Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Presidente do Irã cancela visita ao Brasil

Revista Época (04/05/2009)


Segundo o Itamaraty, Mahmoud Ahmadinejad adiou a vinda a países da América do Sul para depois da eleição presidencial iraniana, que acontece no dia 12 de junho


O Ministério das Relações Exteriores anunciou nesta segunda-feira (4) o cancelamento da visita do presidente do Irã ao Brasil. Mahmoud Ahmadinejad chegaria na quarta-feira ao país. As viagens seguintes, para outros países da América do Sul, como Venezuela e Equador, também foram canceladas.


Segundo integrantes da delegação iraniana que já estão em Brasília, a visita foi "adiada" por causa da disputa acirrada pela eleição presidencial no país, que acontece dia 12 de junho. Ahmadinejad deve anunciar que disputa a reeleição para o cargo.


O governo iraniano tinha chegado a anunciar o cancelamento da visita, mas voltou atrás. A informação só foi confirmada à tarde pelo Itamaraty, que recebeu uma carta de Ahmadinejad a respeito do adiamento do compromisso entre os dois países. Dirigindo-se ao presidente Lula, disse: "Ao expressar meus melhores cumprimentos a Vossa Excelência, ao governo e à nação brasileira, agradeço seu convite cordial para visitar o Brasil. As relações bilaterais entre os dois países entraram em fase de aceleração no sentido de incrementar a cooperação. Estou muito interessado em concretizar a visita, baseado na vontade política de desenvolver as relações bilaterais em todos os campos. Peço a Vossa Excelência aceitar o adiamento da visita oficial para outra oportunidade, depois da eleição presidencial no Irã, cuja data será oportunamente definida pelas duas chancelarias. Rogo a Deus pela prosperidade e bem-estar da nação brasileira e pelo sucesso de Vossa Excelência".


O encontro entre empresários iranianos e brasileiros, contudo, foi mantido e deve acontecer nesta terça-feira (5).


Protestos

A vinda do presidente iraniano havia gerado protestos de judeus, evangélicos, homossexuais e grupos de defesa dos direitos humanos nas ruas de São Paulo e do Rio de Janeiro neste fim de semana.


Ahmadinejad é uma figura controversa no cenário político e diplomático internacional e gerou polêmica ao negar a existência do Holocausto e, na Conferência da ONU contra o racismo, ao acusar Israel de discriminar os palestinos.


O regime fundamentalista iraniano também é condenado pelo movimento gay. Ahmadinejad declarou, em 2007, que seu país "não tem homossexuais".



Jornal Nacional (04/05/2009)

  • Presidente do Irã cancela visita ao Brasil: O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, cancelou nesta segunda-feira (4) a viagem que faria ao Brasil nesta quarta-feira (6). O convite foi criticado por entidades de defesa dos direitos humanos.


Leia mais:


Veja mais:

04/05/2009

03/05/2009

02/05/2009

01/05/2009

30/04/2009

29/04/2009

28/04/2009

27/04/2009

Nenhum comentário: