FSP (19/01/2009)
- Hamas aceita trégua; Israel começa retirada
- Diálogo de surdos mostrou que grupo islâmico não pode mais ser ignorado
- Frase
- Artigo: Unilateralismo é prenúncio de novo embate
- População de Gaza recolhe cadáveres e mede estragos
- Acusações contra Israel por crimes de guerra se avolumam
- São Paulo e Brasília: Comunidade judáica e palestina promovem atos
Diálogo de surdos mostrou que grupo islâmico não pode mais ser ignorado
DO ENVIADO A TEL AVIV
Não havia uma cadeira para o representante do Hamas na conferência internacional sediada ontem pelo Egito, muito menos no jantar oferecido pelo governo de Israel aos principais líderes europeus, em Jerusalém. Mesmo sem estar presente ou ser citado, porém, o grupo fundamentalista foi, na prática, parceiro do acordo de trégua que os eventos celebraram.
No diálogo de surdos que os líderes israelenses travaram com o Hamas nas últimas semanas, seja por meio de mísseis ou da intermediação, egípcia, o grupo fundamentalista pode contar com uma vitória, sob os escombros do preço pago pela população de Gaza: o reconhecimento de que é impossível ignorá-lo como interlocutor na gerência (enquanto uma solução não é possível) do conflito.
"Ninguém faz um cessar-fogo com um fantasma", diz o psiquiatra e ativista político Eyad Sarraj, uma das personalidades mais respeitadas de Gaza. Ele ironiza a recusa de Israel em admitir que a trégua foi resultado de um entendimento com o grupo fundamentalista. "O Hamas foi reconhecido, ainda que indiretamente, e Israel tem que aceitar esse fato."
Para o psiquiatra, que nas eleições de 2006, vencidas pelo Hamas, concorreu como uma plataforma pacifista, Israel foi pressionado pelo governo americano a suspender os bombardeios. Para ele, a pressão partiu tanto da atual administração como da iminente posse do novo presidente, na terça-feira. "O fator Obama pesou, além da pressão causada pela crise humanitária em Gaza", diz Sarraj.
O cientista político Avraham Sela, especialista em assuntos palestinos da Universidade de Jerusalém e autor de um livro sobre o Hamas, também acha que o movimento extremista poderá aproveitar o fato de ter sobrevivido aos ataques e entrar numa fase de legitimação.
Ele diz que é difícil avaliar se os objetivos de Israel foram alcançados, e que isso só será possível a médio prazo, segundo a vontade e a capacidade do Hamas de se rearmar e disparar foguetes. Já do outro lado, como é típico de uma guerra assimétrica entre um Exército e um grupo guerrilheiro, a história é outra.
"Basta que eles não levantem a bandeira branca para poder cantar vitória", diz Sela. "De qualquer maneira eles já ganharam, pois o mundo entende hoje que o Hamas é o único endereço em Gaza. Se até essa ofensiva tanto Israel, como europeus e americanos, se recusavam a reconhecê-lo, agora ficou claro que o Hamas passará por uma fase de legitimação."
Para Sela, qualquer acordo terá que ser implementado com a aprovação do Hamas, "seja por meio do Egito ou de agências internacionais".
Entre os que ganharam, além do Hamas, está o Egito.
"O Egito é um dos vencedores desta guerra, pois conseguiu voltar ao centro da arena política", diz o coronel da reserva Shaul Arieli, que já foi comandante do Exército israelense em Gaza. "O primeiro estágio, que era o cessar-fogo, foi alcançado. Mas os próximos serão mais complicados, sobretudo promover a reconciliação política entre os palestinos."
Artigo: Unilateralismo é prenúncio de novo embate
RAMI G. KHOURI
ASSIM COMO a retirada israelense unilateral de Gaza, em 2005, desencadeou uma série tumultuada de fatos políticos que levaram palestinos e israelenses a esta guerra, o cessar-fogo israelense unilateral em Gaza será seguido por mudanças políticas profundas que vão transformar a região por anos futuros.
As mudanças históricas já estão em curso em três arenas: na sociedade palestina, entre Palestina e Israel, e entre o Oriente Médio e as potências ocidentais. Todas as três estiveram em evidência nesta semana, com quatro cúpulas árabes diferentes ocorrendo em quatro cidades -onde a batalha militar entre Gaza e Israel continua sob a forma de batalhas políticas de implicações regionais e globais.
Uma luta ideológica começou nos anos 70: foi quando o nacionalismo pan-árabe dos anos 50 e 60 morreu, grupos guerrilheiros palestinos desafiaram Israel e alguns regimes árabes, e nacionalistas islâmicos iranianos derrubaram o xá do Irã. Os últimos 30 anos no Oriente Médio testemunharam um cabo-de-guerra entre aqueles que querem ancorar seu nacionalismo e desenvolvimento em suas identidades árabe-islâmicas, iraniano-islâmicas ou turco-islâmicas e aqueles que preferem vincular seu destino aos incentivos materiais e militares da aceitação dos interesses americanos e israelenses, como vassalos.
A batalha por Gaza capta todos esses elementos simultaneamente de uma maneira que nunca foi tão clara. Por um lado, Israel depende do apoio americano, europeu e de alguns países árabes em sua tentativa de forçar os palestinos de Gaza a se submeterem, à custa da força e da fome, e procura substituir o Hamas, em ascensão, pelo cansado e desacreditado presidente Mahmoud Abbas.
Por outro lado, meia dúzia de importantes atores árabes, iranianos e turcos, além de uma maioria crescente da opinião pública mundial, apoiam os direitos dos palestinos. Esse apoio às vezes se reflete em apoio explícito ao Hamas, mas se reflete sobretudo em solidariedade com os civis palestinos.
O cessar-fogo israelense unilateral vai enfatizar e agravar essas tendências e preparar o palco para um embate político.
A questão-chave é o equilíbrio entre o desejo israelense de controle e hegemonia unilateral versus a determinação dos palestinos em conquistar a libertação do cerco de Gaza liderado por Israel e EUA e seu desejo de legitimidade política explícita, por meio de um engajamento diplomático formal.
O problema central, no curto prazo, tem sido o desejo israelense de tomar decisões unilaterais que afirmem seu controle da situação, sem dialogar com o poder crescente do Hamas e dos islâmicos e nacionalistas palestinos aliados a ele.
Israel ocupou Gaza em 1967, colonizou-a unilateralmente, brutalizou-a unilateralmente, depauperou-a unilateralmente, retirou-se dela unilateralmente, cercou-a unilateralmente e agora a atacou e declarou cessar-fogo unilateralmente. Cada ação dessas de Israel falhou em alcançar suas metas -o mesmo deve ocorrer agora.
A lição que Israel parece frenético ou obstinado demais para aprender é que resolver o conflito palestino-israelense subjacente requer um acordo negociado entre dois lados. A importância histórica do Hamas se deve ao fato de ele desafiar o pendor unilateralista de Israel como movimentos palestinos anteriores -sobretudo o Fatah de Iasser Arafat- não puderam ou não ousaram fazer.
Ambos os lados dirão que alcançaram seus objetivos. Mas, na esteira dos combates, o Hamas será o vencedor político maior. Ele agora terá que usar seu capital político para operar de modo mais sutil em fóruns domésticos, regionais e globais, onde gozará de mais credibilidade, legitimidade e impacto.
São Paulo e Brasília: Comunidade judáica e palestina promovem atos
A Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e a Confederação Israelita do Brasil (Conib), entre outras entidades, promoveram, na tarde de ontem, o ato com "Com Israel e pela Paz" no Memorial da América Latina, em São Paulo, que reuniu 4.000 pessoas, segundo a organização. Cerca de 20 famílias da comunidade palestina protestaram também ontem à tarde, mas em Brasília, pedindo a saída das tropas israelenses de Gaza.
FSP online
- Arábia Saudita alerta Israel e diz que proposta de paz não durará para sempre
- Software israelense manobra opiniões na internet
G1
- Forças do Hamas retomam o controle da Faixa de Gaza
- Veja a cobertura completa dos ataques
- Veja fotos da região nesta segunda-feira
Em Cima da Hora (18/01/2009)
- Exército israelense se retira de posições estratégicas em Gaza: A medida foi tomada horas depois do Hamas anunciar um cessar-fogo de sete dias vinculando a trégua à retirada das tropas de Israel do território palestino.
Em Cima da Hora (19/01/2009)
- Tanques israelenses iniciam retirada de Gaza: O Exército de Israel iniciou uma retirada progressiva da Faixa de Gaza. No domingo, o Hamas decretou um cessar-fogo de uma semana, depois de Israel ter declarado uma trégua unilateral.
Bom Dia Brasil (19/01/2009)
- Israel retira tropas da Faixa de Gaza: O cessar-fogo foi anunciado ontem pelo grupo radical Hamas e deve durar sete dias. A trégua pode ser um caminho para a paz. Mais de 1,3 mil palestinos morreram nos ataques.
- Saudi king: Arab peace offer to Israel won't last forever
- Israeli official: IDF to leave Gaza before Obama inauguration
- EU official: No reconstruction for Gaza under Hamas rule
- Hamas vows to replenish Gaza arsenal depleted in 3-week war
- Livni: If Hamas renews rocket fire, it'll get slapped down again
- Egypt invites Israel, Palestinians for separate talks on Gaza truce
- Iran to print satirical Holocaust book
- Haaretz Editorial: Gaza situation calls for extreme caution and restraint
- Akiva Eldar: Obama mustn't let Israel kill and bleed all the way to an apartheid state
- Moshe Arens: We cannot waste this victory over terror
- WATCH: Daily news round-up from Israel
Veja mais:
19/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (154) .... A política externa da casa-da-mãe-joana
Israel x Gaza x Oriente Médio (153) .... Judaísmo / Israel / Oriente Médio / Diáspora / Terrorismo
18/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (151) .... Hamas declara trégua e Israel começa a deixar Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (150) .... A batalha silenciosa dos árabes-israelenses
Israel x Gaza x Oriente Médio (149) .... Formadores de opinião judeus discutem o confronto
17/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (148) .... Israel declara trégua; Hamas diz que "não é o suficiente"
Israel x Gaza x Oriente Médio (147) .... The true meaning of "HAMAS"
Israel x Gaza x Oriente Médio (146) .... Israel anuncia cessar-fogo unilateral em Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (145) .... Um genocídio doméstico (Ben-Dror Yemeni)
Israel x Gaza x Oriente Médio (143) .... PT x PT: Racha no PT sobre críticas a Israel
Israel x Gaza x Oriente Médio (142) .... Por que a guerra?
Israel x Gaza x Oriente Médio (141) .... "Insanidade" pede reforma na ONU, diz Lula
Israel x Gaza x Oriente Médio (140) .... Gaza - O conflito da opinião pública
16/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (139) .... Esquerda se une a muçulmanos em protesto em SP
Israel x Gaza x Oriente Médio (138) .... Trégua?! Cessar-fogo?!
Israel x Gaza x Oriente Médio (137) .... Hamas, o queridinho dos "progressistas"
Israel x Gaza x Oriente Médio (136) .... O cessar-fogo sai ou não sai? Mais um dia de conflito....
Israel x Gaza x Oriente Médio (135) .... O BBB do Hamas
Israel x Gaza x Oriente Médio (133) .... Na faixa de Gaza, a rua tem cheiro de morte
Israel x Gaza x Oriente Médio (132) .... Julgamento por crimes de guerra é difícil
15/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (131) .... O que Israel deveria ter feito? E ainda protestos em BH!
Israel x Gaza x Oriente Médio (130) .... O Rabino e os Terroristas
Israel x Gaza x Oriente Médio (129) .... É Parlamento Europeu, mas pode ser chamado Anti-Israel
Israel x Gaza x Oriente Médio (128) .... Primeiro o ódio, depois a leitura
Israel x Gaza x Oriente Médio (127) .... Conflito pode se expandir para outros países
Israel x Gaza x Oriente Médio (126) .... A verdadeira desproporção
Israel x Gaza x Oriente Médio (125) .... A meta israelense
Israel x Gaza x Oriente Médio (124) .... A Hamas no le importan los muertos
14/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (122) .... A milonga homicida do Hamas
Israel x Gaza x Oriente Médio (121) .... Se não for um terrorista, é um pum
Israel x Gaza x Oriente Médio (120) ... Abu Yussef: palestino escolheu ser informante de Israel
Israel x Gaza x Oriente Médio (119) .... Israel: O direito à autodefesa
Israel x Gaza x Oriente Médio (117) .... Na mira do Hamas
Israel x Gaza x Oriente Médio (114) .... Conflito na Faixa de Gaza vira guerra de informações
Israel x Gaza x Oriente Médio (113) .... Apoio de israelenses a ofensiva é quase integral
13/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (112) .... Faixa de Horror
Israel x Gaza x Oriente Médio (111) .... Duas lentes, um mesmo conflito através de fotos
Israel x Gaza x Oriente Médio (110) .... Líderes religiosos no Brasil pedem paz no Oriente Médio
Israel x Gaza x Oriente Médio (109) .... Gaza (Ali Kamel)
Israel x Gaza x Oriente Médio (106) .... Divisões no Hamas e em Israel levam ofensiva a impasse
Israel x Gaza x Oriente Médio (105) .... Como medir proporção?
Israel x Gaza x Oriente Médio (104) .... O que pode e o que não pode (Reinaldo Azevedo)
Israel x Gaza x Oriente Médio (103) .... As motivações de Israel para a guerra (Ely Karmon)
12/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (101) .... A recaída do Itamaraty em Gaza (Sérgio Malbergier)
Israel x Gaza x Oriente Médio (100) ....Dê a Israel uma oportunidade (Rafael L. Bardají)
Israel x Gaza x Oriente Médio (99) .... Gaza: hora de golpear o terrorismo (Gustavo Ioschpe)
Israel x Gaza x Oriente Médio (98) .... Fisk como exemplo de isenção? Chamem o chefão do Hamas!!!!
Israel x Gaza x Oriente Médio (97) .... O Outro Lado da Guerra (Comunidade na TV)
Israel x Gaza x Oriente Médio (96) .... Dez teses sobre o ódio
Israel x Gaza x Oriente Médio (95) .... Aos poucos, aparecem os métodos e tramóias do Hamas
Israel x Gaza x Oriente Médio (94) .... Suicidas e antissemitas
11/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (92) .... Analistas veem limitação em gestões do Brasil na região
Israel x Gaza x Oriente Médio (91) .... "A opinião mundial não nos salvará"
Israel x Gaza x Oriente Médio (90) .... Truth or propaganda?
Israel x Gaza x Oriente Médio (89) .... A Paz cansada de guerra
Israel x Gaza x Oriente Médio (88) .... Hitler and the Hamas in Gaza: Find the differences
Israel x Gaza x Oriente Médio (87) .... Israel pode, sim, vencer desta vez
10/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (83) .... Militantes de Hamas e Fatah entram em choque
Israel x Gaza x Oriente Médio (82) ....Conflito é um beco com saída para a paz
Israel x Gaza x Oriente Médio (81) ....Crianças como escudos humanos
09/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (79) ....Fundamentalismos
Israel x Gaza x Oriente Médio (78) .... A paz entre árabes e judeus no Rio
Israel x Gaza x Oriente Médio (77) ....Você é judeu? Então eu sou judeu
Israel x Gaza x Oriente Médio (76) .... O conflito do Hamas em cores (Giora Becher)
Israel x Gaza x Oriente Médio (75) ....Shimon Peres: 'O mundo, no fim, nos agradecerá'
Israel x Gaza x Oriente Médio (74) ....Intolerância e ódio (Bernardo Sorj)
Israel x Gaza x Oriente Médio (73) .... A guerra em Gaza em debate
Israel x Gaza x Oriente Médio (72) ....Resposta pública da FIERJ a situação atual
Israel x Gaza x Oriente Médio (71) ....Parcerias entre o Brasil e Oriente Médio (2006-2009)
08/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (70) .... Isso não é uma foto, é uma vigarice ultrajante
Israel x Gaza x Oriente Médio (69) .... Life must go on in Gaza and Sderot
Israel x Gaza x Oriente Médio (68) .... Quem é quem manda no Oriente Médio?
Israel x Gaza x Oriente Médio (67) .... Nota do PT sobre Israel: A Hitler o que é de Hitler
07/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (65) ....Soldados treinaram antes em cidade simulada no sul
Israel x Gaza x Oriente Médio (64) .... Qual é a melhor proporcionalidade? A absoluta. Então...
Israel x Gaza x Oriente Médio (61) .... Treinamento militar para crianças?
Israel x Gaza x Oriente Médio (60) .... Chávez, um verdadeiro humanista (???!!!!???)
Israel x Gaza x Oriente Médio (57) ....Como definir o que são alvos válidos?
Israel x Gaza x Oriente Médio (56) .... Israel querer sobreviver é proporcional
Israel x Gaza x Oriente Médio (55) .... Porque Israel está atacando o Hamas?
06/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (53) .... Batalha urbana começa
Israel x Gaza x Oriente Médio (52) .... Malbergier: As barbaridades sobre Gaza
05/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (50) ....Reportagens no JN (05/01/2009)
Israel x Gaza x Oriente Médio (49) ....E Israel entrou com as tropas em Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (47) ....Gaza in Jewish History
Israel x Gaza x Oriente Médio (46) ....A batalha da desinformação
Israel x Gaza x Oriente Médio (43) .... Gaza: Israel sitia a capital
Israel x Gaza x Oriente Médio (40) ....Israel quer controlar cidades-chave em Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (39) ....Israel divide Gaza em duas partes
Israel x Gaza x Oriente Médio (38) .... Brasileiros vivem no meio do conflito na Faixa de Gaza
04/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (37) ....Israel, Hamas, and moral idiocy by Alan Dershowitz
Israel x Gaza x Oriente Médio (36) .... Can the Jewish People Survive Without an Enemy?
Israel x Gaza x Oriente Médio (34) ....A bomba demográfica que assusta Israel
03/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (32) ....Começa o ataque terrestre a Gaza, diz jornal israelense
Israel x Gaza x Oriente Médio (31) .... E a guerra chega ao oitavo dia...Até qdo?
Israel x Gaza x Oriente Médio (30)....Leituras e Notícias
Israel x Gaza x Oriente Médio (29) ....Sugestões de publicações
Israel x Gaza x Oriente Médio (28) ....Trabalhos acadêmicos
02/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (27) ....Mais sobre a manifestação na Avenida Paulista
Israel x Gaza x Oriente Médio (26) ....Es-Israel.Org
Israel x Gaza x Oriente Médio (25) .... Manifestação na Avenida Paulista por guerra em Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (24)....A guerra continua e a mídia corre atrás....
Israel x Gaza x Oriente Médio (23)....A guerra continua: uma sexta-feira nada santa
Israel x Gaza x Oriente Médio (22).... E no sétimo dia não há descanso, a guerra continua
Israel x Gaza x Oriente Médio (21).... Vídeos: Foguetes em Sderot
01/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (20)...Mais ataques...foguetes...protestos
Israel x Gaza x Oriente Médio (19)....Mais foguetes em Israel....Saramago e Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (18) ....Mídia?! Então o que realmente deve ser feito?
Israel x Gaza x Oriente Médio (17)....Chuva de foguetes em Israel
31/12/2008
Israel x Gaza x Oriente Médio (16)...Brasília: protesto contra ataques à Faixa de Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (15)....Palestinos: Manifestação termina em confusão em Brasília
Israel x Gaza x Oriente Médio (14) .... Paz na região ficou mais distante
Israel x Gaza x Oriente Médio (13) .... Palestian Media Watch
Israel x Gaza x Oriente Médio (12) .... Israel exibe no YouTube as imagens de ataques
Israel x Gaza x Oriente Médio (11)...15 segundos (vídeo)
Israel x Gaza x Oriente Médio (10)
Israel x Gaza x Oriente Médio (9)
Israel x Gaza x Oriente Médio (8)
30/12/2008
Israel x Gaza x Oriente Médio (6)
Israel x Gaza x Oriente Médio (5)
Israel x Gaza x Oriente Médio (4)
29/12/2008
Israel x Gaza x Oriente Médio (3)
Israel x Gaza x Oriente Médio (2) ... O conflito e a Mídia
Israel x Gaza x Oriente Médio (1)....Panorama do OM e primeiras manifestações do conflito na mídia
Comerciais do Hamas 24-28 dezembro de 2008
Chanceler alemã responsabiliza Hamas por ofensiva israelense
Faixa de Gaza: Mortos em ataques passam de 300
28/12/2008
Israel X Gaza (Panorama em 28/12/2008)
22/12/2008
Israel e Hamas engrossam o discurso e tensão aumenta no Oriente Médio: Hamas já lançou mais de 60 foguetes contra Israel em quatro dias. Governo israelense avisou a ONU que irá responder ataques. >>> Leia mais em G1, em 22/12/2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário