Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Muro das Lamentações Virtual e o Diálogo Inter-Religioso no Rio de Janeiro


Os artigos sobre Israel sempre atualizados você encontra aqui.




Destaque 1: Sucot 2009 / 5770


Destaque 2

  • Seminário do Diálogo Inter-religioso EducAÇÃO: Sobre o evento amanhã (3ª-feira, 06 de outubro de 2009 na ARI): a primeira visita do novo Arcebispo do Rio de Janeiro numa sinagoga; as presenças inéditas de um muçulmano e de um babalao. Monges Beneditinos cantando em latim salmos que nossos chazanim (cantores litúrgicos da sinagoga) irão cantar em hebraico. Tudo isto no marco da festa judaica milenar de Sucot, que na sua origem, recomendava o sacrifício de 70 animais representando as 70 nações conhecidas na época, mostrando desde então preocupação com o diálogo e a paz. A cerimônia será realizada na Sinagoga da Associação Religiosa Israelita-ARI, amanhã, terça-feira 6 de outubro, às 18h à Rua General Severiano, 170, Botafogo, com a presença do novo Arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani Tempesta, do Sheik Salah El Din Mohamed, do Babalao Ivanir dos Santos, dos Rabinos Sergio Margulies e Dario Biáler e de representantes de diversos credos que participarão de celebração inter-religiosa, reafirmando sua crença no Diálogo e na possibilidade das diversas fés se unirem em prol do conhecimento mútuo e do entendimento. Também inédita é a participação de Monges Beneditinos que, juntamente com os cantores litúrgicos da ARI - André Nudelman e Oren Boljover - irão cantar salmos. A celebração marca a abertura do Seminário EducAção que promoverá a troca de experiências de colégios de diversos credos empenhados em educar as novas gerações de forma a constituir uma sociedade sem ódios nem preconceitos. O seminário propriamente dito será realizado no Colégio Santo Inácio, parceiro da primeira hora do Diálogo Inter-Religioso, reunindo colégios judaicos e católicos que já vêm desenvolvendo há alguns anos atividades conjuntas. Em anexo, o programa completo do encontro que é aberto a todos, sendo uma oportunidade ímpar, principalmente para aqueles que têm curiosidade de conhecer uma sinagoga, de participar de um serviço inter-religioso e reiterar o seu anseio por Paz. >>> Veja a programação, clique aqui.


Destaque 3


Destaque 4

  • Olhar Digital (04/10/2009): Muro das Lamentações Virtual: O Muro das Lamentações, o mais sagrado lugar do judaísmo, agora também tem um espaço garantido no Twitter. Todo recado direto mandado para o usuário @TheKotel é impresso, enrolado e inserido entre as pedras da construção. Mais de 6 mil pessoas já seguem este perfil.


Destaque 5

  • Revista Época (02/10/2009): O apelo da vingança: O que o filme "Bastardos inglórios", de Quentin Tarantino, ensina sobre um dos mais primitivos sentimentos da espécie humana. O grupo de nove soldados está em volta de um sargento nazista, ajoelhado e algemado. “Acho que você sabe quem somos, não?”, diz Brad Pitt. “Aldo, o Apache”, responde o prisioneiro. O grupo ri. “Bem, se você já ouviu falar de nós, sabe que não estamos no negócio de fazer prisioneiros. Estamos no negócio de matar nazistas”, retruca Pitt (ou Aldo Raine, um de seus papéis mais agressivos e menos sensuais). Aldo exige que o sargento aponte num mapa onde estão os demais soldados nazistas. O sargento se recusa. Aldo chama o Urso Judeu, cuja especialidade é arrebentar o crânio dos inimigos com um taco de beisebol. Em seguida, a câmera mostra o sorriso sádico do Urso e uma sequência de golpes de bastão. Essa é a essência do filme Bastardos inglórios, de Quentin Tarantino, que estreia nesta semana no Brasil. Trata-se de um exercício explícito, minucioso, persistente, de um dos sentimentos mais primitivos da humanidade: a vingança.


FSP (05/10/2009)


FSP online (05/10/2009)


Estadão (05/10/2009)


JB (05/10/2009)


G1 (05/10/2009)


Último Segundo (05/10/2009)


BBC Brasil (05/10/2009)

  • Supositório-bomba é nova arma da Al -Qaeda, diz jornal: Um documento dos serviços antiterror da França, obtido pelo jornal Le Figaro, revela que a rede Al-Qaeda estaria utilizando explosivos introduzidos como supositórios no interior do corpo para cometer atentados suicidas.


Deutsche Welle (04/10/2009)


Aurora Digital (Israel)


Leia mais:


Veja mais:

04/10/2009

03/10/2009

02/10/2009

01/10/2009

Nenhum comentário: