Os artigos sobre Israel sempre atualizados você encontra aqui.
Destaque
Adital (08/09/2009): Releituras Judaicas da Bíblia (Antônio Mesquita Galvão): Eu estive recentemente na Terra Santa onde participei de um congresso multidisciplinar de estudiosos das Sagradas Escrituras. O encontro envolveu pesquisadores norte-americanos (pentecostais), alemães (protestantes), israelenses (judaísmo) e brasileiros (católicos). Embora realizado por especialistas das áreas de teologia, ciências da religião, antropologia e arqueologia, reuniu pessoas não pertencentes às hierarquias ou ao saber oficial das religiões, mas pensadores independentes. Não havia padres nem pastores. O evento ocorreu em dois lugares: em Caphernaun, na Galiléia, e junto a Ramat Rachel, um sítio arqueológico perto de Tel Aviv. As apresentações e os debates ocorreram em hebraico, inglês e francês. (...) O objetivo do trabalho foi trazer mais esclarecimentos de exegese e interpretação para a chamada "parte mitológica" da Bíblia, capítulos 1 a 11 do bereshit, (livro de Gênesis). Assim buscou-se uma nova visão, místico-científica, e sobretudo crítica para os personagens Lylith (a primeira mulher de Adão), Adão e Eva (como uma geração e não um simples casal), seus filhos Cahim e Abbel (como classes em tensão e não apenas dois irmãos) e sobre a família de Noé, e sobre os eventos "Dilúvio", "Torre de Babel" "Gigantes" e "Tomada de Jericó" (Êxodo). Como essência, Deus criou, salvou e preparou um projeto. A forma como isto aconteceu é acidental, adstrito à exegese de cada época. Os participantes esperam que, com o passar dos anos haja um substancial incremento de informações crítico-científico-religiosas nos rodapés dos livros sagrados, com o aporte dos subsídios da ciência, ao invés de tão-somente informações religiosas. A pesquisa vai continuar pelos links da Internet.
Estadão (08/09/2009)
- Gustavo Chacra: Filme palestino-americano Amreeka ensina até o que significa xeque-mate: O filme Amreeka é daqueles que todos os interessados pelo Oriente Médio vão se apaixonar, assim como ocorreu com Lemon Tree ou Caramelo. Descreve a vida de uma mãe e um filho palestinos que recebem o greencard e se mudam de Belém para uma cidade perto de Chicago. Tem um pouco de tragédia, mas a maior parte do enredo faz rir em uma comédia meio como as argentinas Filho da Noiva ou Clube da Lua. Quando a gente começa a ficar triste, com o menino sendo humilhado por um soldado israelense em um checkpoint na Cisjordânia, acontece alguma cena engraçada, com a avó reclamando que e a filha não levou tomate para preparar o taboule.
- Marcos Guterman: Hitler e a Aids: tudo a ver?
Bom Dia Brasil (08/09/2009)
- Muralha erguida para separar povos é usada para mandar recados na Cisjordânia: Frases em diversos idiomas somam 900 mensagens, escritas no muro que separa Israel de Ramallah, na Cisjordânia. A iniciativa foi de uma ONG holandesa. Uma carta com duas mil palavras deve ocupar 3km.
Revista Época (08/09/2009)
- Paulo Nogueira: Quiz da Semana: 11 perguntas sobre a Segunda Guerra Mundial
Zenit (08/09/2009)
- Representantes de todas as religiões visitam Auschwitz: Representantes religiosos de todo o mundo foram nesta manhã ao antigo campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, dentro dos atos conclusivos do Simpósio "Homens e Religiões".
- Liberdade religiosa exige ensino da religião na escola: O respeito pela liberdade religiosa exige a possibilidade de oferecer aos alunos das escolas públicas e privadas uma educação religiosa em coerência com sua fé, explica a Santa Sé.
- Carta vaticana sobre o ensino da religião na escola: Publicamos a carta circular que a Congregação vaticana para a Educação Católica enviou aos presidentes das conferências episcopais sobre o ensino da religião católica na escola.
Leia mais:
- AJN
- CIDIPAL (El Centro de Información y Documentación de Israel para América Latina)
- El Reloj
- Iton Gadol
- Aurora Digital
- Haaretz (inglês)
- Israel News Now
- Israel21
- Israelinsider
- Jerusalem Post
- Newseum
- Yediot Achronot (inglês)
Veja mais:
08/09/2009
- LTI: a linguagem do Terceiro Reich
- Gustavo Chacra: Se Obama fracassar, pode haver guerra entre Israel e Irã
07/09/2009
- Lula agora nega ter dado apoio a Ahmadinejad
- Ocidente não deve punir o Irã por programa nuclear, diz Lula
06/07/2009
- A literatura hebraica no Estado de Israel (Jacó Guinsburg)
- FHC: A difícil paz - Como manter a esperança na solução do conflito entre Israel e Palestina?
05/09/2009
04/09/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário