Reinaldo Azevedo
Estadão
- Após anúncio de cessar-fogo do Hamas, tanques israelenses saem de Gaza; grupo promete se rearmar
- Tropas sairão de Gaza antes de posse de Obama
- Blog Gustavo Chacra: Arafat e Saddam morreram, Sharon está em coma e Bush deixa a Casa Branca
FSP online
- Israel autoriza entrada de caminhões com ajuda humanitária na faixa de Gaza
- Hamas diz que apenas 48 militantes morreram
- Líder militar do Hamas promete se rearmar
- Presidente do Irã felicita Hamas por "vitória"
- Se Hamas lançar foguetes, será atacado, diz Livni
- Israel inicia retirada de tropas de Gaza; Cruz Vermelha alerta para mais mortes
O Globo online
- Hamas promete se rearmar após a guerra
- Irã: aiatolá diz desejar que chanceler israelense seja baleada
JB online
- Apesar do cessar-fogo, Hamas promete se rearmar após a guerra em Gaza
- Israel autoriza entrada em Gaza de caminhões com ajuda humanitária
- Hamas afirma que perdeu apenas 48 combatentes em Gaza
- Começa reunião árabe no Kuwait sobre a situação de Gaza
JB (versão impressa)
Página 2: Israel inicia a retirada de tropas
Página 3: Guerra ajudou Barak e atrapalhou Livni nas eleições
A guerra na Faixa de Gaza pode ajudar o ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, nas eleições legislativas de fevereiro, mas foi desastrosa para o partido no poder e a sua candidata, a chanceler Tzipi Livni, segundo vários analistas.
De toda forma, o ex-premier conservador Benjamin Netanyahu continua sendo o favorito nas pesquisas sobre as intenções de voto para as eleições de 10 de fevereiro, mesmo com os especialistas concordando que o grande triunfo da ofensiva militar de 22 dias contra o grupo islamista Hamas é o trabalhista Barak.
Por outro lado, consideram fraco o trabalho de Livni no âmbito diplomático, o que, segundo os analistas, foi um grande golpe no partido centrista Kadima, principal formação de uma coalizão saliente.
"O grande beneficiado vai ser Ehud Barak. Benjamin Netanyahu também pode se alegrar pelo protagonismo nos temas de segurança, que tanto o beneficia e o permite manter sua vantagem inicial nas pesquisas. A perdedora é Tzipi Livni. Sua agenda se evaporou", escreveu o editorialista Ben Caspit na edição dominical do diário Maariv.
Há um mês, os trabalhistas estavam mal nas pesquisas, mas Barak, antigo general, ex-premier e o militar mais condecorado de Israel, aparece como o grande artífice da operação contra o Hamas.
O que acontece é que, embora a guerra tenha suscitado uma onda de críticas e protestos em todo o mundo, ela teve muito apoio entre a opinião pública israelense, que a viu como uma oportunidade de recuperar o prestígio de seu Exército depois de uma campanha nefasta em 2006 contra os milicianos xiitas do Hezbollah no Líbano.
Gideon Doron, professor de ciências políticas na universidade de Tel Aviv, estima que os resultados de Barak eclipsaram os esforços de Livni, que fracassou na sua intenção de convencer os Estados Unidos para que vetasse uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que pedia o fim da guerra.
– O grande vencedor é Barak, Tzipi Livni ficou prejudicada. Não teve êxito no âmbito diplomático com os Estados Unidos e, de maneira geral, não foi uma líder forte.
A ministra alcançou a liderança do Kadima no ano passado, depois da demissão do premier Ehud Olmert, investigado por casos de corrupção.
Novas coalizões
É a herdeira deste partido centrista fundado em 2005 pelo então chefe de governo, Ariel Sharon, a raíz de uma cisão da ala direita do Likud liderado por Netanyahu. A criação do Kadima atraiu líderes muito dispares, tanto do Likud quanto do Partido Trabalhista.
Atualmente, Doron acredita ser provável que o Kadima fique atrás destes outros dois partidos nas legislativas e que Netanyahu forme uma nova colizão Likud-Trabalhistas na qual Barak conservaria a cadeira de Defesa.
Para Asher Arian, especialista em pesquisas, Barak já está com a vitória nas mãos e Livni ficou enfraquecida depois da guerra. Arian não descarta, entretanto, uma grande coalizão entre o Likud, os trabalhistas e o Kadima.
Página 3: Ofensiva tornou desafio de Obama mais difícil
Se Obama tinha planos de dar um empurrão no processo de paz árabe-israelense, o sangrento conflito em Gaza o deixou frustrado. Nos oito anos em que esteve no comando, Bush resolveu nenhuma das questões referentes ao conflito entre dois povos que reivindicam a mesma terra. A ofensiva em Gaza apenas tornou mais difícil o desafio diplomático que espera Obama.
– Vão se passar meses até podermos lidar com a economia, segurança e as dimensões humanitárias do problema – disse Aaron David Miller, negociador americano no Oriente Médio.
Analistas israelenses concordam que a perspectiva não deve se modificar depois das eleições em 10 de fevereiro, que decidirão quem substitui Ehud Olmert: a ministra das Relações Exteriores Tzipi Livni ou Benjamin Netanyahu.
– O processo de paz está paralisado porque os principais atores, Olmert e Tzipi, se foram. Se Netanyahu se eleger, não vejo a paz emergindo agora – diagnostica Dov Weissglass, conselheiro do ex-premiê Ariel Sharon.
Os palestinos têm poucas opções. O combate entre o Hamas e os judeus trouxe morte e destruição ao território de Gaza.
– Obama e a comunidade internacional têm de dar passos em direção ao processo de paz ou a moderação do mundo árabe vai ficar marginalizada. Os fanáticos terão o poder – diz Nimmer Hammad, assistente de Abbas.
Página 3: Ataques mútuos: Israel rompeu ontem o cessar-fogo unilateral anunciado no sábado, em resposta a foguetes lançados pelo Hamas.
Página 3: Reação dos EUA: Um assessor disse que Obama começará rapidamente a trabalhar no Oriente Médio e espera que o cessar-fogo perdure.
Página 8: Editorial – Oriente Médio - Frágil porém única chance para a paz
DEPOIS DE 22 DIAS, 1.300 mortos e 5 mil feridos, celebra-se agora um espasmo de paz na Faixa de Gaza. Embora rompido por confrontos logo nas primeiras horas em que deveria entrar em vigor, o cessar-fogo unilateral anunciado por Israel representa uma oportunidade imperdível para a retomada do processo de conversação entre as partes em volvidas no conflito. Em que pesem os esforços do presidente
francês Nicolas Sarkozy e seu colega egípcio Hosni Mubarak na tentativa de acertar os termos de diálogo entre o governo israelense e o Hamas, sabe-se que apenas os Estados Unidos (não o país controlado por George Bush, mas a Nova América proposta por Barack Obama, que começa a nascer amanhã)
têm verdadeiro poder de pressão sobre os dois lados. Chegou, portanto, a hora de a diplomacia agir no sentido de robustecer a frágil chance de paz que irrompe no horizonte.
Para a grande maioria dos analistas internacionais, a envergadura dos bombardeios israelenses pode até ter atingido objetivos militares de curto prazo, mas na prática representam um ônus político imposto às gerações futuras em ódio e mais violência. O fato é que operações militares sangrentas contra os palestinos nunca trouxeram resultados positivos em termos de uma paz duradoura. No caso do Hamas cuja militância xiita cultua a morte e o sacrifício como parte do seu pendão de honra o modelo é o ideal. O movimento, que tomou Gaza da Autoridade Palestina, depende de mártires para sustentar sua cooptação. Ganhou mais de mil em menos de um mês, incluindo crianças, idosos e mulheres.
No intrincado xadrez político da região, nem mesmo a Organização das Nações Unidas (ONU) conseguiu mover peças com precisão. Em verdade, tornou-se mais uma vítima do conflito. Enquanto em Nova York o Conselho de Segurança mal conseguia unanimidade para votar um pedido de cessar-fogo, em Gaza as instalações da ONU eram castigadas por explosões uma escola e um armazém de ajuda
humanitária arderam em chamas após ataque aéreo israelense. Da mesma forma foram incineradas dezenas de prédios nos quais residiam líderes radicais islâmicos.
O momento em que se calam as armas parece o mais propício para uma ofensiva diplomática. De um lado está um gabinete israelense em fim de mandato (para o qual uma operação militar de vulto como a que ora foi suspensa pode garantir mais fôlego nas urnas). De outro, um grupo radical visivelmente abalado pelo poder de fogo do inimigo (embora cambaleante, o Hamas não dá sinais de que vá a nocaute tão cedo). Como terceira parte interessada na questão, surge a maior potência mundial (que amanhã apresenta ao planeta seu novo presidente). Prudentemente, Barack Obama não havia se manifestado enfaticamente a respeito do conflito talvez ciente de que este teria "hora certa" para amenizar-se. Agora, investido dos poderes que o cargo lhe confere, não terá mais como adiar a tarefa.
Além de condenar a brutalidade dos métodos terroristas usados pelo Hamas, que disseminam o ódio contra os judeus e o Estado de Israel, Obama terá de exigir de seu parceiro na região a interrupção duradoura dos gestos belicosos. Só assim abrirá caminho para a paz desejada pela maioria.
Iton Gadol
- Los palestinos son y serán nuestros vecinos
- La derecha israelí sale a hacer campaña y ataca al gobierno
- Un nuevo tablero político en la región
Luisa Corradini - Hamas: "Nuestro arsenal de cohetes no ha sido afectado y hemos seguido disparando durante la guerra sin interrupción"
- Hamas: "Nuestro arsenal de cohetes no ha sido afectado y hemos seguido disparando durante la guerra sin interrupción"
- Líderes europeos y árabes pidieron que Israel se retire de la Franja
- 'En solidaridad con los palestinos de Gaza', lema de la cumbre de Kuwait
- Olmert:el Ejército se retirará de Gaza 'cuanto antes' y expresa su 'pesar' por la muerte de civiles
- Antisemitismo en Argentina: El INADI se comprometió a tomar cartas en el asunto
- Correos de Lectores recibidos
- Dos cohetes impactan en el sur de Israel después de la tregua anunciada por las facciones palestinas
- Familiares de AMIA cargaron contra la ONU, D´Elía y Bonafini y defendieron el derecho de Israel a defenderse del terrorismo
- "Palestinos, sí; terroristas, no"
- Hamás anuncia un alto el fuego inmediato
- Para Israel todavía no es tiempo de hablar de “retiro de tropas de Gaza”
- El ejército israelí comenzó a ejecutar el fin de la “Operación Plomo Fundido”
- Los residentes del sur de Israel no están de fiesta
- La calma no está garantizada
Jana Beris - Olmert: "Espero que nadie intente sabotear los resultados obtenidos"
- Olmert indica que la tregua es 'frágil'
- Hamás sostuvo que resistirá
- Cohetes de Gaza caen en Israel pese a alto el fuego
- Hitler 'resucita' y se agota en los quioscos alemanes
- El Ejército de Israel comienza a aplicar su alto el fuego unilateral en Gaza
- Israel declara un alto el fuego unilateral y Hamás lo rechaza
- Olmert anuncia el alto el fuego israelí en Gaza que comenzará esta noche
- Para vocero israelí “Hamas ha sido derrotado”
- Gazit. Para el embajador de Israel en Argentina, el cese al fuego es “una chance para la paz”
- Israel declara el alto en fuego en Gaza
- Olmert aprobó ordenar un alto el fuego unilateral
- Israel aprueba declarar una tregua unilateral en Gaza
Alto el Fuego - Matti Caspi Shir Ahava Kmo Galgal
- Clérigo iraní exhorta a matar a canciller de Israel
The Guardian
- 'We are creating suicide bombers from the sons of the dead'
- Israel begins Gaza pullout after Hamas joins ceasefire
- Israeli withdrawal from Gaza
- Israel debates: should we have kept going?
- Brown: Gaza has cost too many lives
- Chris Phillips: Holding their fire
- Full coverage of the crisis in Gaza
Veja mais:
19/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (153) .... Judaísmo / Israel / Oriente Médio / Diáspora / Terrorismo
18/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (151) .... Hamas declara trégua e Israel começa a deixar Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (150) .... A batalha silenciosa dos árabes-israelenses
Israel x Gaza x Oriente Médio (149) .... Formadores de opinião judeus discutem o confronto
17/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (148) .... Israel declara trégua; Hamas diz que "não é o suficiente"
Israel x Gaza x Oriente Médio (147) .... The true meaning of "HAMAS"
Israel x Gaza x Oriente Médio (146) .... Israel anuncia cessar-fogo unilateral em Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (145) .... Um genocídio doméstico (Ben-Dror Yemeni)
Israel x Gaza x Oriente Médio (143) .... PT x PT: Racha no PT sobre críticas a Israel
Israel x Gaza x Oriente Médio (142) .... Por que a guerra?
Israel x Gaza x Oriente Médio (141) .... "Insanidade" pede reforma na ONU, diz Lula
Israel x Gaza x Oriente Médio (140) .... Gaza - O conflito da opinião pública
16/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (139) .... Esquerda se une a muçulmanos em protesto em SP
Israel x Gaza x Oriente Médio (138) .... Trégua?! Cessar-fogo?!
Israel x Gaza x Oriente Médio (137) .... Hamas, o queridinho dos "progressistas"
Israel x Gaza x Oriente Médio (136) .... O cessar-fogo sai ou não sai? Mais um dia de conflito....
Israel x Gaza x Oriente Médio (135) .... O BBB do Hamas
Israel x Gaza x Oriente Médio (133) .... Na faixa de Gaza, a rua tem cheiro de morte
Israel x Gaza x Oriente Médio (132) .... Julgamento por crimes de guerra é difícil
15/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (131) .... O que Israel deveria ter feito? E ainda protestos em BH!
Israel x Gaza x Oriente Médio (130) .... O Rabino e os Terroristas
Israel x Gaza x Oriente Médio (129) .... É Parlamento Europeu, mas pode ser chamado Anti-Israel
Israel x Gaza x Oriente Médio (128) .... Primeiro o ódio, depois a leitura
Israel x Gaza x Oriente Médio (127) .... Conflito pode se expandir para outros países
Israel x Gaza x Oriente Médio (126) .... A verdadeira desproporção
Israel x Gaza x Oriente Médio (125) .... A meta israelense
Israel x Gaza x Oriente Médio (124) .... A Hamas no le importan los muertos
14/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (122) .... A milonga homicida do Hamas
Israel x Gaza x Oriente Médio (121) .... Se não for um terrorista, é um pum
Israel x Gaza x Oriente Médio (120) ... Abu Yussef: palestino escolheu ser informante de Israel
Israel x Gaza x Oriente Médio (119) .... Israel: O direito à autodefesa
Israel x Gaza x Oriente Médio (117) .... Na mira do Hamas
Israel x Gaza x Oriente Médio (114) .... Conflito na Faixa de Gaza vira guerra de informações
Israel x Gaza x Oriente Médio (113) .... Apoio de israelenses a ofensiva é quase integral
13/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (112) .... Faixa de Horror
Israel x Gaza x Oriente Médio (111) .... Duas lentes, um mesmo conflito através de fotos
Israel x Gaza x Oriente Médio (110) .... Líderes religiosos no Brasil pedem paz no Oriente Médio
Israel x Gaza x Oriente Médio (109) .... Gaza (Ali Kamel)
Israel x Gaza x Oriente Médio (106) .... Divisões no Hamas e em Israel levam ofensiva a impasse
Israel x Gaza x Oriente Médio (105) .... Como medir proporção?
Israel x Gaza x Oriente Médio (104) .... O que pode e o que não pode (Reinaldo Azevedo)
Israel x Gaza x Oriente Médio (103) .... As motivações de Israel para a guerra (Ely Karmon)
12/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (101) .... A recaída do Itamaraty em Gaza (Sérgio Malbergier)
Israel x Gaza x Oriente Médio (100) ....Dê a Israel uma oportunidade (Rafael L. Bardají)
Israel x Gaza x Oriente Médio (99) .... Gaza: hora de golpear o terrorismo (Gustavo Ioschpe)
Israel x Gaza x Oriente Médio (98) .... Fisk como exemplo de isenção? Chamem o chefão do Hamas!!!!
Israel x Gaza x Oriente Médio (97) .... O Outro Lado da Guerra (Comunidade na TV)
Israel x Gaza x Oriente Médio (96) .... Dez teses sobre o ódio
Israel x Gaza x Oriente Médio (95) .... Aos poucos, aparecem os métodos e tramóias do Hamas
Israel x Gaza x Oriente Médio (94) .... Suicidas e antissemitas
11/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (92) .... Analistas veem limitação em gestões do Brasil na região
Israel x Gaza x Oriente Médio (91) .... "A opinião mundial não nos salvará"
Israel x Gaza x Oriente Médio (90) .... Truth or propaganda?
Israel x Gaza x Oriente Médio (89) .... A Paz cansada de guerra
Israel x Gaza x Oriente Médio (88) .... Hitler and the Hamas in Gaza: Find the differences
Israel x Gaza x Oriente Médio (87) .... Israel pode, sim, vencer desta vez
10/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (83) .... Militantes de Hamas e Fatah entram em choque
Israel x Gaza x Oriente Médio (82) ....Conflito é um beco com saída para a paz
Israel x Gaza x Oriente Médio (81) ....Crianças como escudos humanos
09/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (79) ....Fundamentalismos
Israel x Gaza x Oriente Médio (78) .... A paz entre árabes e judeus no Rio
Israel x Gaza x Oriente Médio (77) ....Você é judeu? Então eu sou judeu
Israel x Gaza x Oriente Médio (76) .... O conflito do Hamas em cores (Giora Becher)
Israel x Gaza x Oriente Médio (75) ....Shimon Peres: 'O mundo, no fim, nos agradecerá'
Israel x Gaza x Oriente Médio (74) ....Intolerância e ódio (Bernardo Sorj)
Israel x Gaza x Oriente Médio (73) .... A guerra em Gaza em debate
Israel x Gaza x Oriente Médio (72) ....Resposta pública da FIERJ a situação atual
Israel x Gaza x Oriente Médio (71) ....Parcerias entre o Brasil e Oriente Médio (2006-2009)
08/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (70) .... Isso não é uma foto, é uma vigarice ultrajante
Israel x Gaza x Oriente Médio (69) .... Life must go on in Gaza and Sderot
Israel x Gaza x Oriente Médio (68) .... Quem é quem manda no Oriente Médio?
Israel x Gaza x Oriente Médio (67) .... Nota do PT sobre Israel: A Hitler o que é de Hitler
07/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (65) ....Soldados treinaram antes em cidade simulada no sul
Israel x Gaza x Oriente Médio (64) .... Qual é a melhor proporcionalidade? A absoluta. Então...
Israel x Gaza x Oriente Médio (61) .... Treinamento militar para crianças?
Israel x Gaza x Oriente Médio (60) .... Chávez, um verdadeiro humanista (???!!!!???)
Israel x Gaza x Oriente Médio (57) ....Como definir o que são alvos válidos?
Israel x Gaza x Oriente Médio (56) .... Israel querer sobreviver é proporcional
Israel x Gaza x Oriente Médio (55) .... Porque Israel está atacando o Hamas?
06/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (53) .... Batalha urbana começa
Israel x Gaza x Oriente Médio (52) .... Malbergier: As barbaridades sobre Gaza
05/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (50) ....Reportagens no JN (05/01/2009)
Israel x Gaza x Oriente Médio (49) ....E Israel entrou com as tropas em Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (47) ....Gaza in Jewish History
Israel x Gaza x Oriente Médio (46) ....A batalha da desinformação
Israel x Gaza x Oriente Médio (43) .... Gaza: Israel sitia a capital
Israel x Gaza x Oriente Médio (40) ....Israel quer controlar cidades-chave em Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (39) ....Israel divide Gaza em duas partes
Israel x Gaza x Oriente Médio (38) .... Brasileiros vivem no meio do conflito na Faixa de Gaza
04/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (37) ....Israel, Hamas, and moral idiocy by Alan Dershowitz
Israel x Gaza x Oriente Médio (36) .... Can the Jewish People Survive Without an Enemy?
Israel x Gaza x Oriente Médio (34) ....A bomba demográfica que assusta Israel
03/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (32) ....Começa o ataque terrestre a Gaza, diz jornal israelense
Israel x Gaza x Oriente Médio (31) .... E a guerra chega ao oitavo dia...Até qdo?
Israel x Gaza x Oriente Médio (30)....Leituras e Notícias
Israel x Gaza x Oriente Médio (29) ....Sugestões de publicações
Israel x Gaza x Oriente Médio (28) ....Trabalhos acadêmicos
02/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (27) ....Mais sobre a manifestação na Avenida Paulista
Israel x Gaza x Oriente Médio (26) ....Es-Israel.Org
Israel x Gaza x Oriente Médio (25) .... Manifestação na Avenida Paulista por guerra em Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (24)....A guerra continua e a mídia corre atrás....
Israel x Gaza x Oriente Médio (23)....A guerra continua: uma sexta-feira nada santa
Israel x Gaza x Oriente Médio (22).... E no sétimo dia não há descanso, a guerra continua
Israel x Gaza x Oriente Médio (21).... Vídeos: Foguetes em Sderot
01/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (20)...Mais ataques...foguetes...protestos
Israel x Gaza x Oriente Médio (19)....Mais foguetes em Israel....Saramago e Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (18) ....Mídia?! Então o que realmente deve ser feito?
Israel x Gaza x Oriente Médio (17)....Chuva de foguetes em Israel
31/12/2008
Israel x Gaza x Oriente Médio (16)...Brasília: protesto contra ataques à Faixa de Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (15)....Palestinos: Manifestação termina em confusão em Brasília
Israel x Gaza x Oriente Médio (14) .... Paz na região ficou mais distante
Israel x Gaza x Oriente Médio (13) .... Palestian Media Watch
Israel x Gaza x Oriente Médio (12) .... Israel exibe no YouTube as imagens de ataques
Israel x Gaza x Oriente Médio (11)...15 segundos (vídeo)
Israel x Gaza x Oriente Médio (10)
Israel x Gaza x Oriente Médio (9)
Israel x Gaza x Oriente Médio (8)
30/12/2008
Israel x Gaza x Oriente Médio (6)
Israel x Gaza x Oriente Médio (5)
Israel x Gaza x Oriente Médio (4)
29/12/2008
Israel x Gaza x Oriente Médio (3)
Israel x Gaza x Oriente Médio (2) ... O conflito e a Mídia
Israel x Gaza x Oriente Médio (1)....Panorama do OM e primeiras manifestações do conflito na mídia
Comerciais do Hamas 24-28 dezembro de 2008
Chanceler alemã responsabiliza Hamas por ofensiva israelense
Faixa de Gaza: Mortos em ataques passam de 300
28/12/2008
Israel X Gaza (Panorama em 28/12/2008)
22/12/2008
Israel e Hamas engrossam o discurso e tensão aumenta no Oriente Médio: Hamas já lançou mais de 60 foguetes contra Israel em quatro dias. Governo israelense avisou a ONU que irá responder ataques. >>> Leia mais em G1, em 22/12/2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário