Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Papa e Mahmoud Abbas impulsionam cooperação entre Israel e Palestina


Os artigos sobre Israel sempre atualizados você encontra aqui.



Destaque 1


Destaque 2


Destaque 3

  • Muçulmanos passam de 1,5 bi e são quase 25% da população mundial: Um relatório do instituto americano Pew Forum on Religion & Public Life divulgado nesta quinta-feira aponta que 22,9% --quase um quarto da população mundial de 6,8 bilhões-- são muçulmanos. Com dados de 232 países, o instituto mapeou por três anos o mundo muçulmano, e mostra que eles são a maioria na Ásia e que, ao contrário do que os EUA e a Europa temem com a imigração, ainda representam uma porcentagem pequena nestas regiões. "Mapping the Global Muslim Population" ("Mapeando a População Muçulmana Global", em tradução livre), descrito como estudo único na área, aponta que há um total de 1.571.198.000 muçulmanos em todo o mundo. Comparativamente, segundo projeções de 2005 do World Religions Database, há cerca de 2,25 bilhões de cristãos no mundo.


BBC Brasil (08/10/2009)


Observatório da Imprensa (08/10/2009)


CJL (08/10/2009)


Zenit (08/10/2009)

  • Bento XVI: é necessário construir juntos a verdadeira civilização: A lembrança do último conflito mundial deve ser uma verdadeira advertência e um estímulo para construirmos juntos uma verdadeira civilização, não fundada sobre a violência, mas sobre a colaboração dos crentes das diversas religiões.
  • Liberdade religiosa: mais fundamental que liberdade de expressão: "A liberdade religiosa é um direito mais fundamental e importante que a liberdade de expressão": assim afirmou Dom Antonio Fronteiro, na Cúpula da OSCE, que termina hoje em Varsóvia (Polônia). Dom fronteiro representava a Santa Sé no encontro, que tratou sobre "Liberdade de pensamento, consciência, religião e crenças" e que começou no último dia 29 de setembro. O prelado, em sua intervenção, afirmou que, junto a antigos desafios, como atos de intolerância, violência ou discriminação, hostilidade social ou estereótipos religiosos, nos últimos tempos surgiram outros, que têm a ver com o relativismo.
  • Papa e Mahmoud Abbas impulsionam cooperação entre Israel e Palestina: Bento XVI e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, destacaram a importância da cooperação e do respeito mútuo entre Israel e Palestina, e do apoio internacional para solucionar o conflito entre os países.
  • EUA: bispos esclarecem declaração sobre diálogo católico-judaico: O cardeal Francis George, de Chicago, presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos (USCB), e outros quatro bispos fizeram pública nesta segunda-feira uma “Declaração de Princípios para o Diálogo Católico-Judaico”. O cardeal e bispos também disseram em uma carta que o documento de 18 de junho, intitulado “Nota sobre Ambiguidades Contidas em ‘Reflexões sobre Aliança e Missão’” deveria ser emendado, cortando duas frases que podiam levar a mal-entendidos sobre o propósito do diálogo inter-religioso. A Nota enfrenta temas relativos à evangelização e à aliança judia, que foram debatidos em um artigo escrito em 2002 por um grupo de estudiosos católicos, consultores da USCCB e o Conselho Nacional de Sinagogas.


Aurora Digital (Israel)


Leia mais:


Veja mais:

08/10/2009

07/10/2009

06/10/2009

Nenhum comentário: