INFORME FIERJ 405 - EXTRA - NOTAS OFICIAIS (09/01/2009)
RESPOSTA PÚBLICA DA FIERJ A SITUAÇÃO ATUAL
Além das ações em jornais e rádios que tem sido implementadas desde o dia 29 de dezembro, nossa resposta contundente será dada neste domingo no programa Comunidade na TV às 12h15 na CNT (RJ, NET e pela SKY para todo od Brasil menos SP, PR, SC e RS) e às 18h30 pelo canal 14 da NET.
Há uma matéria especial "O Outro Lado da Guerra" feita por pelo jornalista José Roitberg, uma verdadeira aula sobre o conflito e seus motivos dada pelo jornalista Osias Wurman, uma declaração exclusiva da ministra das realações exteriores de Israel Tzipi Livni e a palavra da FIERJ com a orientação comunitária pela nossa presidente Léa Pustilnic Lozinsky. Não perca. Mais informações no próximo informe.
FSP
- ONU pede cessar-fogo imediato em Gaza
- Frases
- Artigo: Gaza, o bumerangue
- Mísseis do Líbano evocam 2a frente
- Hamas executa rivais e supostos colaboradores, afirma jornal
- População fica entre suicidas e militares
- Abbas: Hamas está dividido sobre fim de mandato de presidente da ANP
- Reticente sobre guerra, Ehud Barak se beneficia dela
- EUA se abstêm em votação na ONU
- Repercussão
- Comparação com o nazismo pelo PT é ofensiva, diz ministro israelense
- Nota do PT irrita entidades pró-Israel
- Amorim começa pela Síria giro por Oriente Médio
- Obama terá canal indireto com Hamas, diz jornal
FSP online
- Exército israelense apreende mapa de batalha do Hamas, diz "Haaretz"
- Ofensiva israelense em Gaza matou 257 crianças, diz ONU
- Sobe para 10 o nº de militares israelenses mortos
- Palestinos e policiais se enfrentam em Jerusalém
- ONU pede investigação independente em Gaza
- Premiê israelense rejeita trégua e diz que a ofensiva continua
- Israel cumpre cessar-fogo para entrada de ajuda
- Ouça: Famílias fogem de Gaza, afirma brasileiro
- Não dormimos há dez dias, diz palestino em Gaza
- Paquistaneses partidários de Bin Laden protestam contra Israel
- Premiê israelense rejeita resolução "impraticável" da ONU e diz que ofensiva continua
- Presidente do Irã envia emissário a Brasília para conversar com Lula
- Israel e Hamas rejeitam resolução do Conselho de Segurança por cessar-fogo
- Depressão e medo cercam nossas casas, diz jovem palestina
- Não consigo proteger nem confortar meus filhos, diz palestina
- Israelense que promove diálogo com palestinos deixa fronteira
- Nota do PT sobre confrontos em Gaza irrita entidades pró-Israel
- Comparação com o nazismo pelo PT é ofensiva, diz ministro israelense
- Obama terá canal indireto com Hamas, diz jornal
- Não dormimos há dez dias, diz palestino em Gaza
Estadão
- Blog Marcos Guterman: Joe, o Encanador, vai à guerra
- Blog Marcos Guterman: Os deveres da humanidade
- “Nem todos os israelenses são maus. Há alguns que são bons e outros que são maus.”*
*De Imad Tanani, menina palestina de oito anos, moradora de Gaza, que tem câncer e está sendo tratada por médicos israelenses no Sheba Medical Center, perto de Tel Aviv. O diretor do hospital, Ze'ev Rothstein, disse que “a assistência aos feridos e doentes não deve ter limites” e que o trabalho dos médicos é “salvar vidas e promover a paz” na região. E completou: “Talvez um dia desses nossos líderes também consigam entender isso”.
Deutsche Welle
- Steinmeier inicia missão diplomática no Oriente Médio
- Mediação da UE no Oriente Médio tem sucesso questionável
- Ajuda policial alemã em regiões de crise nem sempre é bem-vinda
UOL Mídia Global: O UOL Notícias passa a publicar todo o conteúdo do UOL Mídia Global em sua editoria de Internacional. Com navegação unificada, agora é possível encontrar, em um mesmo ambiente, textos traduzidos das principais e mais prestigiadas publicações do mundo, notícias internacionais em tempo real, vídeos e comentários. O conteúdo antigo de UOL Mídia Global continua à disposição.
UOL Mídia Global / UOL Internacional Herald Tribune
Roger Cohen
Do International Herald Tribune - Em Nova York – 08/01/2009.
Eu tive um sonho: estudantes árabes israelenses, revoltados com a guerra em Gaza, estavam protestando na Universidade Hebraica de Jerusalém quando estudantes judeus iniciaram uma manifestação contrária. O diretor de segurança da universidade, um sobrevivente do holocausto, tentou intervir, e os estudantes árabes chamaram-no de nazista.
De fato, eu não sonhei com isso. Shlomo Avineri, cientista político da universidade, relatou o incidente. Entretanto, os sonhos vão ao ponto. Não há sentido em negar que há uma conexão entre as dezenas de mortos pelo fogo israelense perto de uma escola da Organização das Nações Unidas em Gaza com a "Nakba" palestina de 1948 e Berlim, 1945.
A história é cruel. Algumas vezes seu giro destrutivo é superado: a França e Alemanha se libertaram do ciclo de guerras após 1945, como também a Polônia e a Alemanha. Japão e China não chegam a se amar, mas fazem negócios entre si. Apenas no Oriente Médio os mortos dominam.
Sua exigência por sangue é, aparentemente, insaciável. Suas tumbas não se aquietam. Desde 1948 e da criação de Israel, a retaliação reinou entre os movimentos nacionais judeus e palestinos.
Nunca antes me senti tão desanimado com Israel, tão envergonhado por suas ações, tão desesperado por qualquer paz que possa pôr fim ao domínio dos mortos em favor da oportunidade para os vivos.
Mais do que sonhos, venho tendo pesadelos. Não posso ver um cenário no qual uma vitória tática de curto prazo israelense sobre o Hamas não seja superada pelo custo estratégico de longo prazo desta guerra.
Antes que eu entre nisso, contudo, deixe-me voltar, por um momento, àqueles estudantes árabes israelenses que protestavam.
Existem cerca de 1,3 milhão de cidadãos árabes em Israel, ou um pouco menos de 20% da população. Sua fidelidade é dividida, mas nunca antes protestaram tão vigorosamente. Este é um sinal claro virulência do sentimento árabe geral na segunda semana da guerra em Gaza. O presidente da Síria, Bashar Al-Assad, chamou Gaza de "campo de concentração", usando o mesmo termo carregado da Segunda Guerra mundial.
Essas alusões são odiosas: uma minoria judaica em um estado árabe do tamanho da minoria árabe em Israel é inimaginável. Israel continua sendo uma pequena ilha de democracia relativamente liberal em um mar árabe repressor. Entretanto, está se tornando um gueto.
A cerca de segurança de alta tecnologia construída para separar a Cisjordânia e o fechamento quase hermético de Gaza desde a retirada em 2005, no final, são tentativas de apagar a realidade. Os palestinos se tornaram uma vaga abstração para a grande maioria dos israelenses que não estão ao alcance dos foguetes do Hamas: longe da vista, longe da mente. Israel, vergonhosamente, impediu a entrada jornalistas internacionais em Gaza.
Nesse contexto, os apelos alucinógenos do governo do primeiro-ministro Ehud Olmert para o povo palestino em Gaza, pedindo a eles que compreendam que o Hamas é seu inimigo em comum, se tornam mais compreensíveis.
Mark Regev, porta-voz de Olmert, acusou o Hamas de "manter reféns" esses palestinos. Sob bombardeio aéreo e de tanques, com mais de 500 mortos e 2.500 feridos, não é assim que a maior parte das pessoas vê seu governo democraticamente eleito.
Enquanto isso, Tzipi Livni, ministra de relações exteriores que despreza cordialmente Olmert, falou sobre mudar "a equação" em Gaza. A única equação modificada que eu vejo é um ódio mais entranhado contra Israel em Gaza: os 3.000 mortos e feridos têm parentes, alguns dos quais, algum dia, podem amarrar cintos suicidas.
Quanto à conversa de Ehud Barak, o terceiro do tripé israelense e líder do Partido Trabalhista, de aprofundar e ampliar a campanha em Gaza, não está dissociada da tentativa de aprofundar e ampliar seu apelo entre israelenses que parecem ter visto nele um pacifista. Esse subtexto de manobra política em preparação para as eleições do dia 10 de fevereiro tem sido um dos aspectos mais repelentes da carnificina em Gaza.
A narrativa israelense heroica chegou ao fim.
Mas o que dizer dos foguetes intoleráveis do Hamas em Sderot, os 20 israelenses mortos pelos foguetes desde 2005 (quatro deles na atual violência ), a linguagem aniquiladora da Carta Magna do Hamas? Sim, há que haver uma resposta ao Hamas, mas esta está errada.
Tem sido errada desde que Jim Wolfensohn, ex-presidente do Banco Mundial viu suas tentativas para reanimar a atividade econômica em Gaza em 2005 prejudicadas pelo fechamento da fronteira que fez "tudo estragar". Tem sido errada desde a vitória eleitoral do Hamas em 2006, que o levou ao ostracismo.
Israel tem o direito de contra-atacar quando atacado - mas não de explodir Gaza em pedaços. E não tem o direito de iludir seu povo a pensar que a paz pode ser atingida sem lidar com a realidade profundamente enraizada no Oriente Médio do Hamas e da Hezbollah.
Essas realidades foram fortalecidas pela última tentativa de Olmert, o investimento irresponsável de um líder fracassado.
Eu tive outro sonho: que árabes israelenses, em busca de trabalho e de dinheiro, estavam construindo abrigos contra bombas para judeus em Sderot. Como no primeiro, este provou-se realidade. O dinheiro ainda fala no Oriente Médio. Infelizmente, os mortos falam mais alto.
(Roger Cohen é editor do International Herald Tribune. Os leitores são convidados e comentar em seu blog: http://www.iht.com/passages).
Tradução: Deborah Weinberg
UOL Internacional
- Olmert diz que resolução da ONU é "impraticável"
- Israel bombardeou casa em Gaza que tinha 110 pessoas e matou 30, diz ONU
Martin Kramer
Veja mais:
- Israel x Gaza x Oriente Médio (71) ....Parcerias entre o Brasil e Oriente Médio (2006-2009)
- Israel x Gaza x Oriente Médio (70) .... Isso não é uma foto, é uma vigarice ultrajante
- Israel x Gaza x Oriente Médio (69) .... Life must go on in Gaza and Sderot
- Israel x Gaza x Oriente Médio (68) .... Quem é quem manda no Oriente Médio?
- Israel x Gaza x Oriente Médio (67) .... Nota do PT sobre Israel: A Hitler o que é de Hitler
- Israel x Gaza x Oriente Médio (66) ....Questão da 2ª fase da Fuvest aborda conflito entre Israel e palestinos
- Israel x Gaza x Oriente Médio (65) ....Soldados treinaram antes em cidade simulada no sul
- Israel x Gaza x Oriente Médio (64) .... Qual é a melhor proporcionalidade? A absoluta. Então...
- Israel x Gaza x Oriente Médio (63) .... Israel revida críticas do Vaticano que comparam Gaza a campo de concentração
- Israel x Gaza x Oriente Médio (62) ....La comunidad judía de Brasil apoya a Israel desde los medios de comunicación
- Israel x Gaza x Oriente Médio (61) .... Treinamento militar para crianças?
- Israel x Gaza x Oriente Médio (60) .... Chávez, um verdadeiro humanista (???!!!!???)
- Israel x Gaza x Oriente Médio (59) ....Israel luta por futuro de sua existência; Palestinos, para existir no presente
- Israel x Gaza x Oriente Médio (58) .... A nota da “OLPT” / A carne barata das crianças palestinas / Mudar as palavras
- Israel x Gaza x Oriente Médio (57) ....Como definir o que são alvos válidos?
- Israel x Gaza x Oriente Médio (56) .... Israel querer sobreviver é proporcional
- Israel x Gaza x Oriente Médio (55) .... Porque Israel está atacando o Hamas?
- Israel x Gaza x Oriente Médio (54) .... Violência ou diálogo? - Reflexões psicanalíticas sobre terror e terrorismo
- Israel x Gaza x Oriente Médio (53) .... Batalha urbana começa
- Israel x Gaza x Oriente Médio (52) .... Malbergier: As barbaridades sobre Gaza
- Israel x Gaza x Oriente Médio (51) .... Bernardo Sorj: Oriente Médio: o caminho da paz não passa pelo maniqueísmo
- Israel x Gaza x Oriente Médio (50) ....Reportagens no JN (05/01/2009)
- Israel x Gaza x Oriente Médio (49) ....E Israel entrou com as tropas em Gaza
- Israel x Gaza x Oriente Médio (48) ....Negociar? Com quem? e ainda Palestinian legal adviser gets owned by Fox
- Israel x Gaza x Oriente Médio (47) ....Gaza in Jewish History
- Israel x Gaza x Oriente Médio (46) ....A batalha da desinformação
- Israel x Gaza x Oriente Médio (45) ....Ações são recomendáveis (A.Dershowitz) e Fuvest aborda conflito no Oriente Médio
- Israel x Gaza x Oriente Médio (44) .... Sim ou não à existência de Israel? Essa é a primeira questão. Eu digo “sim”
- Israel x Gaza x Oriente Médio (43) .... Gaza: Israel sitia a capital
- Israel x Gaza x Oriente Médio (42) .... Shalem Scholars Provide Analysis, Commentary on War in Gaza (The Shalem Center)
- Israel x Gaza x Oriente Médio (41) .... What Really Happened In The Middle East - Terrorism Awareness Project
- Israel x Gaza x Oriente Médio (40) ....Israel quer controlar cidades-chave em Gaza
- Israel x Gaza x Oriente Médio (39) ....Israel divide Gaza em duas partes
- Israel x Gaza x Oriente Médio (38) .... Brasileiros vivem no meio do conflito na Faixa de Gaza
- Israel x Gaza x Oriente Médio (37) ....Israel, Hamas, and moral idiocy by Alan Dershowitz
- Israel x Gaza x Oriente Médio (36) .... Can the Jewish People Survive Without an Enemy?
- Israel x Gaza x Oriente Médio (35) ....Israel's Policy Is Perfectly 'Proportionate' by Alan Dershowitz
- Israel x Gaza x Oriente Médio (34) ....A bomba demográfica que assusta Israel
- Israel x Gaza x Oriente Médio (33) .... Sorte, isso mesmo, pode definir destino da operação em Gaza, diz historiador israelense
- Israel x Gaza x Oriente Médio (32) ....Começa o ataque terrestre a Gaza, diz jornal israelense
- Israel x Gaza x Oriente Médio (31) .... E a guerra chega ao oitavo dia...Até qdo?
- Israel x Gaza x Oriente Médio (30)....Leituras e Notícias
- Israel x Gaza x Oriente Médio (29) ....Sugestões de publicações
- Israel x Gaza x Oriente Médio (28) ....Trabalhos acadêmicos
- Israel x Gaza x Oriente Médio (27) ....Mais sobre a manifestação na Avenida Paulista
- Israel x Gaza x Oriente Médio (26) ....Es-Israel.Org
- Israel x Gaza x Oriente Médio (25) .... Manifestação na Avenida Paulista por guerra em Gaza
- Israel x Gaza x Oriente Médio (24)....A guerra continua e a mídia corre atrás....
- Israel x Gaza x Oriente Médio (23)....A guerra continua: uma sexta-feira nada santa
- Israel x Gaza x Oriente Médio (22).... E no sétimo dia não há descanso, a guerra continua
- Israel x Gaza x Oriente Médio (21).... Vídeos: Foguetes em Sderot
- Israel x Gaza x Oriente Médio (20)...Mais ataques...foguetes...protestos
- Israel x Gaza x Oriente Médio (19)....Mais foguetes em Israel....Saramago e Gaza
- Israel x Gaza x Oriente Médio (18) ....Mídia?! Então o que realmente deve ser feito?
- Israel x Gaza x Oriente Médio (17)....Chuva de foguetes em Israel
- Israel x Gaza x Oriente Médio (16)...Brasília: protesto contra ataques à Faixa de Gaza
- Israel x Gaza x Oriente Médio (15)....Palestinos: Manifestação termina em confusão em Brasília
- Israel x Gaza x Oriente Médio (14) .... Paz na região ficou mais distante
- Israel x Gaza x Oriente Médio (13) .... Palestian Media Watch
- Israel x Gaza x Oriente Médio (12) .... Israel exibe no YouTube as imagens de ataques
- Israel x Gaza x Oriente Médio (11)...15 segundos (vídeo)
- Israel x Gaza x Oriente Médio (10)
- Israel x Gaza x Oriente Médio (9)
- Israel x Gaza x Oriente Médio (8)
- Israel x Gaza x Oriente Médio (7) .... Mais mídia e ainda "Ashkelon hospital moves its essential departments underground"
- Israel x Gaza x Oriente Médio (6)
- Israel x Gaza x Oriente Médio (5)
- Israel x Gaza x Oriente Médio (4)
- Israel x Gaza x Oriente Médio (3)
- Israel x Gaza x Oriente Médio (2) ... O conflito e a Mídia
- Israel x Gaza x Oriente Médio (1)....Panorama do OM e primeiras manifestações do conflito na mídia
- Israel x Gaza (Vídeos)
- Comerciais do Hamas 24-28 dezembro de 2008
- Chanceler alemã responsabiliza Hamas por ofensiva israelense
- Faixa de Gaza: Mortos em ataques passam de 300
- Enough Is Enough
- Israel expande ataque a Gaza
- Israel mata 225 em Gaza
- Israel X Gaza (Panorama em 28/12/2008)
- Israel e Hamas engrossam o discurso e tensão aumenta no Oriente Médio: Hamas já lançou mais de 60 foguetes contra Israel em quatro dias. Governo israelense avisou a ONU que irá responder ataques. >>> Leia mais em G1, em 22/12/2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário