Pletz.com
O Globo, Mundo, página 34, em 17/01/2009.
Governo vota hoje se fará trégua unilateral
Negociações avançam mas Israel e Hamas divergem sobre abertura de fronteiras em Gaza e duração do cessar-fogo
Renata Malkes
Enviada especial
JERUSALÉM. Apesar do vaivém diplomático entre o Cairo e Jerusalém, as negociações para implementar o plano de cessar-fogo do Egito e interromper o conflito entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza esbarraram nos impasses sobre a duração da trégua e a reabertura das fronteiras do território palestino. Diante do entrave, o Gabinete de Israel se reúne hoje em caráter extraordinário para votar uma trégua unilateral, mesmo que o Hamas não aceite o cessar-fogo.
O governo pode decidir-se pela suspensão da ofensiva se concluir já ter atingido seus principais objetivos, mas estaria decidido a retomar as ações militares se o grupo radical islâmico continuar lançando foguetes contra o sul do país.
O negociador israelense, Amos Gilad, viajou ao Cairo duas vezes em menos de 48 horas numa tentativa de esclarecer quem seria o órgão ou país responsável pela fiscalização das fronteiras. Já em Doha, no Qatar, o líder político do Hamas, Khaled Meshaal, disse ser contra a proposta egípcia e afirmou que o grupo vai manter a resistência. Mas, na contramão das declarações, o Hamas aceitou reenviar uma delegação ao Egito para rediscutir a oferta.
Ontem à noite, a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, e a chanceler israelense, Tzipi Livni, assinaram um documento garantindo que os EUA vão ajudar no combate ao tráfico de armas vindas do Irã para a Faixa de Gaza através da rede de túneis clandestinos na fronteira com o Egito, num acordo que pode ser a última intervenção de Rice no conflito antes de deixar o cargo, em três dias. Fontes do governo israelense garantem que há progressos “significativos” para um acordo definitivo.
— Estamos entrando no fim deste jogo e nosso objetivo de uma paz duradoura no sul de Israel está prestes a ser alcançado — despistou o porta-voz do governo, Mark Regev.
De acordo com o plano egípcio, a trégua seria implementada em três etapas. A primeira seria o fim imediato das ações militares e a suspensão do lançamento de foguetes contra o território israelense. Na segunda fase, o Egito seria obrigado a selar os túneis clandestinos na fronteira entre o deserto do Sinai e a Faixa de Gaza, com supervisão internacional, para impedir o contrabando de armas vindas do Irã para o Hamas.
Mais tarde, seria discutida a abertura das fronteiras do território palestino e o fim do bloqueio de 18 meses, imposto por Israel desde que o grupo tomou o poder.
Mesmo diante da iminência de trégua, a ofensiva militar continuou na sexta-feira, dia sagrado dos muçulmanos. Durante a madrugada, 40 alvos foram bombardeados na Faixa de Gaza e fontes médicas palestinas afirmam que pelo menos 48 pessoas foram mortas nos ataques de ontem. Testemunhas contam ainda que apesar das explosões incessantes, o dia foi de relativa calma, já que, o Exército afrouxou o cerco à Cidade de Gaza e 40 tanques recuaram do bairro de Tel al-Hawa.
Médico perde 3 filhas e se desespera ao na TV
Equipes de socorro foram mobilizadas para buscar vítimas nos escombros e 25 corpos foram encontrados nas regiões centrais da capital do território palestino. O número total de mortos desde o início da ofensiva já chega a 1,2 mil e os feridos ultrapassam os cinco mil.
Num episódio que chocou a opinião pública israelense, o canal 10 da TV local transmitiu ao vivo os gritos desesperados de um médico que acabara de perder três filhas num bombardeio.
O celular do comentarista de assuntos árabes Shlomi Eldar tocou no meio do estúdio e, vendo que era uma ligação do médico Izz el Din Abu Aish, conhecido comentarista da TV por falar hebraico fluente, Eldar atendeu. Do aparelho, vinham gritos de horror. Sob pressão do jornalista, ambulâncias foram deslocadas para retirar os feridos de Gaza e levá-los a hospitais israelenses. O Exército afirmou que havia atiradores disparando do alto do prédio.
— Minhas filhas estavam sentadas em casa planejando o futuro, conversando e, de repente, foram atacadas. Quero saber por que foram mortas, quem deu a ordem? Tudo o que havia naquela casa era amor, abraços e atos de paz — dizia desolado o médico, que trabalhou durante anos em hospitais de Israel.
Na Cisjordânia, milhares de palestinos protestaram depois das orações de sexta-feira. Em Hebron, centenas de manifestantes entraram em choque com o Exército. Um adolescente palestino morreu baleado.
O Globo, Mundo, página 34, em 17/01/2009.
Racha no PT sobre críticas a Israel
Grupo no partido diz ser distorcida visão expressa em nota de Berzoini
Cristiane Jungblut
BRASÍLIA. Um grupo de 35 petistas — entre eles os ministros Carlos Minc (Meio Ambiente), Tarso Genro (Justiça) e Fernando Haddad (Educação) — resolveu reagir à carta divulgada pelo PT no último dia 4 sobre o conflito na Faixa de Gaza, na qual o partido condenava a ação armada de Israel em território palestino.
Ontem, em documento enviado ao presidente do PT, Ricardo Berzoini, o grupo chamou de “equivocada” a posição do PT e criticou o partido por não condenar o terrorismo e não reconhecer o Estado de Israel.
Eles acusam o PT ainda de “banalizar e distorcer o fenômeno histórico do nazismo”. Isso porque o PT dizia na carta que a “retaliação (de Israel) contra civis é uma prática típica do Exército nazista”. Segundo o ministro Carlos Minc, a comparação das ações de Israel com práticas nazistas foi a que mais surpreendeu o grupo.
— Isso chocou judeus e não judeus. Queremos respeito aos povos dos dois lados. Não existe terrorismo bom e terrorismo ruim — disse Minc, considerando a nota um retrocesso diante da posição do PT em textos sobre política internacional.
A carta foi assinada ainda por Clara Ant, assessora direta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo secretário nacional de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, entre outros. O grupo ressalta que, no texto assinado por Berzoini, foi ignorada a posição histórica do PT, “que sempre se pautou pela defesa da coexistência pacífica dos povos”. São listados seis pontos de discordância com a carta do PT.
“Em nossa visão, a nota posiciona equivocadamente o PT em relação a um conflito de notável complexidade. Ignora a posição histórica do Partido, que sempre se pautou pela defesa da coexistência pacífica dos povos; banaliza e distorce o fenômeno histórico do nazismo; não registra a necessária condenação ao terrorismo; não afirma o reconhecimento do direito de existência de Israel, negado pelo Hamas; não se coaduna com a posição equilibrada assumida pelo governo brasileiro sobre a questão; e queima, ao invés de construir, pontes para o entendimento”, diz a carta.
Os petistas dizem ainda acreditar que o Brasil “pode contribuir para o engajamento das partes na busca de uma paz duradoura, baseada na coexistência pacífica de um Estado Palestino viável e próspero e um Estado de Israel definitivamente seguro”. E encerram defendendo cessar-fogo imediato e acesso da ajuda humanitária.
Na arena internacional, um isolamento maior pode ser o preço pago por Israel depois de 21 dias de ofensiva em Gaza.
Além da fúria dos países muçulmanos, as manifestações diplomáticas e populares contra o país ganham força mundo afora e até mesmo antigos aliados, como Turquia e EUA, já criticaram abertamente a recusa israelense de atender às determinações da ONU por um cessar-fogo.
COLABOROU: Renata Malkes
Veja mais:
17/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (142) .... Por que a guerra?
Israel x Gaza x Oriente Médio (141) .... "Insanidade" pede reforma na ONU, diz Lula
Israel x Gaza x Oriente Médio (140) .... Gaza - O conflito da opinião pública
16/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (139) .... Esquerda se une a muçulmanos em protesto em SP
Israel x Gaza x Oriente Médio (138) .... Trégua?! Cessar-fogo?!
Israel x Gaza x Oriente Médio (137) .... Hamas, o queridinho dos "progressistas"
Israel x Gaza x Oriente Médio (136) .... O cessar-fogo sai ou não sai? Mais um dia de conflito....
Israel x Gaza x Oriente Médio (135) .... O BBB do Hamas
Israel x Gaza x Oriente Médio (133) .... Na faixa de Gaza, a rua tem cheiro de morte
Israel x Gaza x Oriente Médio (132) .... Julgamento por crimes de guerra é difícil
15/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (131) .... O que Israel deveria ter feito? E ainda protestos em BH!
Israel x Gaza x Oriente Médio (130) .... O Rabino e os Terroristas
Israel x Gaza x Oriente Médio (129) .... É Parlamento Europeu, mas pode ser chamado Anti-Israel
Israel x Gaza x Oriente Médio (128) .... Primeiro o ódio, depois a leitura
Israel x Gaza x Oriente Médio (127) .... Conflito pode se expandir para outros países
Israel x Gaza x Oriente Médio (126) .... A verdadeira desproporção
Israel x Gaza x Oriente Médio (125) .... A meta israelense
Israel x Gaza x Oriente Médio (124) .... A Hamas no le importan los muertos
14/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (122) .... A milonga homicida do Hamas
Israel x Gaza x Oriente Médio (121) .... Se não for um terrorista, é um pum
Israel x Gaza x Oriente Médio (120) ... Abu Yussef: palestino escolheu ser informante de Israel
Israel x Gaza x Oriente Médio (119) .... Israel: O direito à autodefesa
Israel x Gaza x Oriente Médio (117) .... Na mira do Hamas
Israel x Gaza x Oriente Médio (114) .... Conflito na Faixa de Gaza vira guerra de informações
Israel x Gaza x Oriente Médio (113) .... Apoio de israelenses a ofensiva é quase integral
13/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (112) .... Faixa de Horror
Israel x Gaza x Oriente Médio (111) .... Duas lentes, um mesmo conflito através de fotos
Israel x Gaza x Oriente Médio (110) .... Líderes religiosos no Brasil pedem paz no Oriente Médio
Israel x Gaza x Oriente Médio (109) .... Gaza (Ali Kamel)
Israel x Gaza x Oriente Médio (106) .... Divisões no Hamas e em Israel levam ofensiva a impasse
Israel x Gaza x Oriente Médio (105) .... Como medir proporção?
Israel x Gaza x Oriente Médio (104) .... O que pode e o que não pode (Reinaldo Azevedo)
Israel x Gaza x Oriente Médio (103) .... As motivações de Israel para a guerra (Ely Karmon)
12/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (101) .... A recaída do Itamaraty em Gaza (Sérgio Malbergier)
Israel x Gaza x Oriente Médio (100) ....Dê a Israel uma oportunidade (Rafael L. Bardají)
Israel x Gaza x Oriente Médio (99) .... Gaza: hora de golpear o terrorismo (Gustavo Ioschpe)
Israel x Gaza x Oriente Médio (98) .... Fisk como exemplo de isenção? Chamem o chefão do Hamas!!!!
Israel x Gaza x Oriente Médio (97) .... O Outro Lado da Guerra (Comunidade na TV)
Israel x Gaza x Oriente Médio (96) .... Dez teses sobre o ódio
Israel x Gaza x Oriente Médio (95) .... Aos poucos, aparecem os métodos e tramóias do Hamas
Israel x Gaza x Oriente Médio (94) .... Suicidas e antissemitas
11/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (92) .... Analistas veem limitação em gestões do Brasil na região
Israel x Gaza x Oriente Médio (91) .... "A opinião mundial não nos salvará"
Israel x Gaza x Oriente Médio (90) .... Truth or propaganda?
Israel x Gaza x Oriente Médio (89) .... A Paz cansada de guerra
Israel x Gaza x Oriente Médio (88) .... Hitler and the Hamas in Gaza: Find the differences
Israel x Gaza x Oriente Médio (87) .... Israel pode, sim, vencer desta vez
10/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (83) .... Militantes de Hamas e Fatah entram em choque
Israel x Gaza x Oriente Médio (82) ....Conflito é um beco com saída para a paz
Israel x Gaza x Oriente Médio (81) ....Crianças como escudos humanos
09/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (79) ....Fundamentalismos
Israel x Gaza x Oriente Médio (78) .... A paz entre árabes e judeus no Rio
Israel x Gaza x Oriente Médio (77) ....Você é judeu? Então eu sou judeu
Israel x Gaza x Oriente Médio (76) .... O conflito do Hamas em cores (Giora Becher)
Israel x Gaza x Oriente Médio (75) ....Shimon Peres: 'O mundo, no fim, nos agradecerá'
Israel x Gaza x Oriente Médio (74) ....Intolerância e ódio (Bernardo Sorj)
Israel x Gaza x Oriente Médio (73) .... A guerra em Gaza em debate
Israel x Gaza x Oriente Médio (72) ....Resposta pública da FIERJ a situação atual
Israel x Gaza x Oriente Médio (71) ....Parcerias entre o Brasil e Oriente Médio (2006-2009)
08/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (70) .... Isso não é uma foto, é uma vigarice ultrajante
Israel x Gaza x Oriente Médio (69) .... Life must go on in Gaza and Sderot
Israel x Gaza x Oriente Médio (68) .... Quem é quem manda no Oriente Médio?
Israel x Gaza x Oriente Médio (67) .... Nota do PT sobre Israel: A Hitler o que é de Hitler
07/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (65) ....Soldados treinaram antes em cidade simulada no sul
Israel x Gaza x Oriente Médio (64) .... Qual é a melhor proporcionalidade? A absoluta. Então...
Israel x Gaza x Oriente Médio (61) .... Treinamento militar para crianças?
Israel x Gaza x Oriente Médio (60) .... Chávez, um verdadeiro humanista (???!!!!???)
Israel x Gaza x Oriente Médio (57) ....Como definir o que são alvos válidos?
Israel x Gaza x Oriente Médio (56) .... Israel querer sobreviver é proporcional
Israel x Gaza x Oriente Médio (55) .... Porque Israel está atacando o Hamas?
06/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (53) .... Batalha urbana começa
Israel x Gaza x Oriente Médio (52) .... Malbergier: As barbaridades sobre Gaza
05/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (50) ....Reportagens no JN (05/01/2009)
Israel x Gaza x Oriente Médio (49) ....E Israel entrou com as tropas em Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (47) ....Gaza in Jewish History
Israel x Gaza x Oriente Médio (46) ....A batalha da desinformação
Israel x Gaza x Oriente Médio (43) .... Gaza: Israel sitia a capital
Israel x Gaza x Oriente Médio (40) ....Israel quer controlar cidades-chave em Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (39) ....Israel divide Gaza em duas partes
Israel x Gaza x Oriente Médio (38) .... Brasileiros vivem no meio do conflito na Faixa de Gaza
04/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (37) ....Israel, Hamas, and moral idiocy by Alan Dershowitz
Israel x Gaza x Oriente Médio (36) .... Can the Jewish People Survive Without an Enemy?
Israel x Gaza x Oriente Médio (34) ....A bomba demográfica que assusta Israel
03/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (32) ....Começa o ataque terrestre a Gaza, diz jornal israelense
Israel x Gaza x Oriente Médio (31) .... E a guerra chega ao oitavo dia...Até qdo?
Israel x Gaza x Oriente Médio (30)....Leituras e Notícias
Israel x Gaza x Oriente Médio (29) ....Sugestões de publicações
Israel x Gaza x Oriente Médio (28) ....Trabalhos acadêmicos
02/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (27) ....Mais sobre a manifestação na Avenida Paulista
Israel x Gaza x Oriente Médio (26) ....Es-Israel.Org
Israel x Gaza x Oriente Médio (25) .... Manifestação na Avenida Paulista por guerra em Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (24)....A guerra continua e a mídia corre atrás....
Israel x Gaza x Oriente Médio (23)....A guerra continua: uma sexta-feira nada santa
Israel x Gaza x Oriente Médio (22).... E no sétimo dia não há descanso, a guerra continua
Israel x Gaza x Oriente Médio (21).... Vídeos: Foguetes em Sderot
01/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (20)...Mais ataques...foguetes...protestos
Israel x Gaza x Oriente Médio (19)....Mais foguetes em Israel....Saramago e Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (18) ....Mídia?! Então o que realmente deve ser feito?
Israel x Gaza x Oriente Médio (17)....Chuva de foguetes em Israel
31/12/2008
Israel x Gaza x Oriente Médio (16)...Brasília: protesto contra ataques à Faixa de Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (15)....Palestinos: Manifestação termina em confusão em Brasília
Israel x Gaza x Oriente Médio (14) .... Paz na região ficou mais distante
Israel x Gaza x Oriente Médio (13) .... Palestian Media Watch
Israel x Gaza x Oriente Médio (12) .... Israel exibe no YouTube as imagens de ataques
Israel x Gaza x Oriente Médio (11)...15 segundos (vídeo)
Israel x Gaza x Oriente Médio (10)
Israel x Gaza x Oriente Médio (9)
Israel x Gaza x Oriente Médio (8)
30/12/2008
Israel x Gaza x Oriente Médio (6)
Israel x Gaza x Oriente Médio (5)
Israel x Gaza x Oriente Médio (4)
29/12/2008
Israel x Gaza x Oriente Médio (3)
Israel x Gaza x Oriente Médio (2) ... O conflito e a Mídia
Israel x Gaza x Oriente Médio (1)....Panorama do OM e primeiras manifestações do conflito na mídia
Comerciais do Hamas 24-28 dezembro de 2008
Chanceler alemã responsabiliza Hamas por ofensiva israelense
Faixa de Gaza: Mortos em ataques passam de 300
28/12/2008
Israel X Gaza (Panorama em 28/12/2008)
22/12/2008
Israel e Hamas engrossam o discurso e tensão aumenta no Oriente Médio: Hamas já lançou mais de 60 foguetes contra Israel em quatro dias. Governo israelense avisou a ONU que irá responder ataques. >>> Leia mais em G1, em 22/12/2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário