Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Carregando...

Total de visualizações de página

Google+ Followers

Follow by Email

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Doutora - Categoria: Associado III - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (154) .... A política externa da casa-da-mãe-joana

Reinaldo Azevedo


Estadão


FSP online


O Globo online


JB online


JB (versão impressa)


Página 2: Israel inicia a retirada de tropas


Página 3: Guerra ajudou Barak e atrapalhou Livni nas eleições

A guerra na Faixa de Gaza pode ajudar o ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, nas eleições legislativas de fevereiro, mas foi desastrosa para o partido no poder e a sua candidata, a chanceler Tzipi Livni, segundo vários analistas.

De toda forma, o ex-premier conservador Benjamin Netanyahu continua sendo o favorito nas pesquisas sobre as intenções de voto para as eleições de 10 de fevereiro, mesmo com os especialistas concordando que o grande triunfo da ofensiva militar de 22 dias contra o grupo islamista Hamas é o trabalhista Barak.

Por outro lado, consideram fraco o trabalho de Livni no âmbito diplomático, o que, segundo os analistas, foi um grande golpe no partido centrista Kadima, principal formação de uma coalizão saliente.

"O grande beneficiado vai ser Ehud Barak. Benjamin Netanyahu também pode se alegrar pelo protagonismo nos temas de segurança, que tanto o beneficia e o permite manter sua vantagem inicial nas pesquisas. A perdedora é Tzipi Livni. Sua agenda se evaporou", escreveu o editorialista Ben Caspit na edição dominical do diário Maariv.

Há um mês, os trabalhistas estavam mal nas pesquisas, mas Barak, antigo general, ex-premier e o militar mais condecorado de Israel, aparece como o grande artífice da operação contra o Hamas.

O que acontece é que, embora a guerra tenha suscitado uma onda de críticas e protestos em todo o mundo, ela teve muito apoio entre a opinião pública israelense, que a viu como uma oportunidade de recuperar o prestígio de seu Exército depois de uma campanha nefasta em 2006 contra os milicianos xiitas do Hezbollah no Líbano.

Gideon Doron, professor de ciências políticas na universidade de Tel Aviv, estima que os resultados de Barak eclipsaram os esforços de Livni, que fracassou na sua intenção de convencer os Estados Unidos para que vetasse uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que pedia o fim da guerra.

– O grande vencedor é Barak, Tzipi Livni ficou prejudicada. Não teve êxito no âmbito diplomático com os Estados Unidos e, de maneira geral, não foi uma líder forte.

A ministra alcançou a liderança do Kadima no ano passado, depois da demissão do premier Ehud Olmert, investigado por casos de corrupção.

Novas coalizões

É a herdeira deste partido centrista fundado em 2005 pelo então chefe de governo, Ariel Sharon, a raíz de uma cisão da ala direita do Likud liderado por Netanyahu. A criação do Kadima atraiu líderes muito dispares, tanto do Likud quanto do Partido Trabalhista.

Atualmente, Doron acredita ser provável que o Kadima fique atrás destes outros dois partidos nas legislativas e que Netanyahu forme uma nova colizão Likud-Trabalhistas na qual Barak conservaria a cadeira de Defesa.

Para Asher Arian, especialista em pesquisas, Barak já está com a vitória nas mãos e Livni ficou enfraquecida depois da guerra. Arian não descarta, entretanto, uma grande coalizão entre o Likud, os trabalhistas e o Kadima.


Página 3: Ofensiva tornou desafio de Obama mais difícil

Se Obama tinha planos de dar um empurrão no processo de paz árabe-israelense, o sangrento conflito em Gaza o deixou frustrado. Nos oito anos em que esteve no comando, Bush resolveu nenhuma das questões referentes ao conflito entre dois povos que reivindicam a mesma terra. A ofensiva em Gaza apenas tornou mais difícil o desafio diplomático que espera Obama.

– Vão se passar meses até podermos lidar com a economia, segurança e as dimensões humanitárias do problema – disse Aaron David Miller, negociador americano no Oriente Médio.

Analistas israelenses concordam que a perspectiva não deve se modificar depois das eleições em 10 de fevereiro, que decidirão quem substitui Ehud Olmert: a ministra das Relações Exteriores Tzipi Livni ou Benjamin Netanyahu.

– O processo de paz está paralisado porque os principais atores, Olmert e Tzipi, se foram. Se Netanyahu se eleger, não vejo a paz emergindo agora – diagnostica Dov Weissglass, conselheiro do ex-premiê Ariel Sharon.

Os palestinos têm poucas opções. O combate entre o Hamas e os judeus trouxe morte e destruição ao território de Gaza.

– Obama e a comunidade internacional têm de dar passos em direção ao processo de paz ou a moderação do mundo árabe vai ficar marginalizada. Os fanáticos terão o poder – diz Nimmer Hammad, assistente de Abbas.


Página 3: Ataques mútuos: Israel rompeu ontem o cessar-fogo unilateral anunciado no sábado, em resposta a foguetes lançados pelo Hamas.


Página 3: Reação dos EUA: Um assessor disse que Obama começará rapidamente a trabalhar no Oriente Médio e espera que o cessar-fogo perdure.


Página 8: Editorial – Oriente Médio - Frágil porém única chance para a paz

DEPOIS DE 22 DIAS, 1.300 mortos e 5 mil feridos, celebra-se agora um espasmo de paz na Faixa de Gaza. Embora rompido por confrontos logo nas primeiras horas em que deveria entrar em vigor, o cessar-fogo unilateral anunciado por Israel representa uma oportunidade imperdível para a retomada do processo de conversação entre as partes em volvidas no conflito. Em que pesem os esforços do presidente
francês Nicolas Sarkozy e seu colega egípcio Hosni Mubarak na tentativa de acertar os termos de diálogo entre o governo israelense e o Hamas, sabe-se que apenas os Estados Unidos (não o país controlado por George Bush, mas a Nova América proposta por Barack Obama, que começa a nascer amanhã)
têm verdadeiro poder de pressão sobre os dois lados. Chegou, portanto, a hora de a diplomacia agir no sentido de robustecer a frágil chance de paz que irrompe no horizonte.

Para a grande maioria dos analistas internacionais, a envergadura dos bombardeios israelenses pode até ter atingido objetivos militares de curto prazo, mas na prática representam um ônus político imposto às gerações futuras em ódio e mais violência. O fato é que operações militares sangrentas contra os palestinos nunca trouxeram resultados positivos em termos de uma paz duradoura. No caso do Hamas ­ cuja militância xiita cultua a morte e o sacrifício como parte do seu pendão de honra ­ o modelo é o ideal. O movimento, que tomou Gaza da Autoridade Palestina, depende de mártires para sustentar sua cooptação. Ganhou mais de mil em menos de um mês, incluindo crianças, idosos e mulheres.

No intrincado xadrez político da região, nem mesmo a Organização das Nações Unidas (ONU) conseguiu mover peças com precisão. Em verdade, tornou-se mais uma vítima do conflito. Enquanto em Nova York o Conselho de Segurança mal conseguia unanimidade para votar um pedido de cessar-fogo, em Gaza as instalações da ONU eram castigadas por explosões ­ uma escola e um armazém de ajuda
humanitária arderam em chamas após ataque aéreo israelense. Da mesma forma foram incineradas dezenas de prédios nos quais residiam líderes radicais islâmicos.

O momento em que se calam as armas parece o mais propício para uma ofensiva diplomática. De um lado está um gabinete israelense em fim de mandato (para o qual uma operação militar de vulto como a que ora foi suspensa pode garantir mais fôlego nas urnas). De outro, um grupo radical visivelmente abalado pelo poder de fogo do inimigo (embora cambaleante, o Hamas não dá sinais de que vá a nocaute tão cedo). Como terceira parte interessada na questão, surge a maior potência mundial (que amanhã apresenta ao planeta seu novo presidente). Prudentemente, Barack Obama não havia se manifestado enfaticamente a respeito do conflito ­ talvez ciente de que este teria "hora certa" para amenizar-se. Agora, investido dos poderes que o cargo lhe confere, não terá mais como adiar a tarefa.

Além de condenar a brutalidade dos métodos terroristas usados pelo Hamas, que disseminam o ódio contra os judeus e o Estado de Israel, Obama terá de exigir de seu parceiro na região a interrupção duradoura dos gestos belicosos. Só assim abrirá caminho para a paz desejada pela maioria.


Es-Israel.Org


Iton Gadol


The Guardian



Veja mais:

19/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (153) .... Judaísmo / Israel / Oriente Médio / Diáspora / Terrorismo

Israel x Gaza x Oriente Médio (152) .... “COM ISRAEL, PELA PAZ!” Manifestação judaica pela paz em SP apoia ação de Israel em Gaza

18/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (151) .... Hamas declara trégua e Israel começa a deixar Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (150) .... A batalha silenciosa dos árabes-israelenses

Israel x Gaza x Oriente Médio (149) .... Formadores de opinião judeus discutem o confronto

17/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (148) .... Israel declara trégua; Hamas diz que "não é o suficiente"

Israel x Gaza x Oriente Médio (147) .... The true meaning of "HAMAS"

Israel x Gaza x Oriente Médio (146) .... Israel anuncia cessar-fogo unilateral em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (145) .... Um genocídio doméstico (Ben-Dror Yemeni)

Israel x Gaza x Oriente Médio (144) .... Apesar de vitorioso, Israel não desfruta do apoio dos tempos que enfrentava suicidas

Israel x Gaza x Oriente Médio (143) .... PT x PT: Racha no PT sobre críticas a Israel

Israel x Gaza x Oriente Médio (142) .... Por que a guerra?

Israel x Gaza x Oriente Médio (141) .... "Insanidade" pede reforma na ONU, diz Lula

Israel x Gaza x Oriente Médio (140) .... Gaza - O conflito da opinião pública

16/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (139) .... Esquerda se une a muçulmanos em protesto em SP

Israel x Gaza x Oriente Médio (138) .... Trégua?! Cessar-fogo?!

Israel x Gaza x Oriente Médio (137) .... Hamas, o queridinho dos "progressistas"

Israel x Gaza x Oriente Médio (136) .... O cessar-fogo sai ou não sai? Mais um dia de conflito....

Israel x Gaza x Oriente Médio (135) .... O BBB do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (134) .... Popular show 'Eretz Nehederet' satirizes media's Gaza op coverage

Israel x Gaza x Oriente Médio (133) .... Na faixa de Gaza, a rua tem cheiro de morte

Israel x Gaza x Oriente Médio (132) .... Julgamento por crimes de guerra é difícil

15/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (131) .... O que Israel deveria ter feito? E ainda protestos em BH!

Israel x Gaza x Oriente Médio (130) .... O Rabino e os Terroristas

Israel x Gaza x Oriente Médio (129) .... É Parlamento Europeu, mas pode ser chamado Anti-Israel

Israel x Gaza x Oriente Médio (128) .... Primeiro o ódio, depois a leitura

Israel x Gaza x Oriente Médio (127) .... Conflito pode se expandir para outros países

Israel x Gaza x Oriente Médio (126) .... A verdadeira desproporção

Israel x Gaza x Oriente Médio (125) .... A meta israelense

Israel x Gaza x Oriente Médio (124) .... A Hamas no le importan los muertos

Israel x Gaza x Oriente Médio (123) .... O anti-semitismo passará a falar a linguagem antiimperialista

14/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (122) .... A milonga homicida do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (121) .... Se não for um terrorista, é um pum

Israel x Gaza x Oriente Médio (120) ... Abu Yussef: palestino escolheu ser informante de Israel

Israel x Gaza x Oriente Médio (119) .... Israel: O direito à autodefesa

Israel x Gaza x Oriente Médio (118) .... Mapas de Israel ignoram fronteira com Cisjordânia; palestinos deletam Tel Aviv

Israel x Gaza x Oriente Médio (117) .... Na mira do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (116) .... Sem refúgio além da Faixa de Gaza / A fase mais difícil do conflito

Israel x Gaza x Oriente Médio (115) .... O principal inimigo de Israel nesta guerra é a ONU (Reinaldo Azevedo)

Israel x Gaza x Oriente Médio (114) .... Conflito na Faixa de Gaza vira guerra de informações

Israel x Gaza x Oriente Médio (113) .... Apoio de israelenses a ofensiva é quase integral

13/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (112) .... Faixa de Horror

Israel x Gaza x Oriente Médio (111) .... Duas lentes, um mesmo conflito através de fotos

Israel x Gaza x Oriente Médio (110) .... Líderes religiosos no Brasil pedem paz no Oriente Médio

Israel x Gaza x Oriente Médio (109) .... Gaza (Ali Kamel)

Israel x Gaza x Oriente Médio (108) .... Defesa do terrorismo como princípio político. Nada será como antes.

Israel x Gaza x Oriente Médio (107) ...."Inimigos dos palestinos são seus dirigentes extremistas" (Bernard-Henri Lévy)

Israel x Gaza x Oriente Médio (106) .... Divisões no Hamas e em Israel levam ofensiva a impasse

Israel x Gaza x Oriente Médio (105) .... Como medir proporção?

Israel x Gaza x Oriente Médio (104) .... O que pode e o que não pode (Reinaldo Azevedo)

Israel x Gaza x Oriente Médio (103) .... As motivações de Israel para a guerra (Ely Karmon)

12/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (102) .... Lanzan bomba incendiaria contra Asociación Cultural Israelita en Uruguay

Israel x Gaza x Oriente Médio (101) .... A recaída do Itamaraty em Gaza (Sérgio Malbergier)

Israel x Gaza x Oriente Médio (100) ....Dê a Israel uma oportunidade (Rafael L. Bardají)

Israel x Gaza x Oriente Médio (99) .... Gaza: hora de golpear o terrorismo (Gustavo Ioschpe)

Israel x Gaza x Oriente Médio (98) .... Fisk como exemplo de isenção? Chamem o chefão do Hamas!!!!

Israel x Gaza x Oriente Médio (97) .... O Outro Lado da Guerra (Comunidade na TV)

Israel x Gaza x Oriente Médio (96) .... Dez teses sobre o ódio

Israel x Gaza x Oriente Médio (95) .... Aos poucos, aparecem os métodos e tramóias do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (94) .... Suicidas e antissemitas

11/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (93) .... Árabes e judeus que vivem no Brasil falam sobre o conflito e brasileiros vivem drama no Oriente Médio

Israel x Gaza x Oriente Médio (92) .... Analistas veem limitação em gestões do Brasil na região

Israel x Gaza x Oriente Médio (91) .... "A opinião mundial não nos salvará"

Israel x Gaza x Oriente Médio (90) .... Truth or propaganda?

Israel x Gaza x Oriente Médio (89) .... A Paz cansada de guerra

Israel x Gaza x Oriente Médio (88) .... Hitler and the Hamas in Gaza: Find the differences

Israel x Gaza x Oriente Médio (87) .... Israel pode, sim, vencer desta vez

10/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (86) .... "Os terroristas preferem o amor à guerra" (Hã??? Jura????!!!!!)

Israel x Gaza x Oriente Médio (85) ....Como ocorre o confronto em Gaza – do lado israelense e do lado do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (84) .... Israel não pode (e não vai) perder a guerra contra as forças da intolerância religiosa

Israel x Gaza x Oriente Médio (83) .... Militantes de Hamas e Fatah entram em choque

Israel x Gaza x Oriente Médio (82) ....Conflito é um beco com saída para a paz

Israel x Gaza x Oriente Médio (81) ....Crianças como escudos humanos

09/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (80) ....Leitores de Emir Sader acham que Hitler foi bonzinho e humano com os judeus

Israel x Gaza x Oriente Médio (79) ....Fundamentalismos

Israel x Gaza x Oriente Médio (78) .... A paz entre árabes e judeus no Rio

Israel x Gaza x Oriente Médio (77) ....Você é judeu? Então eu sou judeu

Israel x Gaza x Oriente Médio (76) .... O conflito do Hamas em cores (Giora Becher)

Israel x Gaza x Oriente Médio (75) ....Shimon Peres: 'O mundo, no fim, nos agradecerá'

Israel x Gaza x Oriente Médio (74) ....Intolerância e ódio (Bernardo Sorj)

Israel x Gaza x Oriente Médio (73) .... A guerra em Gaza em debate

Israel x Gaza x Oriente Médio (72) ....Resposta pública da FIERJ a situação atual

Israel x Gaza x Oriente Médio (71) ....Parcerias entre o Brasil e Oriente Médio (2006-2009)

08/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (70) .... Isso não é uma foto, é uma vigarice ultrajante

Israel x Gaza x Oriente Médio (69) .... Life must go on in Gaza and Sderot

Israel x Gaza x Oriente Médio (68) .... Quem é quem manda no Oriente Médio?

Israel x Gaza x Oriente Médio (67) .... Nota do PT sobre Israel: A Hitler o que é de Hitler

Israel x Gaza x Oriente Médio (66) ....Questão da 2ª fase da Fuvest aborda conflito entre Israel e palestinos

07/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (65) ....Soldados treinaram antes em cidade simulada no sul

Israel x Gaza x Oriente Médio (64) .... Qual é a melhor proporcionalidade? A absoluta. Então...

Israel x Gaza x Oriente Médio (63) .... Israel revida críticas do Vaticano que comparam Gaza a campo de concentração

Israel x Gaza x Oriente Médio (62) ....La comunidad judía de Brasil apoya a Israel desde los medios de comunicación

Israel x Gaza x Oriente Médio (61) .... Treinamento militar para crianças?

Israel x Gaza x Oriente Médio (60) .... Chávez, um verdadeiro humanista (???!!!!???)

Israel x Gaza x Oriente Médio (59) ....Israel luta por futuro de sua existência; Palestinos, para existir no presente

Israel x Gaza x Oriente Médio (58) .... A nota da “OLPT” / A carne barata das crianças palestinas / Mudar as palavras

Israel x Gaza x Oriente Médio (57) ....Como definir o que são alvos válidos?

Israel x Gaza x Oriente Médio (56) .... Israel querer sobreviver é proporcional

Israel x Gaza x Oriente Médio (55) .... Porque Israel está atacando o Hamas?

06/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (54) .... Violência ou diálogo? - Reflexões psicanalíticas sobre terror e terrorismo

Israel x Gaza x Oriente Médio (53) .... Batalha urbana começa

Israel x Gaza x Oriente Médio (52) .... Malbergier: As barbaridades sobre Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (51) .... Bernardo Sorj: Oriente Médio: o caminho da paz não passa pelo maniqueísmo

05/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (50) ....Reportagens no JN (05/01/2009)

Israel x Gaza x Oriente Médio (49) ....E Israel entrou com as tropas em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (48) ....Negociar? Com quem? e ainda Palestinian legal adviser gets owned by Fox

Israel x Gaza x Oriente Médio (47) ....Gaza in Jewish History

Israel x Gaza x Oriente Médio (46) ....A batalha da desinformação

Israel x Gaza x Oriente Médio (45) ....Ações são recomendáveis (A.Dershowitz) e Fuvest aborda conflito no Oriente Médio

Israel x Gaza x Oriente Médio (44) .... Sim ou não à existência de Israel? Essa é a primeira questão. Eu digo “sim”

Israel x Gaza x Oriente Médio (43) .... Gaza: Israel sitia a capital

Israel x Gaza x Oriente Médio (42) .... Shalem Scholars Provide Analysis, Commentary on War in Gaza (The Shalem Center)

Israel x Gaza x Oriente Médio (41) .... What Really Happened In The Middle East - Terrorism Awareness Project

Israel x Gaza x Oriente Médio (40) ....Israel quer controlar cidades-chave em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (39) ....Israel divide Gaza em duas partes

Israel x Gaza x Oriente Médio (38) .... Brasileiros vivem no meio do conflito na Faixa de Gaza

04/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (37) ....Israel, Hamas, and moral idiocy by Alan Dershowitz

Israel x Gaza x Oriente Médio (36) .... Can the Jewish People Survive Without an Enemy?

Israel x Gaza x Oriente Médio (35) ....Israel's Policy Is Perfectly 'Proportionate' by Alan Dershowitz

Israel x Gaza x Oriente Médio (34) ....A bomba demográfica que assusta Israel

03/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (33) .... Sorte, isso mesmo, pode definir destino da operação em Gaza, diz historiador israelense

Israel x Gaza x Oriente Médio (32) ....Começa o ataque terrestre a Gaza, diz jornal israelense

Israel x Gaza x Oriente Médio (31) .... E a guerra chega ao oitavo dia...Até qdo?

Israel x Gaza x Oriente Médio (30)....Leituras e Notícias

Israel x Gaza x Oriente Médio (29) ....Sugestões de publicações

Israel x Gaza x Oriente Médio (28) ....Trabalhos acadêmicos

02/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (27) ....Mais sobre a manifestação na Avenida Paulista

Israel x Gaza x Oriente Médio (26) ....Es-Israel.Org

Israel x Gaza x Oriente Médio (25) .... Manifestação na Avenida Paulista por guerra em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (24)....A guerra continua e a mídia corre atrás....

Israel x Gaza x Oriente Médio (23)....A guerra continua: uma sexta-feira nada santa

Israel x Gaza x Oriente Médio (22).... E no sétimo dia não há descanso, a guerra continua

Israel x Gaza x Oriente Médio (21).... Vídeos: Foguetes em Sderot

01/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (20)...Mais ataques...foguetes...protestos

Israel x Gaza x Oriente Médio (19)....Mais foguetes em Israel....Saramago e Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (18) ....Mídia?! Então o que realmente deve ser feito?

Israel x Gaza x Oriente Médio (17)....Chuva de foguetes em Israel

31/12/2008

Israel x Gaza x Oriente Médio (16)...Brasília: protesto contra ataques à Faixa de Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (15)....Palestinos: Manifestação termina em confusão em Brasília

Israel x Gaza x Oriente Médio (14) .... Paz na região ficou mais distante

Israel x Gaza x Oriente Médio (13) .... Palestian Media Watch

Israel x Gaza x Oriente Médio (12) .... Israel exibe no YouTube as imagens de ataques

Israel x Gaza x Oriente Médio (11)...15 segundos (vídeo)

Israel x Gaza x Oriente Médio (10)

Israel x Gaza x Oriente Médio (9)

Israel x Gaza x Oriente Médio (8)

Israel x Gaza x Oriente Médio (7) .... Mais mídia e ainda "Ashkelon hospital moves its essential departments underground"

30/12/2008

Israel x Gaza x Oriente Médio (6)

Israel x Gaza x Oriente Médio (5)

Israel x Gaza x Oriente Médio (4)

29/12/2008

Israel x Gaza x Oriente Médio (3)

Israel x Gaza x Oriente Médio (2) ... O conflito e a Mídia

Israel x Gaza x Oriente Médio (1)....Panorama do OM e primeiras manifestações do conflito na mídia

Israel x Gaza (Vídeos)

Comerciais do Hamas 24-28 dezembro de 2008

Chanceler alemã responsabiliza Hamas por ofensiva israelense

Faixa de Gaza: Mortos em ataques passam de 300

Enough Is Enough

Israel expande ataque a Gaza

28/12/2008

Israel mata 225 em Gaza

Israel X Gaza (Panorama em 28/12/2008)

22/12/2008

Israel e Hamas engrossam o discurso e tensão aumenta no Oriente Médio: Hamas já lançou mais de 60 foguetes contra Israel em quatro dias. Governo israelense avisou a ONU que irá responder ataques. >>> Leia mais em G1, em 22/12/2008.

Nenhum comentário: