JB online
- Israelenses e palestinos voltam a se enfrentar após cessar-fogo
- Formadores de opinião judeus discutem o confronto
Formadores de opinião judeus discutem o confronto
Cristine Gerk, JB Online
RIO - Uma terra com muitos donos e muitos mortos. Mais uma vez, o mundo acompanha angustiado o conflito entre israelenses e palestinos no Oriente Médio, contabilizando o número de vítimas que aumenta a cada dia. No meio do caldeirão de ódio, vingança, miséria e violência, os estigmas se aprofundam e, no epicentro dos ataques, novamente está Israel com a sombra da responsabilidade de ter como aliado uma megapotência polêmica (e criticada) como os Estados Unidos.
Uma nova onda de irritação em relação aos judeus invade os bares, as casas, as escolas. Para muitos, é impossível manter-se indiferente ao massacre de ao menos 1.160 palestinos, dos quais quase metade é de civis, sobretudo crianças e mulheres. Mas há um fator importante que está sendo esquecido no calor das emoções: a pluralidade. Entre judeus, existem diferentes opiniões, assim como entre os palestinos. E cabe à imprensa, e à sociedade como um todo, deixar essas múltiplas vozes unidas tentarem explicar por que são consideradas algozes por tantos – ou vítimas, quando se trata da percepção da própria comunidade judaica.
Foi com essa intenção que o Jornal do Brasil convocou para um debate formadores de opinião judeus para discutir a situação do conflito na Faixa de Gaza. Um músico, um ator, um professor, um político e uma ativista se reuniram para conversar sobre as causas desse confronto, os estigmas envolvidos e as perspectivas para a paz.
Na mesa, o compositor e saxofonista do grupo Kid Abelha, George Israel, o professor de sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro Bernardo Sorj, o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça Waldemar Zveiter, a representante da organização não-governamental BrazilFoundation Susane Worcman, e o ator Caco Ciocler, que participou da conversa por áudio-conferência.
O encontro revelou distintas posições dentro de um mesmo grupo. Opiniões diversas que conviveram em harmonia e respeito durante o tempo da discussão. Uma solução é possível. E o primeiro passo está na dissolução do ódio e do preconceito.
AVALIAÇÃO DO CONFLITO
Bernardo Sorj – Existe uma questão importante que é pouco comentada. Há uma pluralidade muito grande de opiniões, mesmo entre os judeus e os palestinos. Então, precisamos humanizar nosso julgamento desses povos. Esta guerra tem uma ordem política. São as lideranças eleitas dos dois lados brigando e a causa palestina e a do Hamas são duas coisas diferentes. Eu apóio que haja uma devolução de territórios e que seja estabelecido de uma vez um Estado palestino, mas não posso apoiar que isso seja alcançado com violência, que é a proposta do Hamas. É muito importante reconhecer as diferenças. Muitos judeus, até israelenses, acreditam que esta ofensiva avançou além do que deveria.
Caio Ciocler – Eu tenho muito receio de falar sobre esse assunto, tenho medo de me meter. Mas eu me sinto agora extremamente confuso, envergonhado, emocionalmente abalado com isso tudo. Sou pai e fico triste com esses exemplos de ódio e vingança. Se nós começarmos a questionar de quem é a culpa desse problema, temos de ir à fundação do Estado de Israel. Esse tipo de discussão não leva a lugar algum, porque nenhum dos dois lados vai ceder. O Hamas nunca vai aceitar a criação de um Estado de Israel, independentemente do que se resolva. O que me preocupa é a próxima geração, o que fazer para que esse ódio todo cesse. Eu tenho uma ligação forte com o povo judeu, já fiz dança e teatro hebraicos, mas eu não voto lá, não escolhi esse governo, não sei como reagiria se estivesse lá levando foguetes na cabeça. O que eu acho, acima de tudo, é que é preciso parar de discutir de quem é a culpa.
Waldemar Zveiter – Quando falamos em ataque, fica a convicção de que Israel atacou, mas não foi isso. Foi uma resposta. Precisamos lembrar como tudo isso começou, a história dessa guerra. O Estado de Israel é menor que Sergipe. Todos os países árabes, que juntos têm uma população de 130 milhões, já declararam guerra contra Israel, com seus 500 mil habitantes. Esse é só mais um episódio nessa história dessa região. Israel já conseguiu a paz com a Jordânia, com o Egito. Todos avançaram economicamente na região, menos os palestinos, que preferem ficar isolados. O governo israelense não busca terras. Como cidadão brasileiro e judeu, eu não estou aqui para aplaudir a guerra, claro que defendo a paz, mas não podemos acusar a resposta israelense de ser desproporcional, como se isso fosse algo negativo. Se as ofensivas fossem sempre proporcionais, a guerra não acabaria nunca, porque haveria sempre equilíbrio de forças. Israel sempre avisa onde vai bombardear antes, por telefone. Há como proteger os civis.
Susane Worcman – Há um profundo desconhecimento da História, de tudo que leva a esse tipo de confronto. Mas eu preciso dizer que mesmo não entendendo de militarismo ou guerra, me entristece muito cada criança palestina que morre. Isso me arrasa independentemente do nome e do sobrenome que elas carregam. Além disso, mais do que a dor que se sente a ver os filhos do Oriente Médio morrendo, há ainda a dor de ensiná-los a matar. Os judeus não têm espírito bélico, com certeza ninguém dorme em paz ao ver mortos e feridos. Eu fico preocupada também de ver esse assunto todo sendo tratado por povos que não sabem o que é Israel e o que são os palestinos. O Partido Trabalhista (PT), por exemplo, começou a emitir opiniões sobre isso, ao invés de cuidar das meninas prostituídas e abandonadas nas ruas do país.
George Israel – Eu estou muito seguro do lado em que estou porque eu acho uma heresia alguém usar o sobre-humano como forma de dominar a mente da humanidade e usar essa visão de forma pré-histórica e covarde. Muitos árabes devem ter comemorado a milésima morte como um aval para o céu. Essa guerra não é contra Israel. Pode ser contra um escritor inglês ou italiano que será considerado merecedor da morte por ter agredido este sobrenatural. Até o termo “guerra santa” é usado. Isso não existe. Eu tenho dúvidas e vergonhas em relação a muitas atitudes de Israel, mas eu não tenho como não defender o lado de quem valoriza a liberdade de expressão e de escolha.
SOLUÇÕES PARA A PAZ
Caco Ciocler - A conversa é o único meio possível para se atingir a paz nessa região. Agressão só gera mais agressão. As crianças são atacadas dos dois lados, o ódio vai ser difícil de apagar, mas o mais importante é não alimentá-lo. Vivemos num momento histórico no qual percebemos que as diferenças precisam ser respeitadas. Temos de nos preocupar em não apenas respeitar, mas em ver a real beleza do diferente. A maior preocupação deve ser a de salvar o planeta.
George Israel – Deve haver um Estado palestino. Eles podiam tirar proveito do intercâmbio com uma nação como Israel, que tem mais mercado de trabalho e tecnologia.
Waldemar Zveiter - Eu acho que Israel tem legítimo direito de defesa. Um país atacado deve se defender. Acho que Israel quer destruir o local dos foguetes e, quando isso acontecer, a guerra vai acabar. Tem que existir um Estado palestino e um de Israel convivendo em paz.
Susane Worcman – A construção da paz é responsabilidade do mundo todo através da informação. Compete a nós, judeus, e a todas as pessoas que lutam por um bom futuro para o mundo pensar que se deve buscar caminhos para a paz. No Saara, por exemplo, todo mundo vive em paz, mesmo tendo culturas distintas, porque há um princípio comum mais importante, que é o do comércio. Eles podem não se amar, mas convivem há mais de 100 anos juntos, prevalece o interesse que vem desse bem-estar. Temos de seguir o exemplo.
Bernardo Sorj – A questão não é esquecer o passado, mas não viver ou se alimentar de traumas.
BAIXA DE CIVIS
George Israel – Israel não é expancionista. Um país só ataca quando quer ocupar um território, do ponto de vista econômico ou político. Nesse caso, o que há é uma resposta, uma defesa que gera mortes civis. Mas Israel tem menos baixas porque protege seus civis, isso é uma estratégia oficial. Há essa preocupação sempre, em construir abrigos e ajudar a população, ao invés de jogar as crianças como escudos para atender a interesses políticos. Se eles não defendem as crianças deles, a culpa também é parcialmente deles. Do lado de Israel, se gasta uma fortuna para defender as pessoas. Não haverá uma saída enquanto a população civil continuar no meio dos ataques. É uma apelação muito forte.
JB (impresso)
- O outro lado do confronto (reproduz com fotos – nas páginas 2 e 3 - a matéria online Formadores de opinião judeus discutem o confronto)
- Cenários - Paz: quem não gosta?
- Preconceito
- Solução
- Página 4 (cont.): Estigma marca vida de quem vive longe da guerra
FSP online
- Hamas anuncia trégua e dá uma semana para retirada de Israel: Movimento islâmico radical anunciou cessar-fogo imediato em Gaza, mas exigiu retirada de tropas. Ontem, Israel anunciou cessar-fogo, quebrado após ataque do Hamas.
- Palestinos encontram 95 corpos em ruínas de prédio
- Hamas declara vitória na "guerra" contra Israel
- Apoio popular em massa a Israel dá carta branca à ofensiva em Gaza
- Irã exige retirada total das tropas israelenses da faixa de Gaza
- Israel rompe trégua unilateral e mata um palestino em novo ataque a Gaza
- Palestinos disparam seis foguetes contra o sul de Israel
- Israel rompe cessar-fogo e ataca região norte da faixa de Gaza
- Cessar-fogo é respeitado por Israel e pelo Hamas
- Exército de Israel começa a aplicar cessar-fogo unilateral em Gaza
- Israel inicia trégua unilateral em Gaza; Hamas lança foguetes
- Hamas diz que combaterá enquanto houver "um único soldado" de Israel em Gaza
Estadão
- Hamas anuncia trégua para Israel sair de Gaza
- Hamas e Fatah terão futuro incerto após conflito
- Especial: A escalada de violência na Faixa de Gaza
- Blog Gustavo Chacra: Após o cessar-fogo, será a hora de ver o que realmente aconteceu em Gaza
O Globo online
- Israel retalia ataque do Hamas após decretar trégua na Faixa de Gaza
- Irã: aiatolá diz desejar que chanceler israelense seja baleada
- Leia mais: Israel anuncia cessar-fogo unilateral em Gaza. Hamas promete manter luta
G1
CBN
- Israel volta a bombardear Gaza, após anúncio de cessar-fogo unilateral
- Serviço de emergência e resgate recolhe corpos de 40 palestinos em meio a escombros de edifícios
- Ministro de Assuntos Exteriores do Irã exige retirada total das tropas israelenses da Faixa de Gaza
- Hamas decreta cessar-fogo de uma semana na Faixa de Gaza
- Após anunciar trégua, Israel faz novos ataques contra a região
- Palestinos encontram quase cem corpos entre os escombros
- Gabinete de segurança israelense aprova cessar-fogo
- Hamas diz que não aceitará um único soldado israelense em Gaza
- Siga os acontecimentos desde o início da ofensiva militar
Gazeta do Povo
- Hamas anuncia cessar-fogo de uma semana em Gaza
- Após trégua, Israel diz que responderá a eventual ataque
- ONU pede que governo de Israel declare cessar-fogo unilateral
- Israel prepara cessar-fogo unilateral na Faixa de Gaza
- Culto ecumênico pede fim à guerra em Gaza
- Ataque de Israel atinge escola da ONU: 2 mortos e 14 feridos
- Hamas afirma que manterá combates se exigências forem ignoradas
- Israel anuncia cessar-fogo unilateral em Gaza
- Ataques ao território palestino mataram mais de mil em 22 dias. Apesar do cessar-fogo, Hamas rejeitou a trégua
- Após trégua, Israel diz que responderá a eventual ataque
- ONU pede que governo de Israel declare cessar-fogo unilateral
- Israel prepara cessar-fogo unilateral na Faixa de Gaza
- Culto ecumênico pede fim à guerra em Gaza
- Ataque de Israel atinge escola da ONU: 2 mortos e 14 feridos
- Hamas afirma que manterá combates se exigências forem ignoradas
Yahoo Notícias
Iton Gadol
- Hamás anuncia un alto el fuego inmediato
- Para Israel todavía no es tiempo de hablar de “retiro de tropas de Gaza”
- El ejército israelí comenzó a ejecutar el fin de la “Operación Plomo Fundido”
- Los residentes del sur de Israel no están de fiesta
- La calma no está garantizada
- Olmert: "Espero que nadie intente sabotear los resultados obtenidos"
- Olmert indica que la tregua es 'frágil'
- Hamás sostuvo que resistirá
- Cohetes de Gaza caen en Israel pese a alto el fuego
- Hitler 'resucita' y se agota en los quioscos alemanes
- El Ejército de Israel comienza a aplicar su alto el fuego unilateral en Gaza
- Israel declara un alto el fuego unilateral y Hamás lo rechaza
- Olmert anuncia el alto el fuego israelí en Gaza que comenzará esta noche
- Para vocero israelí “Hamas ha sido derrotado”
- Gazit. Para el embajador de Israel en Argentina, el cese al fuego es “una chance para la paz”
- Israel declara el alto en fuego en Gaza
- Olmert aprobó ordenar un alto el fuego unilateral
- Israel aprueba declarar una tregua unilateral en Gaza
Alto el Fuego
Aurora
- La Fuerza Aérea respondió a un ataque de Hamás
- Los residentes del sur de Israel no están de fiestas
- Hamás: Abás es el responsable de la muerte Siam
- Ban: Hamás tiene que parar de disparar cohetes
Veja mais:
17/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (148) .... Israel declara trégua; Hamas diz que "não é o suficiente"
Israel x Gaza x Oriente Médio (147) .... The true meaning of "HAMAS"
Israel x Gaza x Oriente Médio (146) .... Israel anuncia cessar-fogo unilateral em Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (145) .... Um genocídio doméstico (Ben-Dror Yemeni)
Israel x Gaza x Oriente Médio (143) .... PT x PT: Racha no PT sobre críticas a Israel
Israel x Gaza x Oriente Médio (142) .... Por que a guerra?
Israel x Gaza x Oriente Médio (141) .... "Insanidade" pede reforma na ONU, diz Lula
Israel x Gaza x Oriente Médio (140) .... Gaza - O conflito da opinião pública
16/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (139) .... Esquerda se une a muçulmanos em protesto em SP
Israel x Gaza x Oriente Médio (138) .... Trégua?! Cessar-fogo?!
Israel x Gaza x Oriente Médio (137) .... Hamas, o queridinho dos "progressistas"
Israel x Gaza x Oriente Médio (136) .... O cessar-fogo sai ou não sai? Mais um dia de conflito....
Israel x Gaza x Oriente Médio (135) .... O BBB do Hamas
Israel x Gaza x Oriente Médio (133) .... Na faixa de Gaza, a rua tem cheiro de morte
Israel x Gaza x Oriente Médio (132) .... Julgamento por crimes de guerra é difícil
15/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (131) .... O que Israel deveria ter feito? E ainda protestos em BH!
Israel x Gaza x Oriente Médio (130) .... O Rabino e os Terroristas
Israel x Gaza x Oriente Médio (129) .... É Parlamento Europeu, mas pode ser chamado Anti-Israel
Israel x Gaza x Oriente Médio (128) .... Primeiro o ódio, depois a leitura
Israel x Gaza x Oriente Médio (127) .... Conflito pode se expandir para outros países
Israel x Gaza x Oriente Médio (126) .... A verdadeira desproporção
Israel x Gaza x Oriente Médio (125) .... A meta israelense
Israel x Gaza x Oriente Médio (124) .... A Hamas no le importan los muertos
14/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (122) .... A milonga homicida do Hamas
Israel x Gaza x Oriente Médio (121) .... Se não for um terrorista, é um pum
Israel x Gaza x Oriente Médio (120) ... Abu Yussef: palestino escolheu ser informante de Israel
Israel x Gaza x Oriente Médio (119) .... Israel: O direito à autodefesa
Israel x Gaza x Oriente Médio (117) .... Na mira do Hamas
Israel x Gaza x Oriente Médio (114) .... Conflito na Faixa de Gaza vira guerra de informações
Israel x Gaza x Oriente Médio (113) .... Apoio de israelenses a ofensiva é quase integral
13/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (112) .... Faixa de Horror
Israel x Gaza x Oriente Médio (111) .... Duas lentes, um mesmo conflito através de fotos
Israel x Gaza x Oriente Médio (110) .... Líderes religiosos no Brasil pedem paz no Oriente Médio
Israel x Gaza x Oriente Médio (109) .... Gaza (Ali Kamel)
Israel x Gaza x Oriente Médio (106) .... Divisões no Hamas e em Israel levam ofensiva a impasse
Israel x Gaza x Oriente Médio (105) .... Como medir proporção?
Israel x Gaza x Oriente Médio (104) .... O que pode e o que não pode (Reinaldo Azevedo)
Israel x Gaza x Oriente Médio (103) .... As motivações de Israel para a guerra (Ely Karmon)
12/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (101) .... A recaída do Itamaraty em Gaza (Sérgio Malbergier)
Israel x Gaza x Oriente Médio (100) ....Dê a Israel uma oportunidade (Rafael L. Bardají)
Israel x Gaza x Oriente Médio (99) .... Gaza: hora de golpear o terrorismo (Gustavo Ioschpe)
Israel x Gaza x Oriente Médio (98) .... Fisk como exemplo de isenção? Chamem o chefão do Hamas!!!!
Israel x Gaza x Oriente Médio (97) .... O Outro Lado da Guerra (Comunidade na TV)
Israel x Gaza x Oriente Médio (96) .... Dez teses sobre o ódio
Israel x Gaza x Oriente Médio (95) .... Aos poucos, aparecem os métodos e tramóias do Hamas
Israel x Gaza x Oriente Médio (94) .... Suicidas e antissemitas
11/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (92) .... Analistas veem limitação em gestões do Brasil na região
Israel x Gaza x Oriente Médio (91) .... "A opinião mundial não nos salvará"
Israel x Gaza x Oriente Médio (90) .... Truth or propaganda?
Israel x Gaza x Oriente Médio (89) .... A Paz cansada de guerra
Israel x Gaza x Oriente Médio (88) .... Hitler and the Hamas in Gaza: Find the differences
Israel x Gaza x Oriente Médio (87) .... Israel pode, sim, vencer desta vez
10/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (83) .... Militantes de Hamas e Fatah entram em choque
Israel x Gaza x Oriente Médio (82) ....Conflito é um beco com saída para a paz
Israel x Gaza x Oriente Médio (81) ....Crianças como escudos humanos
09/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (79) ....Fundamentalismos
Israel x Gaza x Oriente Médio (78) .... A paz entre árabes e judeus no Rio
Israel x Gaza x Oriente Médio (77) ....Você é judeu? Então eu sou judeu
Israel x Gaza x Oriente Médio (76) .... O conflito do Hamas em cores (Giora Becher)
Israel x Gaza x Oriente Médio (75) ....Shimon Peres: 'O mundo, no fim, nos agradecerá'
Israel x Gaza x Oriente Médio (74) ....Intolerância e ódio (Bernardo Sorj)
Israel x Gaza x Oriente Médio (73) .... A guerra em Gaza em debate
Israel x Gaza x Oriente Médio (72) ....Resposta pública da FIERJ a situação atual
Israel x Gaza x Oriente Médio (71) ....Parcerias entre o Brasil e Oriente Médio (2006-2009)
08/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (70) .... Isso não é uma foto, é uma vigarice ultrajante
Israel x Gaza x Oriente Médio (69) .... Life must go on in Gaza and Sderot
Israel x Gaza x Oriente Médio (68) .... Quem é quem manda no Oriente Médio?
Israel x Gaza x Oriente Médio (67) .... Nota do PT sobre Israel: A Hitler o que é de Hitler
07/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (65) ....Soldados treinaram antes em cidade simulada no sul
Israel x Gaza x Oriente Médio (64) .... Qual é a melhor proporcionalidade? A absoluta. Então...
Israel x Gaza x Oriente Médio (61) .... Treinamento militar para crianças?
Israel x Gaza x Oriente Médio (60) .... Chávez, um verdadeiro humanista (???!!!!???)
Israel x Gaza x Oriente Médio (57) ....Como definir o que são alvos válidos?
Israel x Gaza x Oriente Médio (56) .... Israel querer sobreviver é proporcional
Israel x Gaza x Oriente Médio (55) .... Porque Israel está atacando o Hamas?
06/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (53) .... Batalha urbana começa
Israel x Gaza x Oriente Médio (52) .... Malbergier: As barbaridades sobre Gaza
05/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (50) ....Reportagens no JN (05/01/2009)
Israel x Gaza x Oriente Médio (49) ....E Israel entrou com as tropas em Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (47) ....Gaza in Jewish History
Israel x Gaza x Oriente Médio (46) ....A batalha da desinformação
Israel x Gaza x Oriente Médio (43) .... Gaza: Israel sitia a capital
Israel x Gaza x Oriente Médio (40) ....Israel quer controlar cidades-chave em Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (39) ....Israel divide Gaza em duas partes
Israel x Gaza x Oriente Médio (38) .... Brasileiros vivem no meio do conflito na Faixa de Gaza
04/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (37) ....Israel, Hamas, and moral idiocy by Alan Dershowitz
Israel x Gaza x Oriente Médio (36) .... Can the Jewish People Survive Without an Enemy?
Israel x Gaza x Oriente Médio (34) ....A bomba demográfica que assusta Israel
03/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (32) ....Começa o ataque terrestre a Gaza, diz jornal israelense
Israel x Gaza x Oriente Médio (31) .... E a guerra chega ao oitavo dia...Até qdo?
Israel x Gaza x Oriente Médio (30)....Leituras e Notícias
Israel x Gaza x Oriente Médio (29) ....Sugestões de publicações
Israel x Gaza x Oriente Médio (28) ....Trabalhos acadêmicos
02/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (27) ....Mais sobre a manifestação na Avenida Paulista
Israel x Gaza x Oriente Médio (26) ....Es-Israel.Org
Israel x Gaza x Oriente Médio (25) .... Manifestação na Avenida Paulista por guerra em Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (24)....A guerra continua e a mídia corre atrás....
Israel x Gaza x Oriente Médio (23)....A guerra continua: uma sexta-feira nada santa
Israel x Gaza x Oriente Médio (22).... E no sétimo dia não há descanso, a guerra continua
Israel x Gaza x Oriente Médio (21).... Vídeos: Foguetes em Sderot
01/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (20)...Mais ataques...foguetes...protestos
Israel x Gaza x Oriente Médio (19)....Mais foguetes em Israel....Saramago e Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (18) ....Mídia?! Então o que realmente deve ser feito?
Israel x Gaza x Oriente Médio (17)....Chuva de foguetes em Israel
31/12/2008
Israel x Gaza x Oriente Médio (16)...Brasília: protesto contra ataques à Faixa de Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (15)....Palestinos: Manifestação termina em confusão em Brasília
Israel x Gaza x Oriente Médio (14) .... Paz na região ficou mais distante
Israel x Gaza x Oriente Médio (13) .... Palestian Media Watch
Israel x Gaza x Oriente Médio (12) .... Israel exibe no YouTube as imagens de ataques
Israel x Gaza x Oriente Médio (11)...15 segundos (vídeo)
Israel x Gaza x Oriente Médio (10)
Israel x Gaza x Oriente Médio (9)
Israel x Gaza x Oriente Médio (8)
30/12/2008
Israel x Gaza x Oriente Médio (6)
Israel x Gaza x Oriente Médio (5)
Israel x Gaza x Oriente Médio (4)
29/12/2008
Israel x Gaza x Oriente Médio (3)
Israel x Gaza x Oriente Médio (2) ... O conflito e a Mídia
Israel x Gaza x Oriente Médio (1)....Panorama do OM e primeiras manifestações do conflito na mídia
Comerciais do Hamas 24-28 dezembro de 2008
Chanceler alemã responsabiliza Hamas por ofensiva israelense
Faixa de Gaza: Mortos em ataques passam de 300
28/12/2008
Israel X Gaza (Panorama em 28/12/2008)
22/12/2008
Israel e Hamas engrossam o discurso e tensão aumenta no Oriente Médio: Hamas já lançou mais de 60 foguetes contra Israel em quatro dias. Governo israelense avisou a ONU que irá responder ataques. >>> Leia mais em G1, em 22/12/2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário