Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (54) .... Violência ou diálogo? - Reflexões psicanalíticas sobre terror e terrorismo

Violência ou diálogo? - Reflexões psicanalíticas sobre terror e terrorismo

Autor(es): Sverre Varvin (org.), Vamik D. Volkan (org.)

Editora: Perspectiva
Psicologia / Psicanálise, Ciências Sociais / Política

Autoria: International Psychoanalytical Association, Federação Brasileira de Psicanálise

Descrição: "Um insight comum ao livro é a recusa dos ensaístas a interpretar o terrorismo em simples termos morais. Não se trata de uma luta do bem contra o mal (ou do mal contra o bem), ainda que seja esse exatamente o modo como ambos os lados do conflito o vêem. As dinâmicas conduzidas pela humilhação e o ódio são nomeadas e investigadas; exploram-se as contribuições das histórias árabe e islâmica; examinam-se gênero, religião e desvantagem econômica; comparam-se e distinguem-se outros contextos em que o terrorismo tem sido praticado; e as compreensões psicanalíticas vigentes são examinadas para melhor esclarecimento. É impressionante descobrir tudo isto em um texto estimulante para os iniciados em psicanálise, mas bastante acessível ainda ao leitor comum.

Este livro dá orientação suficiente para estrategistas de governo, de maneira a torná-lo muito útil para diplomatas e planejadores militares. Auxilia estudantes, conselheiros políticos e membros de "usinas de idéias" ao ampliar seus recursos. Tenho certeza de que também promoverá avanços na teoria e na prática da comunidade analítica." - John, Lord Alderdice

Violência ou Diálogo?, que a editora Perspectiva incluiu na sua coleção Estudos, é, pois, uma obra que, ao lado da pertinência específica de cada um de seus estudos, enfeixa uma demonstração significativa de que a psicanálise tem uma contribuição vital a oferecer, tanto na percepção das realidades objetivas e externas, quanto das subjetivas e internas ao homem e ao mundo de sua existência.


Jornal Hoje

Jornal Nacional

Em Cima da Hora

Bom Dia Brasil

Estadão

Deutsche Welle

El Pais

BBC

BBC Brasil

UOL Notícias

Terra Notícias

Yahoo News

Yahoo Notícias

FSP online

Veja mais:


Nenhum comentário: