FSP
Mundo
- Analistas veem limitação em gestões do Brasil na região
- Para Lafer, política externa atual busca "protagonismo destituído de substância"
Analistas veem limitação em gestões do Brasil na região
Para diplomatas e observadores, Itamaraty não consegue exercer influência no Oriente Médio
Chanceler Amorim começa hoje giro pela região para apresentar propostas, mas especialistas apontam falta de neutralidade do governo
DA REPORTAGEM LOCAL
O esforço do governo brasileiro para tentar mediar a crise em Gaza esbarra no alcance geopolítico limitado do Brasil e na falta de isenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tido como pró-árabe, segundo diplomatas e analistas consultados pela Folha. A posição brasileira está cristalizada na proposta de organizar e eventualmente sediar uma conferência na qual os EUA -cujo alinhamento a Israel o Brasil considera contraproducente- não teriam o papel de principal mediador.
O Planalto alega a necessidade de "arejar" as conversas de paz, com a inclusão de novos negociadores "mais neutros". O chanceler Celso Amorim foi encarregado de dar vida ao projeto. Ele está em giro por Síria, Israel, Cisjordânia e Jordânia para detalhar o plano brasileiro, que inclui ainda um cessar-fogo e o envio de monitores à fronteira Egito-Gaza, ideias já contempladas nas gestões em andamento -com aval do governo americano.
O Brasil se diz credenciado para mediar a crise e cita como prova a participação, a convite dos EUA e com o aval de Israel, na Cúpula de Annapolis (EUA), em
"É uma sugestão que tira nossa credibilidade internacional. Nosso cacife aumentou nos últimos anos, mas não o bastante", afirma Marcos Azambuja, ex-embaixador do Brasil em Paris. "É evidente que nosso poder é limitado no Oriente Médio, pois não fazemos parte do Quarteto [para a mediação do conflito israelo-palestino, que inclui EUA, União Europeia, Rússia e ONU]. Temos que ser sóbrios", diz o diplomata.
Azambuja sugere que o Brasil, no melhor dos casos, poderia associar-se a projetos orquestrados por países com maior inserção no Oriente Médio, como Egito e França. Concorda Roberto Abdenur, ex-embaixador em Washington. "É uma ilusão o Brasil achar que pode ter alguma influência no Oriente Médio."
Neutralidade em xeque
O ex-chanceler Celso Lafer aponta outro empecilho para as gestões do Brasil: o suposto viés pró-palestino do presidente Lula e seus assessores. Lafer lembra que os comunicados do Itamaraty sobre a guerra "deploraram" os ataques israelenses a Gaza, que foram considerados pelo Brasil uma "resposta desproporcional" ao foguetes do Hamas. Em nota, o PT de Lula qualificou os ataques de Israel contra Gaza de "criminosos" e comparou a ofensiva a uma prática "nazista", causando indignação de entidades judaicas.
A neutralidade brasileira também é questionada pelo analista francês Bruno Tertrais, da Fundação pela Pesquisa Estratégica. "O Brasil me parece mais inclinado para os árabes, a exemplo do presidente francês anterior, que também buscava mediar o conflito sem ser imparcial [Jacques Chirac era tido como pró-árabe]."
O ex-embaixador Abdenur afirma que o Brasil também perde credenciais de interlocutor idôneo ao convidar o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que questiona o Holocausto e a existência de Israel. Ahmadinejad deve visitar Brasília nos próximos meses. O governo israelense, que historicamente rejeitou toda mediação que não fosse americana, evita uma rejeição aberta das propostas brasileiras, dizendo-se apenas "disposto a ouvir toda proposta em busca da paz", nas palavras de Raphael Singer, porta-voz da Embaixada de Israel em Brasília. Em contraste, o entusiasmo palestino é total. "Somos muito gratos pela posição do Brasil e apoiamos suas gestões", diz Ibrahim Alzeben, embaixador da Autoridade Nacional Palestina (ANP) no Brasil.
O cientista político Marcelo Coutinho, do Observatório Sul-Americano, não vê problema no fato de o Brasil emitir posições diplomáticas pronunciadas. Ele cita como êxito o apoio de França, Rússia e China à candidatura brasileira a um assento no CS da ONU. "O Brasil é chamado a opinar sobre questões como Gaza, mas me parece um exagero querer deslocar os EUA das mediações", diz Coutinho. (SAMY ADGHIRNI)
Para Lafer, política externa atual busca "protagonismo destituído de substância"
DA REPORTAGEM LOCAL
Antecessor de Celso Amorim à frente da diplomacia brasileira, Celso Lafer condena o giro do atual chanceler pelo Oriente Médio e acusa o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de se guiar por uma política externa que "promete muito e faz pouco."
"A viagem que o ministro Celso Amorim está fazendo pelo Oriente Médio é uma forçação de barra que não faz nenhum sentido. Revela um protagonismo destituído de substância", disse à Folha Lafer, que foi ministro das Relações Exteriores sob os governos de Fernando Collor (1992) e Fernando Henrique Cardoso (2001-02).
O ex-ministro afirma que, se ainda estivesse à frente do Itamaraty, lançaria apelos pelo fim da violência e enviaria ajuda humanitária, a exemplo do que Amorim fez, mas "em hipótese alguma" tomaria a decisão unilateral de ir à região para fazer gestões diretas com os protagonistas.
"No máximo, me colocaria à disposição para ajudar no que pudesse", afirma.
Para Lafer, jurista de formação e autor de vários livros sobre relações internacionais, as tentativas do governo brasileiro de ter voz no Oriente Médio mostram que "o Brasil não tem nenhuma noção do que pode e do que não pode".
"Nenhum dos demais países emergentes -China, Índia e Rússia- está tomando iniciativas exageradas como as do Brasil", diz o ex-chanceler, que enxerga um paradoxo nos rumos da atual diplomacia brasileira.
"Me parece curioso que o atual governo brasileiro, que se omitiu na crise das papeleiras entre Uruguai e Argentina, na qual realmente poderia e deveria ter desempenhado um papel construtivo, busque agora atuar no Oriente Médio", diz o ex-ministro.
Ele se referia às tensões deflagradas em 2006 entre Montevidéu e Buenos Aires por causa da instalação de duas fábricas de pasta de celulose no Uruguai, próximo da fronteira com a Argentina.
Segundo Lafer, a diplomacia do governo Lula acumula fracassos. Ele cita como exemplos a empacada candidatura brasileira a um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, a derrocada das negociações comerciais da Rodada Doha para a liberalização do comércio e a "pouco construtiva" política de vizinhança na América do Sul.
"Há muitos exemplos que demonstram que a atual diplomacia fala e promete muito, mas acaba fazendo pouco", afirma o ex-chanceler. (SA)
FSP online
Aurora
- La Fuerza Aérea atacó sesenta objetivos en la Franja de Gaza
- Tzáhal incorpora a los reservistas
- Vargas Llosa cree que "Hamás saldrá reforzado"
- Un cohete cayó junto a un jardín de infantes en la ciudad de Ashdod
- Inteligencia militar estima que la estructura de Hamás fue dañada
Veja mais:
- Israel x Gaza x Oriente Médio (91) .... "A opinião mundial não nos salvará"
- Israel x Gaza x Oriente Médio (90) .... Truth or propaganda?
- Israel x Gaza x Oriente Médio (89) .... A Paz cansada de guerra
- Israel x Gaza x Oriente Médio (88) .... Hitler and the Hamas in Gaza: Find the differences
- Israel x Gaza x Oriente Médio (87) .... Israel pode, sim, vencer desta vez
- Israel x Gaza x Oriente Médio (86) .... "Os terroristas preferem o amor à guerra" (Hã??? Jura????!!!!!)
- Israel x Gaza x Oriente Médio (85) ....Como ocorre o confronto em Gaza – do lado israelense e do lado do Hamas
- Israel x Gaza x Oriente Médio (84) .... Israel não pode (e não vai) perder a guerra contra as forças da intolerância religiosa
- Israel x Gaza x Oriente Médio (83) .... Militantes de Hamas e Fatah entram em choque
- Israel x Gaza x Oriente Médio (82) ....Conflito é um beco com saída para a paz
- Israel x Gaza x Oriente Médio (81) ....Crianças como escudos humanos
- Israel x Gaza x Oriente Médio (80) ....Leitores de Emir Sader acham que Hitler foi bonzinho e humano com os judeus
- Israel x Gaza x Oriente Médio (79) ....Fundamentalismos
- Israel x Gaza x Oriente Médio (78) .... A paz entre árabes e judeus no Rio
- Israel x Gaza x Oriente Médio (77) ....Você é judeu? Então eu sou judeu
- Israel x Gaza x Oriente Médio (76) .... O conflito do Hamas em cores (Giora Becher)
- Israel x Gaza x Oriente Médio (75) ....Shimon Peres: 'O mundo, no fim, nos agradecerá'
- Israel x Gaza x Oriente Médio (74) ....Intolerância e ódio (Bernardo Sorj)
- Israel x Gaza x Oriente Médio (73) .... A guerra em Gaza em debate
- Israel x Gaza x Oriente Médio (72) ....Resposta pública da FIERJ a situação atual
- Israel x Gaza x Oriente Médio (71) ....Parcerias entre o Brasil e Oriente Médio (2006-2009)
- Israel x Gaza x Oriente Médio (70) .... Isso não é uma foto, é uma vigarice ultrajante
- Israel x Gaza x Oriente Médio (69) .... Life must go on in Gaza and Sderot
- Israel x Gaza x Oriente Médio (68) .... Quem é quem manda no Oriente Médio?
- Israel x Gaza x Oriente Médio (67) .... Nota do PT sobre Israel: A Hitler o que é de Hitler
- Israel x Gaza x Oriente Médio (66) ....Questão da 2ª fase da Fuvest aborda conflito entre Israel e palestinos
- Israel x Gaza x Oriente Médio (65) ....Soldados treinaram antes em cidade simulada no sul
- Israel x Gaza x Oriente Médio (64) .... Qual é a melhor proporcionalidade? A absoluta. Então...
- Israel x Gaza x Oriente Médio (63) .... Israel revida críticas do Vaticano que comparam Gaza a campo de concentração
- Israel x Gaza x Oriente Médio (62) ....La comunidad judía de Brasil apoya a Israel desde los medios de comunicación
- Israel x Gaza x Oriente Médio (61) .... Treinamento militar para crianças?
- Israel x Gaza x Oriente Médio (60) .... Chávez, um verdadeiro humanista (???!!!!???)
- Israel x Gaza x Oriente Médio (59) ....Israel luta por futuro de sua existência; Palestinos, para existir no presente
- Israel x Gaza x Oriente Médio (58) .... A nota da “OLPT” / A carne barata das crianças palestinas / Mudar as palavras
- Israel x Gaza x Oriente Médio (57) ....Como definir o que são alvos válidos?
- Israel x Gaza x Oriente Médio (56) .... Israel querer sobreviver é proporcional
- Israel x Gaza x Oriente Médio (55) .... Porque Israel está atacando o Hamas?
- Israel x Gaza x Oriente Médio (54) .... Violência ou diálogo? - Reflexões psicanalíticas sobre terror e terrorismo
- Israel x Gaza x Oriente Médio (53) .... Batalha urbana começa
- Israel x Gaza x Oriente Médio (52) .... Malbergier: As barbaridades sobre Gaza
- Israel x Gaza x Oriente Médio (51) .... Bernardo Sorj: Oriente Médio: o caminho da paz não passa pelo maniqueísmo
- Israel x Gaza x Oriente Médio (50) ....Reportagens no JN (05/01/2009)
- Israel x Gaza x Oriente Médio (49) ....E Israel entrou com as tropas em Gaza
- Israel x Gaza x Oriente Médio (48) ....Negociar? Com quem? e ainda Palestinian legal adviser gets owned by Fox
- Israel x Gaza x Oriente Médio (47) ....Gaza in Jewish History
- Israel x Gaza x Oriente Médio (46) ....A batalha da desinformação
- Israel x Gaza x Oriente Médio (45) ....Ações são recomendáveis (A.Dershowitz) e Fuvest aborda conflito no Oriente Médio
- Israel x Gaza x Oriente Médio (44) .... Sim ou não à existência de Israel? Essa é a primeira questão. Eu digo “sim”
- Israel x Gaza x Oriente Médio (43) .... Gaza: Israel sitia a capital
- Israel x Gaza x Oriente Médio (42) .... Shalem Scholars Provide Analysis, Commentary on War in Gaza (The Shalem Center)
- Israel x Gaza x Oriente Médio (41) .... What Really Happened In The Middle East - Terrorism Awareness Project
- Israel x Gaza x Oriente Médio (40) ....Israel quer controlar cidades-chave em Gaza
- Israel x Gaza x Oriente Médio (39) ....Israel divide Gaza em duas partes
- Israel x Gaza x Oriente Médio (38) .... Brasileiros vivem no meio do conflito na Faixa de Gaza
- Israel x Gaza x Oriente Médio (37) ....Israel, Hamas, and moral idiocy by Alan Dershowitz
- Israel x Gaza x Oriente Médio (36) .... Can the Jewish People Survive Without an Enemy?
- Israel x Gaza x Oriente Médio (35) ....Israel's Policy Is Perfectly 'Proportionate' by Alan Dershowitz
- Israel x Gaza x Oriente Médio (34) ....A bomba demográfica que assusta Israel
- Israel x Gaza x Oriente Médio (33) .... Sorte, isso mesmo, pode definir destino da operação em Gaza, diz historiador israelense
- Israel x Gaza x Oriente Médio (32) ....Começa o ataque terrestre a Gaza, diz jornal israelense
- Israel x Gaza x Oriente Médio (31) .... E a guerra chega ao oitavo dia...Até qdo?
- Israel x Gaza x Oriente Médio (30)....Leituras e Notícias
- Israel x Gaza x Oriente Médio (29) ....Sugestões de publicações
- Israel x Gaza x Oriente Médio (28) ....Trabalhos acadêmicos
- Israel x Gaza x Oriente Médio (27) ....Mais sobre a manifestação na Avenida Paulista
- Israel x Gaza x Oriente Médio (26) ....Es-Israel.Org
- Israel x Gaza x Oriente Médio (25) .... Manifestação na Avenida Paulista por guerra em Gaza
- Israel x Gaza x Oriente Médio (24)....A guerra continua e a mídia corre atrás....
- Israel x Gaza x Oriente Médio (23)....A guerra continua: uma sexta-feira nada santa
- Israel x Gaza x Oriente Médio (22).... E no sétimo dia não há descanso, a guerra continua
- Israel x Gaza x Oriente Médio (21).... Vídeos: Foguetes em Sderot
- Israel x Gaza x Oriente Médio (20)...Mais ataques...foguetes...protestos
- Israel x Gaza x Oriente Médio (19)....Mais foguetes em Israel....Saramago e Gaza
- Israel x Gaza x Oriente Médio (18) ....Mídia?! Então o que realmente deve ser feito?
- Israel x Gaza x Oriente Médio (17)....Chuva de foguetes em Israel
- Israel x Gaza x Oriente Médio (16)...Brasília: protesto contra ataques à Faixa de Gaza
- Israel x Gaza x Oriente Médio (15)....Palestinos: Manifestação termina em confusão em Brasília
- Israel x Gaza x Oriente Médio (14) .... Paz na região ficou mais distante
- Israel x Gaza x Oriente Médio (13) .... Palestian Media Watch
- Israel x Gaza x Oriente Médio (12) .... Israel exibe no YouTube as imagens de ataques
- Israel x Gaza x Oriente Médio (11)...15 segundos (vídeo)
- Israel x Gaza x Oriente Médio (10)
- Israel x Gaza x Oriente Médio (9)
- Israel x Gaza x Oriente Médio (8)
- Israel x Gaza x Oriente Médio (7) .... Mais mídia e ainda "Ashkelon hospital moves its essential departments underground"
- Israel x Gaza x Oriente Médio (6)
- Israel x Gaza x Oriente Médio (5)
- Israel x Gaza x Oriente Médio (4)
- Israel x Gaza x Oriente Médio (3)
- Israel x Gaza x Oriente Médio (2) ... O conflito e a Mídia
- Israel x Gaza x Oriente Médio (1)....Panorama do OM e primeiras manifestações do conflito na mídia
- Israel x Gaza (Vídeos)
- Comerciais do Hamas 24-28 dezembro de 2008
- Chanceler alemã responsabiliza Hamas por ofensiva israelense
- Faixa de Gaza: Mortos em ataques passam de 300
- Enough Is Enough
- Israel expande ataque a Gaza
- Israel mata 225 em Gaza
- Israel X Gaza (Panorama em 28/12/2008)
- Israel e Hamas engrossam o discurso e tensão aumenta no Oriente Médio: Hamas já lançou mais de 60 foguetes contra Israel em quatro dias. Governo israelense avisou a ONU que irá responder ataques. >>> Leia mais em G1, em 22/12/2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário