Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Carregando...

Total de visualizações de página

Google+ Followers

Follow by Email

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Doutora - Categoria: Associado III - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (156) .... Truques psicológicos para desmoralizar o inimigo

Der Spiegel


Truques psicológicos para desmoralizar o inimigo


Ulrike Putz

Em Ashkelon


Sequestrando ondas aéreas, disseminando notícias falsas e semeando dúvidas, Israel e Hamas estão ultrapassando todos os limites no que concerne a guerra psicológica. Mentiras e fraudes são as armas preferidas no esforço para destruir o moral inimigo.


Aproximadamente uma vez a cada hora, Israel sequestra as ondas aéreas: a voz do apresentador de rádio Abdu Nasser é cortada por alguns minutos e substituída por um israelense falando árabe. Os ouvintes na Faixa de Gaza estão convencidos que, naqueles momentos, os militares israelenses estão falando.


O Hamas é responsável pela guerra e pela miséria de Gaza, diz o impostor.


A rede de televisão do Hamas Al-Aqsa também é periodicamente interrompida, dizem os telespectadores. Em um exemplo surge um desenho animado mostrando um atirador disparando contra imagens dos líderes do Hamas. Uma voz em árabe adverte: "Desta vez, você pagará".


Há três anos, o exército de israelense criou seu departamento de guerra psicológica. Sua inauguração, contudo, foi menos do que impressionante. Durante a guerra do Líbano em 2006, os israelenses lançaram panfletos malfeitos para civis xiitas no Sul do Líbano. Os panfletos incluíam um desenho simples do líder da Hezbollah Hassan Nasrallah acovardando-se atrás de um cedro, símbolo nacional do Líbano. A mensagem mal transmitida era aparentemente que a milícia xiita do Líbano estava se escondendo por trás dos civis do país.


Esses panfletos não tiveram efeito desejado. Em vez disso, os libaneses mostraram para os visitantes durante meses para mostrar a ingenuidade do exército israelense. Muitos se perguntavam se Israel honestamente pensara que aquela propaganda mudaria as mentes dos libaneses.


Panfletos semeiam dúvidas

Entretanto, nos últimos dois anos e meio, o exército israelense aprendeu uma ou duas coisas sobre a guerra psicológica. Para começar, os israelenses capturaram as ondas de ar; por outro lado, eles também melhoraram seus panfletos. Os panfletos distribuídos na Faixa de Gaza evitam o uso de imagens simplistas de propaganda. Em vez disso, fornecem números de telefone e endereços de email -os palestinos podem usá-los se quiserem denunciar o paradeiro de líderes do Hamas ou os locais de esconderijos de armas.


Presume-se que os números de contato não sejam usados frequentemente -mas os panfletos são eficazes: "Panfletos como esses semeiam dúvidas entre líderes do Hamas e a população civil", diz Ephraim Kam, diretor do Instituto Nacional de Estudos de Segurança da Universidade de Tel Aviv. Eles criam um ambiente geral de incerteza, porque todo mundo subitamente tem os instrumentos para trair os líderes do Hamas, diz ele.


Os relatórios israelenses sobre os amplos problemas do Hamas têm efeito similar, de acordo com Kam. Os alto-falantes militares israelenses há dias vêm informando que seus generais de campo viram levas de combatentes do Hamas desertando, desmoralizados. A alegação não pode ser confirmada, mas definitivamente afeta o moral; fortalece o desejo da população em israelense de continuar; e, na faixa de Gaza, onde a mídia israelense é a principal fonte de informações, essa mensagem gera dúvidas se o Hamas não está, de fato, em seu último esforço.


"Mensagens como essas podem ou não ser verdadeiras, mas definitivamente alcançam um resultado desejado", diz Kam. "Elas minam a confiança e a certeza do Hamas".


O Hamas contra-ataca com seus próprios truques

Os islâmicos na Faixa de Gaza também empregaram o poder de sugestão durante esta guerra, que agora completa quase três semanas. O Hamas repetidamente transmitiu mensagens dizendo que capturara ou matara soldados israelenses. Traduzidos para o hebraico, esses anúncios são então inseridos no tráfico de rádio nas partes da faixa de Gaza controladas por Israel. Mesmo que as mensagens sejam refutadas mais tarde, inicialmente minam o moral dos soldados em campo, de acordo com Kam.


O Hamas usou o soldado israelense Gilad Shalit da mesma maneira. Shalit está preso na faixa de Gaza há mais de dois anos e meio -e seu destino é de interesse de toda nação. De fato, um dos objetivos da atual ofensiva é o de trazer Shalit para casa -um objetivo que a maioria da população apóia plenamente.


No início da ofensiva israelense, o Hamas alegou que Shalit havia sido ferido pelo fogo israelense. A mensagem era clara: se Israel quisesse Shalit de volta vivo, deveria parar a guerra. Então, no último domingo, os islâmicos de Gaza alegaram que a saúde de Shalit não importava mais. "Ele pode estar ferido ou pode estar bem. Essa questão não tem mais qualquer interesse para nós", disse um membro do politburo do Hamas, Mussa Abu Marsuk, provocando preocupação frenética em Israel sobre o bem-estar do jovem.


Israel ganha

As ameaças do Hamas lançadas sobre Israel nos últimos meses também parecem ter sido bastante consideradas. "Pouco antes do final do cessar-fogo, o Hamas começou a se vangloriar que tinha inúmeras surpresas esperando pelas tropas israelenses, caso avançassem", diz Kam. Ameaças de que nenhum soldado deixaria a faixa de Gaza vivo deveriam manter Israel afastado.


Essas ameaças, é claro, não conseguiram impedir a incursão israelense por terra. Ainda assim, diz Kam, geraram temores de armadilhas, de guerrilheiros escondidos dentro de sistemas de túneis ou de outras tentativas do Hamas de capturar soldados israelenses. "O IDF certamente teria sido cuidadoso de qualquer forma, mas a propaganda do Hamas anterior à guerra levou-o a ser duplamente cuidadoso", diz Kam.


Ainda assim, a campanha de propaganda mais eficaz nesta guerra certamente foi travada por Israel.


No dia 26 de dezembro, quando a guerra entre Israel e o Hamas já parecia inevitável, Jerusalém pediu um cessar-fogo de 48h. O governo alegou que queria considerar todas as possíveis soluções políticas. Para dar ao Hamas uma sensação de segurança, o ministro de defesa israelense, Ehud Barak, até apareceu em um programa cômico no dia 26 de dezembro -nessa altura, a decisão do ataque na manhã do dia 27 de dezembro já tinha 24h. Sem suspeitas, o Hamas considerou-se seguro. Na manhã do dia 27 de dezembro, os homens se reuniram em escritórios e quartéis e dezenas de policiais participaram de uma cerimônia de defesa. Naquele ponto, aproximadamente 60 caças israelenses já estavam no ar, voltados para a batalha.


UOL Internacional


Veja mais:

19/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (155) .... Unilateralismo é prenúncio de novo embate

Israel x Gaza x Oriente Médio (154) .... A política externa da casa-da-mãe-joana

Israel x Gaza x Oriente Médio (153) .... Judaísmo / Israel / Oriente Médio / Diáspora / Terrorismo

Israel x Gaza x Oriente Médio (152) .... “COM ISRAEL, PELA PAZ!” Manifestação judaica pela paz em SP apoia ação de Israel em Gaza

18/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (151) .... Hamas declara trégua e Israel começa a deixar Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (150) .... A batalha silenciosa dos árabes-israelenses

Israel x Gaza x Oriente Médio (149) .... Formadores de opinião judeus discutem o confronto

17/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (148) .... Israel declara trégua; Hamas diz que "não é o suficiente"

Israel x Gaza x Oriente Médio (147) .... The true meaning of "HAMAS"

Israel x Gaza x Oriente Médio (146) .... Israel anuncia cessar-fogo unilateral em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (145) .... Um genocídio doméstico (Ben-Dror Yemeni)

Israel x Gaza x Oriente Médio (144) .... Apesar de vitorioso, Israel não desfruta do apoio dos tempos que enfrentava suicidas

Israel x Gaza x Oriente Médio (143) .... PT x PT: Racha no PT sobre críticas a Israel

Israel x Gaza x Oriente Médio (142) .... Por que a guerra?

Israel x Gaza x Oriente Médio (141) .... "Insanidade" pede reforma na ONU, diz Lula

Israel x Gaza x Oriente Médio (140) .... Gaza - O conflito da opinião pública

16/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (139) .... Esquerda se une a muçulmanos em protesto em SP

Israel x Gaza x Oriente Médio (138) .... Trégua?! Cessar-fogo?!

Israel x Gaza x Oriente Médio (137) .... Hamas, o queridinho dos "progressistas"

Israel x Gaza x Oriente Médio (136) .... O cessar-fogo sai ou não sai? Mais um dia de conflito....

Israel x Gaza x Oriente Médio (135) .... O BBB do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (134) .... Popular show 'Eretz Nehederet' satirizes media's Gaza op coverage

Israel x Gaza x Oriente Médio (133) .... Na faixa de Gaza, a rua tem cheiro de morte

Israel x Gaza x Oriente Médio (132) .... Julgamento por crimes de guerra é difícil

15/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (131) .... O que Israel deveria ter feito? E ainda protestos em BH!

Israel x Gaza x Oriente Médio (130) .... O Rabino e os Terroristas

Israel x Gaza x Oriente Médio (129) .... É Parlamento Europeu, mas pode ser chamado Anti-Israel

Israel x Gaza x Oriente Médio (128) .... Primeiro o ódio, depois a leitura

Israel x Gaza x Oriente Médio (127) .... Conflito pode se expandir para outros países

Israel x Gaza x Oriente Médio (126) .... A verdadeira desproporção

Israel x Gaza x Oriente Médio (125) .... A meta israelense

Israel x Gaza x Oriente Médio (124) .... A Hamas no le importan los muertos

Israel x Gaza x Oriente Médio (123) .... O anti-semitismo passará a falar a linguagem antiimperialista

14/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (122) .... A milonga homicida do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (121) .... Se não for um terrorista, é um pum

Israel x Gaza x Oriente Médio (120) ... Abu Yussef: palestino escolheu ser informante de Israel

Israel x Gaza x Oriente Médio (119) .... Israel: O direito à autodefesa

Israel x Gaza x Oriente Médio (118) .... Mapas de Israel ignoram fronteira com Cisjordânia; palestinos deletam Tel Aviv

Israel x Gaza x Oriente Médio (117) .... Na mira do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (116) .... Sem refúgio além da Faixa de Gaza / A fase mais difícil do conflito

Israel x Gaza x Oriente Médio (115) .... O principal inimigo de Israel nesta guerra é a ONU (Reinaldo Azevedo)

Israel x Gaza x Oriente Médio (114) .... Conflito na Faixa de Gaza vira guerra de informações

Israel x Gaza x Oriente Médio (113) .... Apoio de israelenses a ofensiva é quase integral

13/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (112) .... Faixa de Horror

Israel x Gaza x Oriente Médio (111) .... Duas lentes, um mesmo conflito através de fotos

Israel x Gaza x Oriente Médio (110) .... Líderes religiosos no Brasil pedem paz no Oriente Médio

Israel x Gaza x Oriente Médio (109) .... Gaza (Ali Kamel)

Israel x Gaza x Oriente Médio (108) .... Defesa do terrorismo como princípio político. Nada será como antes.

Israel x Gaza x Oriente Médio (107) ...."Inimigos dos palestinos são seus dirigentes extremistas" (Bernard-Henri Lévy)

Israel x Gaza x Oriente Médio (106) .... Divisões no Hamas e em Israel levam ofensiva a impasse

Israel x Gaza x Oriente Médio (105) .... Como medir proporção?

Israel x Gaza x Oriente Médio (104) .... O que pode e o que não pode (Reinaldo Azevedo)

Israel x Gaza x Oriente Médio (103) .... As motivações de Israel para a guerra (Ely Karmon)

12/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (102) .... Lanzan bomba incendiaria contra Asociación Cultural Israelita en Uruguay

Israel x Gaza x Oriente Médio (101) .... A recaída do Itamaraty em Gaza (Sérgio Malbergier)

Israel x Gaza x Oriente Médio (100) ....Dê a Israel uma oportunidade (Rafael L. Bardají)

Israel x Gaza x Oriente Médio (99) .... Gaza: hora de golpear o terrorismo (Gustavo Ioschpe)

Israel x Gaza x Oriente Médio (98) .... Fisk como exemplo de isenção? Chamem o chefão do Hamas!!!!

Israel x Gaza x Oriente Médio (97) .... O Outro Lado da Guerra (Comunidade na TV)

Israel x Gaza x Oriente Médio (96) .... Dez teses sobre o ódio

Israel x Gaza x Oriente Médio (95) .... Aos poucos, aparecem os métodos e tramóias do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (94) .... Suicidas e antissemitas

11/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (93) .... Árabes e judeus que vivem no Brasil falam sobre o conflito e brasileiros vivem drama no Oriente Médio

Israel x Gaza x Oriente Médio (92) .... Analistas veem limitação em gestões do Brasil na região

Israel x Gaza x Oriente Médio (91) .... "A opinião mundial não nos salvará"

Israel x Gaza x Oriente Médio (90) .... Truth or propaganda?

Israel x Gaza x Oriente Médio (89) .... A Paz cansada de guerra

Israel x Gaza x Oriente Médio (88) .... Hitler and the Hamas in Gaza: Find the differences

Israel x Gaza x Oriente Médio (87) .... Israel pode, sim, vencer desta vez

10/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (86) .... "Os terroristas preferem o amor à guerra" (Hã??? Jura????!!!!!)

Israel x Gaza x Oriente Médio (85) ....Como ocorre o confronto em Gaza – do lado israelense e do lado do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (84) .... Israel não pode (e não vai) perder a guerra contra as forças da intolerância religiosa

Israel x Gaza x Oriente Médio (83) .... Militantes de Hamas e Fatah entram em choque

Israel x Gaza x Oriente Médio (82) ....Conflito é um beco com saída para a paz

Israel x Gaza x Oriente Médio (81) ....Crianças como escudos humanos

09/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (80) ....Leitores de Emir Sader acham que Hitler foi bonzinho e humano com os judeus

Israel x Gaza x Oriente Médio (79) ....Fundamentalismos

Israel x Gaza x Oriente Médio (78) .... A paz entre árabes e judeus no Rio

Israel x Gaza x Oriente Médio (77) ....Você é judeu? Então eu sou judeu

Israel x Gaza x Oriente Médio (76) .... O conflito do Hamas em cores (Giora Becher)

Israel x Gaza x Oriente Médio (75) ....Shimon Peres: 'O mundo, no fim, nos agradecerá'

Israel x Gaza x Oriente Médio (74) ....Intolerância e ódio (Bernardo Sorj)

Israel x Gaza x Oriente Médio (73) .... A guerra em Gaza em debate

Israel x Gaza x Oriente Médio (72) ....Resposta pública da FIERJ a situação atual

Israel x Gaza x Oriente Médio (71) ....Parcerias entre o Brasil e Oriente Médio (2006-2009)

08/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (70) .... Isso não é uma foto, é uma vigarice ultrajante

Israel x Gaza x Oriente Médio (69) .... Life must go on in Gaza and Sderot

Israel x Gaza x Oriente Médio (68) .... Quem é quem manda no Oriente Médio?

Israel x Gaza x Oriente Médio (67) .... Nota do PT sobre Israel: A Hitler o que é de Hitler

Israel x Gaza x Oriente Médio (66) ....Questão da 2ª fase da Fuvest aborda conflito entre Israel e palestinos

07/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (65) ....Soldados treinaram antes em cidade simulada no sul

Israel x Gaza x Oriente Médio (64) .... Qual é a melhor proporcionalidade? A absoluta. Então...

Israel x Gaza x Oriente Médio (63) .... Israel revida críticas do Vaticano que comparam Gaza a campo de concentração

Israel x Gaza x Oriente Médio (62) ....La comunidad judía de Brasil apoya a Israel desde los medios de comunicación

Israel x Gaza x Oriente Médio (61) .... Treinamento militar para crianças?

Israel x Gaza x Oriente Médio (60) .... Chávez, um verdadeiro humanista (???!!!!???)

Israel x Gaza x Oriente Médio (59) ....Israel luta por futuro de sua existência; Palestinos, para existir no presente

Israel x Gaza x Oriente Médio (58) .... A nota da “OLPT” / A carne barata das crianças palestinas / Mudar as palavras

Israel x Gaza x Oriente Médio (57) ....Como definir o que são alvos válidos?

Israel x Gaza x Oriente Médio (56) .... Israel querer sobreviver é proporcional

Israel x Gaza x Oriente Médio (55) .... Porque Israel está atacando o Hamas?

06/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (54) .... Violência ou diálogo? - Reflexões psicanalíticas sobre terror e terrorismo

Israel x Gaza x Oriente Médio (53) .... Batalha urbana começa

Israel x Gaza x Oriente Médio (52) .... Malbergier: As barbaridades sobre Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (51) .... Bernardo Sorj: Oriente Médio: o caminho da paz não passa pelo maniqueísmo

05/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (50) ....Reportagens no JN (05/01/2009)

Israel x Gaza x Oriente Médio (49) ....E Israel entrou com as tropas em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (48) ....Negociar? Com quem? e ainda Palestinian legal adviser gets owned by Fox

Israel x Gaza x Oriente Médio (47) ....Gaza in Jewish History

Israel x Gaza x Oriente Médio (46) ....A batalha da desinformação

Israel x Gaza x Oriente Médio (45) ....Ações são recomendáveis (A.Dershowitz) e Fuvest aborda conflito no Oriente Médio

Israel x Gaza x Oriente Médio (44) .... Sim ou não à existência de Israel? Essa é a primeira questão. Eu digo “sim”

Israel x Gaza x Oriente Médio (43) .... Gaza: Israel sitia a capital

Israel x Gaza x Oriente Médio (42) .... Shalem Scholars Provide Analysis, Commentary on War in Gaza (The Shalem Center)

Israel x Gaza x Oriente Médio (41) .... What Really Happened In The Middle East - Terrorism Awareness Project

Israel x Gaza x Oriente Médio (40) ....Israel quer controlar cidades-chave em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (39) ....Israel divide Gaza em duas partes

Israel x Gaza x Oriente Médio (38) .... Brasileiros vivem no meio do conflito na Faixa de Gaza

04/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (37) ....Israel, Hamas, and moral idiocy by Alan Dershowitz

Israel x Gaza x Oriente Médio (36) .... Can the Jewish People Survive Without an Enemy?

Israel x Gaza x Oriente Médio (35) ....Israel's Policy Is Perfectly 'Proportionate' by Alan Dershowitz

Israel x Gaza x Oriente Médio (34) ....A bomba demográfica que assusta Israel

03/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (33) .... Sorte, isso mesmo, pode definir destino da operação em Gaza, diz historiador israelense

Israel x Gaza x Oriente Médio (32) ....Começa o ataque terrestre a Gaza, diz jornal israelense

Israel x Gaza x Oriente Médio (31) .... E a guerra chega ao oitavo dia...Até qdo?

Israel x Gaza x Oriente Médio (30)....Leituras e Notícias

Israel x Gaza x Oriente Médio (29) ....Sugestões de publicações

Israel x Gaza x Oriente Médio (28) ....Trabalhos acadêmicos

02/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (27) ....Mais sobre a manifestação na Avenida Paulista

Israel x Gaza x Oriente Médio (26) ....Es-Israel.Org

Israel x Gaza x Oriente Médio (25) .... Manifestação na Avenida Paulista por guerra em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (24)....A guerra continua e a mídia corre atrás....

Israel x Gaza x Oriente Médio (23)....A guerra continua: uma sexta-feira nada santa

Israel x Gaza x Oriente Médio (22).... E no sétimo dia não há descanso, a guerra continua

Israel x Gaza x Oriente Médio (21).... Vídeos: Foguetes em Sderot

01/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (20)...Mais ataques...foguetes...protestos

Israel x Gaza x Oriente Médio (19)....Mais foguetes em Israel....Saramago e Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (18) ....Mídia?! Então o que realmente deve ser feito?

Israel x Gaza x Oriente Médio (17)....Chuva de foguetes em Israel

31/12/2008

Israel x Gaza x Oriente Médio (16)...Brasília: protesto contra ataques à Faixa de Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (15)....Palestinos: Manifestação termina em confusão em Brasília

Israel x Gaza x Oriente Médio (14) .... Paz na região ficou mais distante

Israel x Gaza x Oriente Médio (13) .... Palestian Media Watch

Israel x Gaza x Oriente Médio (12) .... Israel exibe no YouTube as imagens de ataques

Israel x Gaza x Oriente Médio (11)...15 segundos (vídeo)

Israel x Gaza x Oriente Médio (10)

Israel x Gaza x Oriente Médio (9)

Israel x Gaza x Oriente Médio (8)

Israel x Gaza x Oriente Médio (7) .... Mais mídia e ainda "Ashkelon hospital moves its essential departments underground"

30/12/2008

Israel x Gaza x Oriente Médio (6)

Israel x Gaza x Oriente Médio (5)

Israel x Gaza x Oriente Médio (4)

29/12/2008

Israel x Gaza x Oriente Médio (3)

Israel x Gaza x Oriente Médio (2) ... O conflito e a Mídia

Israel x Gaza x Oriente Médio (1)....Panorama do OM e primeiras manifestações do conflito na mídia

Israel x Gaza (Vídeos)

Comerciais do Hamas 24-28 dezembro de 2008

Chanceler alemã responsabiliza Hamas por ofensiva israelense

Faixa de Gaza: Mortos em ataques passam de 300

Enough Is Enough

Israel expande ataque a Gaza

28/12/2008

Israel mata 225 em Gaza

Israel X Gaza (Panorama em 28/12/2008)

22/12/2008

Israel e Hamas engrossam o discurso e tensão aumenta no Oriente Médio: Hamas já lançou mais de 60 foguetes contra Israel em quatro dias. Governo israelense avisou a ONU que irá responder ataques. >>> Leia mais em G1, em 22/12/2008.

Nenhum comentário: