Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Carregando...

Total de visualizações de página

Google+ Followers

Follow by Email

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Doutora - Categoria: Associado III - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

domingo, 18 de janeiro de 2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (149) .... Formadores de opinião judeus discutem o confronto

JB online


Formadores de opinião judeus discutem o confronto

Cristine Gerk, JB Online


RIO - Uma terra com muitos donos e muitos mortos. Mais uma vez, o mundo acompanha angustiado o conflito entre israelenses e palestinos no Oriente Médio, contabilizando o número de vítimas que aumenta a cada dia. No meio do caldeirão de ódio, vingança, miséria e violência, os estigmas se aprofundam e, no epicentro dos ataques, novamente está Israel com a sombra da responsabilidade de ter como aliado uma megapotência polêmica (e criticada) como os Estados Unidos.


Uma nova onda de irritação em relação aos judeus invade os bares, as casas, as escolas. Para muitos, é impossível manter-se indiferente ao massacre de ao menos 1.160 palestinos, dos quais quase metade é de civis, sobretudo crianças e mulheres. Mas há um fator importante que está sendo esquecido no calor das emoções: a pluralidade. Entre judeus, existem diferentes opiniões, assim como entre os palestinos. E cabe à imprensa, e à sociedade como um todo, deixar essas múltiplas vozes unidas tentarem explicar por que são consideradas algozes por tantos – ou vítimas, quando se trata da percepção da própria comunidade judaica.


Foi com essa intenção que o Jornal do Brasil convocou para um debate formadores de opinião judeus para discutir a situação do conflito na Faixa de Gaza. Um músico, um ator, um professor, um político e uma ativista se reuniram para conversar sobre as causas desse confronto, os estigmas envolvidos e as perspectivas para a paz.


Na mesa, o compositor e saxofonista do grupo Kid Abelha, George Israel, o professor de sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro Bernardo Sorj, o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça Waldemar Zveiter, a representante da organização não-governamental BrazilFoundation Susane Worcman, e o ator Caco Ciocler, que participou da conversa por áudio-conferência.


O encontro revelou distintas posições dentro de um mesmo grupo. Opiniões diversas que conviveram em harmonia e respeito durante o tempo da discussão. Uma solução é possível. E o primeiro passo está na dissolução do ódio e do preconceito.


AVALIAÇÃO DO CONFLITO


Bernardo Sorj – Existe uma questão importante que é pouco comentada. Há uma pluralidade muito grande de opiniões, mesmo entre os judeus e os palestinos. Então, precisamos humanizar nosso julgamento desses povos. Esta guerra tem uma ordem política. São as lideranças eleitas dos dois lados brigando e a causa palestina e a do Hamas são duas coisas diferentes. Eu apóio que haja uma devolução de territórios e que seja estabelecido de uma vez um Estado palestino, mas não posso apoiar que isso seja alcançado com violência, que é a proposta do Hamas. É muito importante reconhecer as diferenças. Muitos judeus, até israelenses, acreditam que esta ofensiva avançou além do que deveria.


Caio Ciocler – Eu tenho muito receio de falar sobre esse assunto, tenho medo de me meter. Mas eu me sinto agora extremamente confuso, envergonhado, emocionalmente abalado com isso tudo. Sou pai e fico triste com esses exemplos de ódio e vingança. Se nós começarmos a questionar de quem é a culpa desse problema, temos de ir à fundação do Estado de Israel. Esse tipo de discussão não leva a lugar algum, porque nenhum dos dois lados vai ceder. O Hamas nunca vai aceitar a criação de um Estado de Israel, independentemente do que se resolva. O que me preocupa é a próxima geração, o que fazer para que esse ódio todo cesse. Eu tenho uma ligação forte com o povo judeu, já fiz dança e teatro hebraicos, mas eu não voto lá, não escolhi esse governo, não sei como reagiria se estivesse lá levando foguetes na cabeça. O que eu acho, acima de tudo, é que é preciso parar de discutir de quem é a culpa.


Waldemar Zveiter – Quando falamos em ataque, fica a convicção de que Israel atacou, mas não foi isso. Foi uma resposta. Precisamos lembrar como tudo isso começou, a história dessa guerra. O Estado de Israel é menor que Sergipe. Todos os países árabes, que juntos têm uma população de 130 milhões, já declararam guerra contra Israel, com seus 500 mil habitantes. Esse é só mais um episódio nessa história dessa região. Israel já conseguiu a paz com a Jordânia, com o Egito. Todos avançaram economicamente na região, menos os palestinos, que preferem ficar isolados. O governo israelense não busca terras. Como cidadão brasileiro e judeu, eu não estou aqui para aplaudir a guerra, claro que defendo a paz, mas não podemos acusar a resposta israelense de ser desproporcional, como se isso fosse algo negativo. Se as ofensivas fossem sempre proporcionais, a guerra não acabaria nunca, porque haveria sempre equilíbrio de forças. Israel sempre avisa onde vai bombardear antes, por telefone. Há como proteger os civis.


Susane Worcman – Há um profundo desconhecimento da História, de tudo que leva a esse tipo de confronto. Mas eu preciso dizer que mesmo não entendendo de militarismo ou guerra, me entristece muito cada criança palestina que morre. Isso me arrasa independentemente do nome e do sobrenome que elas carregam. Além disso, mais do que a dor que se sente a ver os filhos do Oriente Médio morrendo, há ainda a dor de ensiná-los a matar. Os judeus não têm espírito bélico, com certeza ninguém dorme em paz ao ver mortos e feridos. Eu fico preocupada também de ver esse assunto todo sendo tratado por povos que não sabem o que é Israel e o que são os palestinos. O Partido Trabalhista (PT), por exemplo, começou a emitir opiniões sobre isso, ao invés de cuidar das meninas prostituídas e abandonadas nas ruas do país.


George Israel – Eu estou muito seguro do lado em que estou porque eu acho uma heresia alguém usar o sobre-humano como forma de dominar a mente da humanidade e usar essa visão de forma pré-histórica e covarde. Muitos árabes devem ter comemorado a milésima morte como um aval para o céu. Essa guerra não é contra Israel. Pode ser contra um escritor inglês ou italiano que será considerado merecedor da morte por ter agredido este sobrenatural. Até o termo “guerra santa” é usado. Isso não existe. Eu tenho dúvidas e vergonhas em relação a muitas atitudes de Israel, mas eu não tenho como não defender o lado de quem valoriza a liberdade de expressão e de escolha.


SOLUÇÕES PARA A PAZ


Caco Ciocler - A conversa é o único meio possível para se atingir a paz nessa região. Agressão só gera mais agressão. As crianças são atacadas dos dois lados, o ódio vai ser difícil de apagar, mas o mais importante é não alimentá-lo. Vivemos num momento histórico no qual percebemos que as diferenças precisam ser respeitadas. Temos de nos preocupar em não apenas respeitar, mas em ver a real beleza do diferente. A maior preocupação deve ser a de salvar o planeta.


George Israel – Deve haver um Estado palestino. Eles podiam tirar proveito do intercâmbio com uma nação como Israel, que tem mais mercado de trabalho e tecnologia.


Waldemar Zveiter - Eu acho que Israel tem legítimo direito de defesa. Um país atacado deve se defender. Acho que Israel quer destruir o local dos foguetes e, quando isso acontecer, a guerra vai acabar. Tem que existir um Estado palestino e um de Israel convivendo em paz.


Susane Worcman – A construção da paz é responsabilidade do mundo todo através da informação. Compete a nós, judeus, e a todas as pessoas que lutam por um bom futuro para o mundo pensar que se deve buscar caminhos para a paz. No Saara, por exemplo, todo mundo vive em paz, mesmo tendo culturas distintas, porque há um princípio comum mais importante, que é o do comércio. Eles podem não se amar, mas convivem há mais de 100 anos juntos, prevalece o interesse que vem desse bem-estar. Temos de seguir o exemplo.


Bernardo Sorj – A questão não é esquecer o passado, mas não viver ou se alimentar de traumas.


BAIXA DE CIVIS


George Israel – Israel não é expancionista. Um país só ataca quando quer ocupar um território, do ponto de vista econômico ou político. Nesse caso, o que há é uma resposta, uma defesa que gera mortes civis. Mas Israel tem menos baixas porque protege seus civis, isso é uma estratégia oficial. Há essa preocupação sempre, em construir abrigos e ajudar a população, ao invés de jogar as crianças como escudos para atender a interesses políticos. Se eles não defendem as crianças deles, a culpa também é parcialmente deles. Do lado de Israel, se gasta uma fortuna para defender as pessoas. Não haverá uma saída enquanto a população civil continuar no meio dos ataques. É uma apelação muito forte.



JB (impresso)




FSP online



Estadão



O Globo online



G1



CBN



Correio Braziliense



Gazeta do Povo



Yahoo Notícias



Iton Gadol



Aurora



Veja mais:

17/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (148) .... Israel declara trégua; Hamas diz que "não é o suficiente"

Israel x Gaza x Oriente Médio (147) .... The true meaning of "HAMAS"

Israel x Gaza x Oriente Médio (146) .... Israel anuncia cessar-fogo unilateral em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (145) .... Um genocídio doméstico (Ben-Dror Yemeni)

Israel x Gaza x Oriente Médio (144) .... Apesar de vitorioso, Israel não desfruta do apoio dos tempos que enfrentava suicidas

Israel x Gaza x Oriente Médio (143) .... PT x PT: Racha no PT sobre críticas a Israel

Israel x Gaza x Oriente Médio (142) .... Por que a guerra?

Israel x Gaza x Oriente Médio (141) .... "Insanidade" pede reforma na ONU, diz Lula

Israel x Gaza x Oriente Médio (140) .... Gaza - O conflito da opinião pública

16/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (139) .... Esquerda se une a muçulmanos em protesto em SP

Israel x Gaza x Oriente Médio (138) .... Trégua?! Cessar-fogo?!

Israel x Gaza x Oriente Médio (137) .... Hamas, o queridinho dos "progressistas"

Israel x Gaza x Oriente Médio (136) .... O cessar-fogo sai ou não sai? Mais um dia de conflito....

Israel x Gaza x Oriente Médio (135) .... O BBB do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (134) .... Popular show 'Eretz Nehederet' satirizes media's Gaza op coverage

Israel x Gaza x Oriente Médio (133) .... Na faixa de Gaza, a rua tem cheiro de morte

Israel x Gaza x Oriente Médio (132) .... Julgamento por crimes de guerra é difícil

15/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (131) .... O que Israel deveria ter feito? E ainda protestos em BH!

Israel x Gaza x Oriente Médio (130) .... O Rabino e os Terroristas

Israel x Gaza x Oriente Médio (129) .... É Parlamento Europeu, mas pode ser chamado Anti-Israel

Israel x Gaza x Oriente Médio (128) .... Primeiro o ódio, depois a leitura

Israel x Gaza x Oriente Médio (127) .... Conflito pode se expandir para outros países

Israel x Gaza x Oriente Médio (126) .... A verdadeira desproporção

Israel x Gaza x Oriente Médio (125) .... A meta israelense

Israel x Gaza x Oriente Médio (124) .... A Hamas no le importan los muertos

Israel x Gaza x Oriente Médio (123) .... O anti-semitismo passará a falar a linguagem antiimperialista

14/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (122) .... A milonga homicida do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (121) .... Se não for um terrorista, é um pum

Israel x Gaza x Oriente Médio (120) ... Abu Yussef: palestino escolheu ser informante de Israel

Israel x Gaza x Oriente Médio (119) .... Israel: O direito à autodefesa

Israel x Gaza x Oriente Médio (118) .... Mapas de Israel ignoram fronteira com Cisjordânia; palestinos deletam Tel Aviv

Israel x Gaza x Oriente Médio (117) .... Na mira do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (116) .... Sem refúgio além da Faixa de Gaza / A fase mais difícil do conflito

Israel x Gaza x Oriente Médio (115) .... O principal inimigo de Israel nesta guerra é a ONU (Reinaldo Azevedo)

Israel x Gaza x Oriente Médio (114) .... Conflito na Faixa de Gaza vira guerra de informações

Israel x Gaza x Oriente Médio (113) .... Apoio de israelenses a ofensiva é quase integral

13/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (112) .... Faixa de Horror

Israel x Gaza x Oriente Médio (111) .... Duas lentes, um mesmo conflito através de fotos

Israel x Gaza x Oriente Médio (110) .... Líderes religiosos no Brasil pedem paz no Oriente Médio

Israel x Gaza x Oriente Médio (109) .... Gaza (Ali Kamel)

Israel x Gaza x Oriente Médio (108) .... Defesa do terrorismo como princípio político. Nada será como antes.

Israel x Gaza x Oriente Médio (107) ...."Inimigos dos palestinos são seus dirigentes extremistas" (Bernard-Henri Lévy)

Israel x Gaza x Oriente Médio (106) .... Divisões no Hamas e em Israel levam ofensiva a impasse

Israel x Gaza x Oriente Médio (105) .... Como medir proporção?

Israel x Gaza x Oriente Médio (104) .... O que pode e o que não pode (Reinaldo Azevedo)

Israel x Gaza x Oriente Médio (103) .... As motivações de Israel para a guerra (Ely Karmon)

12/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (102) .... Lanzan bomba incendiaria contra Asociación Cultural Israelita en Uruguay

Israel x Gaza x Oriente Médio (101) .... A recaída do Itamaraty em Gaza (Sérgio Malbergier)

Israel x Gaza x Oriente Médio (100) ....Dê a Israel uma oportunidade (Rafael L. Bardají)

Israel x Gaza x Oriente Médio (99) .... Gaza: hora de golpear o terrorismo (Gustavo Ioschpe)

Israel x Gaza x Oriente Médio (98) .... Fisk como exemplo de isenção? Chamem o chefão do Hamas!!!!

Israel x Gaza x Oriente Médio (97) .... O Outro Lado da Guerra (Comunidade na TV)

Israel x Gaza x Oriente Médio (96) .... Dez teses sobre o ódio

Israel x Gaza x Oriente Médio (95) .... Aos poucos, aparecem os métodos e tramóias do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (94) .... Suicidas e antissemitas

11/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (93) .... Árabes e judeus que vivem no Brasil falam sobre o conflito e brasileiros vivem drama no Oriente Médio

Israel x Gaza x Oriente Médio (92) .... Analistas veem limitação em gestões do Brasil na região

Israel x Gaza x Oriente Médio (91) .... "A opinião mundial não nos salvará"

Israel x Gaza x Oriente Médio (90) .... Truth or propaganda?

Israel x Gaza x Oriente Médio (89) .... A Paz cansada de guerra

Israel x Gaza x Oriente Médio (88) .... Hitler and the Hamas in Gaza: Find the differences

Israel x Gaza x Oriente Médio (87) .... Israel pode, sim, vencer desta vez

10/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (86) .... "Os terroristas preferem o amor à guerra" (Hã??? Jura????!!!!!)

Israel x Gaza x Oriente Médio (85) ....Como ocorre o confronto em Gaza – do lado israelense e do lado do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (84) .... Israel não pode (e não vai) perder a guerra contra as forças da intolerância religiosa

Israel x Gaza x Oriente Médio (83) .... Militantes de Hamas e Fatah entram em choque

Israel x Gaza x Oriente Médio (82) ....Conflito é um beco com saída para a paz

Israel x Gaza x Oriente Médio (81) ....Crianças como escudos humanos

09/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (80) ....Leitores de Emir Sader acham que Hitler foi bonzinho e humano com os judeus

Israel x Gaza x Oriente Médio (79) ....Fundamentalismos

Israel x Gaza x Oriente Médio (78) .... A paz entre árabes e judeus no Rio

Israel x Gaza x Oriente Médio (77) ....Você é judeu? Então eu sou judeu

Israel x Gaza x Oriente Médio (76) .... O conflito do Hamas em cores (Giora Becher)

Israel x Gaza x Oriente Médio (75) ....Shimon Peres: 'O mundo, no fim, nos agradecerá'

Israel x Gaza x Oriente Médio (74) ....Intolerância e ódio (Bernardo Sorj)

Israel x Gaza x Oriente Médio (73) .... A guerra em Gaza em debate

Israel x Gaza x Oriente Médio (72) ....Resposta pública da FIERJ a situação atual

Israel x Gaza x Oriente Médio (71) ....Parcerias entre o Brasil e Oriente Médio (2006-2009)

08/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (70) .... Isso não é uma foto, é uma vigarice ultrajante

Israel x Gaza x Oriente Médio (69) .... Life must go on in Gaza and Sderot

Israel x Gaza x Oriente Médio (68) .... Quem é quem manda no Oriente Médio?

Israel x Gaza x Oriente Médio (67) .... Nota do PT sobre Israel: A Hitler o que é de Hitler

Israel x Gaza x Oriente Médio (66) ....Questão da 2ª fase da Fuvest aborda conflito entre Israel e palestinos

07/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (65) ....Soldados treinaram antes em cidade simulada no sul

Israel x Gaza x Oriente Médio (64) .... Qual é a melhor proporcionalidade? A absoluta. Então...

Israel x Gaza x Oriente Médio (63) .... Israel revida críticas do Vaticano que comparam Gaza a campo de concentração

Israel x Gaza x Oriente Médio (62) ....La comunidad judía de Brasil apoya a Israel desde los medios de comunicación

Israel x Gaza x Oriente Médio (61) .... Treinamento militar para crianças?

Israel x Gaza x Oriente Médio (60) .... Chávez, um verdadeiro humanista (???!!!!???)

Israel x Gaza x Oriente Médio (59) ....Israel luta por futuro de sua existência; Palestinos, para existir no presente

Israel x Gaza x Oriente Médio (58) .... A nota da “OLPT” / A carne barata das crianças palestinas / Mudar as palavras

Israel x Gaza x Oriente Médio (57) ....Como definir o que são alvos válidos?

Israel x Gaza x Oriente Médio (56) .... Israel querer sobreviver é proporcional

Israel x Gaza x Oriente Médio (55) .... Porque Israel está atacando o Hamas?

06/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (54) .... Violência ou diálogo? - Reflexões psicanalíticas sobre terror e terrorismo

Israel x Gaza x Oriente Médio (53) .... Batalha urbana começa

Israel x Gaza x Oriente Médio (52) .... Malbergier: As barbaridades sobre Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (51) .... Bernardo Sorj: Oriente Médio: o caminho da paz não passa pelo maniqueísmo

05/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (50) ....Reportagens no JN (05/01/2009)

Israel x Gaza x Oriente Médio (49) ....E Israel entrou com as tropas em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (48) ....Negociar? Com quem? e ainda Palestinian legal adviser gets owned by Fox

Israel x Gaza x Oriente Médio (47) ....Gaza in Jewish History

Israel x Gaza x Oriente Médio (46) ....A batalha da desinformação

Israel x Gaza x Oriente Médio (45) ....Ações são recomendáveis (A.Dershowitz) e Fuvest aborda conflito no Oriente Médio

Israel x Gaza x Oriente Médio (44) .... Sim ou não à existência de Israel? Essa é a primeira questão. Eu digo “sim”

Israel x Gaza x Oriente Médio (43) .... Gaza: Israel sitia a capital

Israel x Gaza x Oriente Médio (42) .... Shalem Scholars Provide Analysis, Commentary on War in Gaza (The Shalem Center)

Israel x Gaza x Oriente Médio (41) .... What Really Happened In The Middle East - Terrorism Awareness Project

Israel x Gaza x Oriente Médio (40) ....Israel quer controlar cidades-chave em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (39) ....Israel divide Gaza em duas partes

Israel x Gaza x Oriente Médio (38) .... Brasileiros vivem no meio do conflito na Faixa de Gaza

04/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (37) ....Israel, Hamas, and moral idiocy by Alan Dershowitz

Israel x Gaza x Oriente Médio (36) .... Can the Jewish People Survive Without an Enemy?

Israel x Gaza x Oriente Médio (35) ....Israel's Policy Is Perfectly 'Proportionate' by Alan Dershowitz

Israel x Gaza x Oriente Médio (34) ....A bomba demográfica que assusta Israel

03/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (33) .... Sorte, isso mesmo, pode definir destino da operação em Gaza, diz historiador israelense

Israel x Gaza x Oriente Médio (32) ....Começa o ataque terrestre a Gaza, diz jornal israelense

Israel x Gaza x Oriente Médio (31) .... E a guerra chega ao oitavo dia...Até qdo?

Israel x Gaza x Oriente Médio (30)....Leituras e Notícias

Israel x Gaza x Oriente Médio (29) ....Sugestões de publicações

Israel x Gaza x Oriente Médio (28) ....Trabalhos acadêmicos

02/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (27) ....Mais sobre a manifestação na Avenida Paulista

Israel x Gaza x Oriente Médio (26) ....Es-Israel.Org

Israel x Gaza x Oriente Médio (25) .... Manifestação na Avenida Paulista por guerra em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (24)....A guerra continua e a mídia corre atrás....

Israel x Gaza x Oriente Médio (23)....A guerra continua: uma sexta-feira nada santa

Israel x Gaza x Oriente Médio (22).... E no sétimo dia não há descanso, a guerra continua

Israel x Gaza x Oriente Médio (21).... Vídeos: Foguetes em Sderot

01/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (20)...Mais ataques...foguetes...protestos

Israel x Gaza x Oriente Médio (19)....Mais foguetes em Israel....Saramago e Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (18) ....Mídia?! Então o que realmente deve ser feito?

Israel x Gaza x Oriente Médio (17)....Chuva de foguetes em Israel

31/12/2008

Israel x Gaza x Oriente Médio (16)...Brasília: protesto contra ataques à Faixa de Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (15)....Palestinos: Manifestação termina em confusão em Brasília

Israel x Gaza x Oriente Médio (14) .... Paz na região ficou mais distante

Israel x Gaza x Oriente Médio (13) .... Palestian Media Watch

Israel x Gaza x Oriente Médio (12) .... Israel exibe no YouTube as imagens de ataques

Israel x Gaza x Oriente Médio (11)...15 segundos (vídeo)

Israel x Gaza x Oriente Médio (10)

Israel x Gaza x Oriente Médio (9)

Israel x Gaza x Oriente Médio (8)

Israel x Gaza x Oriente Médio (7) .... Mais mídia e ainda "Ashkelon hospital moves its essential departments underground"

30/12/2008

Israel x Gaza x Oriente Médio (6)

Israel x Gaza x Oriente Médio (5)

Israel x Gaza x Oriente Médio (4)

29/12/2008

Israel x Gaza x Oriente Médio (3)

Israel x Gaza x Oriente Médio (2) ... O conflito e a Mídia

Israel x Gaza x Oriente Médio (1)....Panorama do OM e primeiras manifestações do conflito na mídia

Israel x Gaza (Vídeos)

Comerciais do Hamas 24-28 dezembro de 2008

Chanceler alemã responsabiliza Hamas por ofensiva israelense

Faixa de Gaza: Mortos em ataques passam de 300

Enough Is Enough

Israel expande ataque a Gaza

28/12/2008

Israel mata 225 em Gaza

Israel X Gaza (Panorama em 28/12/2008)

22/12/2008

Israel e Hamas engrossam o discurso e tensão aumenta no Oriente Médio: Hamas já lançou mais de 60 foguetes contra Israel em quatro dias. Governo israelense avisou a ONU que irá responder ataques. >>> Leia mais em G1, em 22/12/2008.

Nenhum comentário: