Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Carregando...

Total de visualizações de página

Google+ Followers

Follow by Email

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Doutora - Categoria: Associado III - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (172) .... O lamaçal palestino-israelense

UOL Internacional / Mídia Global (20/01/2009)


Gilles Paris


Ele teria sem dúvida preferido ficar sem essa. Deixar para mais tarde a questão palestina, essa questão explosiva contra a qual se debateu seu predecessor democrata, Bill Clinton, e que se juntou aos desgostos de George Bush no Oriente Médio e Próximo. No dia 24 de julho, etapa de um longo percurso do Afeganistão até a Grã-Bretanha destinado a lhe conferir uma estatura internacional, Barack Obama havia chegado na cidade israelense de Sderot, na fronteira de Gaza, alvo privilegiado dos mísseis palestinos. Era verão. Uma trégua vigorava então, que havia reduzido consideravelmente os tiros dos milicianos palestinos.



O candidato democrata visitou na sequência o posto de polícia, o "Museu dos Qassams", reunindo restos de projéteis caídos na cidade, e reafirmou o direito de Israel de se proteger. "Se os mísseis caíssem onde dormem minhas filhas, ele acrescentou, eu faria tudo que estivesse em meu poder para impedir isso".


Chicago não é Sderot e Illinois não está em guerra com o Ontário canadense. A guerra de Gaza, desencadeada na véspera de sua posse, relembrou o próximo presidente americano que um conflito anterior ao mesmo tempo ao conflito afegão, às ambições nucleares do Irã ou à situação iraquiana, continua esperando sua solução.


Após um longo silêncio, Barack Obama evocou, no dia 11 de janeiro, a ofensiva israelense em Gaza desencadeada (sem dúvida uma coincidência...) pouco antes de sua cerimônia, na ocasião de uma entrevista dada à rede americana ABC. Sem abandonar o laconismo adotado sobre esse assunto desde que ele veio à tona. Sem a mínima crítica frente a Israel, ainda que o número de mortos palestinos já ultrapassasse bastante aquele registrado em operações anteriores.


Nos Estados Unidos, é verdade, o debate nunca é saber se um candidato à eleição presidencial ou um novo presidente será ou não amigo de Israel, mas sim se ele se mostrará mais amigo de Israel do que seu antecessor. Em 2006, dois universitários americanos, John Mearsheimer e Stephen Walt, provocaram uma tempestade de críticas ao publicarem um estudo iconoclasta questionando o interesse dos americanos pelos laços estratégicos tecidos com Israel. Essa polêmica testemunhou tanto a potência quanto a profundidade do consenso que predomina sobre a questão israelense.


Sobre esse campo minado, Barack Obama tem contra ele o fato de nunca ter sido, ao longo de sua longa marcha em direção ao poder, o candidato favorito das autoridades israelenses. Nem durante a prévia/primária democrata, pois a senadora de Nova York Hillary Clinton tinha, de longe, a preferência delas. Nem durante o duelo com o republicano John McCain, apesar do estabelecimento majoritariamente democrata da comunidade judaica americana. Durante a campanha eleitoral, somente o fato de que ele teve no passado como colega na universidade de Chicago, o professor Rachid Khalidi, historiador de identidade palestina, havia sido utilizado contra ele. Sem grande sucesso.


Nunca evocada nos debates televisivos, a questão palestina não figurava entre as prioridades do candidato democrata, concentrado na retirada americana do Iraque, o reforço das tropas no Afeganistão, e o tratamento das ambições nucleares do Irã. Os mortos palestinos de Gaza vão mudar essa hierarquia? Nada é mais incerto. Em sua entrevista de 11 de janeiro à rede ABC, Barack Obama só adiantou duas pistas.


Primeiro, a constituição de uma "equipe" composta "dos melhores" especialistas capazes de traduzirem "imediatamente" o compromisso afixado do novo presidente para "o processo de paz no Oriente Médio" sem esperar, como seu antecessor, o último ano de seu segundo mandato. Em seguida, interrogado sobre a política que essa equipe estaria encarregada de aplicar, Obama se mostrou tão evasivo quanto de costume: "Quando você não olha somente o que a administração Bush, mas também o que a administração Clinton fez, você tem o esboço de uma aproximação".


Os dois elementos da resposta do novo presidente suscitam diversas interrogações. O New York Times, sob a caneta de Roger Cohen, se perguntava no dia 12 de janeiro sobre a ausência da renovação que implicaria o retorno ao primeiro plano dos antigos "clintonianos". Ele fazia referência ao ex-emissário Dennis Ross, ou a Martin Indyk, ex-responsável pelo grupo de interesse pró-israelense Aipac e ex-embaixador em Tel-Aviv, assim como Daniel Kurtzer, cujo nome é igualmente apresentado para se juntar à equipe de Obama - ele foi há pouco o advogado da "pista" de negociação síria, privilegiada em Israel por certos responsáveis militares porque era julgada menos complexa do que a negociação com os palestinos.


O mesmo acontece com James Steinber, ex-vice de Sandy Berger no posto de conselheiro da segurança nacional e que, segundo a imprensa americana, teria contribuído para a operação de charme do candidato Obama nos lugares de poder pró-israelenses americanos. Assim como Dan Shapiro, que também trabalhou no Conselho Nacional de Segurança, durante o segundo mandato de Bill Clinton. Esses nomes, que ainda precisam ser confirmados, mostram tanto a experiência que busca Barack Obama sobre esse assunto delicado, quanto o fracasso que sancionou a procura obstinada de Bill Clinton por um acordo de paz entre os palestinos e Israel.


Na sequência do fracasso da negociações de Camp David, em julho de 2000, imputada pelos Estados Unidos e por Israel à obstinação de Yasser Arafat, a equipe de conselheiros do presidente americano mostrava abertamente suas divergências. Através de artigos e de livros, Aaron Miller e Robert Malley (apresentado como um conselheiro ouvido pelo candidato democrata Barack Obama por seus adversários para desacreditá-lo) contestam posteriormente a imparcialidade teórica dos Estados Unidos como árbitro do conflito.


O enviado especial permanente Dennis Ross defendia, pelo contrário, o dogma da falibilidade e da irresponsabilidade palestina. Esse mesmo Dennis Ross militou ativamente junto da equipe de Obama para reencontrar o posto que monopolizou durante quase uma década. Mas a situação sobre o campo mudou radicalmente com um movimento nacional palestino atomizado, um jogo político israelense desacreditado e despedaçado, e uma Cisjordânia totalmente corroída pela colonização.


Ainda que a administração de George Bush tenha agido tardiamente em favor de uma solução do conflito palestino-israelense, através do processo político iniciado em 27 de novembro de 2007, na ocasião da conferência de Annapolis, o novo presidente sucederá o presidente americano mais conciliador em sua relação com Israel. A subcontratação efetiva a Israel da questão palestina foi ilustrada por uma troca de cartas em abril de 2004. Nessas missivas, o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, havia obtido dos Estados Unidos, pelo preço da retirada de alguns milhares de colonos de Gaza, a consideração dos "principais centros de população israelense" na Cisjordânia, ou seja, dezenas de milhares de colonos, como condição para o traçado de um eventual Estado palestino. Até lá, a posição americana, em conformidade com o direito internacional, havia sido de considerar as colônias israelenses em território palestino ocupado como ilegais.


Barack Obama, que descartou de sua equipe as vozes mais críticas frente a Israel, dispõe de um especialista, o responsável pelo Conselho Nacional de Segurança, o general James Jones, emissário no lugar de Condoleezza Rice durante quase um ano, ao longo do qual ele pôde sentir a rigidez israelense sobre a questão palestina. O novo presidente deverá fazer concessões para esse pesado legado Bush. Com uma secretária de Estado, Hillary Clinton, que já excluiu uma mudança de atitude americana frente ao Hamas palestino, contrária à vontade de diálogo com esse inimigo que é mais estratégico para os Estados Unidos do que o Irã. Com um Congresso que pede todos os anos a transferência da embaixada americana de Tel-Aviv para Jerusalém, a capital "indivisível e eterna de Israel", ainda que um acordo de paz passe necessariamente por uma divisão da cidade.


"A política do cheque em branco" para Israel terminou, como anunciou Martin Indyk. Mas é pouco provável que Barack Obama possa recorrer, como em sua época George Bush sênior e seu secretário de Estado James Backer, ao fogo nuclear utilizado em 1991: a recusa em conceder a garantia do Tesouro americano para os empréstimos israelenses. Tratava-se então de sancionar a continuação da colonização após a abertura da conferência de Madri, tentativa americana de chegar, após a primeira guerra do Golfo, a uma paz árabe-israelense.

Lições a serem aprendidas. Um aliado exigente e difícil de manobrar. Sim, decididamente, Barack Obama com certeza não contava fazer da questão palestina a prioridade de seu início de mandato.



Veja mais:

Comunidade na TV (FIERJ)



21/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (171) .... A OLP, vítima da guerra de Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (170) .... Israel e palestinos recebem Obama reticentes

Israel x Gaza x Oriente Médio (169) .... A mídia tomou partido

20/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (168) .... Palestinos violam trégua e abrem fogo em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (167) .... Unintentional News from Alarabiya-TV

Israel x Gaza x Oriente Médio (166) .... O que você não lerá na imprensa humanista ocidental

Israel x Gaza x Oriente Médio (165) .... “Conheça a verdade” (folheto)

Israel x Gaza x Oriente Médio (164) .... À espera de Obama, Israel acelera a retirada

Israel x Gaza x Oriente Médio (163) .... Brasileira diz que prefere faixa de Gaza ao Rio de Janeiro. Ela gosta de Gaza, de jaca e da morte.

19/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (162) .... Apesar do conflito, peregrinos continuam visitando Terra Santa

Israel x Gaza x Oriente Médio (161) .... Ajuda Humanitaria (CTV 1237 – 18/01/2009)

Israel x Gaza x Oriente Médio (160) .... Uso de armas com urânio empobrecido ?!

Israel x Gaza x Oriente Médio (159) .... O Outro Lado da Guerra 2 (José Roitberg)

Israel x Gaza x Oriente Médio (158) .... Atos e palavras: PT, uns mordem, outros sopram....

Israel x Gaza x Oriente Médio (157) .... Falsos humanistas

Israel x Gaza x Oriente Médio (156) .... Truques psicológicos para desmoralizar o inimigo

Israel x Gaza x Oriente Médio (155) .... Unilateralismo é prenúncio de novo embate

Israel x Gaza x Oriente Médio (154) .... A política externa da casa-da-mãe-joana

Israel x Gaza x Oriente Médio (153) .... Judaísmo / Israel / Oriente Médio / Diáspora / Terrorismo

Israel x Gaza x Oriente Médio (152) .... “COM ISRAEL, PELA PAZ!” Manifestação judaica pela paz em SP apoia ação de Israel em Gaza

18/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (151) .... Hamas declara trégua e Israel começa a deixar Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (150) .... A batalha silenciosa dos árabes-israelenses

Israel x Gaza x Oriente Médio (149) .... Formadores de opinião judeus discutem o confronto

17/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (148) .... Israel declara trégua; Hamas diz que "não é o suficiente"

Israel x Gaza x Oriente Médio (147) .... The true meaning of "HAMAS"

Israel x Gaza x Oriente Médio (146) .... Israel anuncia cessar-fogo unilateral em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (145) .... Um genocídio doméstico (Ben-Dror Yemeni)

Israel x Gaza x Oriente Médio (144) .... Apesar de vitorioso, Israel não desfruta do apoio dos tempos que enfrentava suicidas

Israel x Gaza x Oriente Médio (143) .... PT x PT: Racha no PT sobre críticas a Israel

Israel x Gaza x Oriente Médio (142) .... Por que a guerra?

Israel x Gaza x Oriente Médio (141) .... "Insanidade" pede reforma na ONU, diz Lula

Israel x Gaza x Oriente Médio (140) .... Gaza - O conflito da opinião pública

16/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (139) .... Esquerda se une a muçulmanos em protesto em SP

Israel x Gaza x Oriente Médio (138) .... Trégua?! Cessar-fogo?!

Israel x Gaza x Oriente Médio (137) .... Hamas, o queridinho dos "progressistas"

Israel x Gaza x Oriente Médio (136) .... O cessar-fogo sai ou não sai? Mais um dia de conflito....

Israel x Gaza x Oriente Médio (135) .... O BBB do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (134) .... Popular show 'Eretz Nehederet' satirizes media's Gaza op coverage

Israel x Gaza x Oriente Médio (133) .... Na faixa de Gaza, a rua tem cheiro de morte

Israel x Gaza x Oriente Médio (132) .... Julgamento por crimes de guerra é difícil

15/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (131) .... O que Israel deveria ter feito? E ainda protestos em BH!

Israel x Gaza x Oriente Médio (130) .... O Rabino e os Terroristas

Israel x Gaza x Oriente Médio (129) .... É Parlamento Europeu, mas pode ser chamado Anti-Israel

Israel x Gaza x Oriente Médio (128) .... Primeiro o ódio, depois a leitura

Israel x Gaza x Oriente Médio (127) .... Conflito pode se expandir para outros países

Israel x Gaza x Oriente Médio (126) .... A verdadeira desproporção

Israel x Gaza x Oriente Médio (125) .... A meta israelense

Israel x Gaza x Oriente Médio (124) .... A Hamas no le importan los muertos

Israel x Gaza x Oriente Médio (123) .... O anti-semitismo passará a falar a linguagem antiimperialista

14/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (122) .... A milonga homicida do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (121) .... Se não for um terrorista, é um pum

Israel x Gaza x Oriente Médio (120) ... Abu Yussef: palestino escolheu ser informante de Israel

Israel x Gaza x Oriente Médio (119) .... Israel: O direito à autodefesa

Israel x Gaza x Oriente Médio (118) .... Mapas de Israel ignoram fronteira com Cisjordânia; palestinos deletam Tel Aviv

Israel x Gaza x Oriente Médio (117) .... Na mira do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (116) .... Sem refúgio além da Faixa de Gaza / A fase mais difícil do conflito

Israel x Gaza x Oriente Médio (115) .... O principal inimigo de Israel nesta guerra é a ONU (Reinaldo Azevedo)

Israel x Gaza x Oriente Médio (114) .... Conflito na Faixa de Gaza vira guerra de informações

Israel x Gaza x Oriente Médio (113) .... Apoio de israelenses a ofensiva é quase integral

13/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (112) .... Faixa de Horror

Israel x Gaza x Oriente Médio (111) .... Duas lentes, um mesmo conflito através de fotos

Israel x Gaza x Oriente Médio (110) .... Líderes religiosos no Brasil pedem paz no Oriente Médio

Israel x Gaza x Oriente Médio (109) .... Gaza (Ali Kamel)

Israel x Gaza x Oriente Médio (108) .... Defesa do terrorismo como princípio político. Nada será como antes.

Israel x Gaza x Oriente Médio (107) ...."Inimigos dos palestinos são seus dirigentes extremistas" (Bernard-Henri Lévy)

Israel x Gaza x Oriente Médio (106) .... Divisões no Hamas e em Israel levam ofensiva a impasse

Israel x Gaza x Oriente Médio (105) .... Como medir proporção?

Israel x Gaza x Oriente Médio (104) .... O que pode e o que não pode (Reinaldo Azevedo)

Israel x Gaza x Oriente Médio (103) .... As motivações de Israel para a guerra (Ely Karmon)

12/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (102) .... Lanzan bomba incendiaria contra Asociación Cultural Israelita en Uruguay

Israel x Gaza x Oriente Médio (101) .... A recaída do Itamaraty em Gaza (Sérgio Malbergier)

Israel x Gaza x Oriente Médio (100) ....Dê a Israel uma oportunidade (Rafael L. Bardají)

Israel x Gaza x Oriente Médio (99) .... Gaza: hora de golpear o terrorismo (Gustavo Ioschpe)

Israel x Gaza x Oriente Médio (98) .... Fisk como exemplo de isenção? Chamem o chefão do Hamas!!!!

Israel x Gaza x Oriente Médio (97) .... O Outro Lado da Guerra (Comunidade na TV)

Israel x Gaza x Oriente Médio (96) .... Dez teses sobre o ódio

Israel x Gaza x Oriente Médio (95) .... Aos poucos, aparecem os métodos e tramóias do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (94) .... Suicidas e antissemitas

11/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (93) .... Árabes e judeus que vivem no Brasil falam sobre o conflito e brasileiros vivem drama no Oriente Médio

Israel x Gaza x Oriente Médio (92) .... Analistas veem limitação em gestões do Brasil na região

Israel x Gaza x Oriente Médio (91) .... "A opinião mundial não nos salvará"

Israel x Gaza x Oriente Médio (90) .... Truth or propaganda?

Israel x Gaza x Oriente Médio (89) .... A Paz cansada de guerra

Israel x Gaza x Oriente Médio (88) .... Hitler and the Hamas in Gaza: Find the differences

Israel x Gaza x Oriente Médio (87) .... Israel pode, sim, vencer desta vez

10/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (86) .... "Os terroristas preferem o amor à guerra" (Hã??? Jura????!!!!!)

Israel x Gaza x Oriente Médio (85) ....Como ocorre o confronto em Gaza – do lado israelense e do lado do Hamas

Israel x Gaza x Oriente Médio (84) .... Israel não pode (e não vai) perder a guerra contra as forças da intolerância religiosa

Israel x Gaza x Oriente Médio (83) .... Militantes de Hamas e Fatah entram em choque

Israel x Gaza x Oriente Médio (82) ....Conflito é um beco com saída para a paz

Israel x Gaza x Oriente Médio (81) ....Crianças como escudos humanos

09/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (80) ....Leitores de Emir Sader acham que Hitler foi bonzinho e humano com os judeus

Israel x Gaza x Oriente Médio (79) ....Fundamentalismos

Israel x Gaza x Oriente Médio (78) .... A paz entre árabes e judeus no Rio

Israel x Gaza x Oriente Médio (77) ....Você é judeu? Então eu sou judeu

Israel x Gaza x Oriente Médio (76) .... O conflito do Hamas em cores (Giora Becher)

Israel x Gaza x Oriente Médio (75) ....Shimon Peres: 'O mundo, no fim, nos agradecerá'

Israel x Gaza x Oriente Médio (74) ....Intolerância e ódio (Bernardo Sorj)

Israel x Gaza x Oriente Médio (73) .... A guerra em Gaza em debate

Israel x Gaza x Oriente Médio (72) ....Resposta pública da FIERJ a situação atual

Israel x Gaza x Oriente Médio (71) ....Parcerias entre o Brasil e Oriente Médio (2006-2009)

08/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (70) .... Isso não é uma foto, é uma vigarice ultrajante

Israel x Gaza x Oriente Médio (69) .... Life must go on in Gaza and Sderot

Israel x Gaza x Oriente Médio (68) .... Quem é quem manda no Oriente Médio?

Israel x Gaza x Oriente Médio (67) .... Nota do PT sobre Israel: A Hitler o que é de Hitler

Israel x Gaza x Oriente Médio (66) ....Questão da 2ª fase da Fuvest aborda conflito entre Israel e palestinos

07/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (65) ....Soldados treinaram antes em cidade simulada no sul

Israel x Gaza x Oriente Médio (64) .... Qual é a melhor proporcionalidade? A absoluta. Então...

Israel x Gaza x Oriente Médio (63) .... Israel revida críticas do Vaticano que comparam Gaza a campo de concentração

Israel x Gaza x Oriente Médio (62) ....La comunidad judía de Brasil apoya a Israel desde los medios de comunicación

Israel x Gaza x Oriente Médio (61) .... Treinamento militar para crianças?

Israel x Gaza x Oriente Médio (60) .... Chávez, um verdadeiro humanista (???!!!!???)

Israel x Gaza x Oriente Médio (59) ....Israel luta por futuro de sua existência; Palestinos, para existir no presente

Israel x Gaza x Oriente Médio (58) .... A nota da “OLPT” / A carne barata das crianças palestinas / Mudar as palavras

Israel x Gaza x Oriente Médio (57) ....Como definir o que são alvos válidos?

Israel x Gaza x Oriente Médio (56) .... Israel querer sobreviver é proporcional

Israel x Gaza x Oriente Médio (55) .... Porque Israel está atacando o Hamas?

06/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (54) .... Violência ou diálogo? - Reflexões psicanalíticas sobre terror e terrorismo

Israel x Gaza x Oriente Médio (53) .... Batalha urbana começa

Israel x Gaza x Oriente Médio (52) .... Malbergier: As barbaridades sobre Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (51) .... Bernardo Sorj: Oriente Médio: o caminho da paz não passa pelo maniqueísmo

05/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (50) ....Reportagens no JN (05/01/2009)

Israel x Gaza x Oriente Médio (49) ....E Israel entrou com as tropas em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (48) ....Negociar? Com quem? e ainda Palestinian legal adviser gets owned by Fox

Israel x Gaza x Oriente Médio (47) ....Gaza in Jewish History

Israel x Gaza x Oriente Médio (46) ....A batalha da desinformação

Israel x Gaza x Oriente Médio (45) ....Ações são recomendáveis (A.Dershowitz) e Fuvest aborda conflito no Oriente Médio

Israel x Gaza x Oriente Médio (44) .... Sim ou não à existência de Israel? Essa é a primeira questão. Eu digo “sim”

Israel x Gaza x Oriente Médio (43) .... Gaza: Israel sitia a capital

Israel x Gaza x Oriente Médio (42) .... Shalem Scholars Provide Analysis, Commentary on War in Gaza (The Shalem Center)

Israel x Gaza x Oriente Médio (41) .... What Really Happened In The Middle East - Terrorism Awareness Project

Israel x Gaza x Oriente Médio (40) ....Israel quer controlar cidades-chave em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (39) ....Israel divide Gaza em duas partes

Israel x Gaza x Oriente Médio (38) .... Brasileiros vivem no meio do conflito na Faixa de Gaza

04/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (37) ....Israel, Hamas, and moral idiocy by Alan Dershowitz

Israel x Gaza x Oriente Médio (36) .... Can the Jewish People Survive Without an Enemy?

Israel x Gaza x Oriente Médio (35) ....Israel's Policy Is Perfectly 'Proportionate' by Alan Dershowitz

Israel x Gaza x Oriente Médio (34) ....A bomba demográfica que assusta Israel

03/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (33) .... Sorte, isso mesmo, pode definir destino da operação em Gaza, diz historiador israelense

Israel x Gaza x Oriente Médio (32) ....Começa o ataque terrestre a Gaza, diz jornal israelense

Israel x Gaza x Oriente Médio (31) .... E a guerra chega ao oitavo dia...Até qdo?

Israel x Gaza x Oriente Médio (30)....Leituras e Notícias

Israel x Gaza x Oriente Médio (29) ....Sugestões de publicações

Israel x Gaza x Oriente Médio (28) ....Trabalhos acadêmicos

02/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (27) ....Mais sobre a manifestação na Avenida Paulista

Israel x Gaza x Oriente Médio (26) ....Es-Israel.Org

Israel x Gaza x Oriente Médio (25) .... Manifestação na Avenida Paulista por guerra em Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (24)....A guerra continua e a mídia corre atrás....

Israel x Gaza x Oriente Médio (23)....A guerra continua: uma sexta-feira nada santa

Israel x Gaza x Oriente Médio (22).... E no sétimo dia não há descanso, a guerra continua

Israel x Gaza x Oriente Médio (21).... Vídeos: Foguetes em Sderot

01/01/2009

Israel x Gaza x Oriente Médio (20)...Mais ataques...foguetes...protestos

Israel x Gaza x Oriente Médio (19)....Mais foguetes em Israel....Saramago e Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (18) ....Mídia?! Então o que realmente deve ser feito?

Israel x Gaza x Oriente Médio (17)....Chuva de foguetes em Israel

31/12/2008

Israel x Gaza x Oriente Médio (16)...Brasília: protesto contra ataques à Faixa de Gaza

Israel x Gaza x Oriente Médio (15)....Palestinos: Manifestação termina em confusão em Brasília

Israel x Gaza x Oriente Médio (14) .... Paz na região ficou mais distante

Israel x Gaza x Oriente Médio (13) .... Palestian Media Watch

Israel x Gaza x Oriente Médio (12) .... Israel exibe no YouTube as imagens de ataques

Israel x Gaza x Oriente Médio (11)...15 segundos (vídeo)

Israel x Gaza x Oriente Médio (10)

Israel x Gaza x Oriente Médio (9)

Israel x Gaza x Oriente Médio (8)

Israel x Gaza x Oriente Médio (7) .... Mais mídia e ainda "Ashkelon hospital moves its essential departments underground"

30/12/2008

Israel x Gaza x Oriente Médio (6)

Israel x Gaza x Oriente Médio (5)

Israel x Gaza x Oriente Médio (4)

29/12/2008

Israel x Gaza x Oriente Médio (3)

Israel x Gaza x Oriente Médio (2) ... O conflito e a Mídia

Israel x Gaza x Oriente Médio (1)....Panorama do OM e primeiras manifestações do conflito na mídia

Israel x Gaza (Vídeos)

Comerciais do Hamas 24-28 dezembro de 2008

Chanceler alemã responsabiliza Hamas por ofensiva israelense

Faixa de Gaza: Mortos em ataques passam de 300

Enough Is Enough

Israel expande ataque a Gaza

28/12/2008

Israel mata 225 em Gaza

Israel X Gaza (Panorama em 28/12/2008)

22/12/2008

Israel e Hamas engrossam o discurso e tensão aumenta no Oriente Médio: Hamas já lançou mais de 60 foguetes contra Israel em quatro dias. Governo israelense avisou a ONU que irá responder ataques. >>> Leia mais em G1, em 22/12/2008.

Nenhum comentário: