Os artigos sobre Israel sempre atualizados você encontra aqui.
Destaque
- Zenit (04/11/2009): Santa Sé denuncia trágica realidade dos refugiados palestinos: A questão dos refugiados palestinos é uma “trágica realidade”, declarou ontem em Nova York o arcebispo Celestino Migliore, núncio apostólico e observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas. O prelado interveio na 64ª sessão da Assembleia Geral da ONU sobre o item 31, “O Gabinete de socorro e de trabalhos das Nações Unidas para os refugiados da Palestina e do Próximo Oriente (UNRWA)”. A agência, recordou, foi instituída como corpo temporal das Nações Unidas para servir os refugiados palestinos até que sua situação se resolvesse de forma justa. Sua própria existência, revela, é “a lembrança de que a questão dos refugiados palestinos continua sem ser resolvida”. Para Dom Migliore, trata-se de uma trágica realidade, que sublinha que a resolução do conflito palestino-israelita é “fundamental para por fim a muitas situações que provocam o caos na região do Oriente Médio e que têm sérias repercussões no âmbito mundial”. O prelado lamentou, portanto, o fracasso das duas partes envolvidas em “empenhar-se em um diálogo significativo e substancial e discutir soluções para dar estabilidade e paz à Terra Santa”. “Nunca como agora, é necessário que a comunidade internacional leve adiante seus esforços para favorecer com rapidez uma aproximação das partes”, declarou, sublinhando que quem se ocupa das negociações deve manter “uma postura equilibrada, evitando a imposição de condições prévias entre as partes”. Recordando que os muitos problemas da região se resolverão somente com negociações e diálogo, Dom Migliore indicou que uma solução duradoura deve incluir “o status da Cidade Santa de Jerusalém”. “Também à luz de numerosos episódios de violência e dos desafios da livre circulação, colocados pelo Muro de Segurança, a Santa Sé renova seu apoio às medidas garantidas no âmbito internacional para assegurar a liberdade de religião e de consciência aos habitantes e um acesso permanente, livre e sem obstáculos aos Lugares Santos por parte dos fiéis de toda religião e nacionalidade”. “Somente com uma paz justa e duradoura – não imposta, mas alcançada com a negociação e com o compromisso razoável – se realizarão as aspirações legítimas de todos os povos da Terra Santa”, concluiu.
O Globo (05/11/2009)
- Oponente de Karzai rejeita participação no governo: Abdullah tacha reeleição do rival de ilegítima. Policial afegão mata cinco soldados britânicos
- Israel apreende toneladas de armas: Marinha afirma que armamento iraniano em navio seria para o Hezbollah
O Globo online (05/11/2009)
FSP (05/11/2009)
- Documentário refaz viagem de Lévi-Strauss
- Academia Francesa realiza cerimônia hoje em homenagem a antropólogo
- Moacyr Scliar vence Prêmio Jabuti: Moacyr Scliar foi o grande vencedor do 51º Prêmio Jabuti com "Manual da Paixão Solitária" (Cia. das Letras), escolhido melhor livro do ano de ficção. A obra já havia ganhado na categoria romance. O Jabuti de melhor livro de não ficção ficou com "Monteiro Lobato -Livro a Livro" (Unesp/Imprensa Oficial), org. de Marisa Lajolo e João Luís Ceccantini. A premiação ocorreu ontem.
- Opositores voltam a protestar no Irã
- Ação no mar: Israel diz ter tomado armas que iriam ao Hizbollah
Pós-eleição: Ex-candidato diz que reeleição de presidente afegão é ilegítima
FSP online (05/11/2009)
- Mundo
- Oriente Médio
- Hizbollah nega relação com armas apreendidas em navio por Israel
- ONU retira 600 funcionários do Afeganistão após ataque a hospedaria
- Karzai é corrupto, mas é "nosso homem", diz ministro francês
- ONU ordena saída de 600 funcionários estrangeiros no Afeganistão por segurança
Estadão (05/11/2009)
JB (05/11/2009)
Terra (05/11/2009)
G1 (05/11/2009)
Último Segundo (05/11/2009)
- Mundo
- Nahum Sirotsky: Dia de muitas surpresas no Oriente Médio: O dia foi de muitas notícias no Oriente Médio. Hillary Clinton, a secretária de Estado dos EUA, deu uma tropeçada na visita a Israel da onde seguiu para o Marrocos e sentiu as dores de falar além do conveniente. Em Jerusalém ela disse que nada tinha contra Israel continuar seu programa de construções de habitações nos centros urbanos israelenses já existentes, exatamente o que teria de desagradar os palestinos e mundo árabe. Não deu outra, bastou para não obter progresso algum em suas conversas com os palestinos, sua recepção pelas lideranças árabes no Marrocos, para onde seguiu, foi gelada. >>> Leia mais, clique aqui.
Uol Internacional / Mídia Global (05/11/2009)
- LM: O presidente afegão enfrenta a recusa do diálogo dos chefes talebans
- LM: Três meses na prisão sem advogado: relato da repressão no Irã
- NYT: Choques em Teerã marcam o 30º aniversário da tomada da embaixada americana
IHU (05/11/2009)
- ''O que vim fazer aqui?''. Lévi-Strauss no Mato Grosso: "Os livros de Claude Lévi-Strauss, a partir do material coletado no Brasil, constituem o corpus mais significativo e filosoficamente interessante da antropologia do século XIX". A opinião é de Umberto Galimberti, filósofo, psicólogo e psicanalista italiano. O artigo foi publicado no jornal La Repubblica, 04-11-2009. A tradução é de Moisés Sbardelotto. Eis o texto.
Pletz (05/11/2009)
Aurora Digital (05/11/2009)
- Mundo Judío
- Oriente Medio
- Nacional (Israel)
Deutsche Welle (04/11/2009)
Leia mais:
- Viajantes do Tempo
- Vaad Hashoa Brasil - Comitê do Holocausto Brasil
- ROITBLOG
- AJN
- CIDIPAL (El Centro de Información y Documentación de Israel para América Latina)
- El Reloj
- Iton Gadol
- Aurora Digital
- Haaretz (inglês)
- Israel News Now
- Israel21
- Israelinsider
- Jerusalem Post
- Newseum
- Yediot Achronot (inglês)
Veja mais:
04/11/2009
03/11/2009
02/11/2009
01/11/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário