Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Carregando...

Total de visualizações de página

Google+ Followers

Follow by Email

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Doutora - Categoria: Associado III - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (171) .... A OLP, vítima da guerra de Gaza

FSP (21/01/2009)


UOL Internacional / Mídia Global (21/01/2009)


Gilles Paris

Uma vítima ainda não foi libertada das ruínas fumegantes de Gaza, entregue durante três semanas a um poder de fogo palestino sem precedentes na história turbulenta desse território. O Fatah, coluna vertebral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), ausente pela primeira vez de um confronto armado com Israel desde sua criação, em 1959, no Kuwait.


Na ocasião da primeira Intifada, ultrapassados por uma rebelião que eles não haviam iniciado, os dirigentes da OLP se esforçaram para aparecer posteriormente como seus organizadores. Israel havia participado dessa mistificação ao assassinar, em Tunis, onde o Fatah recuara após sua expulsão de Beirute, Khalil Al-Wazir, "Abou Jihad", o número dois da OLP, pensando erroneamente em romper o levante da Cisjordânia e de Gaza.


Treze anos mais tarde, com o estouro da segunda revolta palestina, Yasser Arafat, que no meio-tempo se tornou chefe da Autoridade Palestina instalada nos territórios ocupados após os acordos de Oslo, havia tentado "montar o tigre", deixando uma parte do Fatah se envolver na ação armada, incluindo o terrorismo, para rivalizar com o Hamas. Era a época em que a expressão tanzim ("organização" em árabe, termo que designa comumente o Fatah) obteve sucesso na imprensa israelense para construir o mito de um quase-exército secreto, prova da necessária duplicidade árabe.


Com a chegada ao poder de Mahmoud Abbas e a renúncia inequívoca à luta armada, e depois a reconstrução dos serviços de segurança palestinos sob a égide de doadores internacionais, o Fatah abandonou esse campo ao Hamas e às outras milícias de Gaza, reduzindo seu papel, após sua expulsão pela força de Gaza, à repressão dos islâmicos da Cisjordânia bem como na coordenação dos bandos que ele havia deixado prosperar em suas fileiras, em Jenin, em Nablus ou em Hebron.


Abbas se arriscou apostando tudo na negociação. O ano de 2008, que viu ao mesmo tempo iniciar uma discussão política com Israel, escorada pelo apoio financeiro sem precedentes levado aos territórios palestinos, mostrou o fracasso dessa estratégia. Chegando ao fim de seu mandato de presidente, "Abou Mazen" não pôde realmente se orgulhar do mínimo avanço no caminho de um eventual Estado palestino. Ele se vê reduzido ao papel de "idiota útil", preso em um diálogo desigual com Israel, e cujo único interesse é de manter a ilusão de um processo de paz sem base na realidade.


Ossificado pelo longo reino de Yasser Arafat, até sua morte em 2004, o Fatah não parece ser capaz de se reinventar. Seus pedidos não são renovados desde 1989 e somente a morte de seus membros modifica agora a composição de seu comitê executivo como a de seu conselho revolucionário. O Hamas, por sua vez, ainda está longe de representar uma alternativa, ainda que sua emergência constitua mais um retorno às fontes do que uma ruptura na história do movimento nacional palestino. A matriz ideológica dos Irmãos Muçulmanos, ao mesmo tempo islâmica, nacionalista e anticolonialista, de fato havia explicado seu envolvimento na guerra de 1948 e 1949, a começar por diversos futuros diretores do Fatah, antes da criação deste último.


Seus sucessos eleitorais obtidos na regular - não somente nas legislativas de janeiro de 2006, mas nas municipais precedentes - eram mais o resultado de uma postura "tribuniana". Essa postura foi reforçada mais pelo ódio suscitado por um Fatah, cheio de divisões e criticado tanto por sua ineficácia como por sua corrupção, do que pelo produto de um programa atraente ou inovador.


A "des-palestinização" da causa

Devido à sua mensagem ao mesmo tempo nacionalista e religiosa, o Hamas dificilmente pode se transformar nesse "movimento pega-tudo" que até agora foi o Fatah, ainda que sua doutrina - criação de um Estado palestino independente nas fronteiras de 1967 com Jerusalém Oriental como capital e o direito de retorno pelos refugiados - esteja hoje bem próxima, em se tratando da Palestina, das posições expressas pelo chefe do comitê executivo, Khaled Mechaal.


Levando em conta ainda o desaparecimento da corrente pós-marxista da OLP - os fronts patriótico e democrático de libertação da Palestina - e da fragilidade congênita dos palestinos independentes (quatro eleitos na última eleição), essa dupla incapacidade do Fatah e do Hamas de conduzir o movimento nacional palestino explica o fenômeno de "des-palestinização" dessa aspiração, rapidamente identificada pelo pesquisador Jean-François Legrain e que só se fortaleceu desde a morte de Yasser Arafat.


A questão palestina se tornou, como antes da derrota árabe de 1967 que havia paradoxalmente libertado a OLP, um instrumento de medida dos conflitos inter-árabes e da influência dos principais agentes regionais. As cúpulas sucessivas de Doha e do Kuwait, em 17 e 19 de janeiro, lembraram o peso agora esmagador dos "padrinhos", saudita, jordaniano e egípcio de um lado, sírio e catariano de outro, suspeitos de aplicar o cavalo de Troia em benefício do Irã. Ali se junta a tutela ocidental, europeia e americana, e até israelense, sobre a Autoridade Palestina que reduziu sua envergadura política. Ela fez Abbas correr o risco de aparecer como o suplente, se não o colaborador de um projeto político que negligencia a aposta da Palestina para se concentrar na contenção do regime do Teerã.



Há mais de dez anos o movimento nacional palestino vem batendo em retirada. Frente a esse enfraquecimento, Israel nunca soube se desfazer da tentação de escolher seus interlocutores, na esperança de que esses últimos se mostrassem menos exigentes. Suas tentativas (fazer surgir uma alternativa à OLP "do interior", quer se tratassem de ilustres afiliados ou de islâmicos nos anos 1970) se tornaram invariavelmente um fiasco. É preciso, a partir de agora, temer em terras palestinas uma evolução comparável àquela em andamento nos campos de refugiados do Líbano, onde o relaxamento da resistência nacional, gasta por ter servido demais, deixa o campo livre para qualquer outra coisa que não a busca de um Estado?



FSP online


Estadão


Aurora



Veja mais:

Comunidade na TV (FIERJ)



21/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (170) .... Israel e palestinos recebem Obama reticentes

Israel x Gaza x Oriente Médio (169) .... A mídia tomou partido

20/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (168) .... Palestinos violam trégua e abrem fogo em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (167) .... Unintentional News from Alarabiya-TV

Israel x Gaza x Oriente Médio (166) .... O que você não lerá na imprensa humanista ocidental

Israel x Gaza x Oriente Médio (165) .... “Conheça a verdade” (folheto)

Israel x Gaza x Oriente Médio (164) .... À espera de Obama, Israel acelera a retirada

Israel x Gaza x Oriente Médio (163) .... Brasileira diz que prefere faixa de Gaza ao Rio de Janeiro. Ela gosta de Gaza, de jaca e da morte.

19/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (162) .... Apesar do conflito, peregrinos continuam visitando Terra Santa

Israel x Gaza x Oriente Médio (161) .... Ajuda Humanitaria (CTV 1237 – 18/01/2009)

Israel x Gaza x Oriente Médio (160) .... Uso de armas com urânio empobrecido ?!

Israel x Gaza x Oriente Médio (159) .... O Outro Lado da Guerra 2 (José Roitberg)

Israel x Gaza x Oriente Médio (158) .... Atos e palavras: PT, uns mordem, outros sopram....

Israel x Gaza x Oriente Médio (157) .... Falsos humanistas

Israel x Gaza x Oriente Médio (156) .... Truques psicológicos para desmoralizar o inimigo

Israel x Gaza x Oriente Médio (155) .... Unilateralismo é prenúncio de novo embate

Israel x Gaza x Oriente Médio (154) .... A política externa da casa-da-mãe-joana

Israel x Gaza x Oriente Médio (153) .... Judaísmo / Israel / Oriente Médio / Diáspora / Terrorismo

Israel x Gaza x Oriente Médio (152) .... “COM ISRAEL, PELA PAZ!” Manifestação judaica pela paz em SP apoia ação de Israel em Gaza

18/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (151) .... Hamas declara trégua e Israel começa a deixar Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (150) .... A batalha silenciosa dos árabes-israelenses

Israel x Gaza x Oriente Médio (149) .... Formadores de opinião judeus discutem o confronto

17/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (148) .... Israel declara trégua; Hamas diz que "não é o suficiente"

Israel x Gaza x Oriente Médio (147) .... The true meaning of "HAMAS"

Israel x Gaza x Oriente Médio (146) .... Israel anuncia cessar-fogo unilateral em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (145) .... Um genocídio doméstico (Ben-Dror Yemeni)

Israel x Gaza x Oriente Médio (144) .... Apesar de vitorioso, Israel não desfruta do apoio dos tempos que enfrentava suicidas

Israel x Gaza x Oriente Médio (143) .... PT x PT: Racha no PT sobre críticas a Israel

Israel x Gaza x Oriente Médio (142) .... Por que a guerra?

Israel x Gaza x Oriente Médio (141) .... "Insanidade" pede reforma na ONU, diz Lula

Israel x Gaza x Oriente Médio (140) .... Gaza - O conflito da opinião pública

16/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (139) .... Esquerda se une a muçulmanos em protesto em SP

Israel x Gaza x Oriente Médio (138) .... Trégua?! Cessar-fogo?!

Israel x Gaza x Oriente Médio (137) .... Hamas, o queridinho dos "progressistas"

Israel x Gaza x Oriente Médio (136) .... O cessar-fogo sai ou não sai? Mais um dia de conflito....

Israel x Gaza x Oriente Médio (135) .... O BBB do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (134) .... Popular show 'Eretz Nehederet' satirizes media's Gaza op coverage

Israel x Gaza x Oriente Médio (133) .... Na faixa de Gaza, a rua tem cheiro de morte

Israel x Gaza x Oriente Médio (132) .... Julgamento por crimes de guerra é difícil

15/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (131) .... O que Israel deveria ter feito? E ainda protestos em BH!

Israel x Gaza x Oriente Médio (130) .... O Rabino e os Terroristas

Israel x Gaza x Oriente Médio (129) .... É Parlamento Europeu, mas pode ser chamado Anti-Israel

Israel x Gaza x Oriente Médio (128) .... Primeiro o ódio, depois a leitura

Israel x Gaza x Oriente Médio (127) .... Conflito pode se expandir para outros países

Israel x Gaza x Oriente Médio (126) .... A verdadeira desproporção

Israel x Gaza x Oriente Médio (125) .... A meta israelense

Israel x Gaza x Oriente Médio (124) .... A Hamas no le importan los muertos

Israel x Gaza x Oriente Médio (123) .... O anti-semitismo passará a falar a linguagem antiimperialista

14/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (122) .... A milonga homicida do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (121) .... Se não for um terrorista, é um pum

Israel x Gaza x Oriente Médio (120) ... Abu Yussef: palestino escolheu ser informante de Israel

Israel x Gaza x Oriente Médio (119) .... Israel: O direito à autodefesa

Israel x Gaza x Oriente Médio (118) .... Mapas de Israel ignoram fronteira com Cisjordânia; palestinos deletam Tel Aviv

Israel x Gaza x Oriente Médio (117) .... Na mira do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (116) .... Sem refúgio além da Faixa de Gaza / A fase mais difícil do conflito

Israel x Gaza x Oriente Médio (115) .... O principal inimigo de Israel nesta guerra é a ONU (Reinaldo Azevedo)

Israel x Gaza x Oriente Médio (114) .... Conflito na Faixa de Gaza vira guerra de informações

Israel x Gaza x Oriente Médio (113) .... Apoio de israelenses a ofensiva é quase integral

13/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (112) .... Faixa de Horror

Israel x Gaza x Oriente Médio (111) .... Duas lentes, um mesmo conflito através de fotos

Israel x Gaza x Oriente Médio (110) .... Líderes religiosos no Brasil pedem paz no Oriente Médio

Israel x Gaza x Oriente Médio (109) .... Gaza (Ali Kamel)

Israel x Gaza x Oriente Médio (108) .... Defesa do terrorismo como princípio político. Nada será como antes.

Israel x Gaza x Oriente Médio (107) ...."Inimigos dos palestinos são seus dirigentes extremistas" (Bernard-Henri Lévy)

Israel x Gaza x Oriente Médio (106) .... Divisões no Hamas e em Israel levam ofensiva a impasse

Israel x Gaza x Oriente Médio (105) .... Como medir proporção?

Israel x Gaza x Oriente Médio (104) .... O que pode e o que não pode (Reinaldo Azevedo)

Israel x Gaza x Oriente Médio (103) .... As motivações de Israel para a guerra (Ely Karmon)

12/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (102) .... Lanzan bomba incendiaria contra Asociación Cultural Israelita en Uruguay

Israel x Gaza x Oriente Médio (101) .... A recaída do Itamaraty em Gaza (Sérgio Malbergier)

Israel x Gaza x Oriente Médio (100) ....Dê a Israel uma oportunidade (Rafael L. Bardají)

Israel x Gaza x Oriente Médio (99) .... Gaza: hora de golpear o terrorismo (Gustavo Ioschpe)

Israel x Gaza x Oriente Médio (98) .... Fisk como exemplo de isenção? Chamem o chefão do Hamas!!!!

Israel x Gaza x Oriente Médio (97) .... O Outro Lado da Guerra (Comunidade na TV)

Israel x Gaza x Oriente Médio (96) .... Dez teses sobre o ódio

Israel x Gaza x Oriente Médio (95) .... Aos poucos, aparecem os métodos e tramóias do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (94) .... Suicidas e antissemitas

11/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (93) .... Árabes e judeus que vivem no Brasil falam sobre o conflito e brasileiros vivem drama no Oriente Médio

Israel x Gaza x Oriente Médio (92) .... Analistas veem limitação em gestões do Brasil na região

Israel x Gaza x Oriente Médio (91) .... "A opinião mundial não nos salvará"

Israel x Gaza x Oriente Médio (90) .... Truth or propaganda?

Israel x Gaza x Oriente Médio (89) .... A Paz cansada de guerra

Israel x Gaza x Oriente Médio (88) .... Hitler and the Hamas in Gaza: Find the differences

Israel x Gaza x Oriente Médio (87) .... Israel pode, sim, vencer desta vez

10/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (86) .... "Os terroristas preferem o amor à guerra" (Hã??? Jura????!!!!!)

Israel x Gaza x Oriente Médio (85) ....Como ocorre o confronto em Gaza – do lado israelense e do lado do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (84) .... Israel não pode (e não vai) perder a guerra contra as forças da intolerância religiosa

Israel x Gaza x Oriente Médio (83) .... Militantes de Hamas e Fatah entram em choque

Israel x Gaza x Oriente Médio (82) ....Conflito é um beco com saída para a paz

Israel x Gaza x Oriente Médio (81) ....Crianças como escudos humanos

09/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (80) ....Leitores de Emir Sader acham que Hitler foi bonzinho e humano com os judeus

Israel x Gaza x Oriente Médio (79) ....Fundamentalismos

Israel x Gaza x Oriente Médio (78) .... A paz entre árabes e judeus no Rio

Israel x Gaza x Oriente Médio (77) ....Você é judeu? Então eu sou judeu

Israel x Gaza x Oriente Médio (76) .... O conflito do Hamas em cores (Giora Becher)

Israel x Gaza x Oriente Médio (75) ....Shimon Peres: 'O mundo, no fim, nos agradecerá'

Israel x Gaza x Oriente Médio (74) ....Intolerância e ódio (Bernardo Sorj)

Israel x Gaza x Oriente Médio (73) .... A guerra em Gaza em debate

Israel x Gaza x Oriente Médio (72) ....Resposta pública da FIERJ a situação atual

Israel x Gaza x Oriente Médio (71) ....Parcerias entre o Brasil e Oriente Médio (2006-2009)

08/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (70) .... Isso não é uma foto, é uma vigarice ultrajante

Israel x Gaza x Oriente Médio (69) .... Life must go on in Gaza and Sderot

Israel x Gaza x Oriente Médio (68) .... Quem é quem manda no Oriente Médio?

Israel x Gaza x Oriente Médio (67) .... Nota do PT sobre Israel: A Hitler o que é de Hitler

Israel x Gaza x Oriente Médio (66) ....Questão da 2ª fase da Fuvest aborda conflito entre Israel e palestinos

07/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (65) ....Soldados treinaram antes em cidade simulada no sul

Israel x Gaza x Oriente Médio (64) .... Qual é a melhor proporcionalidade? A absoluta. Então...

Israel x Gaza x Oriente Médio (63) .... Israel revida críticas do Vaticano que comparam Gaza a campo de concentração

Israel x Gaza x Oriente Médio (62) ....La comunidad judía de Brasil apoya a Israel desde los medios de comunicación

Israel x Gaza x Oriente Médio (61) .... Treinamento militar para crianças?

Israel x Gaza x Oriente Médio (60) .... Chávez, um verdadeiro humanista (???!!!!???)

Israel x Gaza x Oriente Médio (59) ....Israel luta por futuro de sua existência; Palestinos, para existir no presente

Israel x Gaza x Oriente Médio (58) .... A nota da “OLPT” / A carne barata das crianças palestinas / Mudar as palavras

Israel x Gaza x Oriente Médio (57) ....Como definir o que são alvos válidos?

Israel x Gaza x Oriente Médio (56) .... Israel querer sobreviver é proporcional

Israel x Gaza x Oriente Médio (55) .... Porque Israel está atacando o Hamas?

06/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (54) .... Violência ou diálogo? - Reflexões psicanalíticas sobre terror e terrorismo

Israel x Gaza x Oriente Médio (53) .... Batalha urbana começa

Israel x Gaza x Oriente Médio (52) .... Malbergier: As barbaridades sobre Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (51) .... Bernardo Sorj: Oriente Médio: o caminho da paz não passa pelo maniqueísmo

05/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (50) ....Reportagens no JN (05/01/2009)

Israel x Gaza x Oriente Médio (49) ....E Israel entrou com as tropas em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (48) ....Negociar? Com quem? e ainda Palestinian legal adviser gets owned by Fox

Israel x Gaza x Oriente Médio (47) ....Gaza in Jewish History

Israel x Gaza x Oriente Médio (46) ....A batalha da desinformação

Israel x Gaza x Oriente Médio (45) ....Ações são recomendáveis (A.Dershowitz) e Fuvest aborda conflito no Oriente Médio

Israel x Gaza x Oriente Médio (44) .... Sim ou não à existência de Israel? Essa é a primeira questão. Eu digo “sim”

Israel x Gaza x Oriente Médio (43) .... Gaza: Israel sitia a capital

Israel x Gaza x Oriente Médio (42) .... Shalem Scholars Provide Analysis, Commentary on War in Gaza (The Shalem Center)

Israel x Gaza x Oriente Médio (41) .... What Really Happened In The Middle East - Terrorism Awareness Project

Israel x Gaza x Oriente Médio (40) ....Israel quer controlar cidades-chave em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (39) ....Israel divide Gaza em duas partes

Israel x Gaza x Oriente Médio (38) .... Brasileiros vivem no meio do conflito na Faixa de Gaza

04/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (37) ....Israel, Hamas, and moral idiocy by Alan Dershowitz

Israel x Gaza x Oriente Médio (36) .... Can the Jewish People Survive Without an Enemy?

Israel x Gaza x Oriente Médio (35) ....Israel's Policy Is Perfectly 'Proportionate' by Alan Dershowitz

Israel x Gaza x Oriente Médio (34) ....A bomba demográfica que assusta Israel

03/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (33) .... Sorte, isso mesmo, pode definir destino da operação em Gaza, diz historiador israelense

Israel x Gaza x Oriente Médio (32) ....Começa o ataque terrestre a Gaza, diz jornal israelense

Israel x Gaza x Oriente Médio (31) .... E a guerra chega ao oitavo dia...Até qdo?

Israel x Gaza x Oriente Médio (30)....Leituras e Notícias

Israel x Gaza x Oriente Médio (29) ....Sugestões de publicações

Israel x Gaza x Oriente Médio (28) ....Trabalhos acadêmicos

02/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (27) ....Mais sobre a manifestação na Avenida Paulista

Israel x Gaza x Oriente Médio (26) ....Es-Israel.Org

Israel x Gaza x Oriente Médio (25) .... Manifestação na Avenida Paulista por guerra em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (24)....A guerra continua e a mídia corre atrás....

Israel x Gaza x Oriente Médio (23)....A guerra continua: uma sexta-feira nada santa

Israel x Gaza x Oriente Médio (22).... E no sétimo dia não há descanso, a guerra continua

Israel x Gaza x Oriente Médio (21).... Vídeos: Foguetes em Sderot

01/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (20)...Mais ataques...foguetes...protestos

Israel x Gaza x Oriente Médio (19)....Mais foguetes em Israel....Saramago e Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (18) ....Mídia?! Então o que realmente deve ser feito?

Israel x Gaza x Oriente Médio (17)....Chuva de foguetes em Israel

31/12/2008

Israel x Gaza x Oriente Médio (16)...Brasília: protesto contra ataques à Faixa de Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (15)....Palestinos: Manifestação termina em confusão em Brasília

Israel x Gaza x Oriente Médio (14) .... Paz na região ficou mais distante

Israel x Gaza x Oriente Médio (13) .... Palestian Media Watch

Israel x Gaza x Oriente Médio (12) .... Israel exibe no YouTube as imagens de ataques

Israel x Gaza x Oriente Médio (11)...15 segundos (vídeo)

Israel x Gaza x Oriente Médio (10)

Israel x Gaza x Oriente Médio (9)

Israel x Gaza x Oriente Médio (8)

Israel x Gaza x Oriente Médio (7) .... Mais mídia e ainda "Ashkelon hospital moves its essential departments underground"

30/12/2008

Israel x Gaza x Oriente Médio (6)

Israel x Gaza x Oriente Médio (5)

Israel x Gaza x Oriente Médio (4)

29/12/2008

Israel x Gaza x Oriente Médio (3)

Israel x Gaza x Oriente Médio (2) ... O conflito e a Mídia

Israel x Gaza x Oriente Médio (1)....Panorama do OM e primeiras manifestações do conflito na mídia

Israel x Gaza (Vídeos)

Comerciais do Hamas 24-28 dezembro de 2008

Chanceler alemã responsabiliza Hamas por ofensiva israelense

Faixa de Gaza: Mortos em ataques passam de 300

Enough Is Enough

Israel expande ataque a Gaza

28/12/2008

Israel mata 225 em Gaza

Israel X Gaza (Panorama em 28/12/2008)

22/12/2008

Israel e Hamas engrossam o discurso e tensão aumenta no Oriente Médio: Hamas já lançou mais de 60 foguetes contra Israel em quatro dias. Governo israelense avisou a ONU que irá responder ataques. >>> Leia mais em G1, em 22/12/2008.

Nenhum comentário: