Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Carregando...

Total de visualizações de página

Google+ Followers

Follow by Email

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Doutora - Categoria: Associado III - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (155) .... Unilateralismo é prenúncio de novo embate

FSP (19/01/2009)


Diálogo de surdos mostrou que grupo islâmico não pode mais ser ignorado

DO ENVIADO A TEL AVIV


Não havia uma cadeira para o representante do Hamas na conferência internacional sediada ontem pelo Egito, muito menos no jantar oferecido pelo governo de Israel aos principais líderes europeus, em Jerusalém. Mesmo sem estar presente ou ser citado, porém, o grupo fundamentalista foi, na prática, parceiro do acordo de trégua que os eventos celebraram.

No diálogo de surdos que os líderes israelenses travaram com o Hamas nas últimas semanas, seja por meio de mísseis ou da intermediação, egípcia, o grupo fundamentalista pode contar com uma vitória, sob os escombros do preço pago pela população de Gaza: o reconhecimento de que é impossível ignorá-lo como interlocutor na gerência (enquanto uma solução não é possível) do conflito.

"Ninguém faz um cessar-fogo com um fantasma", diz o psiquiatra e ativista político Eyad Sarraj, uma das personalidades mais respeitadas de Gaza. Ele ironiza a recusa de Israel em admitir que a trégua foi resultado de um entendimento com o grupo fundamentalista. "O Hamas foi reconhecido, ainda que indiretamente, e Israel tem que aceitar esse fato."

Para o psiquiatra, que nas eleições de 2006, vencidas pelo Hamas, concorreu como uma plataforma pacifista, Israel foi pressionado pelo governo americano a suspender os bombardeios. Para ele, a pressão partiu tanto da atual administração como da iminente posse do novo presidente, na terça-feira. "O fator Obama pesou, além da pressão causada pela crise humanitária em Gaza", diz Sarraj.

O cientista político Avraham Sela, especialista em assuntos palestinos da Universidade de Jerusalém e autor de um livro sobre o Hamas, também acha que o movimento extremista poderá aproveitar o fato de ter sobrevivido aos ataques e entrar numa fase de legitimação.

Ele diz que é difícil avaliar se os objetivos de Israel foram alcançados, e que isso só será possível a médio prazo, segundo a vontade e a capacidade do Hamas de se rearmar e disparar foguetes. Já do outro lado, como é típico de uma guerra assimétrica entre um Exército e um grupo guerrilheiro, a história é outra.

"Basta que eles não levantem a bandeira branca para poder cantar vitória", diz Sela. "De qualquer maneira eles já ganharam, pois o mundo entende hoje que o Hamas é o único endereço em Gaza. Se até essa ofensiva tanto Israel, como europeus e americanos, se recusavam a reconhecê-lo, agora ficou claro que o Hamas passará por uma fase de legitimação."

Para Sela, qualquer acordo terá que ser implementado com a aprovação do Hamas, "seja por meio do Egito ou de agências internacionais".

Entre os que ganharam, além do Hamas, está o Egito.

"O Egito é um dos vencedores desta guerra, pois conseguiu voltar ao centro da arena política", diz o coronel da reserva Shaul Arieli, que já foi comandante do Exército israelense em Gaza. "O primeiro estágio, que era o cessar-fogo, foi alcançado. Mas os próximos serão mais complicados, sobretudo promover a reconciliação política entre os palestinos."


Artigo: Unilateralismo é prenúncio de novo embate

RAMI G. KHOURI


ASSIM COMO a retirada israelense unilateral de Gaza, em 2005, desencadeou uma série tumultuada de fatos políticos que levaram palestinos e israelenses a esta guerra, o cessar-fogo israelense unilateral em Gaza será seguido por mudanças políticas profundas que vão transformar a região por anos futuros.

As mudanças históricas já estão em curso em três arenas: na sociedade palestina, entre Palestina e Israel, e entre o Oriente Médio e as potências ocidentais. Todas as três estiveram em evidência nesta semana, com quatro cúpulas árabes diferentes ocorrendo em quatro cidades -onde a batalha militar entre Gaza e Israel continua sob a forma de batalhas políticas de implicações regionais e globais.

Uma luta ideológica começou nos anos 70: foi quando o nacionalismo pan-árabe dos anos 50 e 60 morreu, grupos guerrilheiros palestinos desafiaram Israel e alguns regimes árabes, e nacionalistas islâmicos iranianos derrubaram o xá do Irã. Os últimos 30 anos no Oriente Médio testemunharam um cabo-de-guerra entre aqueles que querem ancorar seu nacionalismo e desenvolvimento em suas identidades árabe-islâmicas, iraniano-islâmicas ou turco-islâmicas e aqueles que preferem vincular seu destino aos incentivos materiais e militares da aceitação dos interesses americanos e israelenses, como vassalos.

A batalha por Gaza capta todos esses elementos simultaneamente de uma maneira que nunca foi tão clara. Por um lado, Israel depende do apoio americano, europeu e de alguns países árabes em sua tentativa de forçar os palestinos de Gaza a se submeterem, à custa da força e da fome, e procura substituir o Hamas, em ascensão, pelo cansado e desacreditado presidente Mahmoud Abbas.

Por outro lado, meia dúzia de importantes atores árabes, iranianos e turcos, além de uma maioria crescente da opinião pública mundial, apoiam os direitos dos palestinos. Esse apoio às vezes se reflete em apoio explícito ao Hamas, mas se reflete sobretudo em solidariedade com os civis palestinos.

O cessar-fogo israelense unilateral vai enfatizar e agravar essas tendências e preparar o palco para um embate político.

A questão-chave é o equilíbrio entre o desejo israelense de controle e hegemonia unilateral versus a determinação dos palestinos em conquistar a libertação do cerco de Gaza liderado por Israel e EUA e seu desejo de legitimidade política explícita, por meio de um engajamento diplomático formal.

O problema central, no curto prazo, tem sido o desejo israelense de tomar decisões unilaterais que afirmem seu controle da situação, sem dialogar com o poder crescente do Hamas e dos islâmicos e nacionalistas palestinos aliados a ele.

Israel ocupou Gaza em 1967, colonizou-a unilateralmente, brutalizou-a unilateralmente, depauperou-a unilateralmente, retirou-se dela unilateralmente, cercou-a unilateralmente e agora a atacou e declarou cessar-fogo unilateralmente. Cada ação dessas de Israel falhou em alcançar suas metas -o mesmo deve ocorrer agora.

A lição que Israel parece frenético ou obstinado demais para aprender é que resolver o conflito palestino-israelense subjacente requer um acordo negociado entre dois lados. A importância histórica do Hamas se deve ao fato de ele desafiar o pendor unilateralista de Israel como movimentos palestinos anteriores -sobretudo o Fatah de Iasser Arafat- não puderam ou não ousaram fazer.

Ambos os lados dirão que alcançaram seus objetivos. Mas, na esteira dos combates, o Hamas será o vencedor político maior. Ele agora terá que usar seu capital político para operar de modo mais sutil em fóruns domésticos, regionais e globais, onde gozará de mais credibilidade, legitimidade e impacto.


São Paulo e Brasília: Comunidade judáica e palestina promovem atos

A Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e a Confederação Israelita do Brasil (Conib), entre outras entidades, promoveram, na tarde de ontem, o ato com "Com Israel e pela Paz" no Memorial da América Latina, em São Paulo, que reuniu 4.000 pessoas, segundo a organização. Cerca de 20 famílias da comunidade palestina protestaram também ontem à tarde, mas em Brasília, pedindo a saída das tropas israelenses de Gaza.


FSP online

G1


Em Cima da Hora (18/01/2009)


Em Cima da Hora (19/01/2009)

  • Tanques israelenses iniciam retirada de Gaza: O Exército de Israel iniciou uma retirada progressiva da Faixa de Gaza. No domingo, o Hamas decretou um cessar-fogo de uma semana, depois de Israel ter declarado uma trégua unilateral.


Bom Dia Brasil (19/01/2009)

  • Israel retira tropas da Faixa de Gaza: O cessar-fogo foi anunciado ontem pelo grupo radical Hamas e deve durar sete dias. A trégua pode ser um caminho para a paz. Mais de 1,3 mil palestinos morreram nos ataques.


Haaretz



Veja mais:

19/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (154) .... A política externa da casa-da-mãe-joana

Israel x Gaza x Oriente Médio (153) .... Judaísmo / Israel / Oriente Médio / Diáspora / Terrorismo

Israel x Gaza x Oriente Médio (152) .... “COM ISRAEL, PELA PAZ!” Manifestação judaica pela paz em SP apoia ação de Israel em Gaza

18/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (151) .... Hamas declara trégua e Israel começa a deixar Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (150) .... A batalha silenciosa dos árabes-israelenses

Israel x Gaza x Oriente Médio (149) .... Formadores de opinião judeus discutem o confronto

17/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (148) .... Israel declara trégua; Hamas diz que "não é o suficiente"

Israel x Gaza x Oriente Médio (147) .... The true meaning of "HAMAS"

Israel x Gaza x Oriente Médio (146) .... Israel anuncia cessar-fogo unilateral em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (145) .... Um genocídio doméstico (Ben-Dror Yemeni)

Israel x Gaza x Oriente Médio (144) .... Apesar de vitorioso, Israel não desfruta do apoio dos tempos que enfrentava suicidas

Israel x Gaza x Oriente Médio (143) .... PT x PT: Racha no PT sobre críticas a Israel

Israel x Gaza x Oriente Médio (142) .... Por que a guerra?

Israel x Gaza x Oriente Médio (141) .... "Insanidade" pede reforma na ONU, diz Lula

Israel x Gaza x Oriente Médio (140) .... Gaza - O conflito da opinião pública

16/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (139) .... Esquerda se une a muçulmanos em protesto em SP

Israel x Gaza x Oriente Médio (138) .... Trégua?! Cessar-fogo?!

Israel x Gaza x Oriente Médio (137) .... Hamas, o queridinho dos "progressistas"

Israel x Gaza x Oriente Médio (136) .... O cessar-fogo sai ou não sai? Mais um dia de conflito....

Israel x Gaza x Oriente Médio (135) .... O BBB do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (134) .... Popular show 'Eretz Nehederet' satirizes media's Gaza op coverage

Israel x Gaza x Oriente Médio (133) .... Na faixa de Gaza, a rua tem cheiro de morte

Israel x Gaza x Oriente Médio (132) .... Julgamento por crimes de guerra é difícil

15/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (131) .... O que Israel deveria ter feito? E ainda protestos em BH!

Israel x Gaza x Oriente Médio (130) .... O Rabino e os Terroristas

Israel x Gaza x Oriente Médio (129) .... É Parlamento Europeu, mas pode ser chamado Anti-Israel

Israel x Gaza x Oriente Médio (128) .... Primeiro o ódio, depois a leitura

Israel x Gaza x Oriente Médio (127) .... Conflito pode se expandir para outros países

Israel x Gaza x Oriente Médio (126) .... A verdadeira desproporção

Israel x Gaza x Oriente Médio (125) .... A meta israelense

Israel x Gaza x Oriente Médio (124) .... A Hamas no le importan los muertos

Israel x Gaza x Oriente Médio (123) .... O anti-semitismo passará a falar a linguagem antiimperialista

14/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (122) .... A milonga homicida do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (121) .... Se não for um terrorista, é um pum

Israel x Gaza x Oriente Médio (120) ... Abu Yussef: palestino escolheu ser informante de Israel

Israel x Gaza x Oriente Médio (119) .... Israel: O direito à autodefesa

Israel x Gaza x Oriente Médio (118) .... Mapas de Israel ignoram fronteira com Cisjordânia; palestinos deletam Tel Aviv

Israel x Gaza x Oriente Médio (117) .... Na mira do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (116) .... Sem refúgio além da Faixa de Gaza / A fase mais difícil do conflito

Israel x Gaza x Oriente Médio (115) .... O principal inimigo de Israel nesta guerra é a ONU (Reinaldo Azevedo)

Israel x Gaza x Oriente Médio (114) .... Conflito na Faixa de Gaza vira guerra de informações

Israel x Gaza x Oriente Médio (113) .... Apoio de israelenses a ofensiva é quase integral

13/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (112) .... Faixa de Horror

Israel x Gaza x Oriente Médio (111) .... Duas lentes, um mesmo conflito através de fotos

Israel x Gaza x Oriente Médio (110) .... Líderes religiosos no Brasil pedem paz no Oriente Médio

Israel x Gaza x Oriente Médio (109) .... Gaza (Ali Kamel)

Israel x Gaza x Oriente Médio (108) .... Defesa do terrorismo como princípio político. Nada será como antes.

Israel x Gaza x Oriente Médio (107) ...."Inimigos dos palestinos são seus dirigentes extremistas" (Bernard-Henri Lévy)

Israel x Gaza x Oriente Médio (106) .... Divisões no Hamas e em Israel levam ofensiva a impasse

Israel x Gaza x Oriente Médio (105) .... Como medir proporção?

Israel x Gaza x Oriente Médio (104) .... O que pode e o que não pode (Reinaldo Azevedo)

Israel x Gaza x Oriente Médio (103) .... As motivações de Israel para a guerra (Ely Karmon)

12/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (102) .... Lanzan bomba incendiaria contra Asociación Cultural Israelita en Uruguay

Israel x Gaza x Oriente Médio (101) .... A recaída do Itamaraty em Gaza (Sérgio Malbergier)

Israel x Gaza x Oriente Médio (100) ....Dê a Israel uma oportunidade (Rafael L. Bardají)

Israel x Gaza x Oriente Médio (99) .... Gaza: hora de golpear o terrorismo (Gustavo Ioschpe)

Israel x Gaza x Oriente Médio (98) .... Fisk como exemplo de isenção? Chamem o chefão do Hamas!!!!

Israel x Gaza x Oriente Médio (97) .... O Outro Lado da Guerra (Comunidade na TV)

Israel x Gaza x Oriente Médio (96) .... Dez teses sobre o ódio

Israel x Gaza x Oriente Médio (95) .... Aos poucos, aparecem os métodos e tramóias do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (94) .... Suicidas e antissemitas

11/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (93) .... Árabes e judeus que vivem no Brasil falam sobre o conflito e brasileiros vivem drama no Oriente Médio

Israel x Gaza x Oriente Médio (92) .... Analistas veem limitação em gestões do Brasil na região

Israel x Gaza x Oriente Médio (91) .... "A opinião mundial não nos salvará"

Israel x Gaza x Oriente Médio (90) .... Truth or propaganda?

Israel x Gaza x Oriente Médio (89) .... A Paz cansada de guerra

Israel x Gaza x Oriente Médio (88) .... Hitler and the Hamas in Gaza: Find the differences

Israel x Gaza x Oriente Médio (87) .... Israel pode, sim, vencer desta vez

10/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (86) .... "Os terroristas preferem o amor à guerra" (Hã??? Jura????!!!!!)

Israel x Gaza x Oriente Médio (85) ....Como ocorre o confronto em Gaza – do lado israelense e do lado do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (84) .... Israel não pode (e não vai) perder a guerra contra as forças da intolerância religiosa

Israel x Gaza x Oriente Médio (83) .... Militantes de Hamas e Fatah entram em choque

Israel x Gaza x Oriente Médio (82) ....Conflito é um beco com saída para a paz

Israel x Gaza x Oriente Médio (81) ....Crianças como escudos humanos

09/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (80) ....Leitores de Emir Sader acham que Hitler foi bonzinho e humano com os judeus

Israel x Gaza x Oriente Médio (79) ....Fundamentalismos

Israel x Gaza x Oriente Médio (78) .... A paz entre árabes e judeus no Rio

Israel x Gaza x Oriente Médio (77) ....Você é judeu? Então eu sou judeu

Israel x Gaza x Oriente Médio (76) .... O conflito do Hamas em cores (Giora Becher)

Israel x Gaza x Oriente Médio (75) ....Shimon Peres: 'O mundo, no fim, nos agradecerá'

Israel x Gaza x Oriente Médio (74) ....Intolerância e ódio (Bernardo Sorj)

Israel x Gaza x Oriente Médio (73) .... A guerra em Gaza em debate

Israel x Gaza x Oriente Médio (72) ....Resposta pública da FIERJ a situação atual

Israel x Gaza x Oriente Médio (71) ....Parcerias entre o Brasil e Oriente Médio (2006-2009)

08/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (70) .... Isso não é uma foto, é uma vigarice ultrajante

Israel x Gaza x Oriente Médio (69) .... Life must go on in Gaza and Sderot

Israel x Gaza x Oriente Médio (68) .... Quem é quem manda no Oriente Médio?

Israel x Gaza x Oriente Médio (67) .... Nota do PT sobre Israel: A Hitler o que é de Hitler

Israel x Gaza x Oriente Médio (66) ....Questão da 2ª fase da Fuvest aborda conflito entre Israel e palestinos

07/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (65) ....Soldados treinaram antes em cidade simulada no sul

Israel x Gaza x Oriente Médio (64) .... Qual é a melhor proporcionalidade? A absoluta. Então...

Israel x Gaza x Oriente Médio (63) .... Israel revida críticas do Vaticano que comparam Gaza a campo de concentração

Israel x Gaza x Oriente Médio (62) ....La comunidad judía de Brasil apoya a Israel desde los medios de comunicación

Israel x Gaza x Oriente Médio (61) .... Treinamento militar para crianças?

Israel x Gaza x Oriente Médio (60) .... Chávez, um verdadeiro humanista (???!!!!???)

Israel x Gaza x Oriente Médio (59) ....Israel luta por futuro de sua existência; Palestinos, para existir no presente

Israel x Gaza x Oriente Médio (58) .... A nota da “OLPT” / A carne barata das crianças palestinas / Mudar as palavras

Israel x Gaza x Oriente Médio (57) ....Como definir o que são alvos válidos?

Israel x Gaza x Oriente Médio (56) .... Israel querer sobreviver é proporcional

Israel x Gaza x Oriente Médio (55) .... Porque Israel está atacando o Hamas?

06/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (54) .... Violência ou diálogo? - Reflexões psicanalíticas sobre terror e terrorismo

Israel x Gaza x Oriente Médio (53) .... Batalha urbana começa

Israel x Gaza x Oriente Médio (52) .... Malbergier: As barbaridades sobre Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (51) .... Bernardo Sorj: Oriente Médio: o caminho da paz não passa pelo maniqueísmo

05/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (50) ....Reportagens no JN (05/01/2009)

Israel x Gaza x Oriente Médio (49) ....E Israel entrou com as tropas em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (48) ....Negociar? Com quem? e ainda Palestinian legal adviser gets owned by Fox

Israel x Gaza x Oriente Médio (47) ....Gaza in Jewish History

Israel x Gaza x Oriente Médio (46) ....A batalha da desinformação

Israel x Gaza x Oriente Médio (45) ....Ações são recomendáveis (A.Dershowitz) e Fuvest aborda conflito no Oriente Médio

Israel x Gaza x Oriente Médio (44) .... Sim ou não à existência de Israel? Essa é a primeira questão. Eu digo “sim”

Israel x Gaza x Oriente Médio (43) .... Gaza: Israel sitia a capital

Israel x Gaza x Oriente Médio (42) .... Shalem Scholars Provide Analysis, Commentary on War in Gaza (The Shalem Center)

Israel x Gaza x Oriente Médio (41) .... What Really Happened In The Middle East - Terrorism Awareness Project

Israel x Gaza x Oriente Médio (40) ....Israel quer controlar cidades-chave em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (39) ....Israel divide Gaza em duas partes

Israel x Gaza x Oriente Médio (38) .... Brasileiros vivem no meio do conflito na Faixa de Gaza

04/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (37) ....Israel, Hamas, and moral idiocy by Alan Dershowitz

Israel x Gaza x Oriente Médio (36) .... Can the Jewish People Survive Without an Enemy?

Israel x Gaza x Oriente Médio (35) ....Israel's Policy Is Perfectly 'Proportionate' by Alan Dershowitz

Israel x Gaza x Oriente Médio (34) ....A bomba demográfica que assusta Israel

03/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (33) .... Sorte, isso mesmo, pode definir destino da operação em Gaza, diz historiador israelense

Israel x Gaza x Oriente Médio (32) ....Começa o ataque terrestre a Gaza, diz jornal israelense

Israel x Gaza x Oriente Médio (31) .... E a guerra chega ao oitavo dia...Até qdo?

Israel x Gaza x Oriente Médio (30)....Leituras e Notícias

Israel x Gaza x Oriente Médio (29) ....Sugestões de publicações

Israel x Gaza x Oriente Médio (28) ....Trabalhos acadêmicos

02/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (27) ....Mais sobre a manifestação na Avenida Paulista

Israel x Gaza x Oriente Médio (26) ....Es-Israel.Org

Israel x Gaza x Oriente Médio (25) .... Manifestação na Avenida Paulista por guerra em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (24)....A guerra continua e a mídia corre atrás....

Israel x Gaza x Oriente Médio (23)....A guerra continua: uma sexta-feira nada santa

Israel x Gaza x Oriente Médio (22).... E no sétimo dia não há descanso, a guerra continua

Israel x Gaza x Oriente Médio (21).... Vídeos: Foguetes em Sderot

01/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (20)...Mais ataques...foguetes...protestos

Israel x Gaza x Oriente Médio (19)....Mais foguetes em Israel....Saramago e Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (18) ....Mídia?! Então o que realmente deve ser feito?

Israel x Gaza x Oriente Médio (17)....Chuva de foguetes em Israel

31/12/2008

Israel x Gaza x Oriente Médio (16)...Brasília: protesto contra ataques à Faixa de Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (15)....Palestinos: Manifestação termina em confusão em Brasília

Israel x Gaza x Oriente Médio (14) .... Paz na região ficou mais distante

Israel x Gaza x Oriente Médio (13) .... Palestian Media Watch

Israel x Gaza x Oriente Médio (12) .... Israel exibe no YouTube as imagens de ataques

Israel x Gaza x Oriente Médio (11)...15 segundos (vídeo)

Israel x Gaza x Oriente Médio (10)

Israel x Gaza x Oriente Médio (9)

Israel x Gaza x Oriente Médio (8)

Israel x Gaza x Oriente Médio (7) .... Mais mídia e ainda "Ashkelon hospital moves its essential departments underground"

30/12/2008

Israel x Gaza x Oriente Médio (6)

Israel x Gaza x Oriente Médio (5)

Israel x Gaza x Oriente Médio (4)

29/12/2008

Israel x Gaza x Oriente Médio (3)

Israel x Gaza x Oriente Médio (2) ... O conflito e a Mídia

Israel x Gaza x Oriente Médio (1)....Panorama do OM e primeiras manifestações do conflito na mídia

Israel x Gaza (Vídeos)

Comerciais do Hamas 24-28 dezembro de 2008

Chanceler alemã responsabiliza Hamas por ofensiva israelense

Faixa de Gaza: Mortos em ataques passam de 300

Enough Is Enough

Israel expande ataque a Gaza

28/12/2008

Israel mata 225 em Gaza

Israel X Gaza (Panorama em 28/12/2008)

22/12/2008

Israel e Hamas engrossam o discurso e tensão aumenta no Oriente Médio: Hamas já lançou mais de 60 foguetes contra Israel em quatro dias. Governo israelense avisou a ONU que irá responder ataques. >>> Leia mais em G1, em 22/12/2008.

Nenhum comentário: