Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Carregando...

Total de visualizações de página

Google+ Followers

Follow by Email

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Doutora - Categoria: Associado III - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

sábado, 17 de janeiro de 2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (140) .... Gaza - O conflito da opinião pública

JB online


Jornal do Brasil, página 3, em 17/01/2009.

Gaza - O conflito da opinião pública


André Luís Woloszyn

ANALISTA POLÍTICO


Hamas usa a guerra para sensibilizar o mundo.

Já Israel está em busca de dividendos políticos.


Muitas pessoas não com- preendem a real dimensão e os motivos históricos do conflito entre israelenses e palestinos que se arrasta há décadas, aparentemente sem solução. Porém, a opinião destas tem sido influenciada pelas milhares de fotos e imagens remetidas pelas agências de notícias internacionais e que chegam a um público a cada dia mais estarrecido pela brutalidade do que foi habilmente captado pelas câmeras.


Na área da comunicação, é comum afirmar-se que "uma imagem vale mais que palavras" e nesta premissa, o impacto maior do que se vê atualmente não é a destruição de casas ou a morte de combatentes e militantes em território israelense ou palestino, pois isto é uma conseqüência esperada. O difícil, e às vezes impossível, é explicar ou fazer compreender a morte de inocentes em qualquer guerra ou confronto, desde o tráfico de drogas em nossas favelas até as que estão ocorrendo na Faixa de Gaza, principalmente se forem crianças, pois sua simbologia apela para o sentimentalismo das pessoas.


Por conta destas imagens, aumentam em diversos países, muçulmanos ou cristãos, as manifestações de rua com pessoas comuns carregando cartazes a favor de um cessar-fogo imediato, não apenas naqueles que historicamente são alinhados com a causa palestina, como o Irã, a Jordânia, o Egito, a Síria e o Líbano; mas também naqueles que apóiam Israel, como a Inglaterra e os Estados Unidos; e em neutros, como a França, a Venezuela, o Chile e o Brasil, pois não possuem interesses estratégicos aparentes naquela região.


O posicionamento do Vaticano e da própria Organização das Nações Unidas, que ao prestar ajuda humanitária à população de Gaza constatou a violação de direitos humanos e da Convenção de Genebra, aumenta as pressões na comunidade internacional no sentido de pôr um fim as hostilidades.


Não é difícil de acreditar que o Hamas esteja se utilizando deste contexto para mobilizar e sensibilizar a opinião pública mundial a favor do drama palestino como também não é difícil acreditar que Israel esteja buscando dividendos políticos em sua eleição, uma vez que recente pesquisa apontou que 91% dos israelenses apóiam a invasão de Gaza, cansados dos foguetes que caem diariamente em seu território e do constante temor e insegurança. Em uma guerra, as pessoas tornam-se apenas coadjuvantes em relação aos motivos e objetivos dos contendores. Ao optar pela continuidade da ofensiva e julgando as características destes confrontos, é obvio que os estrategistas de ambos os lados já haviam previsto o elevado número de mortes de inocentes, notadamente crianças, vítimas em combates ou em atentados terroristas, estatística que não seria diferente em relação a outros conflitos já ocorridos desde 1987, como a primeira e a segunda Intifada e que vitimaram até o momento, aproximadamente 10 mil pessoas.


Neste contexto, o conflito israelo-palestino não apresentará vitoriosos, pois muito além dos dramas vividos por ambos os povos, trata-se de uma guerra da opinião pública baseada na simbologia de fotos e imagens e que tende a um impacto ainda maior quando for permitido o acesso irrestrito a jornalistas para uma cobertura mais abrangente da zona de operações. Espera-se que o papel que vem desempenhando a mídia, além de formadora de opinião ao mostrar a triste realidade de uma guerra, venha a sensibilizar governos a buscar outras soluções que não a armada. O término das hostilidades poderá estar próximo, pois já não possuem o apoio da opinião pública mundial, tampouco das Nações. Inobstante, com o cessar-fogo, o Hamas terá atingido prestígio regional e internacional como a única organização palestina na história a resistir aos sucessivos ataques israelenses em território palestino, contra-atacando com seus foguetes, enquanto Israel, provavelmente, além de reduzir ou neutralizar estes ataques, terá seu objetivo político alcançado na disputa entre o Partido Trabalhista de Ehud Barak e o Kadima da Chanceler Tzipi Livni ­ integrante do governo quando da fracassada ofensiva no sul do Líbano em 2006 contra militantes do Hezbollah ­ nas próximas eleições previstas para o dia 10 de fevereiro, em uma paz aparente, até o surgimento da próxima crise.


André Luís Woloszyn foi analista da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República de 97 a 98. É diplomado pela Escola Superior de Guerra em Inteligência Estratégica e especialista em terrorismo.



Jornal do Brasil, página 3, em 17/01/2009.


Palestinos cada vez mais divididos sobre a guerra


Depois da união nos primeiros dias de guerra, começam as fissuras na Autoridade Palestina e as críticas à recusa do Hamas em comprometer-se a um cessar-fogo, enquanto em Gaza o número de mortos aumenta a cada hora. Vários integrantes do Fatah, o partido do presidente Mahmoud Abbas ­ derrotado violentamente pelo Hamas em junho de 2007 ­ e jornalistas ligados à Autoridade Palestina acusam o movimento islâmico de tentar tirar proveito político da guerra.


Para eles, o Hamas está fazendo com que a ofensiva aumente, dificultando a iniciativa egípcia de cessar-fogo, com o objetivo de se fixar na fronteira entre Gaza e o Egito, obtendo certa legitimidade para seu poder em Gaza, não reconhecido pela comunidade internacional.


O redator-chefe do jornal da Autoridade Palestina Al Hayat al Jadida, Hafez Barghuti, fez as primeiras acusações: "Ao escutar as condições impostas por dirigentes do Hamas no exílio, até parece que são nossos tanques que estão fazendo incursões nas ruas de Tel Aviv, e não o contrário", escreveu.


Azzam al Ahmad, chefe do grupo parlamentar do Fatah, afirmou que havia chamado o "número 2" político, Musa Abu Marzuk, para o convencer a aceitar a iniciativa egípcia. ­


- Porém, ele a rechaçou. A julgar por sua posição intransigente, creio que o Hamas quer que sua autoridade seja reconhecida em Gaza, sem se importar com o número de pessoas que morrem a cada dia ­ declarou à agência de notícias AFP, Al Ahmad.


O Hamas prometeu transformar Gaza em um "cemitério" para o Exército israelense, que já perdeu 10 soldados, contra mais de 1.160 palestinos mortos. ­


- A cada dia, o Hamas perde mais sua credibilidade ­ afirma o cronista político Samih Shabib, também ligado ao Fatah.


Apesar das críticas, a popularidade do Hamas na Cisjordânia e no mundo árabe aumenta desde o começo da ofensiva, informa Ghassan Al Jatib, diretor do Centro de Meios de Comunicação de Jerusalém: ­


- As pessoas simpatizam com quem diz fazer resistência, como o Hamas, que ainda lança foguetes.



O Globo online


FSP online


Em Cima da Hora (17/01/2009)


Em Questão (16/01/2009)

  • Brasil se mobiliza para ajudar no cessar-fogo em Gaza: Em coletiva realizada nesta quinta-feira (15) com jornalistas, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, falou sobre os recentes conflitos no Oriente Médio. Amorim retornou de viagem à região, de quatro dias, onde teve encontros com autoridades de cinco países - Síria, Israel, Palestina (Cisjordânia), Jordânia e Egito. Ele também conversou com o secretário Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-Moon (leia a íntegra)


Veja mais:

16/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (139) .... Esquerda se une a muçulmanos em protesto em SP

Israel x Gaza x Oriente Médio (138) .... Trégua?! Cessar-fogo?!

Israel x Gaza x Oriente Médio (137) .... Hamas, o queridinho dos "progressistas"

Israel x Gaza x Oriente Médio (136) .... O cessar-fogo sai ou não sai? Mais um dia de conflito....

Israel x Gaza x Oriente Médio (135) .... O BBB do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (134) .... Popular show 'Eretz Nehederet' satirizes media's Gaza op coverage

Israel x Gaza x Oriente Médio (133) .... Na faixa de Gaza, a rua tem cheiro de morte

Israel x Gaza x Oriente Médio (132) .... Julgamento por crimes de guerra é difícil

15/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (131) .... O que Israel deveria ter feito? E ainda protestos em BH!

Israel x Gaza x Oriente Médio (130) .... O Rabino e os Terroristas

Israel x Gaza x Oriente Médio (129) .... É Parlamento Europeu, mas pode ser chamado Anti-Israel

Israel x Gaza x Oriente Médio (128) .... Primeiro o ódio, depois a leitura

Israel x Gaza x Oriente Médio (127) .... Conflito pode se expandir para outros países

Israel x Gaza x Oriente Médio (126) .... A verdadeira desproporção

Israel x Gaza x Oriente Médio (125) .... A meta israelense

Israel x Gaza x Oriente Médio (124) .... A Hamas no le importan los muertos

Israel x Gaza x Oriente Médio (123) .... O anti-semitismo passará a falar a linguagem antiimperialista

14/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (122) .... A milonga homicida do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (121) .... Se não for um terrorista, é um pum

Israel x Gaza x Oriente Médio (120) ... Abu Yussef: palestino escolheu ser informante de Israel

Israel x Gaza x Oriente Médio (119) .... Israel: O direito à autodefesa

Israel x Gaza x Oriente Médio (118) .... Mapas de Israel ignoram fronteira com Cisjordânia; palestinos deletam Tel Aviv

Israel x Gaza x Oriente Médio (117) .... Na mira do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (116) .... Sem refúgio além da Faixa de Gaza / A fase mais difícil do conflito

Israel x Gaza x Oriente Médio (115) .... O principal inimigo de Israel nesta guerra é a ONU (Reinaldo Azevedo)

Israel x Gaza x Oriente Médio (114) .... Conflito na Faixa de Gaza vira guerra de informações

Israel x Gaza x Oriente Médio (113) .... Apoio de israelenses a ofensiva é quase integral

13/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (112) .... Faixa de Horror

Israel x Gaza x Oriente Médio (111) .... Duas lentes, um mesmo conflito através de fotos

Israel x Gaza x Oriente Médio (110) .... Líderes religiosos no Brasil pedem paz no Oriente Médio

Israel x Gaza x Oriente Médio (109) .... Gaza (Ali Kamel)

Israel x Gaza x Oriente Médio (108) .... Defesa do terrorismo como princípio político. Nada será como antes.

Israel x Gaza x Oriente Médio (107) ...."Inimigos dos palestinos são seus dirigentes extremistas" (Bernard-Henri Lévy)

Israel x Gaza x Oriente Médio (106) .... Divisões no Hamas e em Israel levam ofensiva a impasse

Israel x Gaza x Oriente Médio (105) .... Como medir proporção?

Israel x Gaza x Oriente Médio (104) .... O que pode e o que não pode (Reinaldo Azevedo)

Israel x Gaza x Oriente Médio (103) .... As motivações de Israel para a guerra (Ely Karmon)

12/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (102) .... Lanzan bomba incendiaria contra Asociación Cultural Israelita en Uruguay

Israel x Gaza x Oriente Médio (101) .... A recaída do Itamaraty em Gaza (Sérgio Malbergier)

Israel x Gaza x Oriente Médio (100) ....Dê a Israel uma oportunidade (Rafael L. Bardají)

Israel x Gaza x Oriente Médio (99) .... Gaza: hora de golpear o terrorismo (Gustavo Ioschpe)

Israel x Gaza x Oriente Médio (98) .... Fisk como exemplo de isenção? Chamem o chefão do Hamas!!!!

Israel x Gaza x Oriente Médio (97) .... O Outro Lado da Guerra (Comunidade na TV)

Israel x Gaza x Oriente Médio (96) .... Dez teses sobre o ódio

Israel x Gaza x Oriente Médio (95) .... Aos poucos, aparecem os métodos e tramóias do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (94) .... Suicidas e antissemitas

11/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (93) .... Árabes e judeus que vivem no Brasil falam sobre o conflito e brasileiros vivem drama no Oriente Médio

Israel x Gaza x Oriente Médio (92) .... Analistas veem limitação em gestões do Brasil na região

Israel x Gaza x Oriente Médio (91) .... "A opinião mundial não nos salvará"

Israel x Gaza x Oriente Médio (90) .... Truth or propaganda?

Israel x Gaza x Oriente Médio (89) .... A Paz cansada de guerra

Israel x Gaza x Oriente Médio (88) .... Hitler and the Hamas in Gaza: Find the differences

Israel x Gaza x Oriente Médio (87) .... Israel pode, sim, vencer desta vez

10/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (86) .... "Os terroristas preferem o amor à guerra" (Hã??? Jura????!!!!!)

Israel x Gaza x Oriente Médio (85) ....Como ocorre o confronto em Gaza – do lado israelense e do lado do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (84) .... Israel não pode (e não vai) perder a guerra contra as forças da intolerância religiosa

Israel x Gaza x Oriente Médio (83) .... Militantes de Hamas e Fatah entram em choque

Israel x Gaza x Oriente Médio (82) ....Conflito é um beco com saída para a paz

Israel x Gaza x Oriente Médio (81) ....Crianças como escudos humanos

09/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (80) ....Leitores de Emir Sader acham que Hitler foi bonzinho e humano com os judeus

Israel x Gaza x Oriente Médio (79) ....Fundamentalismos

Israel x Gaza x Oriente Médio (78) .... A paz entre árabes e judeus no Rio

Israel x Gaza x Oriente Médio (77) ....Você é judeu? Então eu sou judeu

Israel x Gaza x Oriente Médio (76) .... O conflito do Hamas em cores (Giora Becher)

Israel x Gaza x Oriente Médio (75) ....Shimon Peres: 'O mundo, no fim, nos agradecerá'

Israel x Gaza x Oriente Médio (74) ....Intolerância e ódio (Bernardo Sorj)

Israel x Gaza x Oriente Médio (73) .... A guerra em Gaza em debate

Israel x Gaza x Oriente Médio (72) ....Resposta pública da FIERJ a situação atual

Israel x Gaza x Oriente Médio (71) ....Parcerias entre o Brasil e Oriente Médio (2006-2009)

08/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (70) .... Isso não é uma foto, é uma vigarice ultrajante

Israel x Gaza x Oriente Médio (69) .... Life must go on in Gaza and Sderot

Israel x Gaza x Oriente Médio (68) .... Quem é quem manda no Oriente Médio?

Israel x Gaza x Oriente Médio (67) .... Nota do PT sobre Israel: A Hitler o que é de Hitler

Israel x Gaza x Oriente Médio (66) ....Questão da 2ª fase da Fuvest aborda conflito entre Israel e palestinos

07/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (65) ....Soldados treinaram antes em cidade simulada no sul

Israel x Gaza x Oriente Médio (64) .... Qual é a melhor proporcionalidade? A absoluta. Então...

Israel x Gaza x Oriente Médio (63) .... Israel revida críticas do Vaticano que comparam Gaza a campo de concentração

Israel x Gaza x Oriente Médio (62) ....La comunidad judía de Brasil apoya a Israel desde los medios de comunicación

Israel x Gaza x Oriente Médio (61) .... Treinamento militar para crianças?

Israel x Gaza x Oriente Médio (60) .... Chávez, um verdadeiro humanista (???!!!!???)

Israel x Gaza x Oriente Médio (59) ....Israel luta por futuro de sua existência; Palestinos, para existir no presente

Israel x Gaza x Oriente Médio (58) .... A nota da “OLPT” / A carne barata das crianças palestinas / Mudar as palavras

Israel x Gaza x Oriente Médio (57) ....Como definir o que são alvos válidos?

Israel x Gaza x Oriente Médio (56) .... Israel querer sobreviver é proporcional

Israel x Gaza x Oriente Médio (55) .... Porque Israel está atacando o Hamas?

06/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (54) .... Violência ou diálogo? - Reflexões psicanalíticas sobre terror e terrorismo

Israel x Gaza x Oriente Médio (53) .... Batalha urbana começa

Israel x Gaza x Oriente Médio (52) .... Malbergier: As barbaridades sobre Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (51) .... Bernardo Sorj: Oriente Médio: o caminho da paz não passa pelo maniqueísmo

05/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (50) ....Reportagens no JN (05/01/2009)

Israel x Gaza x Oriente Médio (49) ....E Israel entrou com as tropas em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (48) ....Negociar? Com quem? e ainda Palestinian legal adviser gets owned by Fox

Israel x Gaza x Oriente Médio (47) ....Gaza in Jewish History

Israel x Gaza x Oriente Médio (46) ....A batalha da desinformação

Israel x Gaza x Oriente Médio (45) ....Ações são recomendáveis (A.Dershowitz) e Fuvest aborda conflito no Oriente Médio

Israel x Gaza x Oriente Médio (44) .... Sim ou não à existência de Israel? Essa é a primeira questão. Eu digo “sim”

Israel x Gaza x Oriente Médio (43) .... Gaza: Israel sitia a capital

Israel x Gaza x Oriente Médio (42) .... Shalem Scholars Provide Analysis, Commentary on War in Gaza (The Shalem Center)

Israel x Gaza x Oriente Médio (41) .... What Really Happened In The Middle East - Terrorism Awareness Project

Israel x Gaza x Oriente Médio (40) ....Israel quer controlar cidades-chave em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (39) ....Israel divide Gaza em duas partes

Israel x Gaza x Oriente Médio (38) .... Brasileiros vivem no meio do conflito na Faixa de Gaza

04/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (37) ....Israel, Hamas, and moral idiocy by Alan Dershowitz

Israel x Gaza x Oriente Médio (36) .... Can the Jewish People Survive Without an Enemy?

Israel x Gaza x Oriente Médio (35) ....Israel's Policy Is Perfectly 'Proportionate' by Alan Dershowitz

Israel x Gaza x Oriente Médio (34) ....A bomba demográfica que assusta Israel

03/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (33) .... Sorte, isso mesmo, pode definir destino da operação em Gaza, diz historiador israelense

Israel x Gaza x Oriente Médio (32) ....Começa o ataque terrestre a Gaza, diz jornal israelense

Israel x Gaza x Oriente Médio (31) .... E a guerra chega ao oitavo dia...Até qdo?

Israel x Gaza x Oriente Médio (30)....Leituras e Notícias

Israel x Gaza x Oriente Médio (29) ....Sugestões de publicações

Israel x Gaza x Oriente Médio (28) ....Trabalhos acadêmicos

02/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (27) ....Mais sobre a manifestação na Avenida Paulista

Israel x Gaza x Oriente Médio (26) ....Es-Israel.Org

Israel x Gaza x Oriente Médio (25) .... Manifestação na Avenida Paulista por guerra em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (24)....A guerra continua e a mídia corre atrás....

Israel x Gaza x Oriente Médio (23)....A guerra continua: uma sexta-feira nada santa

Israel x Gaza x Oriente Médio (22).... E no sétimo dia não há descanso, a guerra continua

Israel x Gaza x Oriente Médio (21).... Vídeos: Foguetes em Sderot

01/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (20)...Mais ataques...foguetes...protestos

Israel x Gaza x Oriente Médio (19)....Mais foguetes em Israel....Saramago e Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (18) ....Mídia?! Então o que realmente deve ser feito?

Israel x Gaza x Oriente Médio (17)....Chuva de foguetes em Israel

31/12/2008

Israel x Gaza x Oriente Médio (16)...Brasília: protesto contra ataques à Faixa de Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (15)....Palestinos: Manifestação termina em confusão em Brasília

Israel x Gaza x Oriente Médio (14) .... Paz na região ficou mais distante

Israel x Gaza x Oriente Médio (13) .... Palestian Media Watch

Israel x Gaza x Oriente Médio (12) .... Israel exibe no YouTube as imagens de ataques

Israel x Gaza x Oriente Médio (11)...15 segundos (vídeo)

Israel x Gaza x Oriente Médio (10)

Israel x Gaza x Oriente Médio (9)

Israel x Gaza x Oriente Médio (8)

Israel x Gaza x Oriente Médio (7) .... Mais mídia e ainda "Ashkelon hospital moves its essential departments underground"

30/12/2008

Israel x Gaza x Oriente Médio (6)

Israel x Gaza x Oriente Médio (5)

Israel x Gaza x Oriente Médio (4)

29/12/2008

Israel x Gaza x Oriente Médio (3)

Israel x Gaza x Oriente Médio (2) ... O conflito e a Mídia

Israel x Gaza x Oriente Médio (1)....Panorama do OM e primeiras manifestações do conflito na mídia

Israel x Gaza (Vídeos)

Comerciais do Hamas 24-28 dezembro de 2008

Chanceler alemã responsabiliza Hamas por ofensiva israelense

Faixa de Gaza: Mortos em ataques passam de 300

Enough Is Enough

Israel expande ataque a Gaza

28/12/2008

Israel mata 225 em Gaza

Israel X Gaza (Panorama em 28/12/2008)

22/12/2008

Israel e Hamas engrossam o discurso e tensão aumenta no Oriente Médio: Hamas já lançou mais de 60 foguetes contra Israel em quatro dias. Governo israelense avisou a ONU que irá responder ataques. >>> Leia mais em G1, em 22/12/2008.

Nenhum comentário: