Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Carregando...

Total de visualizações de página

Google+ Followers

Follow by Email

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Doutora - Categoria: Associado III - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (113) .... Apoio de israelenses a ofensiva é quase integral

FSP

Opinião (em 14/01/2009)


FSP

Mundo (em 14/01/2009)

Sderot comemora redução de foguetes

Queda no número de mísseis disparados por Hamas contra cidades israelenses é visto como indicador de sucesso de ofensiva


Ontem, foram 17, contra mais de 60 no dia em que os ataques a Gaza começaram; Israel diz que o objetivo de invasão é parar disparos


DO ENVIADO A SDEROT


Se para muitos analistas políticos os resultados da ofensiva israelense em Gaza são duvidosos, para os moradores de Sderot eles são claros e podem ser resumidos em um número: a frequência diária com que são obrigados a correr para o abrigo quando a sirene anuncia a chegada de mais um foguete.


Ao fim de cada dia, as TVs israelenses têm feito um balanço do número de foguetes disparados por extremistas de Gaza contra o sul do país, numa forma de avaliar o sucesso da operação militar. Ontem eles chegaram a 17, redução significativa em comparação com os mais de 60 do primeiro dia da ofensiva, no dia 27 de dezembro.


"A situação está muito mais calma por aqui, e é claro que isso tem a ver com a operação do Exército", diz Eli Assaiag, dono de um popular quiosque de comida marroquina no centro de Sderot, cidade a pouco mais de um quilômetro da fronteira de Gaza e alvo preferencial dos foguetes do Hamas.


Morador da cidade há 52 anos, Eli diz que espera uma mudança radical depois que os canhões israelenses silenciarem. "Já caiu um foguete a cem metros para a direita, a cem metros para a esquerda, um dia vai cair aqui", diz Eli, cujo quiosque, não por acaso, chama-se "Cantinho da Sorte".


Mas mesmo o governo israelense não parece confiar totalmente em alcançar o objetivo principal da ofensiva que lançou contra o Hamas, que é pôr fim aos foguetes. Um projeto iniciado há três meses prevê a construção de 4.000 novos bunkers em Sderot, atendendo ao pedido de moradores que dependem de abrigos públicos longe de suas casas.


Em uma cidade em que até os pontos de ônibus são pequenos caixotes de concreto para a eventualidade de um foguete, sorte e fé são artigos de primeira necessidade. O rabino-chefe de Sderot, Shimon Bar-Yohai lamenta a morte de civis inocentes em Gaza, mas diz que a ofensiva israelense era necessária e que o desfecho está "nas mãos de Deus".


Ao ser questionado sobre a semelhança entre o que acabou de dizer e os comentários dos líderes fundamentalistas do Hamas, Bar-Yohai rejeita a comparação. "Nós não temos nenhuma intenção de atingir civis e não usamos Deus para justificar o terror", diz.


Embora o número de foguetes tenha caído drasticamente em relação ao início da ofensiva, todo cuidado é pouco ao avaliar a capacidade militar do Hamas, diz Avi Open, coronel do Exército israelense nascido em Córdoba, na Argentina. "Está tudo mais calmo por aqui", diz Open, com forte sotaque castelhano, "mas é bom notar que o arsenal do Hamas ainda é grande e temos que continuar nossa operação".


O discurso cauteloso é repetido por todos os porta-vozes do Exército. Ao mesmo tempo em que gostam de exibir o número descendente de foguetes disparados de Gaza como prova do sucesso da ofensiva, evitam exagerar as expectativas de que é possível chegar a zero.


Guardadas as proporções, na guerra do Líbano o grupo xiita Hizbollah lançou uma média de 200 mísseis contra Israel até o último dia de combates. (MARCELO NINIO)


Apoio de israelenses a ofensiva é quase integral

DO "NEW YORK TIMES", EM JERUSALÉM


Para os críticos de Israel no exterior, a situação não poderia estar mais clara: a guerra na faixa de Gaza é uma resposta totalmente desproporcional aos foguetes disparados pelo Hamas, está causando sofrimento humano indescritível, e é preciso pôr um ponto final nela.


Em Israel, muito poucas pessoas veem a guerra dessa maneira. Os protestos contra a guerra têm tido dificuldade em atrair mil participantes.


Um editorial do "Jerusalem Post" disse que o mundo deve estar se perguntando se os israelenses realmente acreditam que todo o resto do mundo está enganado e apenas eles estão com a razão. A resposta é "sim".


"É muito frustrante para nós não sermos compreendidos", diz Yoel Esteron, editor do jornal "Calcalist". "Quase 100% dos israelenses sentem que o mundo é hipócrita. Onde estava o mundo quando nossas cidades foram alvejadas por foguetes por oito anos? Por que deveríamos nos importar com a opinião do mundo agora?"


Israel converteu-se nas últimas semanas num paradigma de unidade e apoio mútuo. Pergunte a pessoas em qualquer parte do país, hoje, sobre o fato de o Exército ter barrado a entrada de jornalistas na faixa de Gaza, e a resposta é "deixem o Exército fazer seu trabalho".


Com ou sem razão, os israelenses acreditam que seus soldados se esforçam para poupar vidas. Como seus combatentes se escondem entre pessoas comuns, o Hamas é visto como responsável pelas vítimas civis.


O Hamas está comprometido com a causa da destruição de Israel e recebe ajuda do Irã, de modo que algo que, para o resto do mundo, parece uma guerra travada por escolha de Israel, é vista por muitos israelenses como uma guerra obrigatória, em defesa da existência do país.


Desânimo na minoria

É verdade que já se ouvem em Israel vozes expressando o receio de que a guerra já tenha ultrapassado o tempo em que poderia ser útil. Mas essa ainda é uma visão nitidamente minoritária. Pesquisas de opinião apontam que o apoio à guerra ainda é de quase 90%.


"O Hamas fez o pensamento israelense retroceder 30 anos. Acabou com o campo pacifista", diz Boaz Gaon, dramaturgo e ativista pela paz.


Moshe Halbertal, professor de filosofia na Universidade Hebraica, ajudou a redigir o código de ética do Exército. Ele sabe quanta discussão foi investida em decidir quando é aceitável atirar num alvo legítimo se há civis por perto. Acrescentou que houve vários fatos nesta guerra em que ele desconfia que tenham sido tomadas decisões erradas.


Mas Halbertal leva a sério a ameaça que o Hamas representa à existência de Israel, e essa questão afeta as avaliações que faz a respeito da guerra.


"Temos a Al Jazeera fazendo plantão no hospital Shifa, e os feridos não param de chegar. Então você tem esse grande Golias massacrando essas pobres pessoas, e elas são vistas como vítimas. Mas, desde a perspectiva israelense, Hamas e Hizbollah são a ponta de lança de uma ameaça muito maior. Os israelenses se sentem como o pequeno Davi diante de um imenso Golias muçulmano."


Naturalmente, a guerra é retratada de maneiras distintas em Israel e fora do país. O noticiário local focaliza o sofrimento de israelenses, e as imagens de Gaza vêm depois.


Mas a imprensa israelense apenas reflete a agenda nacional. Mesmo a esquerda e o campo pacifista atribuem o conflito atual quase exclusivamente ao Hamas, e, portanto, o veem como uma guerra moral e justa.


O escritor A. B. Yehoshua, passou as últimas duas semanas tentando explicar a guerra a estrangeiros.
""Imagine", digo a um repórter francês, "que a cada dois dias um míssil caísse sobre a avenida Champs Elysées, apenas quebrando as vitrines das lojas e fazendo cinco pessoas sofrerem um choque'", disse Yehoshua ao jornal "Yedioth Aharonot". "O que você diria? Não ficaria furioso? Não dispararia mísseis contra a Bélgica, se fosse ela a responsável?"



FSP online


Observatório da Imprensa


IHU


Estadão


JB online


Veja mais:

13/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (112) .... Faixa de Horror

Israel x Gaza x Oriente Médio (111) .... Duas lentes, um mesmo conflito através de fotos

Israel x Gaza x Oriente Médio (110) .... Líderes religiosos no Brasil pedem paz no Oriente Médio

Israel x Gaza x Oriente Médio (109) .... Gaza (Ali Kamel)

Israel x Gaza x Oriente Médio (108) .... Defesa do terrorismo como princípio político. Nada será como antes.

Israel x Gaza x Oriente Médio (107) ...."Inimigos dos palestinos são seus dirigentes extremistas" (Bernard-Henri Lévy)

Israel x Gaza x Oriente Médio (106) .... Divisões no Hamas e em Israel levam ofensiva a impasse

Israel x Gaza x Oriente Médio (105) .... Como medir proporção?

Israel x Gaza x Oriente Médio (104) .... O que pode e o que não pode (Reinaldo Azevedo)

Israel x Gaza x Oriente Médio (103) .... As motivações de Israel para a guerra (Ely Karmon)

12/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (102) .... Lanzan bomba incendiaria contra Asociación Cultural Israelita en Uruguay

Israel x Gaza x Oriente Médio (101) .... A recaída do Itamaraty em Gaza (Sérgio Malbergier)

Israel x Gaza x Oriente Médio (100) ....Dê a Israel uma oportunidade (Rafael L. Bardají)

Israel x Gaza x Oriente Médio (99) .... Gaza: hora de golpear o terrorismo (Gustavo Ioschpe)

Israel x Gaza x Oriente Médio (98) .... Fisk como exemplo de isenção? Chamem o chefão do Hamas!!!!

Israel x Gaza x Oriente Médio (97) .... O Outro Lado da Guerra (Comunidade na TV)

Israel x Gaza x Oriente Médio (96) .... Dez teses sobre o ódio

Israel x Gaza x Oriente Médio (95) .... Aos poucos, aparecem os métodos e tramóias do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (94) .... Suicidas e antissemitas

11/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (93) .... Árabes e judeus que vivem no Brasil falam sobre o conflito e brasileiros vivem drama no Oriente Médio

Israel x Gaza x Oriente Médio (92) .... Analistas veem limitação em gestões do Brasil na região

Israel x Gaza x Oriente Médio (91) .... "A opinião mundial não nos salvará"

Israel x Gaza x Oriente Médio (90) .... Truth or propaganda?

Israel x Gaza x Oriente Médio (89) .... A Paz cansada de guerra

Israel x Gaza x Oriente Médio (88) .... Hitler and the Hamas in Gaza: Find the differences

Israel x Gaza x Oriente Médio (87) .... Israel pode, sim, vencer desta vez

10/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (86) .... "Os terroristas preferem o amor à guerra" (Hã??? Jura????!!!!!)

Israel x Gaza x Oriente Médio (85) ....Como ocorre o confronto em Gaza – do lado israelense e do lado do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (84) .... Israel não pode (e não vai) perder a guerra contra as forças da intolerância religiosa

Israel x Gaza x Oriente Médio (83) .... Militantes de Hamas e Fatah entram em choque

Israel x Gaza x Oriente Médio (82) ....Conflito é um beco com saída para a paz

Israel x Gaza x Oriente Médio (81) ....Crianças como escudos humanos

09/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (80) ....Leitores de Emir Sader acham que Hitler foi bonzinho e humano com os judeus

Israel x Gaza x Oriente Médio (79) ....Fundamentalismos

Israel x Gaza x Oriente Médio (78) .... A paz entre árabes e judeus no Rio

Israel x Gaza x Oriente Médio (77) ....Você é judeu? Então eu sou judeu

Israel x Gaza x Oriente Médio (76) .... O conflito do Hamas em cores (Giora Becher)

Israel x Gaza x Oriente Médio (75) ....Shimon Peres: 'O mundo, no fim, nos agradecerá'

Israel x Gaza x Oriente Médio (74) ....Intolerância e ódio (Bernardo Sorj)

Israel x Gaza x Oriente Médio (73) .... A guerra em Gaza em debate

Israel x Gaza x Oriente Médio (72) ....Resposta pública da FIERJ a situação atual

Israel x Gaza x Oriente Médio (71) ....Parcerias entre o Brasil e Oriente Médio (2006-2009)

08/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (70) .... Isso não é uma foto, é uma vigarice ultrajante

Israel x Gaza x Oriente Médio (69) .... Life must go on in Gaza and Sderot

Israel x Gaza x Oriente Médio (68) .... Quem é quem manda no Oriente Médio?

Israel x Gaza x Oriente Médio (67) .... Nota do PT sobre Israel: A Hitler o que é de Hitler

Israel x Gaza x Oriente Médio (66) ....Questão da 2ª fase da Fuvest aborda conflito entre Israel e palestinos

07/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (65) ....Soldados treinaram antes em cidade simulada no sul

Israel x Gaza x Oriente Médio (64) .... Qual é a melhor proporcionalidade? A absoluta. Então...

Israel x Gaza x Oriente Médio (63) .... Israel revida críticas do Vaticano que comparam Gaza a campo de concentração

Israel x Gaza x Oriente Médio (62) ....La comunidad judía de Brasil apoya a Israel desde los medios de comunicación

Israel x Gaza x Oriente Médio (61) .... Treinamento militar para crianças?

Israel x Gaza x Oriente Médio (60) .... Chávez, um verdadeiro humanista (???!!!!???)

Israel x Gaza x Oriente Médio (59) ....Israel luta por futuro de sua existência; Palestinos, para existir no presente

Israel x Gaza x Oriente Médio (58) .... A nota da “OLPT” / A carne barata das crianças palestinas / Mudar as palavras

Israel x Gaza x Oriente Médio (57) ....Como definir o que são alvos válidos?

Israel x Gaza x Oriente Médio (56) .... Israel querer sobreviver é proporcional

Israel x Gaza x Oriente Médio (55) .... Porque Israel está atacando o Hamas?

06/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (54) .... Violência ou diálogo? - Reflexões psicanalíticas sobre terror e terrorismo

Israel x Gaza x Oriente Médio (53) .... Batalha urbana começa

Israel x Gaza x Oriente Médio (52) .... Malbergier: As barbaridades sobre Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (51) .... Bernardo Sorj: Oriente Médio: o caminho da paz não passa pelo maniqueísmo

05/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (50) ....Reportagens no JN (05/01/2009)

Israel x Gaza x Oriente Médio (49) ....E Israel entrou com as tropas em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (48) ....Negociar? Com quem? e ainda Palestinian legal adviser gets owned by Fox

Israel x Gaza x Oriente Médio (47) ....Gaza in Jewish History

Israel x Gaza x Oriente Médio (46) ....A batalha da desinformação

Israel x Gaza x Oriente Médio (45) ....Ações são recomendáveis (A.Dershowitz) e Fuvest aborda conflito no Oriente Médio

Israel x Gaza x Oriente Médio (44) .... Sim ou não à existência de Israel? Essa é a primeira questão. Eu digo “sim”

Israel x Gaza x Oriente Médio (43) .... Gaza: Israel sitia a capital

Israel x Gaza x Oriente Médio (42) .... Shalem Scholars Provide Analysis, Commentary on War in Gaza (The Shalem Center)

Israel x Gaza x Oriente Médio (41) .... What Really Happened In The Middle East - Terrorism Awareness Project

Israel x Gaza x Oriente Médio (40) ....Israel quer controlar cidades-chave em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (39) ....Israel divide Gaza em duas partes

Israel x Gaza x Oriente Médio (38) .... Brasileiros vivem no meio do conflito na Faixa de Gaza

04/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (37) ....Israel, Hamas, and moral idiocy by Alan Dershowitz

Israel x Gaza x Oriente Médio (36) .... Can the Jewish People Survive Without an Enemy?

Israel x Gaza x Oriente Médio (35) ....Israel's Policy Is Perfectly 'Proportionate' by Alan Dershowitz

Israel x Gaza x Oriente Médio (34) ....A bomba demográfica que assusta Israel

03/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (33) .... Sorte, isso mesmo, pode definir destino da operação em Gaza, diz historiador israelense

Israel x Gaza x Oriente Médio (32) ....Começa o ataque terrestre a Gaza, diz jornal israelense

Israel x Gaza x Oriente Médio (31) .... E a guerra chega ao oitavo dia...Até qdo?

Israel x Gaza x Oriente Médio (30)....Leituras e Notícias

Israel x Gaza x Oriente Médio (29) ....Sugestões de publicações

Israel x Gaza x Oriente Médio (28) ....Trabalhos acadêmicos

02/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (27) ....Mais sobre a manifestação na Avenida Paulista

Israel x Gaza x Oriente Médio (26) ....Es-Israel.Org

Israel x Gaza x Oriente Médio (25) .... Manifestação na Avenida Paulista por guerra em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (24)....A guerra continua e a mídia corre atrás....

Israel x Gaza x Oriente Médio (23)....A guerra continua: uma sexta-feira nada santa

Israel x Gaza x Oriente Médio (22).... E no sétimo dia não há descanso, a guerra continua

Israel x Gaza x Oriente Médio (21).... Vídeos: Foguetes em Sderot

01/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (20)...Mais ataques...foguetes...protestos

Israel x Gaza x Oriente Médio (19)....Mais foguetes em Israel....Saramago e Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (18) ....Mídia?! Então o que realmente deve ser feito?

Israel x Gaza x Oriente Médio (17)....Chuva de foguetes em Israel

31/12/2008

Israel x Gaza x Oriente Médio (16)...Brasília: protesto contra ataques à Faixa de Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (15)....Palestinos: Manifestação termina em confusão em Brasília

Israel x Gaza x Oriente Médio (14) .... Paz na região ficou mais distante

Israel x Gaza x Oriente Médio (13) .... Palestian Media Watch

Israel x Gaza x Oriente Médio (12) .... Israel exibe no YouTube as imagens de ataques

Israel x Gaza x Oriente Médio (11)...15 segundos (vídeo)

Israel x Gaza x Oriente Médio (10)

Israel x Gaza x Oriente Médio (9)

Israel x Gaza x Oriente Médio (8)

Israel x Gaza x Oriente Médio (7) .... Mais mídia e ainda "Ashkelon hospital moves its essential departments underground"

30/12/2008

Israel x Gaza x Oriente Médio (6)

Israel x Gaza x Oriente Médio (5)

Israel x Gaza x Oriente Médio (4)

29/12/2008

Israel x Gaza x Oriente Médio (3)

Israel x Gaza x Oriente Médio (2) ... O conflito e a Mídia

Israel x Gaza x Oriente Médio (1)....Panorama do OM e primeiras manifestações do conflito na mídia

Israel x Gaza (Vídeos)

Comerciais do Hamas 24-28 dezembro de 2008

Chanceler alemã responsabiliza Hamas por ofensiva israelense

Faixa de Gaza: Mortos em ataques passam de 300

Enough Is Enough

Israel expande ataque a Gaza

28/12/2008

Israel mata 225 em Gaza

Israel X Gaza (Panorama em 28/12/2008)

22/12/2008

Israel e Hamas engrossam o discurso e tensão aumenta no Oriente Médio: Hamas já lançou mais de 60 foguetes contra Israel em quatro dias. Governo israelense avisou a ONU que irá responder ataques. >>> Leia mais em G1, em 22/12/2008.

Nenhum comentário: