maiores especialistas em vida sobre o judaísmo durou cerca de 20 minutos. “Tempo suficiente – explica Neusner ao L'Osservatore Romano – para ter um belo encontro entre dois professores. Sempre estimei o estudioso Joseph Ratzinger por sua honestidade e lucidez, e estava muito interessado em poder ter um encontro e conhecer sua pessoa.”
  • Desafios e forças da Igreja no Oriente Médio para o próximo sínodo: O testemunho dos cristãos e o diálogo inter-religioso em prol da construção da paz no Oriente Médio são os principais temas dos Lineamenta da próxima assembleia sinodal que se realizará de 10 a 24 de outubro deste ano.
  • Sínodo do Oriente Médio pretende propiciar comunhão e testemunho: Na manhã de hoje, foram apresentados na Sala de Imprensa da Santa Sé os Lineamenta do próximo sínodo dos bispos: “A Igreja Católica no Oriente Médio: comunhão e testemunho. ‘A multidão dos que haviam acreditado era um só coração e uma só alma’ (Atos 4, 32)”. Para esta preparação, foi formado um conselho pré-sinodal, composto por 7 patriarcas das 6 igrejas orientais católicas sui iuris e do patriarca latino de Jerusalém.


Leia mais:


Veja mais:

19/01/2010

18/01/2010

17/01/2010


Nenhum comentário: