Os artigos sobre Estudos Judaicos e Israel sempre atualizados você encontra aqui.
O Globo (28/12/2009)
- Polícia abre fogo contra manifestantes no Irã: Sobrinho do líder oposicionista Moussavi está entre os 10 mortos e 300 são presos no maior protesto em 6 meses
- O grande dilema dos aiatolás
FSP (28/12/2009)
- Novos confrontos matam ao menos 5 no Irã
- Lula deve apresentar iniciativa de paz quando visitar Israel
- Negociação leva premiê de Israel ao Egito
Lula deve apresentar iniciativa de paz quando visitar Israel
Viagem do presidente, que também incluirá territórios palestinos, será em março
MARCELO NINIO
ENVIADO ESPECIAL AO CAIRO
O governo brasileiro pretende dar um passo além da retórica em seu desejo de ter um papel político relevante no Oriente Médio. O chanceler Celso Amorim disse ontem no Cairo que a ideia é apresentar alguma iniciativa de paz durante a visita do presidente Lula a Israel e territórios palestinos, prevista para meados de março.
Até lá, o ministro continuará mantendo encontros com representantes dos principais países da região, para avaliar como o Brasil pode contribuir no processo de paz. Após o Egito, a próxima parada é a Turquia, no início de janeiro.
"Isso vai criando as condições para que você possa oferecer uma coisa concreta. Não é algo que se elabora num gabinete", disse Amorim em entrevista à Folha. Ele não quis dizer de que tipo será a proposta. "Pode ser de conteúdo ou de procedimento. Até março teremos algo específico."
As tensões regionais foram o principal tema dos encontros mantidos pelo ministro brasileiro em sua rápida passagem pelo Cairo. Na agenda, conversas com o ditador Hosni Mubarak, o chanceler, Abul-Gheit, e o chefe do serviço de inteligência, Omar Suleiman, além do secretário-geral da Liga Árabe, Amr Moussa.
Foi a primeira viagem do chanceler brasileiro ao Oriente Médio desde as visitas em série de personalidades da região a Brasília, no mês passado, e uma chance de avaliar como é recebida num dos mais importantes países do mundo árabe a penetração do Brasil.
Na entrevista conjunta de Amorim e Abul-Gheit, um jornalista egípcio perguntou como as presenças dos presidentes de Israel, da Autoridade Nacional Palestina e do Irã em Brasília em menos de duas semanas se encaixavam nas ambições do Brasil para a região. "Não temos uma fórmula mágica para resolver os problemas", respondeu o chanceler. "Mas acreditamos que novos atores trazem novos ares, e isso pode ajudar."
A proposta de "arejar" as negociações já havia sido apresentada por Amorim em janeiro, durante visita a Israel, Síria, territórios palestinos e Egito, em plena ofensiva israelense contra a faixa de Gaza. Na época, o ministro sofreu severas críticas, inclusive de seus dois antecessores no cargo, por praticar uma diplomacia de muita visibilidade e pouco resultado.
Mas em sua terceira visita ao Egito neste ano, o chanceler brasileiro disse que está convencido de que o desejo brasileiro de ser mais atuante no Oriente Médio é cada vez mais bem-vindo na região.
Ele deu como exemplo o pedido feito por Mubarak para que o Brasil faça parte da força de manutenção da paz entre Israel e Egito, estacionada no deserto do Sinai. Amorim respondeu que o pedido terá de ser avaliado do ponto de vista legal.
Com o envolvimento crescente do Brasil na região e o interesse do país em se fazer ouvir, diz o chanceler, é natural que surja uma proposta concreta para lidar com o conflito. "A proposta surge quando você participa do diálogo. O Brasil não vai criar um plano de fora, mas, estando dentro do diálogo, ele pode surgir."
FSP online (28/12/2009)
Estadão (28/12/2009)
- ISRAEL - Notícias, Fotos e Vídeos sobre Israel
- Repressão a protesto mata 5 em Teerã
- A ameaça do Afeganistão virtual
- Faixa de Gaza lembra ofensiva de Israel
- Marcos Guterman: Chávez: “Colômbia é a Israel da América do Sul”
- Gustavo Chacra (27/12/2009): Lembrando da minha visita à Gaza um ano depois da guerra entre Hamas e Israel
ZH (28/12/2009)
- Mundo
- Mortes marcam protestos no Irã (página 21)
G1 (28/12/2009)
Aurora Digital (28/12/2009)
- Mundo Judío
- Oriente Medio
- Nacional (Israel)
Deutsche Welle (27/12/2009)
BBC Brasil (27/12/2009)
Deutsche Welle (27/12/2009)
Leia mais:
- Viajantes do Tempo
- Vaad Hashoa Brasil - Comitê do Holocausto Brasil
- ROITBLOG
- AJN
- CIDIPAL (El Centro de Información y Documentación de Israel para América Latina)
- El Reloj
- Iton Gadol
- Aurora Digital
- Haaretz (inglês)
- Israel News Now
- Israel21
- Israelinsider
- Jerusalem Post
- Newseum
- Yediot Achronot (inglês)
Veja mais:
27/12/2009
- Israel: desafiando tradições no centro do judaísmo
- Vida nova para a Cisjordânia: na contramão da crise econômica mundial, região palestina cresce e se revitaliza
26/12/2009
- Plena unificação europeia também exige unificar a memória dos dois totalitarismos [Nazismo e Stalinismo]
- "Noite sagrada uma ova!": o Natal dos nazistas em exposição
- Natal em Belém (5)
25/12/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário