Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (71) ....Parcerias entre o Brasil e Oriente Médio (2006-2009)

BBC Brasil

FSP online

G1

CBN

Jornal da Globo

  • Histórico do conflito em Gaza: Iniciado no sábado (27/12/08) o atual ataque israelense à Faixa de Gaza é um dos mais violentos desde a Primeira Intifada, entre 1987 e 1991 e já deixou mais de 700 mortos.
  • A vida dos palestinos que se refugiaram no Brasil: Faz décadas que o conflito no Oriente Médio vem provocando a fuga de palestinos para vários países. Uma centena deles há dois anos tenta reconstruir a vida no Brasil. (Veja o comentário de Cláudia A. Prata Ferreira logo abaixo).

Comentário Cláudia A. Prata Ferreira: Parcerias entre o Brasil e Oriente Médio (2006-2009): No ano de 2006, o ministro da Educação Fernando Haddad realizou uma visita ao Oriente Médio (Líbano, Síria, Israel) para estreitar acordos de cooperação educacional. O foco das parcerias é o ensino superior. O chefe da assessoria internacional do MEC, Alessandro Candeas lembrou que o presidente Lula tem destacado, desde que assumiu o governo, a importância dos laços do Brasil com o Oriente Médio, com países árabes, sobretudo. O incentivo ao ensino bilíngüe do árabe e do hebraico no Brasil e da língua portuguesa no Líbano também está na agenda do ministro Fernando Haddad.(1) De acordo com Alessandro Candeas, há acordos semelhantes entre Brasil, Síria e Israel, que devem ser ampliados a partir da viagem. "Com a visita do ministro Haddad, também serão firmados acordos em educação a distância e ensino técnico e profissional", disse Candeas. A idéia, segundo ele, é ampliar o intercâmbio acadêmico entre professores orientais e brasileiros, por meio da realização de seminários, eventos conjuntos e publicações científicas.(2)


Outro fato que merece ser mencionado é um pequeno trecho da entrevista do embaixador brasileiro no Egito - Cesário Melantonio Neto(3), em 31 de dezembro de 2008, sobre a relação entre o Brasil e o Oriente Médio: “Há quase 12 milhões de brasileiros de origem árabe e meio milhão de origem judaica. Isso é uma ponte étnica com o Oriente Médio. O Brasil agora está organizando uma aproximação estreita com o mundo árabe. No dia 31 de março (2009), vai acontecer uma nova reunião da cúpula América do Sul - Países Árabes (Aspa) organizada com apoio da Liga Árabe. A Aspa prevê uma aproximação política, económica e cul­tural entre as regiões. A nossa pro­posta é de institucionalizar a Aspa e fazer reuniões de um futuro comité executivo a cada seis meses”.


Observações:

(1) Recentemente (2006), foi criado o curso de Português para Falantes de Árabe, na Universidade de Damasco, na Síria, cuja professora, Paula da Costa Caffaro, é egressa da Especialização em Língua Árabe da Faculdade de Letras da UFRJ. O curso na Síria, que já está no terceiro ano de funcionamento, é ministrado com o método Português para Falantes de Árabe, de autoria dos professores do Setor; ele foi declarado pelo Ministério das Relações Exteriores como o método oficial para o ensino de língua portuguesa para os falantes de árabe (2007). Em meados do ano passado, o livro foi adquirido pelo Alto Comissariado da ONU, e enviado para refugiados da Palestina, que vieram para o Brasil em setembro. Os autores do método (Setor de Árabe/FL/UFRJ) foram convidados pela ONU para ministrarem o Curso de Capacitação de Professores de Português para Palestinos Refugiados, que ocorreu de 14 a 18 de janeiro de 2008, no Hotel Novo Mundo, na Glória, Rio de Janeiro.

(2) No período de 26 de fevereiro a 9 de março de 2006, pela primeira vez, um ministro brasileiro da Educação visita o Oriente Médio (Líbano, Síria, Israel) para estreitar acordos de cooperação educacional. Fonte: “Capes participa de missão ao Oriente Médio” – Notícia publicada por Assessoria de Imprensa da Capes, em 23/02/2006. Link: http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/1410

(3) Fonte: Jornal do Brasil, página 21, em 31/12/2008 Entrevista com o embaixador brasileiro no Egito, Cesário Melantonio Neto. Paz na região ficou mais distante - Embaixador brasileiro no Egito explica a disputa de poder no Oriente Médio e fala sobre o papel do Brasil no processo de paz na Faixa de Gaza.

Veja mais:


Nenhum comentário: