FSP (21/01/2009)
- ONU pede que ação de Israel seja julgada: Secretário-geral se diz "chocado" por bombardeio de prédios do órgão em Gaza e chama de "inaceitáveis" foguetes do Hamas. França admite possível diálogo com grupo islâmico; governos árabes não se acertam sobre fundo pela reconstrução do território.
- População de Gaza questiona ataques contra alvos civis
Artigo: As duas escolhas de Obama
UOL Internacional / Mídia Global (21/01/2009)
- Le Monde: A OLP, vítima da guerra de Gaza
Gilles Paris
Uma vítima ainda não foi libertada das ruínas fumegantes de Gaza, entregue durante três semanas a um poder de fogo palestino sem precedentes na história turbulenta desse território. O Fatah, coluna vertebral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), ausente pela primeira vez de um confronto armado com Israel desde sua criação, em 1959, no Kuwait.
Na ocasião da primeira Intifada, ultrapassados por uma rebelião que eles não haviam iniciado, os dirigentes da OLP se esforçaram para aparecer posteriormente como seus organizadores. Israel havia participado dessa mistificação ao assassinar, em Tunis, onde o Fatah recuara após sua expulsão de Beirute, Khalil Al-Wazir, "Abou Jihad", o número dois da OLP, pensando erroneamente em romper o levante da Cisjordânia e de Gaza.
Treze anos mais tarde, com o estouro da segunda revolta palestina, Yasser Arafat, que no meio-tempo se tornou chefe da Autoridade Palestina instalada nos territórios ocupados após os acordos de Oslo, havia tentado "montar o tigre", deixando uma parte do Fatah se envolver na ação armada, incluindo o terrorismo, para rivalizar com o Hamas. Era a época em que a expressão tanzim ("organização" em árabe, termo que designa comumente o Fatah) obteve sucesso na imprensa israelense para construir o mito de um quase-exército secreto, prova da necessária duplicidade árabe.
Com a chegada ao poder de Mahmoud Abbas e a renúncia inequívoca à luta armada, e depois a reconstrução dos serviços de segurança palestinos sob a égide de doadores internacionais, o Fatah abandonou esse campo ao Hamas e às outras milícias de Gaza, reduzindo seu papel, após sua expulsão pela força de Gaza, à repressão dos islâmicos da Cisjordânia bem como na coordenação dos bandos que ele havia deixado prosperar em suas fileiras, em Jenin, em Nablus ou em Hebron.
Abbas se arriscou apostando tudo na negociação. O ano de 2008, que viu ao mesmo tempo iniciar uma discussão política com Israel, escorada pelo apoio financeiro sem precedentes levado aos territórios palestinos, mostrou o fracasso dessa estratégia. Chegando ao fim de seu mandato de presidente, "Abou Mazen" não pôde realmente se orgulhar do mínimo avanço no caminho de um eventual Estado palestino. Ele se vê reduzido ao papel de "idiota útil", preso em um diálogo desigual com Israel, e cujo único interesse é de manter a ilusão de um processo de paz sem base na realidade.
Ossificado pelo longo reino de Yasser Arafat, até sua morte em 2004, o Fatah não parece ser capaz de se reinventar. Seus pedidos não são renovados desde 1989 e somente a morte de seus membros modifica agora a composição de seu comitê executivo como a de seu conselho revolucionário. O Hamas, por sua vez, ainda está longe de representar uma alternativa, ainda que sua emergência constitua mais um retorno às fontes do que uma ruptura na história do movimento nacional palestino. A matriz ideológica dos Irmãos Muçulmanos, ao mesmo tempo islâmica, nacionalista e anticolonialista, de fato havia explicado seu envolvimento na guerra de 1948 e
Seus sucessos eleitorais obtidos na regular - não somente nas legislativas de janeiro de 2006, mas nas municipais precedentes - eram mais o resultado de uma postura "tribuniana". Essa postura foi reforçada mais pelo ódio suscitado por um Fatah, cheio de divisões e criticado tanto por sua ineficácia como por sua corrupção, do que pelo produto de um programa atraente ou inovador.
A "des-palestinização" da causa
Devido à sua mensagem ao mesmo tempo nacionalista e religiosa, o Hamas dificilmente pode se transformar nesse "movimento pega-tudo" que até agora foi o Fatah, ainda que sua doutrina - criação de um Estado palestino independente nas fronteiras de 1967 com Jerusalém Oriental como capital e o direito de retorno pelos refugiados - esteja hoje bem próxima, em se tratando da Palestina, das posições expressas pelo chefe do comitê executivo, Khaled Mechaal.
Levando em conta ainda o desaparecimento da corrente pós-marxista da OLP - os fronts patriótico e democrático de libertação da Palestina - e da fragilidade congênita dos palestinos independentes (quatro eleitos na última eleição), essa dupla incapacidade do Fatah e do Hamas de conduzir o movimento nacional palestino explica o fenômeno de "des-palestinização" dessa aspiração, rapidamente identificada pelo pesquisador Jean-François Legrain e que só se fortaleceu desde a morte de Yasser Arafat.
A questão palestina se tornou, como antes da derrota árabe de 1967 que havia paradoxalmente libertado a OLP, um instrumento de medida dos conflitos inter-árabes e da influência dos principais agentes regionais. As cúpulas sucessivas de Doha e do Kuwait, em 17 e 19 de janeiro, lembraram o peso agora esmagador dos "padrinhos", saudita, jordaniano e egípcio de um lado, sírio e catariano de outro, suspeitos de aplicar o cavalo de Troia em benefício do Irã. Ali se junta a tutela ocidental, europeia e americana, e até israelense, sobre a Autoridade Palestina que reduziu sua envergadura política. Ela fez Abbas correr o risco de aparecer como o suplente, se não o colaborador de um projeto político que negligencia a aposta da Palestina para se concentrar na contenção do regime do Teerã.
Há mais de dez anos o movimento nacional palestino vem batendo em retirada. Frente a esse enfraquecimento, Israel nunca soube se desfazer da tentação de escolher seus interlocutores, na esperança de que esses últimos se mostrassem menos exigentes. Suas tentativas (fazer surgir uma alternativa à OLP "do interior", quer se tratassem de ilustres afiliados ou de islâmicos nos anos 1970) se tornaram invariavelmente um fiasco. É preciso, a partir de agora, temer em terras palestinas uma evolução comparável àquela em andamento nos campos de refugiados do Líbano, onde o relaxamento da resistência nacional, gasta por ter servido demais, deixa o campo livre para qualquer outra coisa que não a busca de um Estado?
FSP online
- Hamas diz que Obama deveria aprender com erros de Bush
- Três dias após trégua, Israel anuncia retirada total de suas tropas de Gaza
Estadão
- Israel conclui retirada da Faixa de Gaza
- Secretário-geral da ONU pede inquérito em Gaza
- Blog Gustavo Chacra: Como está o Oriente Médio no primeiro dia da Presidência de Barack Obama
Aurora
- Tzipi Livni se reúne con sus homólogos europeos
- Obama nombraría al ex senador George Mitchell como su delegado en Oriente Medio
- Piden al Gobierno permitir la entrada de materiales para reconstruir Gaza
Israel teme un ataque terrorista de Hezbollah
Veja mais:
Comunidade na TV (FIERJ)
- O Outro Lado da Guerra 2 (CTV 1237 – 18/01/2009)
- Video clip sobre o Exercito de Israel (CTV 1237 – 18/01/2009)
- Ajuda Humanitaria (CTV 1237 – 18/01/2009)
- Giora Becher – Embaixador de Israel no Brasil (CTV 1237 – 18/01/2009)
- Lea Lozinsky (CTV 1237 – 18/01/2009)
- O Outro Lado da Guerra 1 (CTV 1236 – 11/01/2009)
- Osias Wurman (CTV 1236 – 11/01/2009)
- e-Israel (CTV 1236 – 11/01/2009)
- Lea Losinsky (CTV 1236 – 11/01/2009)
21/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (170) .... Israel e palestinos recebem Obama reticentes
Israel x Gaza x Oriente Médio (169) .... A mídia tomou partido
20/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (168) .... Palestinos violam trégua e abrem fogo em Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (167) .... Unintentional News from Alarabiya-TV
Israel x Gaza x Oriente Médio (166) .... O que você não lerá na imprensa humanista ocidental
Israel x Gaza x Oriente Médio (165) .... “Conheça a verdade” (folheto)
Israel x Gaza x Oriente Médio (164) .... À espera de Obama, Israel acelera a retirada
19/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (161) .... Ajuda Humanitaria (CTV 1237 – 18/01/2009)
Israel x Gaza x Oriente Médio (160) .... Uso de armas com urânio empobrecido ?!
Israel x Gaza x Oriente Médio (159) .... O Outro Lado da Guerra 2 (José Roitberg)
Israel x Gaza x Oriente Médio (158) .... Atos e palavras: PT, uns mordem, outros sopram....
Israel x Gaza x Oriente Médio (157) .... Falsos humanistas
Israel x Gaza x Oriente Médio (156) .... Truques psicológicos para desmoralizar o inimigo
Israel x Gaza x Oriente Médio (155) .... Unilateralismo é prenúncio de novo embate
Israel x Gaza x Oriente Médio (154) .... A política externa da casa-da-mãe-joana
Israel x Gaza x Oriente Médio (153) .... Judaísmo / Israel / Oriente Médio / Diáspora / Terrorismo
18/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (151) .... Hamas declara trégua e Israel começa a deixar Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (150) .... A batalha silenciosa dos árabes-israelenses
Israel x Gaza x Oriente Médio (149) .... Formadores de opinião judeus discutem o confronto
17/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (148) .... Israel declara trégua; Hamas diz que "não é o suficiente"
Israel x Gaza x Oriente Médio (147) .... The true meaning of "HAMAS"
Israel x Gaza x Oriente Médio (146) .... Israel anuncia cessar-fogo unilateral em Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (145) .... Um genocídio doméstico (Ben-Dror Yemeni)
Israel x Gaza x Oriente Médio (143) .... PT x PT: Racha no PT sobre críticas a Israel
Israel x Gaza x Oriente Médio (142) .... Por que a guerra?
Israel x Gaza x Oriente Médio (141) .... "Insanidade" pede reforma na ONU, diz Lula
Israel x Gaza x Oriente Médio (140) .... Gaza - O conflito da opinião pública
16/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (139) .... Esquerda se une a muçulmanos em protesto em SP
Israel x Gaza x Oriente Médio (138) .... Trégua?! Cessar-fogo?!
Israel x Gaza x Oriente Médio (137) .... Hamas, o queridinho dos "progressistas"
Israel x Gaza x Oriente Médio (136) .... O cessar-fogo sai ou não sai? Mais um dia de conflito....
Israel x Gaza x Oriente Médio (135) .... O BBB do Hamas
Israel x Gaza x Oriente Médio (133) .... Na faixa de Gaza, a rua tem cheiro de morte
Israel x Gaza x Oriente Médio (132) .... Julgamento por crimes de guerra é difícil
15/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (131) .... O que Israel deveria ter feito? E ainda protestos em BH!
Israel x Gaza x Oriente Médio (130) .... O Rabino e os Terroristas
Israel x Gaza x Oriente Médio (129) .... É Parlamento Europeu, mas pode ser chamado Anti-Israel
Israel x Gaza x Oriente Médio (128) .... Primeiro o ódio, depois a leitura
Israel x Gaza x Oriente Médio (127) .... Conflito pode se expandir para outros países
Israel x Gaza x Oriente Médio (126) .... A verdadeira desproporção
Israel x Gaza x Oriente Médio (125) .... A meta israelense
Israel x Gaza x Oriente Médio (124) .... A Hamas no le importan los muertos
14/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (122) .... A milonga homicida do Hamas
Israel x Gaza x Oriente Médio (121) .... Se não for um terrorista, é um pum
Israel x Gaza x Oriente Médio (120) ... Abu Yussef: palestino escolheu ser informante de Israel
Israel x Gaza x Oriente Médio (119) .... Israel: O direito à autodefesa
Israel x Gaza x Oriente Médio (117) .... Na mira do Hamas
Israel x Gaza x Oriente Médio (114) .... Conflito na Faixa de Gaza vira guerra de informações
Israel x Gaza x Oriente Médio (113) .... Apoio de israelenses a ofensiva é quase integral
13/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (112) .... Faixa de Horror
Israel x Gaza x Oriente Médio (111) .... Duas lentes, um mesmo conflito através de fotos
Israel x Gaza x Oriente Médio (110) .... Líderes religiosos no Brasil pedem paz no Oriente Médio
Israel x Gaza x Oriente Médio (109) .... Gaza (Ali Kamel)
Israel x Gaza x Oriente Médio (106) .... Divisões no Hamas e em Israel levam ofensiva a impasse
Israel x Gaza x Oriente Médio (105) .... Como medir proporção?
Israel x Gaza x Oriente Médio (104) .... O que pode e o que não pode (Reinaldo Azevedo)
Israel x Gaza x Oriente Médio (103) .... As motivações de Israel para a guerra (Ely Karmon)
12/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (101) .... A recaída do Itamaraty em Gaza (Sérgio Malbergier)
Israel x Gaza x Oriente Médio (100) ....Dê a Israel uma oportunidade (Rafael L. Bardají)
Israel x Gaza x Oriente Médio (99) .... Gaza: hora de golpear o terrorismo (Gustavo Ioschpe)
Israel x Gaza x Oriente Médio (98) .... Fisk como exemplo de isenção? Chamem o chefão do Hamas!!!!
Israel x Gaza x Oriente Médio (97) .... O Outro Lado da Guerra (Comunidade na TV)
Israel x Gaza x Oriente Médio (96) .... Dez teses sobre o ódio
Israel x Gaza x Oriente Médio (95) .... Aos poucos, aparecem os métodos e tramóias do Hamas
Israel x Gaza x Oriente Médio (94) .... Suicidas e antissemitas
11/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (92) .... Analistas veem limitação em gestões do Brasil na região
Israel x Gaza x Oriente Médio (91) .... "A opinião mundial não nos salvará"
Israel x Gaza x Oriente Médio (90) .... Truth or propaganda?
Israel x Gaza x Oriente Médio (89) .... A Paz cansada de guerra
Israel x Gaza x Oriente Médio (88) .... Hitler and the Hamas in Gaza: Find the differences
Israel x Gaza x Oriente Médio (87) .... Israel pode, sim, vencer desta vez
10/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (83) .... Militantes de Hamas e Fatah entram em choque
Israel x Gaza x Oriente Médio (82) ....Conflito é um beco com saída para a paz
Israel x Gaza x Oriente Médio (81) ....Crianças como escudos humanos
09/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (79) ....Fundamentalismos
Israel x Gaza x Oriente Médio (78) .... A paz entre árabes e judeus no Rio
Israel x Gaza x Oriente Médio (77) ....Você é judeu? Então eu sou judeu
Israel x Gaza x Oriente Médio (76) .... O conflito do Hamas em cores (Giora Becher)
Israel x Gaza x Oriente Médio (75) ....Shimon Peres: 'O mundo, no fim, nos agradecerá'
Israel x Gaza x Oriente Médio (74) ....Intolerância e ódio (Bernardo Sorj)
Israel x Gaza x Oriente Médio (73) .... A guerra em Gaza em debate
Israel x Gaza x Oriente Médio (72) ....Resposta pública da FIERJ a situação atual
Israel x Gaza x Oriente Médio (71) ....Parcerias entre o Brasil e Oriente Médio (2006-2009)
08/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (70) .... Isso não é uma foto, é uma vigarice ultrajante
Israel x Gaza x Oriente Médio (69) .... Life must go on in Gaza and Sderot
Israel x Gaza x Oriente Médio (68) .... Quem é quem manda no Oriente Médio?
Israel x Gaza x Oriente Médio (67) .... Nota do PT sobre Israel: A Hitler o que é de Hitler
07/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (65) ....Soldados treinaram antes em cidade simulada no sul
Israel x Gaza x Oriente Médio (64) .... Qual é a melhor proporcionalidade? A absoluta. Então...
Israel x Gaza x Oriente Médio (61) .... Treinamento militar para crianças?
Israel x Gaza x Oriente Médio (60) .... Chávez, um verdadeiro humanista (???!!!!???)
Israel x Gaza x Oriente Médio (57) ....Como definir o que são alvos válidos?
Israel x Gaza x Oriente Médio (56) .... Israel querer sobreviver é proporcional
Israel x Gaza x Oriente Médio (55) .... Porque Israel está atacando o Hamas?
06/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (53) .... Batalha urbana começa
Israel x Gaza x Oriente Médio (52) .... Malbergier: As barbaridades sobre Gaza
05/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (50) ....Reportagens no JN (05/01/2009)
Israel x Gaza x Oriente Médio (49) ....E Israel entrou com as tropas em Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (47) ....Gaza in Jewish History
Israel x Gaza x Oriente Médio (46) ....A batalha da desinformação
Israel x Gaza x Oriente Médio (43) .... Gaza: Israel sitia a capital
Israel x Gaza x Oriente Médio (40) ....Israel quer controlar cidades-chave em Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (39) ....Israel divide Gaza em duas partes
Israel x Gaza x Oriente Médio (38) .... Brasileiros vivem no meio do conflito na Faixa de Gaza
04/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (37) ....Israel, Hamas, and moral idiocy by Alan Dershowitz
Israel x Gaza x Oriente Médio (36) .... Can the Jewish People Survive Without an Enemy?
Israel x Gaza x Oriente Médio (34) ....A bomba demográfica que assusta Israel
03/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (32) ....Começa o ataque terrestre a Gaza, diz jornal israelense
Israel x Gaza x Oriente Médio (31) .... E a guerra chega ao oitavo dia...Até qdo?
Israel x Gaza x Oriente Médio (30)....Leituras e Notícias
Israel x Gaza x Oriente Médio (29) ....Sugestões de publicações
Israel x Gaza x Oriente Médio (28) ....Trabalhos acadêmicos
02/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (27) ....Mais sobre a manifestação na Avenida Paulista
Israel x Gaza x Oriente Médio (26) ....Es-Israel.Org
Israel x Gaza x Oriente Médio (25) .... Manifestação na Avenida Paulista por guerra em Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (24)....A guerra continua e a mídia corre atrás....
Israel x Gaza x Oriente Médio (23)....A guerra continua: uma sexta-feira nada santa
Israel x Gaza x Oriente Médio (22).... E no sétimo dia não há descanso, a guerra continua
Israel x Gaza x Oriente Médio (21).... Vídeos: Foguetes em Sderot
01/01/2009
Israel x Gaza x Oriente Médio (20)...Mais ataques...foguetes...protestos
Israel x Gaza x Oriente Médio (19)....Mais foguetes em Israel....Saramago e Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (18) ....Mídia?! Então o que realmente deve ser feito?
Israel x Gaza x Oriente Médio (17)....Chuva de foguetes em Israel
31/12/2008
Israel x Gaza x Oriente Médio (16)...Brasília: protesto contra ataques à Faixa de Gaza
Israel x Gaza x Oriente Médio (15)....Palestinos: Manifestação termina em confusão em Brasília
Israel x Gaza x Oriente Médio (14) .... Paz na região ficou mais distante
Israel x Gaza x Oriente Médio (13) .... Palestian Media Watch
Israel x Gaza x Oriente Médio (12) .... Israel exibe no YouTube as imagens de ataques
Israel x Gaza x Oriente Médio (11)...15 segundos (vídeo)
Israel x Gaza x Oriente Médio (10)
Israel x Gaza x Oriente Médio (9)
Israel x Gaza x Oriente Médio (8)
30/12/2008
Israel x Gaza x Oriente Médio (6)
Israel x Gaza x Oriente Médio (5)
Israel x Gaza x Oriente Médio (4)
29/12/2008
Israel x Gaza x Oriente Médio (3)
Israel x Gaza x Oriente Médio (2) ... O conflito e a Mídia
Israel x Gaza x Oriente Médio (1)....Panorama do OM e primeiras manifestações do conflito na mídia
Comerciais do Hamas 24-28 dezembro de 2008
Chanceler alemã responsabiliza Hamas por ofensiva israelense
Faixa de Gaza: Mortos em ataques passam de 300
28/12/2008
Israel X Gaza (Panorama em 28/12/2008)
22/12/2008
Israel e Hamas engrossam o discurso e tensão aumenta no Oriente Médio: Hamas já lançou mais de 60 foguetes contra Israel em quatro dias. Governo israelense avisou a ONU que irá responder ataques. >>> Leia mais em G1, em 22/12/2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário