Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Carregando...

Total de visualizações de página

Google+ Followers

Follow by Email

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Doutora - Categoria: Associado III - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

sábado, 17 de janeiro de 2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (143) .... PT x PT: Racha no PT sobre críticas a Israel

Pletz.com

PT x PT


O Globo, Mundo, página 34, em 17/01/2009.


Governo vota hoje se fará trégua unilateral

Negociações avançam mas Israel e Hamas divergem sobre abertura de fronteiras em Gaza e duração do cessar-fogo


Renata Malkes

Enviada especial


JERUSALÉM. Apesar do vaivém diplomático entre o Cairo e Jerusalém, as negociações para implementar o plano de cessar-fogo do Egito e interromper o conflito entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza esbarraram nos impasses sobre a duração da trégua e a reabertura das fronteiras do território palestino. Diante do entrave, o Gabinete de Israel se reúne hoje em caráter extraordinário para votar uma trégua unilateral, mesmo que o Hamas não aceite o cessar-fogo.


O governo pode decidir-se pela suspensão da ofensiva se concluir já ter atingido seus principais objetivos, mas estaria decidido a retomar as ações militares se o grupo radical islâmico continuar lançando foguetes contra o sul do país.


O negociador israelense, Amos Gilad, viajou ao Cairo duas vezes em menos de 48 horas numa tentativa de esclarecer quem seria o órgão ou país responsável pela fiscalização das fronteiras. Já em Doha, no Qatar, o líder político do Hamas, Khaled Meshaal, disse ser contra a proposta egípcia e afirmou que o grupo vai manter a resistência. Mas, na contramão das declarações, o Hamas aceitou reenviar uma delegação ao Egito para rediscutir a oferta.


EUA e Israel assinam acordo para barrar armas ao Hamas

Ontem à noite, a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, e a chanceler israelense, Tzipi Livni, assinaram um documento garantindo que os EUA vão ajudar no combate ao tráfico de armas vindas do Irã para a Faixa de Gaza através da rede de túneis clandestinos na fronteira com o Egito, num acordo que pode ser a última intervenção de Rice no conflito antes de deixar o cargo, em três dias. Fontes do governo israelense garantem que há progressos “significativos” para um acordo definitivo.


— Estamos entrando no fim deste jogo e nosso objetivo de uma paz duradoura no sul de Israel está prestes a ser alcançado — despistou o porta-voz do governo, Mark Regev.


De acordo com o plano egípcio, a trégua seria implementada em três etapas. A primeira seria o fim imediato das ações militares e a suspensão do lançamento de foguetes contra o território israelense. Na segunda fase, o Egito seria obrigado a selar os túneis clandestinos na fronteira entre o deserto do Sinai e a Faixa de Gaza, com supervisão internacional, para impedir o contrabando de armas vindas do Irã para o Hamas.


Mais tarde, seria discutida a abertura das fronteiras do território palestino e o fim do bloqueio de 18 meses, imposto por Israel desde que o grupo tomou o poder.


Mesmo diante da iminência de trégua, a ofensiva militar continuou na sexta-feira, dia sagrado dos muçulmanos. Durante a madrugada, 40 alvos foram bombardeados na Faixa de Gaza e fontes médicas palestinas afirmam que pelo menos 48 pessoas foram mortas nos ataques de ontem. Testemunhas contam ainda que apesar das explosões incessantes, o dia foi de relativa calma, já que, o Exército afrouxou o cerco à Cidade de Gaza e 40 tanques recuaram do bairro de Tel al-Hawa.


Médico perde 3 filhas e se desespera ao na TV

Equipes de socorro foram mobilizadas para buscar vítimas nos escombros e 25 corpos foram encontrados nas regiões centrais da capital do território palestino. O número total de mortos desde o início da ofensiva já chega a 1,2 mil e os feridos ultrapassam os cinco mil.


Num episódio que chocou a opinião pública israelense, o canal 10 da TV local transmitiu ao vivo os gritos desesperados de um médico que acabara de perder três filhas num bombardeio.


O celular do comentarista de assuntos árabes Shlomi Eldar tocou no meio do estúdio e, vendo que era uma ligação do médico Izz el Din Abu Aish, conhecido comentarista da TV por falar hebraico fluente, Eldar atendeu. Do aparelho, vinham gritos de horror. Sob pressão do jornalista, ambulâncias foram deslocadas para retirar os feridos de Gaza e levá-los a hospitais israelenses. O Exército afirmou que havia atiradores disparando do alto do prédio.


— Minhas filhas estavam sentadas em casa planejando o futuro, conversando e, de repente, foram atacadas. Quero saber por que foram mortas, quem deu a ordem? Tudo o que havia naquela casa era amor, abraços e atos de paz — dizia desolado o médico, que trabalhou durante anos em hospitais de Israel.


Na Cisjordânia, milhares de palestinos protestaram depois das orações de sexta-feira. Em Hebron, centenas de manifestantes entraram em choque com o Exército. Um adolescente palestino morreu baleado.


O Globo, Mundo, página 34, em 17/01/2009.


Racha no PT sobre críticas a Israel


Grupo no partido diz ser distorcida visão expressa em nota de Berzoini

Cristiane Jungblut


BRASÍLIA. Um grupo de 35 petistas — entre eles os ministros Carlos Minc (Meio Ambiente), Tarso Genro (Justiça) e Fernando Haddad (Educação) — resolveu reagir à carta divulgada pelo PT no último dia 4 sobre o conflito na Faixa de Gaza, na qual o partido condenava a ação armada de Israel em território palestino.


Ontem, em documento enviado ao presidente do PT, Ricardo Berzoini, o grupo chamou de “equivocada” a posição do PT e criticou o partido por não condenar o terrorismo e não reconhecer o Estado de Israel.


Eles acusam o PT ainda de “banalizar e distorcer o fenômeno histórico do nazismo”. Isso porque o PT dizia na carta que a “retaliação (de Israel) contra civis é uma prática típica do Exército nazista”. Segundo o ministro Carlos Minc, a comparação das ações de Israel com práticas nazistas foi a que mais surpreendeu o grupo.

— Isso chocou judeus e não judeus. Queremos respeito aos povos dos dois lados. Não existe terrorismo bom e terrorismo ruim — disse Minc, considerando a nota um retrocesso diante da posição do PT em textos sobre política internacional.


A carta foi assinada ainda por Clara Ant, assessora direta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo secretário nacional de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, entre outros. O grupo ressalta que, no texto assinado por Berzoini, foi ignorada a posição histórica do PT, “que sempre se pautou pela defesa da coexistência pacífica dos povos”. São listados seis pontos de discordância com a carta do PT.


“Em nossa visão, a nota posiciona equivocadamente o PT em relação a um conflito de notável complexidade. Ignora a posição histórica do Partido, que sempre se pautou pela defesa da coexistência pacífica dos povos; banaliza e distorce o fenômeno histórico do nazismo; não registra a necessária condenação ao terrorismo; não afirma o reconhecimento do direito de existência de Israel, negado pelo Hamas; não se coaduna com a posição equilibrada assumida pelo governo brasileiro sobre a questão; e queima, ao invés de construir, pontes para o entendimento”, diz a carta.


Os petistas dizem ainda acreditar que o Brasil “pode contribuir para o engajamento das partes na busca de uma paz duradoura, baseada na coexistência pacífica de um Estado Palestino viável e próspero e um Estado de Israel definitivamente seguro”. E encerram defendendo cessar-fogo imediato e acesso da ajuda humanitária.


Na arena internacional, um isolamento maior pode ser o preço pago por Israel depois de 21 dias de ofensiva em Gaza.


Além da fúria dos países muçulmanos, as manifestações diplomáticas e populares contra o país ganham força mundo afora e até mesmo antigos aliados, como Turquia e EUA, já criticaram abertamente a recusa israelense de atender às determinações da ONU por um cessar-fogo.


COLABOROU: Renata Malkes


Veja mais:

17/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (142) .... Por que a guerra?

Israel x Gaza x Oriente Médio (141) .... "Insanidade" pede reforma na ONU, diz Lula

Israel x Gaza x Oriente Médio (140) .... Gaza - O conflito da opinião pública

16/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (139) .... Esquerda se une a muçulmanos em protesto em SP

Israel x Gaza x Oriente Médio (138) .... Trégua?! Cessar-fogo?!

Israel x Gaza x Oriente Médio (137) .... Hamas, o queridinho dos "progressistas"

Israel x Gaza x Oriente Médio (136) .... O cessar-fogo sai ou não sai? Mais um dia de conflito....

Israel x Gaza x Oriente Médio (135) .... O BBB do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (134) .... Popular show 'Eretz Nehederet' satirizes media's Gaza op coverage

Israel x Gaza x Oriente Médio (133) .... Na faixa de Gaza, a rua tem cheiro de morte

Israel x Gaza x Oriente Médio (132) .... Julgamento por crimes de guerra é difícil

15/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (131) .... O que Israel deveria ter feito? E ainda protestos em BH!

Israel x Gaza x Oriente Médio (130) .... O Rabino e os Terroristas

Israel x Gaza x Oriente Médio (129) .... É Parlamento Europeu, mas pode ser chamado Anti-Israel

Israel x Gaza x Oriente Médio (128) .... Primeiro o ódio, depois a leitura

Israel x Gaza x Oriente Médio (127) .... Conflito pode se expandir para outros países

Israel x Gaza x Oriente Médio (126) .... A verdadeira desproporção

Israel x Gaza x Oriente Médio (125) .... A meta israelense

Israel x Gaza x Oriente Médio (124) .... A Hamas no le importan los muertos

Israel x Gaza x Oriente Médio (123) .... O anti-semitismo passará a falar a linguagem antiimperialista

14/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (122) .... A milonga homicida do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (121) .... Se não for um terrorista, é um pum

Israel x Gaza x Oriente Médio (120) ... Abu Yussef: palestino escolheu ser informante de Israel

Israel x Gaza x Oriente Médio (119) .... Israel: O direito à autodefesa

Israel x Gaza x Oriente Médio (118) .... Mapas de Israel ignoram fronteira com Cisjordânia; palestinos deletam Tel Aviv

Israel x Gaza x Oriente Médio (117) .... Na mira do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (116) .... Sem refúgio além da Faixa de Gaza / A fase mais difícil do conflito

Israel x Gaza x Oriente Médio (115) .... O principal inimigo de Israel nesta guerra é a ONU (Reinaldo Azevedo)

Israel x Gaza x Oriente Médio (114) .... Conflito na Faixa de Gaza vira guerra de informações

Israel x Gaza x Oriente Médio (113) .... Apoio de israelenses a ofensiva é quase integral

13/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (112) .... Faixa de Horror

Israel x Gaza x Oriente Médio (111) .... Duas lentes, um mesmo conflito através de fotos

Israel x Gaza x Oriente Médio (110) .... Líderes religiosos no Brasil pedem paz no Oriente Médio

Israel x Gaza x Oriente Médio (109) .... Gaza (Ali Kamel)

Israel x Gaza x Oriente Médio (108) .... Defesa do terrorismo como princípio político. Nada será como antes.

Israel x Gaza x Oriente Médio (107) ...."Inimigos dos palestinos são seus dirigentes extremistas" (Bernard-Henri Lévy)

Israel x Gaza x Oriente Médio (106) .... Divisões no Hamas e em Israel levam ofensiva a impasse

Israel x Gaza x Oriente Médio (105) .... Como medir proporção?

Israel x Gaza x Oriente Médio (104) .... O que pode e o que não pode (Reinaldo Azevedo)

Israel x Gaza x Oriente Médio (103) .... As motivações de Israel para a guerra (Ely Karmon)

12/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (102) .... Lanzan bomba incendiaria contra Asociación Cultural Israelita en Uruguay

Israel x Gaza x Oriente Médio (101) .... A recaída do Itamaraty em Gaza (Sérgio Malbergier)

Israel x Gaza x Oriente Médio (100) ....Dê a Israel uma oportunidade (Rafael L. Bardají)

Israel x Gaza x Oriente Médio (99) .... Gaza: hora de golpear o terrorismo (Gustavo Ioschpe)

Israel x Gaza x Oriente Médio (98) .... Fisk como exemplo de isenção? Chamem o chefão do Hamas!!!!

Israel x Gaza x Oriente Médio (97) .... O Outro Lado da Guerra (Comunidade na TV)

Israel x Gaza x Oriente Médio (96) .... Dez teses sobre o ódio

Israel x Gaza x Oriente Médio (95) .... Aos poucos, aparecem os métodos e tramóias do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (94) .... Suicidas e antissemitas

11/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (93) .... Árabes e judeus que vivem no Brasil falam sobre o conflito e brasileiros vivem drama no Oriente Médio

Israel x Gaza x Oriente Médio (92) .... Analistas veem limitação em gestões do Brasil na região

Israel x Gaza x Oriente Médio (91) .... "A opinião mundial não nos salvará"

Israel x Gaza x Oriente Médio (90) .... Truth or propaganda?

Israel x Gaza x Oriente Médio (89) .... A Paz cansada de guerra

Israel x Gaza x Oriente Médio (88) .... Hitler and the Hamas in Gaza: Find the differences

Israel x Gaza x Oriente Médio (87) .... Israel pode, sim, vencer desta vez

10/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (86) .... "Os terroristas preferem o amor à guerra" (Hã??? Jura????!!!!!)

Israel x Gaza x Oriente Médio (85) ....Como ocorre o confronto em Gaza – do lado israelense e do lado do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (84) .... Israel não pode (e não vai) perder a guerra contra as forças da intolerância religiosa

Israel x Gaza x Oriente Médio (83) .... Militantes de Hamas e Fatah entram em choque

Israel x Gaza x Oriente Médio (82) ....Conflito é um beco com saída para a paz

Israel x Gaza x Oriente Médio (81) ....Crianças como escudos humanos

09/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (80) ....Leitores de Emir Sader acham que Hitler foi bonzinho e humano com os judeus

Israel x Gaza x Oriente Médio (79) ....Fundamentalismos

Israel x Gaza x Oriente Médio (78) .... A paz entre árabes e judeus no Rio

Israel x Gaza x Oriente Médio (77) ....Você é judeu? Então eu sou judeu

Israel x Gaza x Oriente Médio (76) .... O conflito do Hamas em cores (Giora Becher)

Israel x Gaza x Oriente Médio (75) ....Shimon Peres: 'O mundo, no fim, nos agradecerá'

Israel x Gaza x Oriente Médio (74) ....Intolerância e ódio (Bernardo Sorj)

Israel x Gaza x Oriente Médio (73) .... A guerra em Gaza em debate

Israel x Gaza x Oriente Médio (72) ....Resposta pública da FIERJ a situação atual

Israel x Gaza x Oriente Médio (71) ....Parcerias entre o Brasil e Oriente Médio (2006-2009)

08/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (70) .... Isso não é uma foto, é uma vigarice ultrajante

Israel x Gaza x Oriente Médio (69) .... Life must go on in Gaza and Sderot

Israel x Gaza x Oriente Médio (68) .... Quem é quem manda no Oriente Médio?

Israel x Gaza x Oriente Médio (67) .... Nota do PT sobre Israel: A Hitler o que é de Hitler

Israel x Gaza x Oriente Médio (66) ....Questão da 2ª fase da Fuvest aborda conflito entre Israel e palestinos

07/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (65) ....Soldados treinaram antes em cidade simulada no sul

Israel x Gaza x Oriente Médio (64) .... Qual é a melhor proporcionalidade? A absoluta. Então...

Israel x Gaza x Oriente Médio (63) .... Israel revida críticas do Vaticano que comparam Gaza a campo de concentração

Israel x Gaza x Oriente Médio (62) ....La comunidad judía de Brasil apoya a Israel desde los medios de comunicación

Israel x Gaza x Oriente Médio (61) .... Treinamento militar para crianças?

Israel x Gaza x Oriente Médio (60) .... Chávez, um verdadeiro humanista (???!!!!???)

Israel x Gaza x Oriente Médio (59) ....Israel luta por futuro de sua existência; Palestinos, para existir no presente

Israel x Gaza x Oriente Médio (58) .... A nota da “OLPT” / A carne barata das crianças palestinas / Mudar as palavras

Israel x Gaza x Oriente Médio (57) ....Como definir o que são alvos válidos?

Israel x Gaza x Oriente Médio (56) .... Israel querer sobreviver é proporcional

Israel x Gaza x Oriente Médio (55) .... Porque Israel está atacando o Hamas?

06/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (54) .... Violência ou diálogo? - Reflexões psicanalíticas sobre terror e terrorismo

Israel x Gaza x Oriente Médio (53) .... Batalha urbana começa

Israel x Gaza x Oriente Médio (52) .... Malbergier: As barbaridades sobre Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (51) .... Bernardo Sorj: Oriente Médio: o caminho da paz não passa pelo maniqueísmo

05/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (50) ....Reportagens no JN (05/01/2009)

Israel x Gaza x Oriente Médio (49) ....E Israel entrou com as tropas em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (48) ....Negociar? Com quem? e ainda Palestinian legal adviser gets owned by Fox

Israel x Gaza x Oriente Médio (47) ....Gaza in Jewish History

Israel x Gaza x Oriente Médio (46) ....A batalha da desinformação

Israel x Gaza x Oriente Médio (45) ....Ações são recomendáveis (A.Dershowitz) e Fuvest aborda conflito no Oriente Médio

Israel x Gaza x Oriente Médio (44) .... Sim ou não à existência de Israel? Essa é a primeira questão. Eu digo “sim”

Israel x Gaza x Oriente Médio (43) .... Gaza: Israel sitia a capital

Israel x Gaza x Oriente Médio (42) .... Shalem Scholars Provide Analysis, Commentary on War in Gaza (The Shalem Center)

Israel x Gaza x Oriente Médio (41) .... What Really Happened In The Middle East - Terrorism Awareness Project

Israel x Gaza x Oriente Médio (40) ....Israel quer controlar cidades-chave em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (39) ....Israel divide Gaza em duas partes

Israel x Gaza x Oriente Médio (38) .... Brasileiros vivem no meio do conflito na Faixa de Gaza

04/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (37) ....Israel, Hamas, and moral idiocy by Alan Dershowitz

Israel x Gaza x Oriente Médio (36) .... Can the Jewish People Survive Without an Enemy?

Israel x Gaza x Oriente Médio (35) ....Israel's Policy Is Perfectly 'Proportionate' by Alan Dershowitz

Israel x Gaza x Oriente Médio (34) ....A bomba demográfica que assusta Israel

03/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (33) .... Sorte, isso mesmo, pode definir destino da operação em Gaza, diz historiador israelense

Israel x Gaza x Oriente Médio (32) ....Começa o ataque terrestre a Gaza, diz jornal israelense

Israel x Gaza x Oriente Médio (31) .... E a guerra chega ao oitavo dia...Até qdo?

Israel x Gaza x Oriente Médio (30)....Leituras e Notícias

Israel x Gaza x Oriente Médio (29) ....Sugestões de publicações

Israel x Gaza x Oriente Médio (28) ....Trabalhos acadêmicos

02/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (27) ....Mais sobre a manifestação na Avenida Paulista

Israel x Gaza x Oriente Médio (26) ....Es-Israel.Org

Israel x Gaza x Oriente Médio (25) .... Manifestação na Avenida Paulista por guerra em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (24)....A guerra continua e a mídia corre atrás....

Israel x Gaza x Oriente Médio (23)....A guerra continua: uma sexta-feira nada santa

Israel x Gaza x Oriente Médio (22).... E no sétimo dia não há descanso, a guerra continua

Israel x Gaza x Oriente Médio (21).... Vídeos: Foguetes em Sderot

01/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (20)...Mais ataques...foguetes...protestos

Israel x Gaza x Oriente Médio (19)....Mais foguetes em Israel....Saramago e Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (18) ....Mídia?! Então o que realmente deve ser feito?

Israel x Gaza x Oriente Médio (17)....Chuva de foguetes em Israel

31/12/2008

Israel x Gaza x Oriente Médio (16)...Brasília: protesto contra ataques à Faixa de Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (15)....Palestinos: Manifestação termina em confusão em Brasília

Israel x Gaza x Oriente Médio (14) .... Paz na região ficou mais distante

Israel x Gaza x Oriente Médio (13) .... Palestian Media Watch

Israel x Gaza x Oriente Médio (12) .... Israel exibe no YouTube as imagens de ataques

Israel x Gaza x Oriente Médio (11)...15 segundos (vídeo)

Israel x Gaza x Oriente Médio (10)

Israel x Gaza x Oriente Médio (9)

Israel x Gaza x Oriente Médio (8)

Israel x Gaza x Oriente Médio (7) .... Mais mídia e ainda "Ashkelon hospital moves its essential departments underground"

30/12/2008

Israel x Gaza x Oriente Médio (6)

Israel x Gaza x Oriente Médio (5)

Israel x Gaza x Oriente Médio (4)

29/12/2008

Israel x Gaza x Oriente Médio (3)

Israel x Gaza x Oriente Médio (2) ... O conflito e a Mídia

Israel x Gaza x Oriente Médio (1)....Panorama do OM e primeiras manifestações do conflito na mídia

Israel x Gaza (Vídeos)

Comerciais do Hamas 24-28 dezembro de 2008

Chanceler alemã responsabiliza Hamas por ofensiva israelense

Faixa de Gaza: Mortos em ataques passam de 300

Enough Is Enough

Israel expande ataque a Gaza

28/12/2008

Israel mata 225 em Gaza

Israel X Gaza (Panorama em 28/12/2008)

22/12/2008

Israel e Hamas engrossam o discurso e tensão aumenta no Oriente Médio: Hamas já lançou mais de 60 foguetes contra Israel em quatro dias. Governo israelense avisou a ONU que irá responder ataques. >>> Leia mais em G1, em 22/12/2008.

Nenhum comentário: